Jorge78

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Claro que aceito a sua opinião, interpretei mal as suas palavras sobre os serviços e deduzi outra coisa.
O grande mal da rota LIS-HOR é ser sazonal e o A320 ser avião a mais para o inverno IATA, tenho ideia de ter lido que a rota era deficitária.
Penso que a Sata devia apostar em aviões mais pequenos e servir com mais frequências os destinos de OSP.
Os E190 da TAP Express assentavam que nem uma luva nessas rotas.
« Última modificação: 08 de Junho 2017, 12:02:44 por Jorge78 »


CS-PFX

  • Mensagens: 21
O 321 chega dos Açores a Boston?

Penso que sim, PDL a BOS são 3.854 kms pelo Great Circle Mapper, a autonomia máxima é de 6.850 kms, isto no site da Airbus, logo há que fazer algum desconto.
A actual geração A321CEO a autonomia máxima é 5950Km(site da Airbus)já com sharklets. Pelo que esta fora de hipótese usar na rota.

AvGeekDiogo

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Mas se são 3.854KM PDL-BOS e a range é de 5950KM com sharklets, está fora de hipótese porquê? Está dentro do range..

Jorge78

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AvGeekDiogo

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A A32F está approvada para 180 ETOPS, se não estiver em erro. São 3 horas e o voo é só 4 horas e pouco por isso está sempre a 3 horas de um alternate.
« Última modificação: 08 de Junho 2017, 13:14:53 por AvGeekDiogo »


toto1100

  • Mensagens: 5919
Embora se deva dar sempre um desconto nos ranges, mau era se avioes nao pudessem fazer voos que sao 2/3 do range maximo.

Windshear

  • Mensagens: 9
Boa Tarde,

A operação de OAK é rentável. Este ano aumentaram inclusive o número de voos. Quando a TAP começar o SFO a história pode ser outra, claro.

A SATA tem certificação etops nas frotas 310/320/330.

O 321ceo consegue fazer PDL-BOS, mas em condições muito específicas (pouco vento de frente, bom tempo nos alternates, etc) e à custa de grande penalizações em termos de payload.

Biguds

  • Mensagens: 404
O TGV ainda levantou para o S4223, mas acabou por voltar a Lisboa
Cumprimentos

AviationCH

  • Mensagens: 343
O TGV ainda levantou para o S4223, mas acabou por voltar a Lisboa

Apanhei uma valente seca para o tirar do Stand mas mesmo assim é teimoso e voltou para traz :(

AviationCH

  • Mensagens: 343
S4 327 operado pelo A343 CS-TQZ da Hifly  ??? Muito provavelmente levará os passageiros do S4 223 que se viram o seu voo atrasado e cancelado na mesma aeronave CS-TGV  :'(

Spark

  • Mensagens: 6067
    • Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
O 321 chega dos Açores a Boston?

Penso que sim, PDL a BOS são 3.854 kms pelo Great Circle Mapper, a autonomia máxima é de 6.850 kms, isto no site da Airbus, logo há que fazer algum desconto.
A actual geração A321CEO a autonomia máxima é 5950Km(site da Airbus)já com sharklets. Pelo que esta fora de hipótese usar na rota.

Então não dá em 321 CEO, certo? E com o 321 NEO já dá?

Jorge78

  • Mensagens: 2857
Sim Spak, dá.

A Azores Airlines vai receber numa primeira fase A321neo para substituir os A310, só depois vêm os A321neoLR.

Golf Lima

  • Mensagens: 364
S4 327 operado pelo A343 CS-TQZ da Hifly  ??? Muito provavelmente levará os passageiros do S4 223 que se viram o seu voo atrasado e cancelado na mesma aeronave CS-TGV  :'(

É o voo de Montreal

digifreak

  • Mensagens: 48
Claro que aceito a sua opinião, interpretei mal as suas palavras sobre os serviços e deduzi outra coisa.
O grande mal da rota LIS-HOR é ser sazonal e o A320 ser avião a mais para o inverno IATA, tenho ideia de ter lido que a rota era deficitária.
Penso que a Sata devia apostar em aviões mais pequenos e servir com mais frequências os destinos de OSP.
Os E190 da TAP Express assentavam que nem uma luva nessas rotas.

Caro Jorge, em teoria os E190 eram ideais para a epoca baixa, sendo que os A320 podiam ser usados durante o verao (eu nao sei como e que a rota e deficitaria quando e tao dificil arranjar um voo a precos decentes durante quase todo o ano... mas isso sao outros 500).
No entanto e aqui esta o segundo problema que e que a pista de LPHR tem apenas 1595m, ja ha algum tempo que se fala em aumentar a pista mas ha um grande impasse e o Governo Regional diz que nao tem que pagar por aumentos em aeroportos privados (mesmo que isso ja tenha sido prometido ja ha mais de 15 anos e na altura a Ana pertencia ao governo). E pelo que eu vi o E190 precisa de 2,100m (MTOW) para levantar e de 1,244m para aterrar (MLW).

Ideal ideal... era mesmo os Bombardier CS100/300 que o 100 precisa apenas de 1463m (MTOW) e o 300 precisa de 1890m (MTOW), mas segundo consta... isso e muito guito para a SATA.

Ou entao esperar pelos E2... que o E190-E2 precisa de 1,650 m.

Se eu estiver a dizer alguma bacorada, podem-me corrigir que eu agradeco.

brunodias

  • Mensagens: 5313
Esses dados devem ser sem vento, logo o vento de frente ajuda a diminuir distancias tanto na descolagem como aterragem, e agora vou dizer 1 parte que não tenho 100% certeza mas tenho uma grande % dela, é que os aviões não precisam de estar sequer perto do mtow para fazer este voo, logo ainda mais ajuda em distancias

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