aviationlover

Tem sentido, os "folow me" devem estar a pedir que o APIS não se avarie se não seria um cabo de trabalhos para adivinhar onde colocar o trem do nariz das aeronaves sem as marcações no chão.

aviationlover

Foi dito à tempos que as obras no aeroporto de Lisboa iam começar agora em Setembro ou Outubro, sempre se confirmam?

Faro1910

• És de Faro, és Farense

Tomás Ribeiro

E se o aeroporto saísse de Lisboa?

https://sol.sapo.pt/artigo/663814/e-se-o-aeroporto-saisse-de-lisboa-
What's new? Um artigo com aquilo que já se repetiu aqui 155 vezes. Moving on...
Btw queria ver provado que é o aeroporto que mais pessoas afeta na Europa. Cheira me a mais uma a ver se cola... E não é o Acácio desta vez...

nunopinheiro

Se o aeroporto saísse de lisboa, Lisboa perdia competitividade e nos tínhamos mais uma conta para pagar.
De resto nem tudo seria mau uma outra QQ região ganharia competitividade ruído e trânsito.
E pronto é isso..

Agora se objectivo é servir a população da grande Lisboa então onde está nem é muito mau..

Tomás Ribeiro

Não sei se se recordam da pequena discussão aqui acerca do prolongamento do U até à cabeceira da 21, bem encontrei isto numa tese de mestrado sobre expansão de aeroportos (tema fascinante eu sei). Tese de 2008.

"Em 2004, um estudo encomendado à PARSONS-FCG, com base em simulação SIMMOD™, definiu os picos de capacidade da Portela em 42 mov/hr para a pista "03" e de 35 mov/hr para a pista "21" (excepto em condições LVO), como se pode observar na Fig. 39. Concluiu-se, ainda, que num cenário com um caminho de circulação paralelo completo até à cabeceira da pista "21", a capacidade da pista elevar-se-ia facilmente para 39 mov/hr. Nas conclusões desse estudo vem lá recomendada a não conclusão do caminho de circulação "Uniform", paralelo, a menos que o aeroporto continuasse operacional até após 2020 para assegurar o retorno do investimento (ROI). "

aviationlover

Segundo me disseram que com a obras no Aeroporto de Lisboa, irá ser construida uma nova torre e que não ficará no sitio atual, para vocês em que sitio é que fará mais sentido a localização da torre?
Para mim o sitio mais adequado seria ao meio do aeroporto, isto é, junto aos novos piers que irão ser construidos.

Tomás Ribeiro

Essa parece me ser a melhor localização. Numa das pontas dos novos piers.

aviationlover

Nas pontas sim entre os 2 piers à semelhança de Madrid em que a torre está mesmo encostada ao Terminal 4 satelite que fica no meio do Aeroporto.
« Última modificação: 18 de Setembro 2019, 15:13:38 por aviationlover »

AECM

Segundo me disseram que com a obras no Aeroporto de Lisboa, irá ser construida uma nova torre e que não ficará no sitio atual, para vocês em que sitio é que fará mais sentido a localização da torre?
Para mim o sitio mais adequado seria ao meio do aeroporto, isto é, junto aos novos piers que irão ser construidos.

Ou do outro lado da pista (Oeste) onde estão um antigo radar primário e o actual radar de solo

AECM

Não sei se se recordam da pequena discussão aqui acerca do prolongamento do U até à cabeceira da 21, bem encontrei isto numa tese de mestrado sobre expansão de aeroportos (tema fascinante eu sei). Tese de 2008.

"Em 2004, um estudo encomendado à PARSONS-FCG, com base em simulação SIMMOD™, definiu os picos de capacidade da Portela em 42 mov/hr para a pista "03" e de 35 mov/hr para a pista "21" (excepto em condições LVO), como se pode observar na Fig. 39. Concluiu-se, ainda, que num cenário com um caminho de circulação paralelo completo até à cabeceira da pista "21", a capacidade da pista elevar-se-ia facilmente para 39 mov/hr. Nas conclusões desse estudo vem lá recomendada a não conclusão do caminho de circulação "Uniform", paralelo, a menos que o aeroporto continuasse operacional até após 2020 para assegurar o retorno do investimento (ROI). "

Prolongar o U até à cabeceira da 21 implica mover o Glide da RW21 e isso tem implicações e possíveis restrições
« Última modificação: 18 de Setembro 2019, 15:26:29 por AECM »

aviationlover

Ou do outro lado da pista (Oeste) onde estão um antigo radar primário e o actual radar de solo

À primeira também pensei nesse local, é naquele local onde está um radar desativado todo enfurregado não é? o radar de solo continua junto á 2ª circular ou estou enganado?
« Última modificação: 18 de Setembro 2019, 15:31:25 por aviationlover »

AECM

À primeira também pensei nesse local, é naquele local onde está um radar desativado todo enfurregado não é?

Sim, nessa zona. O radar de solo está mais a norte do radar enferrujado, o que está junto à 2º circular é o actual radar secundário.
« Última modificação: 18 de Setembro 2019, 15:35:02 por AECM »

Tomás Ribeiro

Prolongar o U até à cabeceira da 21 implica mover o Glide da RW21 e isso tem implicações e possíveis restrições
AECM podia explicar um bocadinho melhor?

AECM

AECM podia explicar um bocadinho melhor?

O sistema ILS é composto por um Localizer (indica o heading da pista no plano horizontal) e um Glide Slope (indica o caminho e ângulo de descida correcto no plano vertical para tocar na pista). O Localizer está instalado na cabeceira oposta à de toque, ou seja, o Localizer da 21 está na cabeceira da 03 e vice versa. O Glide está instalado na lateral da zona de toque de cada pista, no caso da 21 fica na zona onde passaria a extensão do U o que fazia com que tivesse de ser movido porque tem uma área crítica e sensível onde o terreno tem de ser modelado e sem obstáculos. É possível fazer a mudança mas tem custos e limitações acrescidas ainda por mais na pista do aerporto com a maior categoria de ILS.
« Última modificação: 18 de Setembro 2019, 15:43:08 por AECM »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2318 Respostas
327458 Visualizações
Última mensagem 13 de Outubro 2019, 12:04:24
por padilhasantos
8 Respostas
3238 Visualizações
Última mensagem 02 de Junho 2014, 17:22:01
por LisbonJet