nunopinheiro

Nos primeiros 5 meses deste ano (2017) tivemos em Lisboa crescimentos de tráfego na ordem dos 22%,  J-21,6%   F-20,0%   M-21,9%   A-30,4%   M-18,7%, para um total de pax a rondar os 9.7 Milhões de pax, usando algumas estimativas com base no crescimento do ano passado bem como comportamento histórico da curva, temos que no fim deste ano Lisboa devera transportar perto dos 26 Milhões de pax.

Boa parte deste crescimento deve-se parece-me a uma franca melhoria das taxas de ocupação da TAP, mas não tenho muitos números para o consubstanciar, mas a melhoria da % de mercado da TAP em Lisboa parece indicar isso...

Pergunta até quando? para la da limitação da estrutura aeroportuária, onde esta o limite para a procura para o destino Lisboa e da Cidade para tanto Turista.

O mesmo se pode dizer para as restantes estruturas aeroportuárias nacionais, que se encontram em diferentes fazes deste crescimento. mas crescimentos a 2 dígitos não são nem devem ser eternos.  J-21,7%   F-19,0%   M-16,8%   A-27,9%   M~18,0%

Quando é que em vossa opinião se iniciará um processo de consolidação de crescimento?
« Última modificação: 27 de Junho 2017, 11:32:37 por nunopinheiro »

manfas

Há um número de fatores que tem levado a que isto aconteca.  Diria que o crescimento a 2 digitos é conjectural. Acredito que portugal cresceria no turismo mas nao a 20%.  Conjectural pois o Norte de África continua instável. O Egipto por exemplo tem numeros de turistas comparaveis a 2002, a Turquia a 2005.

Existe tambem uma estratégia sustentada do governo portugues para promover o destino Portugal. Alia-se ainda o facto de os precos serem convidativos. O maior problema aqui é uma bolha no turismo. Aumento exponencial do numero de camas, baixando ou fazendo manter o preco até a bolha rebentar, isto é, uma estabilizacao de um numero de destinos concorrentes, a 3-4 horas do centro da europa que oferecerao precos mais competitivos e nao permetirao taxas de crescimento de 20%. O importante penso eu é comecar a consolidar e nao massificar o destino porque devemos e podemos apostar na qualidade do destino Portugal.

Respondendo à pergunta, depende da estabilizacao desses paises, alguns deles já estao a praticar descontos agressivos. O importante é fazer com que estes turistas, muitos que visitam pela primeira vez, tenham uma boa experiencia e repitam. Se nao acontecerem fatores imprevisiveis, ataque terroristas, calamidades naturais, é expectavel que este crescimento esgote a capacidade do aeroporto de Lisboa. A nível de qualidade e eficacia para o passageiro já estamos como estamos em alturas mais criticas como o Verao. É possivel ainda aumentar o numero de passageiros mas a que preco?

