Tomás Ribeiro

O 777x é um avião com 1 mercado muito pequeno, porque o tempo dos grandes aviões já se foi

Quanto ao sucessor do 737 e a320, ainda vai demorar, porque a nivel de motores a evolução tem sido pequena
Permita-me discordar na parte do mercado pequeno. O B777X vem substituir os B777 "normais" que por si só já é um mercado considerável mas também vem substituir os restos do B747 e quem sabe alguns a380. A era dos aviões gigantes não está a chegar ao fim, simplesmente já não será um mercado com muito potencial de crescimento. Porque não se enganem. Vamos precisar destes monstros mesmo com a malta a andar de A321 LR para todo o lado.

CS-TUK

Ok, Tomás! Já percebi onde queres chegar e até tens razão, embora do ponto de vista de um financeiro ou de quem percebe qualquer coisa de Indústia num sentido mais amplo... Até parece que estavas a falar de outra coisa!... :) Mas, razões ambientais, económicas e outras de segurança vão levar a que os aviões evoluam!... Pode é ser uma evolução lenta, porque no fim do dia um avião pode voar 35 ou mais, depende! Bom fim-de-semana!... :)

Tomás Ribeiro

Ok, Tomás! Já percebi onde queres chegar e até tens razão, embora do ponto de vista de um financeiro ou de quem percebe qualquer coisa de Indústia num sentido mais amplo... Até parece que estavas a falar de outra coisa!... :) Mas, razões ambientais, económicas e outras de segurança vão levar a que os aviões evoluam!... Pode é ser uma evolução lenta, porque no fim do dia um avião pode voar 35 ou mais, depende! Bom fim-de-semana!... :)
Nem mais os aviões vão evoluir. A questão é até que ponto se pode evoluir com uma "plataforma" pensada nos anos 60 e nos anos 80. Um dia chegaremos ao limite e aí vai compensar mudar de avião tal é a poupança que se vai poder ter com um avião totalmente novo.

brunodias

O 777x é um avião com 1 mercado muito pequeno, porque o tempo dos grandes aviões já se foi

Quanto ao sucessor do 737 e a320, ainda vai demorar, porque a nivel de motores a evolução tem sido pequena
Permita-me discordar na parte do mercado pequeno. O B777X vem substituir os B777 "normais" que por si só já é um mercado considerável mas também vem substituir os restos do B747 e quem sabe alguns a380. A era dos aviões gigantes não está a chegar ao fim, simplesmente já não será um mercado com muito potencial de crescimento. Porque não se enganem. Vamos precisar destes monstros mesmo com a malta a andar de A321 LR para todo o lado.

O que não falta é companhias a usar por exemplo o 787 para retirar os 747, e o novo 777x é maior que os 77w, e algum desse mercado vai ficar nos a350 e também 787

VNE

Eu acho que a Boeing em vez de perder tempo com esse 797 devia apostar num novo NB. O B737 tem problemas fundamentais que deviam ser resolvidos IMO...

Esse novo NB seria capaz de cobrir o espaço do A321 LR e co.

Eu acho que é exatamente isso que estão a fazer. Os desenhos da secção tornados públicos são entretenimento.

Tal como aqui já foi dito, o design do B737 já deu as últimas.
« Última modificação: 03 de Fevereiro 2019, 10:25:56 por VNE »

New Engine Option

O B777X para o mercado pequeno??? Discordo totalmente... Esse modelo vai substituir futuramente A340's, B777's, B747's e A380's... Não é certamente um mercado pequenino mesmo. E quem pensa que os grandes WB's têm o fim à vista, desenganem-se. A tendência não é acabarem. É aumentarem dada a explosão que está perspectivada para a viação comercial nas próximas décadas. Na minha opinião, com o maior e maior constrangimento a nível de slots futuramente, será uma avião bem requisitado. E o mesmo seria do A380 se este não tivesse surgido cedo, muito cedo mesmo.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2019, 12:47:38 por New Engine Option »

Cebola

Sim, o 380 poderá estar até condenado com a Emirates agora a reformular ecomendas, em principio a favor do 350. o 777x ganhou mais uns pontos em detrimento do 787 pelo que parece. a grande novidade patra mim é a Emirates estar interessada no 330neo o que poderá fazer sentido para muitas das suas rotas mais curtas, digo eu.

nunopinheiro

Depende muito, Neo e o melhor exemplo é a TAP. os mega widebodies parece que tem dificuldade em encher. desde o lançamento do A380 o volume de tráfego global triplicou, no entanto o mercado do A380 não apareceu. o problema é que em vex de mega hubs temos visto o incremento do ponto a ponto e "pequenos" hubs regionais com maior capacidade intercontinental. AKA lisboa com a TAP um exemplo disso...
A TAP não precisa de um B777X ou mesmo de A350-1000... As pessoas preferem frequências a capacidade.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2019, 14:11:02 por nunopinheiro »

