nunopinheiro

  • Mensagens: 6265
É "oportunidades" como os A330 da azul, que agora voltam...as oportunidades custam euros.

AndreMP

  • Moderador
  • Mensagens: 999
É "oportunidades" como os A330 da azul, que agora voltam...as oportunidades custam euros.

Nuno, como gostas de números, recomendo a que leias este documento aqui. Há ai muita informação nova sobre o leasing dos aviões vindos da Azul (método, valores, etc.), porém peço-te que se quiseres discutir este assunto, que se faça num novo tópico e não aqui, de modo a não alongar o off-topic! ;)

Abraço
« Última modificação: 08 de Fevereiro 2017, 00:32:45 por AndreMP »


nunopinheiro

  • Mensagens: 6265
AndreMP há algumas pérolas nesse documento, propunha que mais pessoas do fórum o lessem, para podermos noutro topico discutir. algumas notas a TAP pagou a AZUL 23.1 milhões só para poder fazer o subleasing de 15 aparelhos, e acho este delicioso..." Some of our monthly rental payments are based on floating rates and we are not required to make termination payments at the end of our leases. Under some of our lease agreements we are required to maintain maintenance reserve deposits and to return the aircraft and engine in the agreed condition at the end of the lease term. Title to the aircraft remains with the lessor. We are responsible for all maintenance, insurance and other costs associated with operating these aircraft; however, we have not made any residual value or other guarantees to our lessors".

MightyMouse

  • Mensagens: 283
Portanto, condições similares a um leasing que um particular faça de uma viatura.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6265
MightyMouse falta saber os termos do acordo entre a Azul e a TAP, quem paga a manutenção dos A330 se eles caírem debaixo do que acima se diz??? uma coisa é certa não é o leassor. (nota no documento não li nenhum pagamento por parte da AZUL a TAP para esse efeito especifico) #nota secalhar é melhor mudar isto para outro topico não tem nada que ver com o A350
« Última modificação: 08 de Fevereiro 2017, 11:38:47 por nunopinheiro »


MightyMouse

  • Mensagens: 283
Tem toda a razão nesse ponto Nuno. Mas essa informação não vamos encontrar neste documento.
A citacao em Inglês está relacionada com a relação entre a Azul e os seus lessors.
#offtopic

AndreMP

  • Moderador
  • Mensagens: 999
Pessoalmente já li algumas coisas do documento. Destaco as seguintes:

- Em nenhuma parte do documento é referido que os ATR são alugados à White/Grupo Omni, mas sim ao grupo TAP;
- O aluguer de 7 Embraer 190 são efetuados por uma subsidiaria da Azul (Blue Sabia LLC), com sede em Delaware;
- 2 dos Embraer 190 foram devolvidos pela Azul ao lessor e alugados pela TAP;
- Pelo que percebi, está expresso que a Azul tem prejuízo no "sublease" dos aviões à TAP, porém não encontrei nada sobre quem paga as manutenções;

De modo a não prolongar o offtopic no tópico do A350, decidi criar um tópico para o assunto "Sublease dos aviões da Azul à TAP" e movi-o para a secção da TAP. Neste tópico, deverá apenas ser discutido o método (sublease) e valores envolvidos, futuras entregas de aeronaves da Azul à TAP deverão ser discutidas nos outros tópicos, como já tem acontecido.
« Última modificação: 08 de Fevereiro 2017, 15:38:09 por AndreMP »


nunopinheiro

  • Mensagens: 6265
AndreMP, por acaso não encontrei referencia a "prejuízo no "sublease"", encontrei uma refrencia a ter faturado com isso 70 milhões de reais

AndreMP

  • Moderador
  • Mensagens: 999
Nuno, a TAP pagou 76,953 milhões de reais pelo sublease das 15 aeronaves, porém a Azul pagou aos lessors 93,390 milhões de reais pelas mesmas 15 aeronaves. Para além do mais está aqui dito que a Azul vai receber um montante menor da TAP do que pagará aos lessors.

