toto1100

Empresas terem avioes a mais e entregue-los aos lessors tambem acontece amiude. Nao se percebe muito bem para que precisaria ele da TAP para poder fazer isso.

toto1100

A minha questão é que acho o preço irrisorio em relação ao valor da TAP. O que leva as pessoas a investir é lucrar com o investimento. Qual o lucro que um trabalhador terá se comprar acções da TAP?

MA

??? Se o preço é irrisorio entao as possibilidades de lucrar devem ser muitas. De qualquer das formas ninguem é obrigado a comprar. Oferecer os 5% aos trabalhadores faz parte do acordado com eles e por isso acho muito bem que seja oferecido.
Se é bom negocio ou nao, eles que decidam (eu nao compraria), sao todos adultos e ninguem é obrigado a comprar nada.

pedferre

Pois é... andamos aqui fascinados com novas rotas, interiores de cabine e afins mas o busílis da questão mantém-se... Volto a dizer, tal como o fiz na altura, que o anuncio de lucros no TA foi apenas uma manobra de ilusão para camuflar o evidente (que é sempre o mesmo) ou seja, a companhia perde dinheiro.. aos rodos, a VEM no Brasil é um buraco sem fundo. Os avioes vao para o brasil fazer manutençao e ao regressarem vao directos para o H6 fazer numa vistoria/manutenção. Cada aviao que faz la manutenção, a TAP paga 2 vezes..

A TAP anda a vender bilhetes a preço "low cost" mas, ao contrario das low cost, tem uma cadeia de custos de uma companhia tradicional.
Os leiloes de bilhetes de executiva foi um tiro no pé, que afastou da companhia clientes fidelizados.

A aquisição de embraer 190 pode também ser questionavel em relação ao custo\beneficio de operar um embraer Vs um A320 (nao estou a incluir os custo de tripulações) vejam o artigo:
http://www.aeroflap.com.br/jetblue-critica-e190-e-planeja-grande-revisao-de-frota/

A demição de toda a estrutura da DOV (Direção de Operações de Voo)...

E, ja esta semana, vem a grande oferta aos trabalhadores... accoes da TAP a 10,38€... Isto so pode ser brincadeira... 10,38€ por uma companhia falida, com um passivo gigante e que apresenta prejuizo anualmente... Só para ter uma ideia, a Airfrance/KLM esta a cotar a 7€, Lufthansa a 14,70€...

Minha leitura da coisa: O homem não veio fazer um favor a TAP, a TAP foi a boia de salvação dele e da Azul... A azul esta neste momento a tentar ser cotada em bolsa (ja o tentou varias vezes sem sucesso). Ao despachar para cá aviões aos montes, aliviou as contas da Azul tornando-a mais apetecível para venda em bolsa.
Esta grande sinergia entre Azul e TAP so tem funcionado de um lado... A TAP tem dado muito a Azul (ao que parece a rota LIS-CNF vai ser mais um presente) e o que tem dado a Azul a TAP??? "sinergias"... Andamos a trocar rotas de bons yelds no Brasil por rotas de maus yelds no EUA...
Por ca andamos altamente distraídos com rotas, cabines, aviões (compra venda e empréstimos). A meu ver isto é pura ilusão para nos entreter... Porque o real objectivo é fazer aqui o mesmo que esta a fazer na Azul... vender daqui a uns tempos, retirar bastante lucro (ainda se lembram do preço de venda da TAP a esta gente???) e depois ir cantar para outro lado. Nessa altura aparecerá por ai uns chineses que devem pegar nisto... ou então metemos outra vez a k7 e repetimos o filme de 1997...

MA
Realmente se o que diz acabar por acontecer... só demonstra que este país é mesmo...
Mas se isso acabar por ser verdade, o estado agora com 50% do capital da TAP terá alguma coisa a dizer numa futura venda, ou impedi-la.
Contudo se a empresa continuar a dar prejuizo, e entrar em falência um dia (esperemos que isso não aconteça), como sempre devem acabar por ser os contribuintes a pagar os prejuizos.

P.S: Espero sinceramente que haja vontade, e seja possível dar a volta à VEM.
« Última modificação: 27 de Março 2017, 14:53:38 por pedferre »

Major Alvega

O objetivo de todo o investidor é fazer dinheiro. Nao percebo muito bem qual é a duvida e vir com teorias de conspiraçao e dizer que ele so veio para aqui para fazer dinheiro. Ia vir para aqui fazer o quê? Praia? Isso deve ter que chegue no Brasil.
Se o DN tivesse investido na TAP sem qualquer outro objetivo que nao fosse fazer dinheiro aí é que tinhamos um problema.

