sdo

• Moderador
Os ATR são problema da "White".

Os Embraer "irão de vela" ASAP.

Há que cumprir os contratos primeiro.

Tenho ideia de que o leasing dos ATR é da Azul para a TAP, havendo depois um sublease da TAP para a White. Se for o caso, provavelmente a TAP é na prática a responsável pelo pagamento dos aviões, havendo um ajuste com a White apenas em termos de custos operacionais.

Quando aos Embraer irem embora ASAP, como fica a operação da PGA? Aviões novos nesta altura parece-me improvável.

nunopinheiro

sdo por isso digo que o mais provável é o encerramento da Portugalia caso esse seja o caso. Claro isto é pura especulação ainda não foram nomeados os novos gestores por parte do governo portanto...

Miguel Santo

Apenas do ponto de vista contratual, está prevista a seguinte evolução de frota:
  • 2 Embraer irão embora este ano.
  • 5 irão embora para o ano que vem.
  • Os restantes 6 terminam os seus contratos entre 2022 e 2023.

Diria que a TAP não irá fazer grandes alterações à frota de Embraer. Talvez esperem que os contratos terminem e simplesmente não voltam a repôr essas aeronaves. E assim livram se de 13 aeronaves sem qualquer penalização contratual e sem gastar um cêntimo adicional. Não acredito que haja grande pressa em despachar estas aeronaves que tanto jeito vão dar nos próximos anos de fraca procura.

sdo

• Moderador
sdo por isso digo que o mais provável é o encerramento da Portugalia caso esse seja o caso. Claro isto é pura especulação ainda não foram nomeados os novos gestores por parte do governo portanto...

Esse encerramento é que me faz confusão. Se a PGA era viável no grupo TAP devido aos seus custos de operação inferiores, agora que mais do que nunca é necessário optimizar vai ser encerrada?

E a malha de voos operada pela PGA? Deixa de existir? Passa para a TAP e consequentemente Airbus?

Ou a PGA não era a maravilha que se fazia crer até agora, ou esta decisão parece no mínimo estranha. A menos que na nova realidade da TAP seja possível acomodar esses custos de operação inferiores que a PGA permitia.
« Última modificação: 06 de Julho 2020, 10:15:40 por sdo »

sdo

• Moderador
Apenas do ponto de vista contratual, está prevista a seguinte evolução de frota:
  • 2 Embraer irão embora este ano.
  • 5 irão embora para o ano que vem.
  • Os restantes 6 terminam os seus contratos entre 2022 e 2023.

Diria que a TAP não irá fazer grandes alterações à frota de Embraer. Talvez esperem que os contratos terminem e simplesmente não voltam a repôr essas aeronaves. E assim livram se de 13 aeronaves sem qualquer penalização contratual e sem gastar um cêntimo adicional. Não acredito que haja grande pressa em despachar estas aeronaves que tanto jeito vão dar nos próximos anos de fraca procura.

Parece-me mais lógico assim e, caso se justifique ou se confirme os A220/E2, dá alguma margem para isso.

toto1100

Acho que muito dos obituarios que se fazem aqui à PGA é de gente da TAP-mae que se quer ver livre dela e por isso ja assume que lhe vao fazer a vontade. O wishfull thinking é uma coisa muito forte.
« Última modificação: 06 de Julho 2020, 10:26:32 por toto1100 »

Jetstream

Acho que muito dos obituarios que se fazem aqui à PGA é de gente da TAP-mae que se quer ver livre dela e por isso ja assume que lhe vao fazer a vontade. O wishfull thinking é uma coisa muito forte.

Tenho visto sim muitos obituários á TAP em vários tópicos!
'Wishfull thinking' á grande mesmo!! ;)
« Última modificação: 06 de Julho 2020, 11:17:39 por Jetstream »

toto1100

A TAP ja morreu. So esta ligada ao ventilador pelo dinheiro dos contribuintes.
Eu da minha parte nunca achei que o governo a deixasse cair - e acho que nao ha muitos utilizadores aqui que o achassem.
« Última modificação: 06 de Julho 2020, 11:45:25 por toto1100 »

New Engine Option

Esse encerramento é que me faz confusão. Se a PGA era viável no grupo TAP devido aos seus custos de operação inferiores, agora que mais do que nunca é necessário optimizar vai ser encerrada?

E a malha de voos operada pela PGA? Deixa de existir? Passa para a TAP e consequentemente Airbus?

