Franmed

Este é que deveria ser um dos motivos da greve.....Quem é que quer voar/pilotar/trabalhar em aviões destes ?
« Última modificação: 15 de Junho 2017, 18:34:12 por Franmed »

Franmed

Agora dizem que é médica. Estranho não irem para a TER

brunodias

Secalhar o hospital de ponte delgada tem meios melhores que o da terceira, pelo menos ha uns 20 e tal anos era assim, o aviocar fazia o transporte para la

Jorge78

O Hospital da Terceira não é propriamente um Centro de Saúde, mas talvez seja caso para alguma especialidade que esteja de momento só disponível em São Miguel.

Não sei como funciona nos Açores, mas em Portugal Continental o CODU coordena este tipo de situações de Hospitais/Especialidades.

Golf Lima

A saida do TGV de PDL está cancelada, se fosse uma emergência médica como apregoam no facebook, tinha voltado à TER.  ;)

Franmed

O cancelamento está relacionado com o tempo de voo da tripulação

E tendo em conta que na Webcam viu-se ambulância creio que não existirá grandes dúvidas que, desta vez, não será mecânico

jmms

E tendo em conta que na Webcam viu-se ambulância creio que não existirá grandes dúvidas que, desta vez, não será mecânico

Correctíssimo. Foi mesmo emergência médica.

Quanto aos hospitais, o de Angra de Heroísmo tem algumas valências que o de Ponta Delgada não tem, e vice versa!
Mas pode até, não ser pela questão dos hospitais mas sim por disponibilidade de camas, visto que à partida a SATA já sabia que tinha de assegurar estadia a todos os passageiros, ou a grande parte deles visto que o voo vinha do Porto e alguns pax não eram mesmo da ilha Terceira.

MiguelRei

• Moderador

Não me acredito que a SATA não tenha tripulações extra que possam retomar o voo. Ainda por cima na própria base.

eascensao

Não me acredito que a SATA não tenha tripulações extra que possam retomar o voo. Ainda por cima na própria base.

Esta é que é a questão mais estranha ... sobretudo quando tem aviões parados e anda a recorrer a terceiros ...
Mesmo que não tivesse 'de imediato', deveria ter sem ter que recorrer a alojamento de passageiros e atraso em toda a operação ...

AviationCH

Já vão no A310 CS-TKN ;)

eascensao

Não sei como funciona nos Açores, mas em Portugal Continental o CODU coordena este tipo de situações de Hospitais/Especialidades.

Em Portugal, alargando para aeronaves a voar em espaço aéreo da prestação de serviço portuguesa, nunca soube de aconselhamento pelo CODU de aeroporto a utilizar.

A opção é sempre feita pela tripulação/companhia atendendo à urgência da emergência, às condições do aeroporto face às características da aeronave no momento (peso da aeronave, condições meteo), condições de assistência em terra (representante e/ou contrato com operador de handling), condições e capacidade de desembarque, transporte e alojamento de passageiros caso exista necessidade de interromper o voo para descanso de tripulação.

Refira-se, aliás e a titulo de curiosidade, que o único contacto com o CODU de que me recordo foi há mais de 10 anos quando uma aeronave em sobrevoo não conseguia contacto com a companhia e pediu aconselhamento médico relativamente a uma situação em curso a bordo para decisão de divergência imediata ou planeada em rota (em causa estava voltar para trás para aterrar em Lisboa e ter de fazer dumping ou prosseguir e aterrar nas Ilhas Canárias).

Jorge78

Caro @eascensao, o CODU não tem que escolher aeroporto a utilizar até porque quem sabe as características dos aeroportos e aeronaves não são eles, nem foi isso o que eu quis dizer, devo ter sido mal interpretado ou não me expliquei bem.

O que quis dizer é que podia ter ido para PDL por não haver valência em determinada especialidade na Terceira e perguntei se nos Açores a orientação dos doentes era feita pelo CODU ou outro organismo, nada tinha com o CODU "mandar" aterrar onde quer que fosse.

Apesar disso pensava que num caso de uma emergência a bordo tinha que ser feita uma avaliação/triagem por eles, não para decidirem qual o aeroporto mas para terem os meios adequados à situação junto ao local de parqueamento da aeronave.

Custa a acreditar que não se informe o CODU num caso de uma emergência.

Air Acores

Já vão no A310 CS-TKN ;)
O CSTKN saiu um pouco atrasado mais nao me parece que va com pax do CSTGV
O TGV chegou praticamente na hora que TGN estava a sair

ruijacome

Caro @eascensao, o CODU não tem que escolher aeroporto a utilizar até porque quem sabe as características dos aeroportos e aeronaves não são eles, nem foi isso o que eu quis dizer, devo ter sido mal interpretado ou não me expliquei bem.

O que quis dizer é que podia ter ido para PDL por não haver valência em determinada especialidade na Terceira e perguntei se nos Açores a orientação dos doentes era feita pelo CODU ou outro organismo, nada tinha com o CODU "mandar" aterrar onde quer que fosse.

Apesar disso pensava que num caso de uma emergência a bordo tinha que ser feita uma avaliação/triagem por eles, não para decidirem qual o aeroporto mas para terem os meios adequados à situação junto ao local de parqueamento da aeronave.

Nos acores o INEM não tem jurisdição, logo o CODU não tem também jurisdição nos acores ... é o serviço regional de protecção civil que regula tudo.
Com os melhores cumprimentos,

Rui Jácome

eascensao

Mediante a informação de uma aterragem com uma emergência médica a bordo, à tripulação são pedidos os dados possíveis quanto às características da situação incluindo sexo e idade do(s) passageiro(s), a existência ou não de médico a bordo a acompanhar a situação e antecedentes (relacionados com a situação) caso opassageiro se encontre acompanhado por quem os possa fornecer, localização do passageiro na aeronave / porta à qual se pretende a assistência.

Essa informação é transmitida ao Aeroporto que, através dos meios de comunicação e coordenação pré-estabelecidos, despoleta a assistência necessária. Acredito que passe pelo CODU.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Azores airlines

Iniciado por PMCN « 1 2 ... 27 28 » Azores Airlines

412 Respostas
68627 Visualizações
Última mensagem 13 de Agosto 2016, 17:31:49
por kruzovsky
6 Respostas
2550 Visualizações