Correcto. Fazer dinheiro é o objectivo de qualquer investidor. Mas ha aqui alguma coisas:
- Foi apresentado como salvador da TAP.
- Os discursos do FP e do Pedrosa foram todos no sentido do "nem estavam muito interessados mas la vieram"
- Sou a favor que quem invista venha atras do lucro... Mas nao pode vir rebentar com tudo para tentar sanear o verdadeiro problema que tem no brasil com a Azul.. (o meu pai trabalha na cimpor e o meu irmão na antiga PT e conheço bem de perto este tipo de "sinergias" e negocios).

So pergunto o que significam estas "sinergias"??
O que deu a TAP a Azul?
O que deu a Azul a TAP?

MA

Major Alvega

Pois é... andamos aqui fascinados com novas rotas, interiores de cabine e afins mas o busílis da questão mantém-se... Volto a dizer, tal como o fiz na altura, que o anuncio de lucros no TA foi apenas uma manobra de ilusão para camuflar o evidente (que é sempre o mesmo) ou seja, a companhia perde dinheiro.. aos rodos, a VEM no Brasil é um buraco sem fundo. Os avioes vao para o brasil fazer manutençao e ao regressarem vao directos para o H6 fazer numa vistoria/manutenção. Cada aviao que faz la manutenção, a TAP paga 2 vezes..

A TAP anda a vender bilhetes a preço "low cost" mas, ao contrario das low cost, tem uma cadeia de custos de uma companhia tradicional.
Os leiloes de bilhetes de executiva foi um tiro no pé, que afastou da companhia clientes fidelizados.

A aquisição de embraer 190 pode também ser questionavel em relação ao custo\beneficio de operar um embraer Vs um A320 (nao estou a incluir os custo de tripulações) vejam o artigo:
http://www.aeroflap.com.br/jetblue-critica-e190-e-planeja-grande-revisao-de-frota/

A demição de toda a estrutura da DOV (Direção de Operações de Voo)...

E, ja esta semana, vem a grande oferta aos trabalhadores... accoes da TAP a 10,38€... Isto so pode ser brincadeira... 10,38€ por uma companhia falida, com um passivo gigante e que apresenta prejuizo anualmente... Só para ter uma ideia, a Airfrance/KLM esta a cotar a 7€, Lufthansa a 14,70€...

Minha leitura da coisa: O homem não veio fazer um favor a TAP, a TAP foi a boia de salvação dele e da Azul... A azul esta neste momento a tentar ser cotada em bolsa (ja o tentou varias vezes sem sucesso). Ao despachar para cá aviões aos montes, aliviou as contas da Azul tornando-a mais apetecível para venda em bolsa.
Esta grande sinergia entre Azul e TAP so tem funcionado de um lado... A TAP tem dado muito a Azul (ao que parece a rota LIS-CNF vai ser mais um presente) e o que tem dado a Azul a TAP??? "sinergias"... Andamos a trocar rotas de bons yelds no Brasil por rotas de maus yelds no EUA...
Por ca andamos altamente distraídos com rotas, cabines, aviões (compra venda e empréstimos). A meu ver isto é pura ilusão para nos entreter... Porque o real objectivo é fazer aqui o mesmo que esta a fazer na Azul... vender daqui a uns tempos, retirar bastante lucro (ainda se lembram do preço de venda da TAP a esta gente???) e depois ir cantar para outro lado. Nessa altura aparecerá por ai uns chineses que devem pegar nisto... ou então metemos outra vez a k7 e repetimos o filme de 1997...

MA
Realmente se o que diz acabar por acontecer... só demonstra que este país é mesmo...
Mas se isso acabar por ser verdade, o estado agora com 50% do capital da TAP terá alguma coisa a dizer numa futura venda, ou impedi-la.
Contudo se a empresa continuar a dar prejuizo, e entrar em falência um dia (esperemos que isso não aconteça), como sempre devem acabar por ser os contribuintes a pagar os prejuizos.

P.S: Espero sinceramente que haja vontade, e seja possível dar a volta à VEM.

Sempre fui 100% a favor da privatização TOTAL da TAP. Neste momento fiquei satisfeito pelo governo ter adquirido 100%.

MA

pedferre

O objetivo de todo o investidor é fazer dinheiro. Nao percebo muito bem qual é a duvida e vir com teorias de conspiraçao e dizer que ele so veio para aqui para fazer dinheiro. Ia vir para aqui fazer o quê? Praia? Isso deve ter que chegue no Brasil.
Se o DN tivesse investido na TAP sem qualquer outro objetivo que nao fosse fazer dinheiro aí é que tinhamos um problema.