LXwing

Citação
Aeroporto de Lisboa receberá este ano 27 milhões de passageiros

O presidente da Comissão Executiva da ANA – Aeroportos de Portugal, Carlos Lacerda, revelou que a empresa gestora dos aeroportos nacionais recusou, no ano passado, voos que poderiam trazer a Lisboa mais de 400 mil passageiros devido às limitações do aeroporto da capital, situação que se pode agravar este ano, uma vez que devem ser recusados voos com cerca de dois milhões de passageiros.
Carlos Lacerda disse na segunda-feira, dia 17 de julho, durante o debate parlamentar sobre o novo aeroporto de Lisboa que a estrutura aeroportuária lisboeta tem 90% dos slots ocupados, noticia o ‘Jornal de Negócios’.
O presidente executivo da ANA explicou  que, nos últimos quatro anos, o aeroporto de Lisboa registou um crescimento de 7,2 milhões de passageiros, quando nos oito anos anteriores tinha sido de apenas 4,6 milhões, fasquia que deve ser elevada este ano, visto que se prevê que a infraestrutura receba mais cerca de cinco milhões de passageiros.
Carlos Lacerda falou ainda do recorde de 651 voos num dia, registado a 25 de Maio de 2014, data da final da Liga dos Campeões em Lisboa, e revelou que “este ano vamos ter dois meses acima desse máximo histórico”.
O responsável indicou que o aeroporto de Lisboa espera receber, este ano, 27 milhões de passageiros, depois de, em 2016, terem passado pela infraestrutura aeroportuária da capital 22,4 milhões de passageiros.
Presente no mesmo debate esteve também o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, para quem a construção de um novo aeroporto “deixou de ser urgente e transformou-se numa emergência”.
“Compete-nos evitar estrangulamentos económicos, das empresas e da mobilidade dos cidadãos”, afirmou o governante, sublinhando que o aeroporto de Lisboa atingiu em 2016 os 22,4 milhões de passageiros, “seis anos antes do previsto”.
Fonte: https://newsavia.com/aeroporto-de-lisboa-recebera-este-ano-27-milhoes-de-passageiros/

Parece que o potencial de crescimento natural não está para abrandar... 27 milhões este ano, nos próximos será necessariamente mais. Não é só a TAP a crescer, é todo o mercado. O estrangulamento actual do Humberto Delgado está a impedir parte do crescimento possível. A capacidade actual está quase esgotada, embora ainda dê para crescimento a dois dígitos em época baixa. Em 2018 terá de haver abrandamento do crescimento, por força do referido estrangulamento.
Pergunto-me onde andarão aqueles políticos visionários que, há meia dúzia de anos, afirmavam ufanos que o novo aeroporto de Lisboa era na Portela, na conclusão de mais uma fase de expansão.
Pensar pequenino tem destes problemas, ser apanhado na curva da estrada... e desperdiçar milhões em receitas turísticas na altura em que o país mais precisa delas. Se ao menos se aprendesse a lição para o futuro... mas não creio.

brunodias

Isto é tudo muito subjectivo, Lisboa tem crescido imenso porque há instabilidade em outros paises, se no amanha e espero que não houver 1 atentado em Lisboa secalhar nem 20milhões temos para o ano
Isto tem tantas variaveis

toto1100

Nao me parece que o turista de fim de semana que vai a Lisboa seja propriamente sempre o mesmo que ia uma semana para a praia na Tunisia.
A Primavera Arabe tambem ja foi ha varios anos, nao pode ser a justificaçao para sempre.

Franmed

O transporte aéreo está a crescer a olhos vistos.

Não é só em Portugal

Muitas pessoas reduziram as estadias e passaram a viajar com + frequência...outras que utilizavam o transporte terrestre passaram a utilizar o meio aéreo

Melhoria da situação económica na América do Sul e África

MAIO 2017

ROUP 1:     Moscow DME (+19.1%), Moscow SVO (+17.2%), Manchester (+12.1%), Amsterdam (+8.1%) and Barcelona (+6.9%)

GROUP 2:     Antalya (+36.5%), St Petersburg (+26%), Warsaw (+22.1%),  Prague (+21.1%) and Birmingham (+19.5%)

GROUP 3:     Kiev (+28.8%), Naples (+26.6%), Keflavik (+22.8%), Faro (+16.9%) and Porto (+15.1%)

toto1100

Iam todos para Tripoli mas agora nao podem.

Por acaso hoje estive a ler uma revista da especialidade que andava aqui pelo escritorio e dizia que os mercados que mais ganharam com a Primavera Arabe em termos de atrair turistas tinham sido os EUA, Italia, Espanha, França e Turquia (que entretanto perdeu por causa dos atentados/golpe de estado). Nao falavam de Portugal uma vez que fosse em varios paragrafos que a noticia tinha (a noticia era sobre o aumento de trafego aereo e os impactos disso nos sistemas de controlo de trafego aereo).