New Engine Option

A TAP não precisa desse tipo de equipamentos porque ainda não tem um hub, volume de passageiros e de rotas que o justifiquem. Assim que o justifiquem, não tenha dúvidas que avançará para o A350. Paralelamente, recordo que a renovação da frota da TAP de NB deixou o A319 e está a ser substituída maioritariamente por A321. Também em WB foi escolhida a versão -900, que equivale à versão -300 e não -200, pelo que também há aumento de lugares disponíveis. Ou seja, está-se a optar por aparelhos maiores porque o aeroporto está congestionado e o crescimento não pára nem pode parar. E, internamente, face ao que está perspectivado, os rumores a propósito do A350 continuam.
O que se sabe é que a aviação civil está a explodir e até 2030 quase duplicará de tamanho. Isto trará problemas às companhias aéreas e aos aeroportos, onde o espaço atualmente já não abunda. Por isso digo os mega-hubs surgirão (os novos de Istambul, Pequim e do Dubai são bons exemplos disso) e que a procura por grandes equipamentos, como o B777x e A380, se este sobreviver até lá, crescerão bastante. São modelos úteis em rotas chave e que podem dar respostas a problemas causados pelo facto de as companhias não conseguirem aumentar as suas frequências em alguns aeroportos.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2019, 14:25:44 por New Engine Option »

toto1100

Nada a ver a questao do A321 vs. A319 e do A330-900 vs -800. A preferencia por avioes maiores na mesma gama de aparelhos tem a ver com estes terem praticamente os mesmos custos totais a operar, por isso dificilmente compensa um aparelho mais pequeno, pois qualquer pax a mais é lucro.

nunopinheiro

NEO Pois mas desde o lançamento do A380 o mercado global ja triplicou, e mesmo assim...
Exemplo tem tráfego para encher um A380 num voo diário, mas pelo mesmo custo mete dois A330 com horários diversos, o que é que é mais apetecível para o cliente??? e logo comandara um preço mais elevado por bilhete?
E sim o Dubai é um caso a parte ver a sua utilização massiva dos A380, quase que sem querer provou o meu ponto, tirando Esse caso especifico (mega hub mundial para voos intercontinetais) tudo o resto tem abdicado do gigantes aviões em troca de aparelhos mais pequenos.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2019, 14:29:00 por nunopinheiro »

New Engine Option

Nada a ver a questao do A321 vs. A319 e do A330-900 vs -800. A preferencia por avioes maiores na mesma gama de aparelhos tem a ver com estes terem praticamente os mesmos custos totais a operar, por isso dificilmente compensa um aparelho mais pequeno, pois qualquer pax a mais é lucro.

Depende da perspectiva. Se analisar companhias como a Emirates que trocaram o A330 por outros modelos significativamente maiores, já lhe fará sentido aquilo de que falo.

New Engine Option

NEO Pois mas desde o lançamento do A380 o mercado global ja triplicou, e mesmo assim...
Exemplo tem tráfego para encher um A380 num voo diário, mas pelo mesmo custo mete dois A330 com horários diversos, o que é que é mais apetecível para o cliente??? e logo comandara um preço mais elevado por bilhete?
E sim o Dubai é um caso a parte ver a sua utilização massiva dos A380, quase que sem querer provou o meu ponto, tirando Esse caso especifico (mega hub mundial para voos intercontinetais) tudo o resto tem abdicado do gigantes aviões em troca de aparelhos mais pequenos.

Concordo com o que diz, mas isso não significa que o que se verifica atualmente que se verificará daqui a dez, vinte, trinta anos. Por isso disse que o A380 surgiu cedo demais. Muito cedo mesmo. Mas quando as companhias se verem impedidas de aumentar frequências, que vão elas fazer? Deixar de voar ou apostar em modelos maiores? Veremos.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2019, 14:30:44 por New Engine Option »

nunopinheiro

Neo a Emirates opera um mega HUB mundial apoiadao sobre muito capital injectado num aeroporto com slots limitadas, eles Tiveram de optar por uma frota de mega aparelhos.

Neo eu tambem gostava e concordava consigo antigamente. mas acho que me enganei. ponto a ponto e cada vez mais hubs regionais a justificarem rotas antes impossíveis. Com aparelhos menores parece ser o grande impulsionador do mercado global.

Um A380 com menor range e menor asa poderia fazer sentido na china no futuro, mas isso é outro aparelho.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2019, 14:33:22 por nunopinheiro »

toto1100

Depende da perspectiva. Se analisar companhias como a Emirates que trocaram o A330 por outros modelos significativamente maiores, já lhe fará sentido aquilo de que falo.

Nao, nao faz, porque tal como disse isso é um assunto completamente diferente da questao A321 vs A319 e A330-900 vs. -800.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
2199 Visualizações
Última mensagem 28 de Março 2014, 15:30:52
por jopeg
0 Respostas
776 Visualizações
Última mensagem 14 de Fevereiro 2014, 15:46:12
por melgakpica