Correcto. Fazer dinheiro é o objectivo de qualquer investidor. Mas ha aqui alguma coisas:
- Foi apresentado como salvador da TAP.
- Os discursos do FP e do Pedrosa foram todos no sentido do "nem estavam muito interessados mas la vieram"
- Sou a favor que quem invista venha atras do lucro... Mas nao pode vir rebentar com tudo para tentar sanear o verdadeiro problema que tem no brasil com a Azul.. (o meu pai trabalha na cimpor e o meu irmão na antiga PT e conheço bem de perto este tipo de "sinergias" e negocios).

So pergunto o que significam estas "sinergias"??
O que deu a TAP a Azul?
O que deu a Azul a TAP?

MA
Nisso tenho de concordar consigo, as nossas experiências com compras de empresas portuguesas por brasileiras, ou fusões até hoje tem sido terriveis.
Apenas a EDP se safou porque não foi comprada, apenas comprou empresas na Brasil e expandiu-se... ou seja ficou ela a mandar.

E para mim o que é mais trágico é verificar que ninguem da europa tem interesse em investir em Portugal, Novo Banco, EDP, TAP, BCP, Cimpor, Efacec, etc... Se não existe interesse por alguma razão há-de ser infelizmente. :(
« Última modificação: 27 de Março 2017, 14:59:19 por pedferre »

toto1100

E como querias eles que se apresentassem? Como capitalistas selvagens que vinham aqui destruir a empresa?

Sinceramente nao percebo a obssessao com a Azul. Acho praticamente irrelevante para isto tudo.

Citação
Sou a favor que quem invista venha atras do lucro...
coisa, mas investidor nao é um delas, dado que a definiçao de investimento é precisamente essa.
Uma pessoa poe dinheiro numa empresa mas que nao procure o lucro pode ser chamado de muita

Major Alvega

Major Alvega

Sinceramente nao percebo a obssessao com a Azul. Acho praticamente irrelevante para isto tudo.

Não é obsessão nenhuma.. A Azul da prejuízos enormes ha anos. Compraram aviões para fazer rotas para os EUA (FLL e MCO). Decidiram lancar JFK. As rotas de MCO e FLL acumulam perdas anuais anuais (chegam a sair de VCP para FLL com 45 PAX). A rota de JFK foi lançada, lançaram a publicidade e venderam bilhetes.. Tiveram que reembolsar as pessoas porque a procura estava muito baixa. Nao saiu nenhum aviao para JFK e a rota foi cancelada antes do dia que tinham anunciado para fazer o primeiro voo. Ficam com excedente de 2 avioes. A TAP cede-lhe a rota LIS-VCP e a TAP vai buscar 2 A330. Os aviões vinham com graves problemas mecânicos e sofreram avultados trabalhos de manutenção. Aviões sao devolvidos a Azul com a possivel cedencia da rota LIS-CNF.

é so esta a minha obsessão..
usando uma linguagem popular, "eu não me importo de dar pão quando em minha casa ele sobra.."

MA

TAP153

Mas está certa a cedência de CNF?

Abraços

pedferre

Não é obsessão nenhuma.. A Azul da prejuízos enormes ha anos. Compraram aviões para fazer rotas para os EUA (FLL e MCO). Decidiram lancar JFK. As rotas de MCO e FLL acumulam perdas anuais anuais (chegam a sair de VCP para FLL com 45 PAX). A rota de JFK foi lançada, lançaram a publicidade e venderam bilhetes.. Tiveram que reembolsar as pessoas porque a procura estava muito baixa. Nao saiu nenhum aviao para JFK e a rota foi cancelada antes do dia que tinham anunciado para fazer o primeiro voo. Ficam com excedente de 2 avioes. A TAP cede-lhe a rota LIS-VCP e a TAP vai buscar 2 A330. Os aviões vinham com graves problemas mecânicos e sofreram avultados trabalhos de manutenção. Aviões sao devolvidos a Azul com a possivel cedencia da rota LIS-CNF.

é so esta a minha obsessão..
usando uma linguagem popular, "eu não me importo de dar pão quando em minha casa ele sobra.."

MA
Como eu também sou desconfiado, concordo em parte consigo o DN não teve de meter muito dinheiro para ficar com uma parte da TAP, e vendeu uma parte da Azul aos chineses.
Embora possa ter investido na TAP e possa receber parte dos lucros da TAP (se os houver), também pode "sacar" lucros da TAP para os dar à Azul... penso que a médio prazo o mais provável é mesmo os chineses comprarem a TAP (isto se for possivel de acordo com as regras europeias).
Penso que devem existir decisões estratégicas do estado chines em colaboração com as empresas chinesas "privadas" de tornarem Portugal o porta-aviões de investimento da China na Europa.
E depois fazemos o parte da CPLP Portugal-Brasil-Moçambique-Angola, onde eles tem muito interesse...
« Última modificação: 27 de Março 2017, 15:26:17 por pedferre »

Major Alvega

Mas está certa a cedência de CNF?

