Airliner

  • Mensagens: 923
Estreia do A321LR da TAP nos Açores. O CS-TXA vai operar o TP1827 de hoje.

tareias77

  • Mensagens: 4781
Não faria mais sentido os CS-TXA/TXB/TJN/TJM ficarem alocados a rotas de longo curso tipo EWR/TLV/ACC/TMS, pela cabine menos densa e com configuração mais "premium", colocando os A21N normais, nas restantes rotas, para o produto vendido ser mais consistente? É que apanhar um vôo para PDL/TER num A320/A321 com cabine 3+3 e de seguida um LR ou os TJM/N com cabine ex Primera é um pouco estranho.
Compreendo que se tente maximizar a utilização destes aviões, mas não faz grande sentido ter um LR para os Açores e um NEO normal para Accra/São Tomé.

ptevos

  • Mensagens: 279
Não faria mais sentido os CS-TXA/TXB/TJN/TJM ficarem alocados a rotas de longo curso tipo EWR/TLV/ACC/TMS, pela cabine menos densa e com configuração mais "premium", colocando os A21N normais, nas restantes rotas, para o produto vendido ser mais consistente? É que apanhar um vôo para PDL/TER num A320/A321 com cabine 3+3 e de seguida um LR ou os TJM/N com cabine ex Primera é um pouco estranho.
Compreendo que se tente maximizar a utilização destes aviões, mas não faz grande sentido ter um LR para os Açores e um NEO normal para Accra/São Tomé.

São opções LOOOOOOOOOL

ptevos

  • Mensagens: 279


Foto do LR nas Lajes

Jorge78

  • Mensagens: 2532
Não faria mais sentido os CS-TXA/TXB/TJN/TJM ficarem alocados a rotas de longo curso tipo EWR/TLV/ACC/TMS, pela cabine menos densa e com configuração mais "premium", colocando os A21N normais, nas restantes rotas, para o produto vendido ser mais consistente? É que apanhar um vôo para PDL/TER num A320/A321 com cabine 3+3 e de seguida um LR ou os TJM/N com cabine ex Primera é um pouco estranho.
Compreendo que se tente maximizar a utilização destes aviões, mas não faz grande sentido ter um LR para os Açores e um NEO normal para Accra/São Tomé.

Se foi é porque faz sentido, possivelmente foi dar um salto a TER e regressa a tempo para uma das rotas habituais.
« Última modificação: 31 de Julho 2019, 23:00:01 por Jorge78 »


caparica

  • Mensagens: 630
Não faria mais sentido os CS-TXA/TXB/TJN/TJM ficarem alocados a rotas de longo curso tipo EWR/TLV/ACC/TMS, pela cabine menos densa e com configuração mais "premium", colocando os A21N normais, nas restantes rotas, para o produto vendido ser mais consistente? É que apanhar um vôo para PDL/TER num A320/A321 com cabine 3+3 e de seguida um LR ou os TJM/N com cabine ex Primera é um pouco estranho.
Compreendo que se tente maximizar a utilização destes aviões, mas não faz grande sentido ter um LR para os Açores e um NEO normal para Accra/São Tomé.

4763 publicações depois e não entende que operacionalmente, por um milhão de razões, pode fazer sentido o avião fazer PDL ou outra qualquer rota que não essas mais longas?! :D
« Última modificação: 31 de Julho 2019, 21:38:50 por caparica »


tareias77

  • Mensagens: 4781
Não faria mais sentido os CS-TXA/TXB/TJN/TJM ficarem alocados a rotas de longo curso tipo EWR/TLV/ACC/TMS, pela cabine menos densa e com configuração mais "premium", colocando os A21N normais, nas restantes rotas, para o produto vendido ser mais consistente? É que apanhar um vôo para PDL/TER num A320/A321 com cabine 3+3 e de seguida um LR ou os TJM/N com cabine ex Primera é um pouco estranho.
Compreendo que se tente maximizar a utilização destes aviões, mas não faz grande sentido ter um LR para os Açores e um NEO normal para Accra/São Tomé.

