Carnim

Lol, então estão cheios de dinheiro para gastar em investimento por cá lol....

Airliner

Isto do Portela +1 foi uma manobra para autentificarem a necessidade do novo aeroporto de Lisboa.
Felizmente, o novo aeroporto é mais do que necessário.

Carnim

E até lá?? Vao investir no montijo? hum... duvido :S. Um aeroporto nao se constroi de um dia para o outro.
« Última modificação: 19 de Julho 2017, 15:36:38 por Carnim »

nunopinheiro

Citação
"a escolha do Montijo como aeroporto complementar de Lisboa nesta fase não invalida que se possa construir um novo aeroporto"
de estranhar era dizer o contrario :D a questão é quando?, eu digo que não vou andar aqui neste planeta por essa altura :D, é que tão cedo não estou a ver Lisboa a transportar 60-80 milhoes de pax a não ser que continue a crescer a dois dígitos mais umas décadas. Num me parece credível.
« Última modificação: 19 de Julho 2017, 15:53:52 por nunopinheiro »

Rafael6

E se a ANA não estivesse a recusar voos Lisboa passaria os 30 milhões de passageiros este ano... As obras em CTA já deviam estar a andar para ontem, aliás o aeroporto já devia estar a funcionar...

nunopinheiro

30 milhões??? que tal 40??? já passou pela cabeça do pessoal que se-calhar as slots menos concorridas já vão tendo voos porque as mais procuradas estão lotadas? isto é se  abrirem mais slots não implica imediatamente mais tráfego apenas que aparelhos que agora operam slots no meio da tarde saltam para o inicio da manha..

o que se consegue ver é que para aeroporto "esgotado" tem esticado bastante bem, crescimento dos últimos 12 meses  11,0%   7,9%   11,6%   11,4%   13,5%   17,1%   21,1%   22,8%    21,6%   20,0%  21,9%     30,4%
« Última modificação: 20 de Julho 2017, 13:09:27 por nunopinheiro »

MannyV

Nuno esta ESGOTADO porque tem horas em que e bem claro que naoha espaco para mais. Ha atrasos significativos a chegada e partida de voos.
Acho que a TAP vai ter enorme dificuldade de crescer nestas circunstancias e a economia e que fica a perder.

nunopinheiro

MannyV então estão todos a nível nacional, o porto tem boa parte das slots do dia cheias tambem.
Andamos sempre com as mesmas conversas, é assim é bom para todos que o aeroporto tenha algumas horas lotadas assim distribui a sua capacidade mais uniforme-mente durante o dia e temos ganhos de produtividade da infraestrutura, para la desse ponto temos a capacidade de operar em vez dos 40 movimentos hora 48 mais 20% de capacidade, e a TAP pode tirar por exemplo os ATR e Embraer por A321 que mais que duplica a sua capacidade, nessas slots...e não assim tão poucas.
Senão pode a ANA começar a cobrar mais por slot e menos por tipo de aparelho, com resultados semelhantes...
« Última modificação: 20 de Julho 2017, 17:32:15 por nunopinheiro »

toto1100

Txiii, introduzir racionalidade economica nos preços dos slots?! A seguir vais buscar bruxos à Guine estou a ver.

toto1100

Eu sou daqueles que tenho tendencia a preferir o novo aeroporto em vez do +1. Mas agora nao me venham com a conversa que a Portela esta tao ma tao ma e que a TAP esta a ter problemas, quando essa mesma TAP encheu (calma, estou a exagerar!) o aeroporto de turboprops.
Olhem por eles abaixo primeiro antes de virem criticar. A TAP, naturalmente, faz o que acha melhor para o seu negocio (e fazem muito bem em faze-lo). Mas nao podem depois fazerem-se de virgens ofendidas e fazer de conta que sao os "outros" que estao a levar a Portela à ruptura por causa das suas decisoes.

nunopinheiro

Claro que não e já por varias vezes aqui referi que se a alguem interessa esta solução do +1 é a TAP, porque assim fica com uma infraestrutura que consegue lotar e adequar a sua capacidade de investimento na frota, limitando assim a concorrência. Novos grandes aeroportos que provavelmente teriam muito mais slots para todas as lowcost deste planeta era o fim da TAP no seu mercado de eleição Lisboa.
Fonix até parece que quem manda na TAP ja não veio basicamente dizer isto cá para fora...não é preciso ser um génio para perceber a confluência de interesses, entre TAP e ANA e mesmo a Lowcost neste caso.
« Última modificação: 20 de Julho 2017, 17:51:39 por nunopinheiro »

brunodias

Se o aeroporto esta esgotado quer dizer que a tap vai meter cerca de 5 aviões que vão entrar na frota no Porto?? em Faro?
É que se o aeroporto esta esgotado a tap não vai conseguir meter os aviões em Lisboa

eascensao

Existe, contudo, um grande problema ...

Quando, há uns anos, se falava de construir o NAL em Alcochete, era possível iniciar a construção planeada de uma nova infraestrutura que fosse compatível com a Portela, que operasse em conjunto com a Portela e que numa primeira fase começasse a receber o que agora se fala em ir para o Montijo sendo que quando definitivamente pronta se mudaria para aí toda a operação.
Só que essa janela de oportunidade perdeu-se ... e para fazer face rápidamente à procura a solução passa pelo Montijo.

Mas Alcochete e Montijo não são compatíveis ...
Assim se se avançar com Alcochete a construção deste tem de estar num ponto em que ofereça capacidade igual ou superior à oferecida pelo Montijo para se poder passar a operar com Portela e Alcochete em vez de Portela e Montijo ...

Só que isso significaria começar já a adaptar o Montijo e começar já a construir Alcochete ...
E €€€ ?

nunopinheiro

Citação
"Aeroporto de Lisboa ultrapassa em Agosto os 17,5 milhões de passageiros com aumento de quase três milhões....
Esse total, por sua vez, representa um crescimento em 15,4% ou 363,8 mil passageiros face a Agosto de 2016."

Impressionante, seria de esperar que agosto já mostra-se sinais claros de exaustão de capacidade. estes números indicam que o aeroporto ainda tem muita capacidade bem mais que a que conjeturava por aqui.
« Última modificação: 12 de Setembro 2017, 12:36:42 por nunopinheiro »

Bremem

Nuno Pinheiro, tem passado pelo aeroporto de Lisboa ultimamente ?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2235 Respostas
305763 Visualizações
Última mensagem Hoje às 05:32:07
por CS-TMT
8 Respostas
3174 Visualizações
Última mensagem 02 de Junho 2014, 17:22:01
por LisbonJet