pedferre

  • Mensagens: 681
Mas, Coelhone, será só o Qatar? Dúvido...
Aliás, provavelmente os países que criaram este embargo pouca legitimidade terão para apontar o dedo ao Qatar no que respeita no apoio ao terrorismo.
São todos fanáticos do Irão, à Turquia, Arabia Saudita, mas estes dois últimos estão na esfera de influencia ocidental, para os norte-americanos são todos uns sacanas, mas estes são os "seus" sacanas. Já para os Russos ou Iranianos são os "seus" sacanas.
Até 1979 o Irão eram os sacanas do Americanos, depois viraram-se para a Arábia Saudita (ainda mais depois da guerra do Golfo).
Mesmo depois de terem saido do Iraque (embora ainda existam muitos instrutores militares americanos), este país continua a comprar muito armamento aos Americanos.
Logo no médio oriente, os EUA tem o mercado Saudita, Iraquiano, Turco, os Russos apenas tem o Irão e não querem perder a Siria.
Já no oriente os Americanos fornecem o Paquistão e os Russos a India. São os interesses geoestratégicos. :)
« Última modificação: 06 de Junho 2017, 16:25:44 por pedferre »


aviationlover

  • Mensagens: 1206
Mas, Coelhone, será só o Qatar? Dúvido...
Aliás, provavelmente os países que criaram este embargo pouca legitimidade terão para apontar o dedo ao Qatar no que respeita no apoio ao terrorismo.

Mas Tareias não embarquemos também nas teorias da conspiração, isto são questões muito antigas, isto não é novo.


Tens razão, têm a ver fundamentalmente com questões do próprio islamismo Xiitas vs Sunitas ;).
Um país de maioria sunita (Qatar) apoiar um país de maioria xiita (Irão) é grave, aos olhos dos restantes países árabes.

O medo deles e aqui acho legitimo é que o Irão tenha acesso às armas nucleares, que é bastante destabilizador
« Última modificação: 06 de Junho 2017, 16:24:07 por aviationlover »


pedferre

  • Mensagens: 681
Mas, Coelhone, será só o Qatar? Dúvido...
Aliás, provavelmente os países que criaram este embargo pouca legitimidade terão para apontar o dedo ao Qatar no que respeita no apoio ao terrorismo.

Mas Tareias não embarquemos também nas teorias da conspiração, isto são questões muito antigas, isto não é novo.


Tens razão, têm a ver fundamentalmente com questões do próprio islamismo Xiitas vs Sunitas ;).
Um país de maioria sunita (Qatar) apoiar um país de maioria xiita (Irão) é grave, aos olhos dos restantes países árabes.

O medo deles e aqui acho legitimo é que o Irão tenha acesso às armas nucleares, que é bastante destabilizador
O Irão abdicou do programa nuclear porque todos os grandes não tinham interesse em que mais um país tivesse estas armas, desde a Europa, aos EUA, China e Rússia. Depois a Árabia Saudita também iria ter porque tem um acordo secreto com o Paquistão.
A Coreia do Norte tem "direito" a ter armas nucleares porque são (ou eram) mais ou menos o fantoche da China.
Não estou a ver no futuro próximo mais nenhum país a obter armas nucleares.

Scarto

  • Mensagens: 218
O Qatar, tem toda ou grande parte dos dirigentes do Hamas (grupo terrorista) a viver no Qatar. Tem tambem muitos antigos talibans refugiados por lá e continuam a apoiar a Irmandade Muculmana,que nenhum dos outros países reconhece ou apoia.

Se todos eles têm os seus interesses e jogadas de bastidores,com ajuda financeira e militar a certos e determinados grupos?Sim sem duvida!

Mas parece pelo que tenho conseguido entender e de falar com algumas pessoas,que o Qatar desta vez foi um pouquito longe demais e mesmo alguns comentários e acções por parte do Emir,causaram isto.

Uma das ultimas noticias,da conta da KSA ter mandado fechar todos os escritorios da Qatar Airways, retirado as licenças aos trabalhadores e dado 48h para sairem do país.