Rex

Primeiro foi a Primavera árabe mas depois a "guerra" chegou à Europa, atentados de Paris, Nice, Londres, etc, só a cidade de Paris perdeu 1,5 milhões de turistas, é óbvio que Portugal atrai parte dessas pessoas porque é considerado dos países mais pacíficos do mundo. Reparem que nem é só turismo, muito reformado está a vir para cá de países como França (há também um regime fiscal favorável).
Claro que também não explica tudo, há um bom trabalho que foi feito a nível de promoção turística e infraestruturas mas esta explosão destes ultimo 2 anos tem sobretudo a ver com a insegurança geral. Depois forma-se um fenómeno de passa-palavra, os que vem recomendam e vem mais e mais.... junta-se a isso também o aumento acentuado da emigração durante os últimos anos, que é mais jovem do que as de antigamente e tendem a viajar com maior frequência para visitas familiares.

De qualquer forma há sempre uma lição nisto. É verdade que durante décadas se aldrabaram à grande os números da saturação da Portela para favorecer o complexo bancário-construtor (BES, Motaengis, etc,etc), mas agora acabam por ter razão (os que alertavam para a saturação) por razões erradas, e a saturação está aí. A lição é que por muito que tentemos fazer previsões do futuro, elas muitas vezes saem furadas, às vezes por coisas que nunca ninguém tinha antevisto antes, e convém de facto ter margens mais largas quando se planeam infraestruturas.
« Última modificação: 18 de Julho 2017, 21:50:50 por Rex »

toto1100

É provavel que tenha sido maior causador de perda de turistas em França o Euro 2016 do que o terrorismo (paradoxalmente, durante esses grandes eventos ha muita gente que evita visitar por causa da confusao o que faz baixar o numero total de turistas; aconteceu o mesmo em Londres em 2012 com os Jogos Olimpicos).
Em termos de transportes aereo, tanto Charles de Gaulle como Orly tiveram crescimentos em 2016, so Beauvais caiu. (Em Paris ha naturalmente muito mais turista estrangeiro a chegar de comboio e carro do que em Portugal.)

nunopinheiro

Já já aumentar a dimensão media dos aparenhos. Em seguida as obras que permitem 48 movimentos hora. Haa e o Montijo 5 anos para abrir ...santa ingracia....

Carnim

Eu cá para mim não vai haver montijo lol. Com o tempo que isto tem demorado... não sei porquê... algo me diz.

CS-TTK

• Moderador
Já já aumentar a dimensão media dos aparenhos.

Ja agora uma curiosidade minha.. na zona schengen do aeroporto de lisboa, os stands com manga (114-117 e 122-126 - e acho que me esqueci de algum) conseguem receber um A330?

mfsmm

Não. Até porque aquela taxiway A não tem clearance de asa suficiente para os heavies passarem.

Snip

Eu cá para mim não vai haver montijo lol. Com o tempo que isto tem demorado... não sei porquê... algo me diz.

Quando o projeto foi anunciado formalmente disseram que era até ao fim deste ano para concluírem todos os estudos/projeções

LXwing

O discurso parece começar a mudar...

Citação
ANA sustenta que Montijo não invalida novo aeroporto
Aeroportos de Portugal estima ter de recusar este ano voos com dois milhões de passageiros em Lisboa pela falta de capacidade no aeroporto Humberto Delgado. Carlos Lacerda considera que a solução do Montijo é a mais pragmática.
[...] a escolha do Montijo como aeroporto complementar de Lisboa nesta fase não invalida que se possa construir um novo aeroporto[...]

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/ana-sustenta-que-montijo-nao-invalida-novo-aeroporto?ref=HP_Destaquesduasnot%C3%ADcias3

Quem conseguir ler o artigo completo (é pago) que poste aqui o resto.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2235 Respostas
305767 Visualizações
Última mensagem Hoje às 05:32:07
por CS-TMT
8 Respostas
3174 Visualizações
Última mensagem 02 de Junho 2014, 17:22:01
por LisbonJet