Abraços
Nao. Rumores.

MA

nunopinheiro

toto1100 a duvida que eu partilho, é se todos os negócios entre TAP e Azul foram os melhores, obviamente o DN tem um conflito de interesses, dono de uma, minoritário mas a mandar noutra. Dito isto, ao que pudemos apurar por aqui o negocio nem sequer foi muito mau. portanto dou o beneficio da duvida. O caso dos A330 é parece-me um péssimo negocio. os embraer não pareceu que tenham sido muito mau negocio pelo menos pelos números que tem aparecido por aqui.

O que é complicado e será sempre, é a situação atual de ter um sócio minoritário com o controlo efetivo da empresa e a fazer negócios com uma outra empresa da qual é praticamente o dono. A prudência deveria apontar para que este tipo de negócios fossem muito bem avaliados e de preferencial nem se fizessem, a "mulher de César......"

jopeg

• Moderador

Caro,

O que se diz no relatório de contas relativamente à VEM
Citação
A TAP–Manutenção e Engenharia Brasil prosseguiu a sua convergência para o equilíbrio operacional. A atividade da empresa voltou a crescer, pelo 6º ano consecutivo, cerca de 25% em Reais, tendo sido o primeiro ano em que se registou um valor de vendas superior ao orçamentado (Reais 319 milhões vs Reais 316 milhões). Dado que não será possível manter no médio prazo estas taxas de crescimento, num mercado que cresce cerca de 6% ao ano, foi decidido tornar mais agressivas as ações que conduzam à redução dos custos, no sentido de acelerar a convergência para os resultados positivos. Foi, ainda, feita uma reestruturação organizacional que tem conduzido à melhoria do desempenho operacional e prosseguiram várias ações no âmbito dos processos produtivos, tendentes aos ganhos de eficiência.
De referir, ainda, o desenvolvimento de uma metodologia com a qual se pretende identificar oportunidades e otimizar sinergias com a companhia Azul.

Já se deixa antever que para 2017 voltaremos a ter prejuízos.

Citação

Aqui é um tema quase para "filosofarmos um pouco" em relação a todo o sector e não apenas no caso especifico da TAP.
É interessante verificar que o modelo de baixo custo venceu (pelo menos nesta fase da história) e que as companhias tradicionais foram atrás deste sistema, esquecendo-se por vezes que para este processo de "lowcostalização" é necessário ter uma estrutura de custos muito ligeira. Algum eficaz planeamento fiscal e laboral, uma politica de bases e forte capacidade negocial são parte do sucesso das companhias de baixo custo.

Citação

Um dos eixos da nova politica da empresa que a meu ver continua deficitário. Foram feitas umas coisas bem, outras mal, mas muitas há por fazer.
O programa Victória continua a não fidelizar.

Citação

Sendo o principal objetivo do acionista a valorização e remuneração das suas ações, não vejo quando a TAP será capaz de gerar dividendos que justifiquem a aquisição destas ações.

Citação

A TAP, tal como já o disse acima, não terá interesse enquanto investimento puro, ou seja, retorno do capital investido. Diferente se experimentarmos vender a Emirates ou a Ryanair por 100000€ e vão ver a quantidade de interessados. O interesse na TAP só podia ser a nível de parcerias, agora teremos de distinguir uma parceria para uma situação de "parasitismo".

A TAP apresentou-se a esta suposta privatização já debilitada, por erros próprios e por desleixo do acionista Estado, e com as contas bastante manipuladas pela administração de Fernando Pinto que continua a não resolver os verdadeiros problemas da companhia. Ainda a semana passada foi aqui discutido a questão da tripulação mínima nos A321 versus o AE, que quanto a mim há muito devia ter sido renegociado.

Perante isto fico sempre com um "pé atrás" quando se fala no futuro da companhia.

Citação

E se na altura sempre aparecerem os tais chineses ...