JGonzo

  • Mensagens: 249
Caros,
Como alguns foristas já disseram aqui, existe muito interesse aqui, político, geoestratégico, misturado com questões religiosas. já foi falado aqui no apoio a extremistas, mas qual desses países é inocente nessa matéria? segundo especialistas nenhum deles. a grande questão é que o Qatar quer sair da esfera de influência da Arábia Saudita, é só voltarmos atrás até 2014, e esses não querem, o problema aqui é se o Qatar faz de míudo reguila e vai até as últimas consequências, ninguém sabe o que pode sair daí. as rotas da Qatar Airwyas é um problema mínimo comparado com o resto, mas acredito que eles que vivem melhor que a maioria dos mortais não quererão perder a boa vida que tem.

aviationlover

  • Mensagens: 1206
O que ouvi dizer na SICN é que o Emir é muito novo, tem 35 anos, sangue na guelra, destronou o Pai num golpe palaciano e nós sabemos que às vezes nestes cargos o ser jovem às vezes tem os seus custos, falam e têm ações que ás vezes esticam a corda e depois dá nisto, agora dizem que a agencia noticiososa que transcreveu as palavras do Emir numa cerimónia pública sofreu um ataque informático por parte de hackers, que puseram essas declarações e houve pessoas que estiveram nessa cerimónia e garantem que o Emir nem sequer falou, agora vamos lá saber o que é verdade.
Bem nesta salgalhada toda só a muito custo a Qatar Arways conseguirá sobreviver, até agora têm mantido os vôos, o problema é os passageiros começarem a fugir.

Estive a vêr no site da Qatar Airways e eles mantêm os vôos que vão começar este mês para Dublin e logo com 2 vôos logo à partida o que me supreendeu, um em Dreamliner 787 e outro vôo com A350-900, isto já estava previsto antes desta crise.
Se abrirem Lisboa como estava previsto, será em 359 ou Dreamliner?

caparica

  • Mensagens: 731
Não estou a ver porque é que a QR não há de sobreviver. Viu algumas rotas cortadas, as dos países vizinhos e as outras conseguem realizar-se razoavelmente bem e quase sem atrasos. Poderão ficar um pouco mais longas (aumentando tempo e combustível), mas dinheiro para ali abunda. Dá para aguentar a fatura dos combustíveis e até diminuir no preço das passagens, tendo em contra o maior tempo de viagem.

A TAP, A SATA, a Alitalia, ..., também iam falir e ainda aí andam.

toto1100

  • Mensagens: 6246
A Alitalia faliu duas vezes na ultima decada. Se calhar nao é o melhor exemplo para se usar.

O Qatar tem dinheiro a rodos, certo. Mas com o preço do gas natural (que é o que eles têm muito) ao preço que anda (e com tendencia para descer com o aumento da capacidade de exportaçao nos EUA), o dinheiro nao vai durar para sempre.
Nao sei como é que fazer desvios de centenas de km se conseguem fazer sem atrasos face aos horarios anteriores, mas o tempo la se calhar é contado de maneira diferente. Ou paragens para abastecer como se falou ali em cima.
E essas "algumas rotas" que falas sao qualquer coisa como 15 ou 20% da capacidade da companhia. E grande parte do backoffice da Qatar sao cidadaos dos EAU, que têm 15 dias para deixar o pais. E 200.000 egipcios trabalham no pais, muitos certamente em empresas que fornecem a Qatar e tambem tecnicamente vao ter que deixar o pais (sabe-se la como).

brunodias

  • Mensagens: 5506
Isto la para o final do mes fica tudo resolvido, claro que o qatar fica mais caladinho, porque eles não tem capacidade de mandar os outros se irem "qatar"

nunopinheiro

  • Mensagens: 6698
yeap não nutrindo particular simpatia por nenhumas das potencias regionais do oriente médio, o mais provável é que o qatar passe a andar mais caladinho, as suas intenções de ser um player regional e mais um jogador nas eternas proxie wars da região caia vitima da realidade...
« Última modificação: 06 de Junho 2017, 19:17:37 por nunopinheiro »


dsml

  • Mensagens: 119
Tudo isto tresanda a Trump por todos os lados.
Enviou toda uma armada do mais moderno que existe, incluindo os sumptuosos porta-aviões, aviões etc. para a exposição no stand do mar do Japão sobre o pretexto de uns exercícios em conjunto com a Coreia do Sul, para afrontar o menino gordo (arraçado de porquinho da índia) que estava a brincar às guerras com uns brinquedos novos que tinha comprado.

Quando viram que o menino gordo estava a brincar com uns grandes supositórios e que estes lhe podiam estragar toda a sua exposição, bateram em retirada a dizer que já tinham concluído todos os testes.

De permeio e depois da exposição feita, o sr.Trump aproveitou para ir vender.
Primeiro país a ser visitado, Arábia Saudita pois claro, 110 mil milhões de armamento.
Depois disse, agora vão brincar às guerras para se entreterem.