Se foi é porque faz sentido, possivelmente foi dar um salto a TER e regressa a tempo para uma das rotas habituais.
Não faria mais sentido os CS-TXA/TXB/TJN/TJM ficarem alocados a rotas de longo curso tipo EWR/TLV/ACC/TMS, pela cabine menos densa e com configuração mais "premium", colocando os A21N normais, nas restantes rotas, para o produto vendido ser mais consistente? É que apanhar um vôo para PDL/TER num A320/A321 com cabine 3+3 e de seguida um LR ou os TJM/N com cabine ex Primera é um pouco estranho.
Compreendo que se tente maximizar a utilização destes aviões, mas não faz grande sentido ter um LR para os Açores e um NEO normal para Accra/São Tomé.

4763 publicações depois e não entende que operacionalmente, por um milhão de razões, pode fazer sentido o avião fazer PDL ou outra qualquer rota que não essas mais longas?! :D
Desculpe lá, Sr Caparica, de ter feito uma pergunta á qual se calhar poderia ter respondido como o Jorge e sem ser sarcástico, mas claro deve ser um supra sumo da operacionalidade do A321 neo. Peço desculpa de o ter ofendido com a minha ignorância.
« Última modificação: 01 de Agosto 2019, 01:13:31 por tareias77 »


New Engine Option

  • Mensagens: 2491
Os aviões não ficam parados. Fazem rotas e voos. Não estão alocados a dada rota só porque sim.

efpmeneses

  • Mensagens: 884
Pelo que tenho visto os voos para TLV tem alternado diariamente entre o CS-TJN é o CS-TJN, o permite um melhor aproveitamento do avião.

Chega de manhã de TLV e depôs disso tem ido a Faro, mais um outro voo na Europa (Por vezes à noite ainda dá um "pulo" a um destino em África) e no dia seguinte de manhã mais um voo na europa, antes de voltar a ir a TLV.

O outro avião faz o TLV nesse dia e depois faz algo semelhante no dia seguinte.

Acaba por ser uma forma de tirar muito bom partido de tirar rentabilidade das 2  aeronaves.
Cumprimentos
Élvio Meneses

tareias77

  • Mensagens: 4781
Concordo, Efpmeneses e NEO, há que rentabilizar os aviões. Mas com apenas dois LR na frota, é sempre um risco se algum deles tem algum problema técnico. Fazer uns vôos OPO-LIS-OPO entre os vôos de OPO-EWR-OPO faz sentido, são rotas mais curtas, com tempos de rotação mais curtos e até oferece um produto consistente para quem esteja em trânsito para vôos para EWR, evitando dessa forma ficar com o avião parado 7 horas entre vôos. Havendo problema técnico no avião, há sempre a possibilidade de alocar outro avião mais facilmente e tentar resolver o problema. Agora se o avião fizer PDL, por exemplo e ficar retido lá torna-se mais complicado. Mas claro está, isto sou eu a pensar.

Airliner

  • Mensagens: 923
Referem-se a PDL, mas o TP1827 é o primeiro voo do dia da TAP para a Terceira.

efpmeneses

  • Mensagens: 884
Eu não me estava a referir aos LR, mas sim aos ex-primera...
Além dos voos para TLV, os voos que estes aviões fazem são voos normais na Europa ou norte de África, por isso se houver problema num deles, pode sempre ser substituído por outro A321 NEO normal, e ter sempre um destes dois disponível para TLV.
Cumprimentos
Élvio Meneses

New Engine Option

  • Mensagens: 2491
A única rota que é operada em exclusivo pelo LR é o OPO-EWR. O TLV não é mandatório que seja operada por essa aeronave. Portanto, com um eventual problema técnico num LR existirá outro para o substituir de imediato. O problema começará a partir de Outubro quando o IAD passar em exclusivo a ser feito por esse avião e a 25 de Outubro o BEL. Por isso deverá ter de haver pelo menos mais um 3º LR para servir as três rotas. O TLV continuará a ser feito pelos dois ex-Primera.
A partir do próximo ano, e com a chegada de mais LR, é que se verá que mercados poderão ser abertos. Mas, garantidamente, deverão sair do papel o YUL, o MCZ e o JPA. Fora que o NAT também deverá passar a ser feito pelo LR. Com isto, ficam à volta de 2/3 aviões de WB libertos para incrementos em rotas já existentes e para abertura de rotas novas operadas em WB, previsivelmente nos EUA e/ou JNB e/ou EZE. Isto, sem contar com os dois últimos A339neo que chegarão e a saída dos três últimos A332 não retrofitados e dos quatro A343. A frota de WB passará a ser de 28 aviões.
« Última modificação: 01 de Agosto 2019, 15:39:37 por New Engine Option »


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