tareias77

  • Mensagens: 4875
Calma, isto ainda vai dar muitas voltas. O Sr. O'Leary deve-se é preocupar com a sua Ryanair.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6283
Tareias a AIG Lufthansa e klm-af mais a wizz Ryan e easy já representaram uns 80%? do trafego europeu, e a tendência clara é aumentar, ate porque tem tido lucros substanciais nos últimos anos...

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1701
Caros,

Nunca tive oportunidade de voar na Alitalia, não se proporcionou por vários motivos (rota, preço, horário, etc), mas fico admirado pelas constantes dificuldades económicas/financeiras da companhia.

Há cerca de uma "década e meia" sigo o sector da aviação e desde sempre lembro-me da eminente falência da Alitália. Um facto tanto ou mais estranho atendendo que:
- A Itália é um país rico (membro do G8)
- A Itália recebe milhões de turistas por ano
- Os próprios italianos gostam de viajar
- Há uma grande número de italianos a trabalhar no exterior e o país conta ainda com várias comunidades imigrantes
- Um país grande (1300km de comprimento) capaz de proporcionar viagens internas por via aérea.
- Duas ilhas principais (Sardenha e Sicília) servidas de aeroportos
- Mais de 20 aeroportos com mais de 1 milhão de passageiros por ano

E perante isto tudo a Alitalia está sempre com a "corda na garganta", muito mal administrada deve ser esta companhia ...

Um abraço,

Jopeg

pedferre

  • Mensagens: 619
Fala-se em falência da Alitalia mas também se podia falar da TAP infelizmente... continua em situação de falência técnica e este ano no primeiro semestre foi o que se viu.

brunodias

  • Mensagens: 5308
Calma, isto ainda vai dar muitas voltas. O Sr. O'Leary deve-se é preocupar com a sua Ryanair.

Mas pelo que vi nos outros anos essa ryanair deu lucro

Alias se virem bem, se a união europeia aprovar esta compra o mercado precisa de 1 ryanair forte, 1 easyjet 1 wizz fortes, porque pelo menos na europa central começa-se a querer viajar e ou viajamos no grupo lufhtansa ou no grupo lufhtansa, 1 pouco como acontecia nas rotas para os açores, mudava a companhia mas o cheiro era quase igual, pelo menos a nivel de preços

tareias77

  • Mensagens: 4875
Calma, isto ainda vai dar muitas voltas. O Sr. O'Leary deve-se é preocupar com a sua Ryanair.

Mas pelo que vi nos outros anos essa ryanair deu lucro

Alias se virem bem, se a união europeia aprovar esta compra o mercado precisa de 1 ryanair forte, 1 easyjet 1 wizz fortes, porque pelo menos na europa central começa-se a querer viajar e ou viajamos no grupo lufhtansa ou no grupo lufhtansa, 1 pouco como acontecia nas rotas para os açores, mudava a companhia mas o cheiro era quase igual, pelo menos a nivel de preços

Sim, mas olha que no mundo da aviação as coisas não são assim tão lineares, vamos ver no final do exercicio de 2017, o relatório e contas da Ryanair e aí poderemos opinar sobre os lucros e o impacto que a questão dos cancelamentos e saidas de pilotos teve nos resultados.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6283
tareias77 vai uma aposta como ainda vai ser muito lucrativa??? relembro quanto ganhou no ano passado e já agora antes
Profit after taxation (€m)    305.3(2010)     374.6(2011)     560.4(2012)     569.3(2013)     522.8(2014)    866.7(2015)    1,242 (2016).

1.242.000.000€ tem ali muito muito muito espaço para problemas, podem dar a volta que quiserem mas o algodão ( o dinheiro é impresso em ) não engana

MarcoM

  • Mensagens: 495
E parece que a Qatar quer aproveitar a situação da Alitália
Citação
Akbar: Meridiana to be renamed Air Italy b/c "we really want to be the national carrier of Italy, serving the Italian public" #CAPASummit
Fonte:https://twitter.com/CAPA_Aviation/status/927832930130333696

dsml

  • Mensagens: 116
E parece que a Qatar quer aproveitar a situação da Alitália

Sim é verdade, o negócio foi fechado à algum tempo, e segundo o CEO Akbar irá mudar de nome ou melhor, reactivar a marca de Air Italy.

Segundo Akbar Al Baker, pretende que esta irá passar a  ser a empresa de bandeira, e, que para isso irá dotar dentro em breve de aviões A330 e B787, que suponho irão ser transferidos da Qatar Airways para a Meridiana, bem como 20 B737Max.

A frota de MDs já foi aposentada a 28 de Outubro salvo erro, por imposição da Qatar.

Quanto ao resto da frota, esta  também irá ser substituída à medida que entrem ao serviço da Qatar os novos A350 e presumo que também alguns B789, para assim libertar os A330 e B788, para a Meridiana.