Citação
In addition, seven of the fifteen leases had been executed at a time when the market rates for regional aircraft were higher than when the related seven subleases were executed. As a result, although the Company believes that the rates in these seven subleases represented approximate market rates at the time of their execution, the Company will receive from TAP an amount lower than the amount that the Company has to pay under the related leases. 

toto1100

  • Mensagens: 5903
Nao é assim tao incomum isso acontecer.
A minha empresa tem um edificio onde estamos a pagar mais pelo emprestimo do que estamos a receber de renda dos inquilinos atuais (ja para nao falar dos custos de manutençao, impostos, etc). Mas assim minimizam-se as perdas para ativos para os quais nao se utilidade (e ate é possivel que em termos de contabilidade seja positivo no final do exercicio).
« Última modificação: 08 de Fevereiro 2017, 16:17:27 por toto1100 »


nunopinheiro

  • Mensagens: 6265
Assim sendo nada a dizer parece um negocio Honesto e justo para ambas as partes, pelo menos no que se refere a frota regional. "the rates in these seven subleases represented approximate market rates at the time of their execution".

350XWB

  • Mensagens: 302
https://www.sec.gov/Archives/edgar/data/1432364/000119312517031614/d278992df1.htm

A Azul não vai receber os seus A350! Esperança para um sublease ou mesmo uma aquisição pela TAP?
« Última modificação: 08 de Fevereiro 2017, 18:37:48 por 350XWB »

A310, A319, A320, A320neo, A321, A321neo, A330-200, A330-300, A330-900neo, A340-300, A340-600, A350-900, A380, B737-200, B737-300, B737-800, B737-900, B757-200, B747-8i, CRJ200, CRJ900, CRJ1000, EMB145, EMB190, ATR72-500, ATR72-600

toto1100

  • Mensagens: 5903
O texto nao diz nada disso.
Diz que dos 5, 2 vao para a Hainan ("we transferred our aircraft orders with respect to two (out of five previously existing) future deliveries of Airbus A350s to certain Hainan affiliates") e os outros 3 vao ser entregues à Azul em 2017/18 ("As of December 31, 2016, we had 94 orders consisting of 58 next-generation Airbus A320neo family aircraft, to be delivered between 2017 and 2023, three Airbus A350 aircraft to be delivered between 2017 and 2018, eight ATRs to be delivered between 2019 and 2021, and 33 next-generation E-195-E2 aircraft with deliveries starting in 2020.").

Se a TAP quisesse A350, 1. nao tinha cancelado a sua encomenda; 2. mesmo que tenham mudado de ideias, ha inumeras formas de obter A350, nao precisa de estar à espera do que a Azul faz ou deixa de fazer.

92rc

  • Mensagens: 88
Se tivermos em atenção que a TAP já tem a sua encomenda de 330neo (14), segundo li, ainda podem vir mais 6 em leasing. Vai receber os 321LR daqui a uns anos. Este ano, segundo se fala vêm alguns 330-300 da singapore. Parece-me muita fruta virem, 3 e apenas 3, A350 para a TAP.
Agora que adorava ver uns quantos A350 nas cores da TAP lá isso gostava. Mas se não é viável, mais vale nem virem.

toto1100

  • Mensagens: 5903
Para ja a Azul parece estar com ideia de ficar com eles. Senao tinha que dizer que estavam a considerar cancela-los/despacha-los/etc.
É que ter tomado decisoes relacionadas a ativos de centenas de milhoes de euros e nao as mencionar num documento para uma IPO nao ia deixar a SEC muito contente.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
10 Respostas
2103 Visualizações
Última mensagem 06 de Outubro 2015, 13:03:00
por scallop
1 Respostas
782 Visualizações
Última mensagem 06 de Outubro 2015, 14:36:55
por Spark
3 Respostas
1261 Visualizações
Última mensagem 05 de Dezembro 2015, 09:02:29
por Flyz
20 Respostas
4246 Visualizações
Última mensagem 14 de Maio 2016, 21:21:07
por zulutango
0 Respostas
506 Visualizações
Última mensagem 08 de Novembro 2019, 16:59:20
por BSilva

Total 104+0=104 ms, db 0 ms, php 104 ms