Ou a PGA não era a maravilha que se fazia crer até agora, ou esta decisão parece no mínimo estranha. A menos que na nova realidade da TAP seja possível acomodar esses custos de operação inferiores que a PGA permitia.

Talvez seja mais fácil fechá-la do que integrar os seus quadros dentro da TAP. Ou acha que o CMD mais velho da PGA aceita ser o co-piloto mais novo da TAP? É que não pode passar à frente dos que estão na TAP... São questões muito complicadas, até porque a própria TAP, nesta fase, está com excedente de pilotos creio.

sdo

• Moderador

Talvez seja mais fácil fechá-la do que integrar os seus quadros dentro da TAP. Ou acha que o CMD mais velho da PGA aceita ser o co-piloto mais novo da TAP? É que não pode passar à frente dos que estão na TAP... São questões muito complicadas, até porque a própria TAP, nesta fase, está com excedente de pilotos creio.

Não falei em integrar quadros da PGA dentro da TAP. Parece-me que temos três cenários possíveis:

1) Ao contrário do que foi dito até agora, os custos da operação da PGA não são mais baixos. Se assim for encerre-se a PGA.

2) Até agora a PGA tinha custos de operação mais baixos. Nesta nova realidade, os custos da TAP serão reduzidos e ficarão no mínimo idênticos aos da PGA. Como tal, não se justifica manter um segundo operador. Encerre-se então a PGA.

3) A operação da PGA permitia e continuará a permitir custos mais baixos. Neste caso não faz sentido encerrar a companhia. A ser necessário ajustar a capacidade do grupo, faça-se ao máximo pela TAP.

Se a realidade for o cenário 1, então o que se passou ao longo dos últimos anos foi uma incompetência. O cenário 2, por motivos óbvios, parece-me improvável. O 3 à partida, e à luz do que se sabe, é o mais realista mas vai contra a ideia de encerrar a PGA.

sailorman

NEO, tal como escreveu noutro lugar o que foi salvo foi o Grupo TAP e não apenas o transporte aereo, nesse sentido ambas estão em igualdade e ao contrario do que diz integrar é extremamente facil, basta alinhar pelo numero de anos dentro de cada uma das companhias, e assim reordenar numa só estrutura. Excedentes de pilotos podem ter as 2 empresas e caso haja despedimentos será nas duas e não apenas PGA, aliás neste momento a TAP até tem pessoal de voo com menos tempo de empresa do que a PGA o que fará com que sejam os primeiros a ser dispensados.

Alem disso não me parece que o pessoal esteja em condições de fazer exigências, mas cá estaremos para ver se as minhas deduções estão erradas.....

toto1100

Ja uma vez discutimos aqui em muito detalhe a potencial integracao da PGA na TAP, e a conversa na altura tambem era que era "impossivel" integrar carreiras de duas empresas distintas. Como se nunca tivesse feito isso em milhares de fusoes entre empresas.
Claro que ha a "hipotese BA": despedir toda a gente e começar toda a gente do zero.

New Engine Option

NEO, tal como escreveu noutro lugar o que foi salvo foi o Grupo TAP e não apenas o transporte aereo, nesse sentido ambas estão em igualdade e ao contrario do que diz integrar é extremamente facil, basta alinhar pelo numero de anos dentro de cada uma das companhias, e assim reordenar numa só estrutura. Excedentes de pilotos podem ter as 2 empresas e caso haja despedimentos será nas duas e não apenas PGA, aliás neste momento a TAP até tem pessoal de voo com menos tempo de empresa do que a PGA o que fará com que sejam os primeiros a ser dispensados.

Alem disso não me parece que o pessoal esteja em condições de fazer exigências, mas cá estaremos para ver se as minhas deduções estão erradas.....

Se fosse tão simples, todos aqueles que o tentaram no passado já o teriam feito. Vamos ver agora, claro.

E obviamente que ambas não estão em igualdade porque a PGA representa 1/6 talvez da TAP-mãe.
« Última modificação: 06 de Julho 2020, 14:21:39 por New Engine Option »

blue_monday81

Como as coisas estão no mundo da aviação não me parece que a Azul tenha interessem em ter os avioes de volta imediatamente ainda para mais sabendo que a nova empresa do DN adiou o inicio de operação para 2021 e por isso atrasou a aluguer de um bom numero de Embraers da Azul.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
10 Respostas
2103 Visualizações
Última mensagem 06 de Outubro 2015, 13:03:00
por scallop
1 Respostas
782 Visualizações
Última mensagem 06 de Outubro 2015, 14:36:55
por Spark