toto1100

  • Mensagens: 5903

ngouveia

  • Mensagens: 522
Há alguns aspectos que essas analises atrás completamente ignoram.

Um é a questão da carga. Um A350 Tem mais espaço de porão, e o maior MTOW garante menores restrições na utilização desse espaço. Quantas vezes já não foi referido que um voo mesmo com baixa taxa de ocupação pode ser rentável simplesmente devido à carga transportada?

Outro aspecto são os custos de manutenção. A fibra de carbono não oferece vantagens apenas em termos de peso, mas também não sofre corrosão e é praticamente imune a fadiga de material. Isso significa menores custos de manutenção, sobretudo no médio e longo prazo.

A tabela que o forista Rex colocou na página anterior foi apresentada pelo David Neeleman aquando do anúncio da troca dos A350 pelo A330neo. Se bem me recordo, esses valore de custo por lugar foram calculados num cenário em que os dois aparelhos tinham sensivelmente o mesmo número de lugares. Ora, sendo o A350 mais comprido e mais largo, ambos os aparelhos têm o mesmo número de lugares apenas se o A350 tiver mais lugares de executiva e menos lugares em classe económica. Os A350 da LATAM têm apenas 30 lugares em executiva, mas depois têm 18 em premium economy e 300 em económica, um total de 348 lugares. Como não se compra um avião só para o imediato, mas para usar durante os próximos 15 a 20 anos, é preciso levar em consideração o crescimento do mercado, sobretudo em rotas mais densas como Rio, S. Paulo ou Luanda.

Finalmente, em relação ao list price. Toda gente aqui escreve que o A350 «e um avião caríssimo, que a TAP com a sua falte de capital não se pode dar ao luxo de adquirir um avião tão caro. Ora, o list price do A350-900 é 308,1 milhões de dólares, enquanto o list price do A330-900 é 287,7 milhões de dólares, uma diferença de apenas 6,6%.

http://www.airbus.com/presscentre/pressreleases/press-release-detail/detail/new-airbus-aircraft-list-prices-for-2016/

O mais certo é que a Airbus ofereça maiores descontos no A330neo que no A350 devido à menor procura do primeiro, mas o que se dizia era que a TAP tinha negociado a compra dos A350 por um preço invulgarmente bom. Se o desconto for o mesmo, a diferença em termos absolutos diminui: com 30% de desconto em ambos os modelos a diferença é cerca de 14 milhões; com 50% de desconto em ambos os modelos a diferença é de 10,2 milhões.

OrlandoTTH

  • Mensagens: 80
O A350 ser caro penso que não terá a ver com o preço de compra. É caro para o que vai ser utilizado. Provavelmente não será utilizado no máximo do seu potencial, o que elevará o custo por lugar por voo de maneira injustificada. Para além dos custos com manutenção e pessoal e tudo o que envolve um tipo de avião novo numa companhia como a TAP.

ngouveia

  • Mensagens: 522
O A350 ser caro penso que não terá a ver com o preço de compra. É caro para o que vai ser utilizado. Provavelmente não será utilizado no máximo do seu potencial, o que elevará o custo por lugar por voo de maneira injustificada. Para além dos custos com manutenção e pessoal e tudo o que envolve um tipo de avião novo numa companhia como a TAP.

Mas acima eu referi que é preciso levar em conta o futuro crescimento do mercado. Consideremos o seguinte exemplo ilustrativo. Imaginemos que uma rota hoje tem uma procura média de 250 lugares por voo. Se essa rota crescer 2% ao ano daqui a 10 anos a procura será de aproximadamente 305 lugares (250x(1,02)^10) e daqui a 15 anos de aproximadamente 336 lugares (250x(1,02)^15), e se crescer 3% ao ano a procura daqui a 10 anos será de aproximadamente 336 lugares (250x(1,03)^10) e ao fim de 15 anos será aproximadamente 389 lugares (250x(1,03)^15). E a compra de aviões é um investimento para os próximos 15 a 20 anos, não apenas para o curto e médio prazo.