Foi o que fizeram, reuniram todos os seus sobrinhos e enteados e disseram-lhes, amanhã vamos fechar o Qatar, porque se está a portar mal, está a ficar muito ocidentalizado. Assim tão cedo ele não vai poder sair de casa.
 As mulheres podem conduzir, também já podem votar até já vão às compras sozinhas. Para além do mais as mulheres estrangeiras andam com grandes decotes, de calções e muito curtos e os braços ao léu.... vejam lá...
O sr. Trump não sabia que aqueles senhores idosos de ar altivo e severo (arautos de toda a verdade) se iriam enganar no sobrinho (digo eu), muito provavelmente  não era aquele a que se queria referir, mas… para a realeza aquele era o enfant terrible e como era muito novo estava mesmo ali a jeito.
Deixou-o numa posição delicada, com 11.000 homens para dar de comer , até porque tinha lá instalado o maior parque militar do médio-oriente a manutenção disto vai ser complicada.
Vai ter de falar com eles.

Aonde anda a ONU?

nunopinheiro

  • Mensagens: 6698
não tendo nenhuma NENHUMA simpatia pelo trumpster,mas isto é mesmo a Arábia Saudita que se fartou. O Qatar (que não é flor que se cheire) andava a patrocinar muitos grupos nem todos do agrado de secções da manta de retalhos de poder que é a Arábia Saudita, a aproximação ao Irão foi a gota de agua.
« Última modificação: 06 de Junho 2017, 20:28:46 por nunopinheiro »


aviationlover

  • Mensagens: 1206
Tudo isto tresanda a Trump por todos os lados.
Enviou toda uma armada do mais moderno que existe, incluindo os sumptuosos porta-aviões, aviões etc. para a exposição no stand do mar do Japão sobre o pretexto de uns exercícios em conjunto com a Coreia do Sul, para afrontar o menino gordo (arraçado de porquinho da índia) que estava a brincar às guerras com uns brinquedos novos que tinha comprado.

Quando viram que o menino gordo estava a brincar com uns grandes supositórios e que estes lhe podiam estragar toda a sua exposição, bateram em retirada a dizer que já tinham concluído todos os testes.

De permeio e depois da exposição feita, o sr.Trump aproveitou para ir vender.
Primeiro país a ser visitado, Arábia Saudita pois claro, 110 mil milhões de armamento.
Depois disse, agora vão brincar às guerras para se entreterem.

Foi o que fizeram, reuniram todos os seus sobrinhos e enteados e disseram-lhes, amanhã vamos fechar o Qatar, porque se está a portar mal, está a ficar muito ocidentalizado. Assim tão cedo ele não vai poder sair de casa.
 As mulheres podem conduzir, também já podem votar até já vão às compras sozinhas. Para além do mais as mulheres estrangeiras andam com grandes decotes, de calções e muito curtos e os braços ao léu.... vejam lá...
O sr. Trump não sabia que aqueles senhores idosos de ar altivo e severo (arautos de toda a verdade) se iriam enganar no sobrinho (digo eu), muito provavelmente  não era aquele a que se queria referir, mas… para a realeza aquele era o enfant terrible e como era muito novo estava mesmo ali a jeito.
Deixou-o numa posição delicada, com 11.000 homens para dar de comer , até porque tinha lá instalado o maior parque militar do médio-oriente a manutenção disto vai ser complicada.
Vai ter de falar com eles.

Aonde anda a ONU?

Hmmm eu acho que é mais ao contrário, o País mais mais Ocidentalizado, Emirato vá, é o Dubai, já lá estive e parece que não estamos num País Árabe, na Emirates até já temos mulheres aos comandos das aeronaves Emiratis, sem os veus no cabelo e ocidentais evidentemente, já no Qatar o que me disseram não é ou não era bem assim, não sei se mudaram entretanto.

