Biguds

  • Mensagens: 403
Caros,
A noticia do DN: http://www.jn.pt/local/noticias/braganca/mirandela/interior/helicoptero-do-inem-aterra-de-emergencia-depois-de-atingido-por-repuxo-de-agua-8492413.html

" O Helicóptero do INEM sediado em Macedo de Cavaleiros foi atingido pelo repuxo de água no rio Tua, em Mirandela, e teve de aterrar de emergência num campo de futebol.
O piloto sofreu várias escoriações no corpo, depois de ter sido atingido por estilhaços de vidro do helicóptero, na sequência do incidente provocado pelo repuxo de água, que funciona no espelho de água do rio Tua, em pleno centro de Mirandela.

O acidente aconteceu cerca das 20.20 horas deste sábado, pouco depois de o "heli" descolar da unidade hospitalar de Mirandela, onde deixou algum equipamento da ambulância de Suporte Imediato de Vida, utilizado numa operação de socorro a um acidente de viação, que causou quatro feridos, em Pádua de Freixo, no concelho de Mirandela.

Segundo relato de algumas testemunhas, o helicóptero tinha acabado de descolar, quando ao sobrevoar a cidade, foi atingido pela água do repuxo do espelho de água de Mirandela. "O helicóptero começou a andar em zigue-zague", revelou uma testemunha ocular.

Ao que apurou o JN, o piloto foi obrigado a efetuar uma aterragem de emergência no complexo desportivo da Reginorde, na cidade mirandelense, tendo sido acionados os bombeiros voluntários para prestar assistência ao piloto. "Sofreu diversas escoriações, mas nada de grave", revela o comandante dos bombeiros de Mirandela, Edgar Trigo. "

Ao que parece, esta manhã ainda se encontrava no campo de futebol.
« Última modificação: 21 de Maio 2017, 14:10:02 por Biguds »

Cumprimentos

finhinho

  • Mensagens: 470
Felizmente que tudo não passou de um valente susto e algumas escoriações para o piloto (para além dos danos materiais), mas este é daqueles acidentes que eu considero "estúpidos".

Quando li a noticia, dei comigo a conjecturar o que se terá passado:
- o jacto foi "ligado" quando ele ia a passar?
- ocorreu uma súbita mudança de vento, que surpreendeu o piloto?
- distracção pura e simples?
- ?

e, que medidas tomar para que a situação não se repita?

PS: Não conheço o local.

Biguds

  • Mensagens: 403
Também não conhecendo o local em questão, acredito que tenha sido desconhecimento por parte do piloto, ou então distração. Mas que é um acidente estranho, lá isso é.
Cumprimentos

brunodias

  • Mensagens: 4347
Eu conheço o local, eu vou mais numa de distração porque se saiu do hospital e foi ao repuxo teria que vir demasiado baixo, até porque na zona há algumas elevações

VNE

  • Mensagens: 1221
Pronto, está resolvido o assunto.

nunopinheiro

  • Mensagens: 3887
Ou distração, ou ignorância do jacto. para quem nunca viu.. 
« Última modificação: 22 de Maio 2017, 10:16:58 por nunopinheiro »


berto_opo

  • Mensagens: 531
Pergunta...

O dito repuxo, tem algo que indique que ele está lá, ou seja, nos mapas ou cartas de navegação, existe alguma referencia a esse obstáculo??

Pergunto isto, porque o "isqueiro" na Maia pelo que ouvi dizer, parece que esteve alguns anos sem figurar nas cartas/mapas de aproximação salvo erro à pista 35 do Sá Carneiro. Isto foi aquilo que ouvi. Agora até que ponto é verdade isso já não consigo saber. Até pode ser um "mito urbano", admito-o.

P. S. (de post scriptum e não de partido socialista) - há pouco quando falei no "Isqueiro" da Maia, referia-me a isto:
Abraço,
Berto_opo (Alberto)

sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 669
Na carta VFR do heliporto do hospital creio que não vem indicação nenhuma acerca do repuxo.

Alguém sabe a altura que o repuxo atinge e mais ou menos a que distância se encontra do heliporto?
« Última modificação: 22 de Maio 2017, 11:59:14 por sdo »


berto_opo

  • Mensagens: 531
Na carta VFR do heliporto do hospital creio que não vem indicação nenhuma acerca do repuxo.