Segundo a Airbus, já assumiram com a Qatar um novo ritmo de entrega dos A359 e diz que irá entregar ainda este mês o 1º A350-1000.
« Última modificação: 07 de Novembro 2017, 17:57:52 por dsml »


jferreira20

  • Mensagens: 540
Um país sem companhia de bandeira, rico, com imenso potencial turístico, com uma diáspora enorme espalhada pelo mundo, com imensas feiras e eventos comerciais e com uma geografia que favorece o uso do transporte aéreo (imensas ilhas, algumas de grande dimensão) parece-me ter um potencial imenso para ter uma companhia que, não sendo "de bandeira", pelo menos se agarre ao poder da marca "Itália".

Ninguém poderá chamar burros aos gestores da Qatar por esta decisão. Só têm que saber gerir esta companhia.

ClearedForTakeOff

  • Moderador
  • Mensagens: 1333
    • Aviation Blog
Deveria passar a ser a Al-Italia :)

Quanto à Itália está em fraco sítio para ser um hub, e a questão da imigração não deve ter assim tanto peso ao fim de 4 ou 5 gerações.
Ir  ao centro-sul da Europa para viajar para a América é para esquecer.
MXP está perto de mais de MUC, também há que frisar.
Voando para o Oriente, a concorrência é forte, ME3, Turkish etc.
Somem as greves.
E no caso da AZ, a total ausência de confiança da SkyTeam.

dsml

  • Mensagens: 116
Deveria passar a ser a Al-Italia :)

Boa observação, não há duvida, quem sabe, sabe.

ruialves

  • Moderador
  • Mensagens: 756
Deveria passar a ser a Al-Italia :)

Boa observação, não há duvida, quem sabe, sabe.
LIKE!
LOL
--
Cmps,
Rui Alves


jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1701
Citação

Governo italiano faz planos de retornar a Alitalia ao Estado

Armando Siri, subsecretário do Ministério das Infra-estruturas e Transportes do Governo italiano, atesta que “o Governo desenhou um novo plano para trazer a Alitalia de volta para as mãos do Estado, com uma percentagem de capital que tem de ser superior aos 50%”.

“Depois de tanto dinheiro gasto pelos italianos – perto de 10 mil milhões desde 2008 – para a sobrevivência da Alitalia, não podemos aceitar uma falha”, atesta Armando Siri, numa entrevista ao jornal italiano Il Messaggero, para continuar, “a abordagem geral vai sofrer uma mudança total. Não vai haver liquidação, nem divisão da empresa, mas sim uma renovação para a integrar cada vez mais no sector turístico. Para fazer isso temos de investir na frota e aumentar os voos de longa distância”.

O primeiro-ministro italiano Conte e aliados decidiram alterar o prazo para concluir o processo de venda da antiga transportadora nacional para o dia 31 de Outubro, pelo que os interessados em comprar o restante share minoritário da empresa terão de apresentar uma nova oferta, que encontrará novos obstáculos e procedimentos. De acordo com o jornal italiano, o novo convite para licitação decorrerá em Setembro, com as propostas a terem de ser apresentadas até ao dia 2 de Outubro.

De momento os interessados são a Lufthansa, Air France-KLM e a easyJet, com a Lufthansa a ser a única a ter confirmado numa carta oficial o interesse por uma quota minoritária da companhia aérea italiana. Para aqueles que desejam tornar-se um parceiro industrial vai ser necessário apresentar “um plano articulado, com indicação do hub de referência, dos níveis de emprego, do sistema de reservas, da rede doméstica internacional que pretendem fazer crescer”, explica Armando Siri.

O subsecretário do Ministério explica que, quanto à parceria pública, “dependendo das necessidades vamos estudar a situação com empresas que lidam com transportes e mobilidade. O nosso principal objectivo é fortalecer o capital e a credibilidade dos accionistas”. “Acima de tudo, queremos superar definitivamente a lacuna que desacelerou o desenvolvimento, ou seja, a frota é muito pequena e fraca no longo curso. Enquanto o potencial para crescimento é enorme”, conclui.


http://www.turisver.com/governo-italiano-faz-planos-de-retornar-a-alitalia-ao-estado/

Jopeg

LisbonJet

  • Mensagens: 159
Estou para ver o que é que a UE tem para dizer sobre isto... a propósito, uma imagem já antiga, mas atual...



 ;D ::)

Na realidade eles já tinham falido em 2008 passando de Alitalia LAI para Alitalia - SAI através da holding Alitalia - CAI ... Testemunhei algumas vezes o desespero dos seus tripulantes perante a falência da companhia em 2008 ao passar pelo terminal de tripulantes em Fiumicino. Na realidade não teve piada nenhuma.

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