Em 1997 a TAP iniciou a renovação da sua frota de médio curso encomendando 16 A319 e 6 A320. Anos mais tarde estavam arrependidos de terem encomendado tantos A319... Nos primeiros anos de operação do A330 na TAP houve quem tivesse culpado o avião de ser o responsável pelos prejuízos da TAP, que era avião a mais para a TAP, e que a TAP tinha ficado melhor se tivesse mantido os A310!

nunopinheiro

  • Mensagens: 6265
ngouveia o que se vai dizendo é que a Airbus vende o A330-neo por valores a volta dos 110-130 Milhoes e que no caso do A350 estejamos a falar de 170-200 Milhões como o senhor da airbus diz, esses "números de tabela são para ignorar"
Não é muito difícil de perceber o porque disto, o A350 ainda vai ter muito que vender para amortizar os custos de investimento e tooling, já o A330 esta mais que pago e repago, para alem disso o preço a que a Airbus os pode vender é a sua grande vantagem competitiva vs o B787 contra o qual concorre, pelo mesmo preço vendia sempre os B787 porque oferece as vantagem da fibra e range do A350, O A330 é competitivo com o B787 porque gasta mais o menos o mesmo por assento em missões medias aprox 4000 nm mas é substancialmente mais barato. e não sou eu que o diz é o senhor americano da airbus.

O John Leahy até fez humor com os preços de tabela da Airbus, afirmando que "coincidentemente" depois da ultima revisão a estes a airbus tinha um backlog no valor de 1.000.000.000.000 de euros aka um trilião americano ou bilião europeu.

relembro que o A330-900 (287pax provavelmente mais na TAP) já é um aumento significativo para a TAP que opera neste momento o A330-200 (263pax naTAP)  que tem como equivalente no neo o A330-800
« Última modificação: 10 de Fevereiro 2017, 17:35:54 por nunopinheiro »


efpmeneses

  • Mensagens: 1036
Segundo informação colocada no Fórum Contato Radar, os 2 primeiros A350 da Azul vão para a Capital Airlines e os outros 3 vão para a Hong Kong Airlines, as duas do grupo Hainan.
Citam como fonte a lista de encomendas da Airbus.
Como não sei de cor os MSN de todos os A350 destinados à Azul, não confirmei, mas o MSN 98, que sei que era para a Azul, está como para entrega à Capital Airlines e há outros destinados à Hong Kong Airlines...

Assim o pessoal já pode deixar de especular sobre a hipótese de os A350 da Azul virem para a TAP.
Cumprimentos
Élvio Meneses

Jorge78

  • Mensagens: 2848
Sinceramente seria um escândalo caso viessem, rejeitaram os encomendados e ficavam com os da Azul...
Creio que não passou mesmo de especulação por aqui.
« Última modificação: 08 de Abril 2017, 12:14:38 por Jorge78 »


BSilva

  • Mensagens: 588
Segundo informação colocada no Fórum Contato Radar, os 2 primeiros A350 da Azul vão para a Capital Airlines e os outros 3 vão para a Hong Kong Airlines, as duas do grupo Hainan.
Citam como fonte a lista de encomendas da Airbus.
Como não sei de cor os MSN de todos os A350 destinados à Azul, não confirmei, mas o MSN 98, que sei que era para a Azul, está como para entrega à Capital Airlines e há outros destinados à Hong Kong Airlines...

Assim o pessoal já pode deixar de especular sobre a hipótese de os A350 da Azul virem para a TAP.

Segundo uma lista que encontrei estes eram os MSN da Azul: 98, 112, 124,187 e uma duvida entre o 153 ou 168

PMCN

  • Mensagens: 1976
O CS-TOT  ja  não voa desde 4 de Maio, volta já para a Azul substituido pelo CS-TOU?

Saudações

Jetstream

  • Mensagens: 861
O que irá acontecer a todos os Embraer e ATR's que a "TAP" tem sub alugados á Azul nesta nova realidade!?

António Costa

  • Mensagens: 1234
Os ATR são problema da "White".

Os Embraer "irão de vela" ASAP.

Há que cumprir os contratos primeiro.

blue_monday81

  • Mensagens: 161
E não fazem falta?

António Costa

  • Mensagens: 1234
Se calhar na nova realidade (emagrecimento da Frota e de rotas) já não farão.

toto1100

  • Mensagens: 5903

Spark

  • Mensagens: 6064
    • Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Os 319 não estão a voar, logo deverão entrar esses ao serviço, digo eu...

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