Alguém sabe a altura que o repuxo atinge e mais ou menos a que distância se encontra do heliporto?

sdo, ainda não consegui saber a altura que o repuxo atinge. Mas, não é pequena. Consegue chegar ainda mais alto que eu que, com o braço esticado tenho pouco mais de 2 metros  ;D

Manual VFR do heliporto do Hospital de Bragança, datado de Maio de 2015. Numa vista de olhos rápida, não reparei em nada que me indicasse o obstáculo. Estão indicados dois rios. Link para o documento - https://www.nav.pt/docs/AIS/heliportos/bragan%C3%A7a-hosp-hel.pdf?sfvrsn=6

Neste documento "Manual VFR -  Obstáculos à Navegação Aérea", na página 21, no fundo da tabela, há duas referencias a Bragança. Trata-se de uma Torre e de um Mastro com 71 e 70 metros de altura respectivamente. Parto de principio que devem ser os obstáculos assinalados no link que está acima. Link para o documento - https://www.nav.pt/docs/AIS/vfr-manual-iii/obst%C3%A1culos-%C3%A0-navega%C3%A7%C3%A3o-a%C3%A9rea.pdf?sfvrsn=16
Abraço,
Berto_opo (Alberto)

Biguds

  • Mensagens: 403
berto_opo, o acidente deu-se à saída do heliporto de Mirandela e não de Bragança. De qualquer das formas, não há referência ao repuxo, nem no Manual VFR de Obstáculos nem no Manual VFR do próprio heliporto ( https://www.nav.pt/docs/AIS/heliportos/mirandela-(hosp).pdf?sfvrsn=6 )
Cumprimentos

berto_opo

  • Mensagens: 531
Biguds ganda fail da minha parte. Yah Mirandela é no distrito de Bragança. Vou tirar umas fotos
Abraço,
Berto_opo (Alberto)

brunodias

  • Mensagens: 4347
Pronto, está resolvido o assunto.

Eu não resolvi nada, simplesmente não tenho culpa de teres certa azia ao que eu digo, mas ao contrario de ti, eu vou participar de novo no topico para explicar algo, não vou meter 1 post só para o numero aumentar

ALTITUDES MÍNIMAS DE VOO
Exceptuando,  quando  necessário,  para
descolagens  ou  aterragens,  um  voo  VFR
não deve operar:
-  A  uma  altura  inferior  a  150m  (500FT)
AGL ou AMSL
-  Sobre  áreas  congestionadas  ou  sobre
edifícios  em  cidades
  ou  povoações  ou
sobre  grupos  de  pessoas,  a  uma  altitude
inferior   a   300m   (1000FT)   acima   do
obstáculo  mais  alto,  num  raio  de  600m
medido a partir da aeronave.

Ele tinha descolado ai a 1 distancia de talvez 400metros, podia evitar toda a cidade, seguindo para norte ou para sul

Procedimento de Redução de Ruido:
Altitude mínima sobre a Cidade de
Mirandela 2500FT AMSL e potência
abaixo dos 75% de máximo contínuo.

Agora como disse em cima nada esta resolvido, mas regras existem para alguma coisa, e quem la estava diz o mesmo, baixa altitude

Ali naquela zona são 300 metros, o repuxo não tem isso, sem falar na regra do ruido
« Última modificação: 22 de Maio 2017, 19:39:49 por brunodias »


sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 669
Sem obviamente estar a querer resolver a investigação do incidente, eu concordo com a versão do Bruno. As minhas questões vinham no mesmo sentido.

brunodias

  • Mensagens: 4347
Eu por acaso nem liguei a ninguem de la, mas vou la imensas vezes e sei que o repuxo não esta sempre ligado, mas tambem sei que não é assim tão alto

Eu nem vou falar da rota que ele levava, sei que podia evitar a cidade, até porque por ele ele parecia ir tem as escolas e a faculdade, claro que ao sabado não devia ter movimento

Eu continuo na minha de baixa altitude, vamos ver o que vai dizer depois orelatorio 1 dia

Secalhar até o piloto conheço, porque conheço 1 dos pilotos que la custumam estar


Para ajudar, o hospital fica na margem esquerda do rio tua, e em macedo o heli fica junto ao campo de futebol que fica a sul da cidade, digo isto para quem quiser ver no google earth ou parecido

Biguds

  • Mensagens: 403
Caros, vamos manter uma discussão saudável! Já farta um pouco estas picardias. Todas as opiniões aqui são válidas para que possamos discutir, amigavelmente, o que se passou. O brunodias tentou dar a sua opinião como todos os outros, que é tão válida como qualquer outra e que, no meu caso, até enriqueceu o meu conhecimento e ajudou a tentar perceber melhor os contornos em que poderá ter acontecido o acidente. Por isso acho que vir para aqui com estas histórias de comentários e médias por dia é ridículo e trás zero de contributo para o tema aqui discutido.
Peço desculpa pelo comentário mas já chega destas discussões pifias aqui no fórum!
Cumprimentos

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
9 Respostas
1521 Visualizações
Última mensagem 19 de Agosto 2015, 09:31:12
por ClearedForTakeOff
27 Respostas
3204 Visualizações
Última mensagem 11 de Dezembro 2015, 09:23:28
por Spark
4 Respostas
859 Visualizações
Última mensagem 27 de Dezembro 2015, 23:58:13
por Spark
1 Respostas
794 Visualizações
Última mensagem 12 de Abril 2018, 09:48:52
por toto1100
114 Respostas
7114 Visualizações
Última mensagem 20 de Dezembro 2018, 16:50:13
por joaosantos

Total 111+0=111 ms, db 0 ms, php 111 ms