Um abraço,

Jopeg

pedferre

Caro,

O que se diz no relatório de contas relativamente à VEM
Citação
A TAP–Manutenção e Engenharia Brasil prosseguiu a sua convergência para o equilíbrio operacional. A atividade da empresa voltou a crescer, pelo 6º ano consecutivo, cerca de 25% em Reais, tendo sido o primeiro ano em que se registou um valor de vendas superior ao orçamentado (Reais 319 milhões vs Reais 316 milhões). Dado que não será possível manter no médio prazo estas taxas de crescimento, num mercado que cresce cerca de 6% ao ano, foi decidido tornar mais agressivas as ações que conduzam à redução dos custos, no sentido de acelerar a convergência para os resultados positivos. Foi, ainda, feita uma reestruturação organizacional que tem conduzido à melhoria do desempenho operacional e prosseguiram várias ações no âmbito dos processos produtivos, tendentes aos ganhos de eficiência.
De referir, ainda, o desenvolvimento de uma metodologia com a qual se pretende identificar oportunidades e otimizar sinergias com a companhia Azul.

Já se deixa antever que para 2017 voltaremos a ter prejuízos.

Citação

Aqui é um tema quase para "filosofarmos um pouco" em relação a todo o sector e não apenas no caso especifico da TAP.
É interessante verificar que o modelo de baixo custo venceu (pelo menos nesta fase da história) e que as companhias tradicionais foram atrás deste sistema, esquecendo-se por vezes que para este processo de "lowcostalização" é necessário ter uma estrutura de custos muito ligeira. Algum eficaz planeamento fiscal e laboral, uma politica de bases e forte capacidade negocial são parte do sucesso das companhias de baixo custo.

Citação

Um dos eixos da nova politica da empresa que a meu ver continua deficitário. Foram feitas umas coisas bem, outras mal, mas muitas há por fazer.
O programa Victória continua a não fidelizar.

Citação

Sendo o principal objetivo do acionista a valorização e remuneração das suas ações, não vejo quando a TAP será capaz de gerar dividendos que justifiquem a aquisição destas ações.

Citação

A TAP, tal como já o disse acima, não terá interesse enquanto investimento puro, ou seja, retorno do capital investido. Diferente se experimentarmos vender a Emirates ou a Ryanair por 100000€ e vão ver a quantidade de interessados. O interesse na TAP só podia ser a nível de parcerias, agora teremos de distinguir uma parceria para uma situação de "parasitismo".

A TAP apresentou-se a esta suposta privatização já debilitada, por erros próprios e por desleixo do acionista Estado, e com as contas bastante manipuladas pela administração de Fernando Pinto que continua a não resolver os verdadeiros problemas da companhia. Ainda a semana passada foi aqui discutido a questão da tripulação mínima nos A321 versus o AE, que quanto a mim há muito devia ter sido renegociado.

Perante isto fico sempre com um "pé atrás" quando se fala no futuro da companhia.

Citação

E se na altura sempre aparecerem os tais chineses ...

Um abraço,

Jopeg
Acredito que os chineses vão aparecer... até quando entraram no capital da Azul... pouco depois desta comprar a TAP, bateram o pé e quiseram ter uma entrada direta no capital da TAP também... senão pareciam não estar interessados na entrada na Azul. Depois foi a polémica aqui na geringonça porque afinal os chineses também ia ficar com uma parte da TAP, e não apenas o DN da Azul. :)

Enquanto isso continua a novela da venda da TAP que nunca mais fica fechada.

A Comissão Europeia considera que os contornos da operação acordada no ano passado com os accionistas privados da TAP, que vai permitir ao Estado deter 50% da companhia, "ainda não estão totalmente claros".
No relatório de acompanhamento pós programa de ajustamento, Bruxelas coloca dúvidas sobre os direitos económicos que irá deter cada accionista, a contribuição de cada um para o plano de capitalização e o controlo de gestão efectivo da companhia aérea.
No documento, a Comissão Europeia salienta ainda que a reaquisição de acções para o Estado recuperar o controlo de 50% da TAP aumentou a pressão sobre a dívida pública em 30 milhões de euros.
Um montante respeita à subscrição por parte da holding do Estado Parpública de 30 milhões de euros do empréstimo obrigacionista convertível emitido pela TAP, no total de 120 milhões de euros, que foi previsto no memorando de entendimento entre o Estado e a Atlantic Gateway.
O Governo aponta para meados de Maio a conclusão da operação acordada no ano passado com os accionistas privados da TAP para que o Estado passe a ter 50% da companhia aérea.
Depois de ter sido obtido o acordo de bancos financiadores da TAP no âmbito da renegociação de um empréstimo, o Governo já aprovou o lançamento da oferta pública de aquisição de 5% da empresa para os trabalhadores.
« Última modificação: 27 de Março 2017, 16:08:33 por pedferre »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
1358 Visualizações
Última mensagem 17 de Março 2014, 14:53:00
por jopeg
0 Respostas
435 Visualizações
Última mensagem 13 de Julho 2016, 13:44:23
por Mariovieira