Mas convenhamos não quero ser o advogado do diabo eu não gosto do Trump mas uma coisa ele teve razão quando discursou perante os líderes Árabes, têm que ser eles os primeiros a combater o terrorismo e os extrermismos e expulsá-los, é claro que ele estava a referir-se ao EI, não pode ser os Países Ocidientais a combaterem sózinhos o EI, eles países Árabes também têm que ajudar. Mas tudo isto começou por umas supostas declarações do Emir do Qatar que não se sabe se são verdade.
Mas é claro que isto se vai resolver, por conta da maior base que o USA têm no Qatar. Ainda hoje li que o FBI está a ajudar a Policia Qatari a investigar o suposto hack da agencia de noticias que colocou as supostas declarações do Emir.
« Última modificação: 06 de Junho 2017, 21:01:45 por aviationlover »


brunodias

  • Mensagens: 5506
Tudo isto tresanda a Trump por todos os lados.
Enviou toda uma armada do mais moderno que existe, incluindo os sumptuosos porta-aviões, aviões etc. para a exposição no stand do mar do Japão sobre o pretexto de uns exercícios em conjunto com a Coreia do Sul, para afrontar o menino gordo (arraçado de porquinho da índia) que estava a brincar às guerras com uns brinquedos novos que tinha comprado.

Quando viram que o menino gordo estava a brincar com uns grandes supositórios e que estes lhe podiam estragar toda a sua exposição, bateram em retirada a dizer que já tinham concluído todos os testes.

De permeio e depois da exposição feita, o sr.Trump aproveitou para ir vender.
Primeiro país a ser visitado, Arábia Saudita pois claro, 110 mil milhões de armamento.
Depois disse, agora vão brincar às guerras para se entreterem.

Foi o que fizeram, reuniram todos os seus sobrinhos e enteados e disseram-lhes, amanhã vamos fechar o Qatar, porque se está a portar mal, está a ficar muito ocidentalizado. Assim tão cedo ele não vai poder sair de casa.
 As mulheres podem conduzir, também já podem votar até já vão às compras sozinhas. Para além do mais as mulheres estrangeiras andam com grandes decotes, de calções e muito curtos e os braços ao léu.... vejam lá...
O sr. Trump não sabia que aqueles senhores idosos de ar altivo e severo (arautos de toda a verdade) se iriam enganar no sobrinho (digo eu), muito provavelmente  não era aquele a que se queria referir, mas… para a realeza aquele era o enfant terrible e como era muito novo estava mesmo ali a jeito.
Deixou-o numa posição delicada, com 11.000 homens para dar de comer , até porque tinha lá instalado o maior parque militar do médio-oriente a manutenção disto vai ser complicada.
Vai ter de falar com eles.

Aonde anda a ONU?

Honestamente não vejo nada disso
A parte da coreia do norte não tem nada haver com isso escrito, o exercicio tinha data de começo e de fim, não foi 1 do vamos fugir como pretendes pintar

E nesta parte do globo os estados unidos tem ali 1 base enorme, que segundo disseram aqui no topico é a maior do medio oriente, alem de que a força aerea do qatar tambem usa varios aparelhos e armamento americano
Se fosse para isolar o irão eu ia nessa conversa, agora para isolar 1 aliado???

Ali é a arabia saudita a puxar dos galões para se manter como o "presidente" da zona

A mim espanta-me que se critique tanto o trump, ou trampas ou o que lhe quiserem chamar, mas até agora eu não vi muito de mal na sua governação, alias tirando a parte do clima o que ele vai dizendo é algo que ai 80% das populações de certos paises querem, incluindo portugal, mas que não dizem para serem politicamente correctos

dsml

  • Mensagens: 119
Todos concordamos que são eles que têm que fazer alguma coisa, para tentar erradicar o terrorismo e radicalismo islâmico,  (eles, Arábia Saudita), afinal dos 19 terroristas do 11 Set, 15 eram sauditas.
Não há muito tempo foi lá que prenderam 2 Emiratis, por acharem que eram demasiadamente bonitos.
Qualquer cidadão nacional ou não, é perseguido pela policia religiosa.

Quanto ao Dubai, só lá estive uma vez e o resto só conheço à distância.

Quanto ao Qatar, sim mudou bastante nos últimos anos, nomeadamente as mentes mais abertas.
Mulheres ao volante de aviões, tem várias e quase em todas as frotas, desde B777 a A320. A380 não sei.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
1049 Visualizações
Última mensagem 09 de Junho 2014, 15:50:47
por dsml
46 Respostas
8524 Visualizações
Última mensagem 01 de Março 2015, 23:08:20
por zema
9 Respostas
2740 Visualizações
Última mensagem 09 de Junho 2014, 11:11:22
por ClearedForTakeOff
1 Respostas
966 Visualizações
Última mensagem 03 de Fevereiro 2017, 12:18:44
por Tiago Maia
0 Respostas
677 Visualizações
Última mensagem 03 de Novembro 2018, 08:47:59
por ClearedForTakeOff

Total 96+0=96 ms, db 0 ms, php 96 ms