eascensao

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Uma 03L com eixo nos actuais S e uma 03R com eixo nos actuais U, pressupondo os prolongamentos do S e do U, não teriam espaçamento suficiente para operação independente ou simultanea. A somar a esse facto todo o tráfego a operar na 03L teria de cruzar a 03R. O aumento de capacidade não seria assim tão evidente ...

Mas o prolongamento do U está previsto ... para que quem aterra na 03 e não consiga sair no actual RET ou no U5 possa vir a sair mais trade mas sem ser no final da pista e para que quem descola na 21 possa ter um comprimento de pista superior ao actual disponivel a prtir da intersecação com o U5 sem ter de cruzar a pista de serviço ...

CS-TMT

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Depois da minha questão anterior fui ver "a olho" no Google Maps (com a ferramenta de medição)a distância entre as pistas de SFO e as de uma hipotética 03L/R em Lisboa nos moldes que eu tinha pensado e vi que de facto SFO seria inferior, mas... Esqueci-me que de facto Poderia haver legislação divergente nesse aspecto entre EUA e Europa.
Seja como for, agradeço imenso a explicação, que acho que melhor seria difícil! Obrigado também ao Eduardo pela "achega" aqui no final, na resposta imediatamente antes desta minha.
REG/CSTMT SEL/LRDQ OPR/LXR

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PlanePictures
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Tomás Ribeiro

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Já para não falar de que não saía propriamente barato diga se de passagem. Uma pista não é feita da mesma maneira que uma simples táxi way. Lá está é uma ideia possível mas que francamente não vale muito a pena pelas complicações que ia trazer em taxi ways e pela questão muito bem colocada que é onde é que a gente vai meter tanto avião... Na Portela a Ana não vai inventar muito mais do que aquilo que já está planeado e que já vai durar uns bons anos. Só queria era mesmo saber o que raio é que eles tencionam fazer nas partidas e nas chegadas que não vão aguentar muito mais. Talvez outra zona de partidas e chegadas noutr local? Não sei é onde...

AndreMP

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Hoje ao verificar o AIP publicado há um mês, reparei que na pista 03 de LPPT o ILS sofreu um "upgrade" para CAT II/III, alguém sabe-me confirmar se tal só aconteceu em Setembro ou já foi antes?

caparica

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Julgo que já explicaram isto aqui da seguinte forma:

O ILS é e sempre foi apenas CAT II, apesar de as indicações dizerem CAT II/III

AvGeekDiogo

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Não creio que seja isso Caparica, o AIP indica que a 03 tem mesmo uma nova categoria de ILS..


CS-TMT

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Hoje ao verificar o AIP publicado há um mês, reparei que na pista 03 de LPPT o ILS sofreu um "upgrade" para CAT II/III, alguém sabe-me confirmar se tal só aconteceu em Setembro ou já foi antes?
Só em Setembro ;) dia 13 se não me engano. No entanto os procedimentos LVO ainda não estão disponíveis.
O NOTAM aqui referido é de 10 de Outubro, mas desde 13 de Setembro já houve outros com o mesmo conteúdo, com prazos diferentes.

Citação de: DINS - Defense Internet NOTAM Service
A4048/18 - LOW VISIBILITY OPERATIONS PROCEDURES (LVP) RWY 03 IN USE NOT
AVAILABLE. 10 OCT 22:16 2018 UNTIL 31 OCT 23:59 2018 ESTIMATED. CREATED: 10
OCT 22:17 2018

caparica

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Não creio que seja isso Caparica, o AIP indica que a 03 tem mesmo uma nova categoria de ILS..



Ok. obrigado pela informação.

eascensao

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O equipamento do ILS da Pista 03 (Localizer e Glide Path) sempre foi um equipamento apto para CAT III.
O procedimento de aproximação por instrumentos à Pista 03 baseado no ILS é que só estava publicado/certificado para CAT I.
Depois de algum investimento, testes e certificação foi agora publicado um procedimento de aproximação por instrumentos à Pista 03 baseado no ILS com certificação/categoria/mínimos CAT III.

Tomás Ribeiro

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Mas para ser categoria III não era preciso ter um "terreno plano" em frente à cabeceira da pista como na 21 de LIS? Alguém me pode esclarecer?

Jorge78

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Se está certificado é porque cumpre os requisitos.

CS-TMT

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E tem. A soleira da pista foi deslocada julgo que 90m. A deslocação não foi tão grande provavelmente porque não tem aquele "precipício" ali imediatamente antes do início da pista como tem a 21.
Já agora, Eduardo, uma curiosidade, se puder responder: o que falta para estar tudo completo para operação em LVO? Ali no NOTAM que transcrevi diz que os procedimentos LVP não estão disponíveis. O que falta para estar tudo concluído?

Tomás Ribeiro

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Mas deslocaram a soleira mais um pouco quando instalaram o cat III ou deixaram na onde estava?
Se for a primeira Então a pista 03/21 de threshold a threshold agora deve ter mais ou menos 3000 metros? Está ligeiramente mais piquena. Se bem que não interessa para nada quase
« Última modificação: 17 de Outubro 2018, 07:47:03 por Tomás Ribeiro »


AvGeekDiogo

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E tem. A soleira da pista foi deslocada julgo que 90m. A deslocação não foi tão grande provavelmente porque não tem aquele "precipício" ali imediatamente antes do início da pista como tem a 21.
Já agora, Eduardo, uma curiosidade, se puder responder: o que falta para estar tudo completo para operação em LVO? Ali no NOTAM que transcrevi diz que os procedimentos LVP não estão disponíveis. O que falta para estar tudo concluído?

Segundo o que um piloto da TAP me disse tem haver com o sistema de luzes de aproximação que não está completo para a categoria, dai LVP ainda não ser possível. É a mesma razão do porque de quando só havia CAT1, os mínimos de RVR serem maiores devido a essa mesma falta de luzes suficientes.

eascensao

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A Pista 21 tem uma soleira deslocada 500m e uma distância declarada para aterragem de 3205 m.
A Pista 03 tem uma soleira deslocada   90m e uma distância declarada para aterragem de 3617 m.
Ambos os valores constam do AIP Portugal em página datada de 30 de Março de 2017 e não estão assinalados como alterações nessa data pelo que serão anteriores à mesma.

Os LVP ("Low Visibility Procedures") para a Pista 03 não estão ainda disponíveis por uma questão relacionada com a iluminação.



Já agora ...

Pista 03 :
- LDA ("Landing Distance Available") : 3617 m
- TORA ("Take Off Run Available") a partir da intersecção com o M : 3705 m
- TORA ("Take Off Run Available") a partir da intersecção com o N : 3631 m
- TORA ("Take Off Run Available") a partir da intersecção com o P : 3007 m
Pista 21 :
- LDA ("Landing Distance Available") : 3205 m
- TORA ("Take Off Run Available") a partir da intersecção com o S : 3805 m
- TORA ("Take Off Run Available") a partir da intersecção com o U : 2410 m

Pista 35 :
- LDA ("Landing Distance Available") : 2250 m
- TORA ("Take Off Run Available") a partir da intersecção com o K : 2400 m
- TORA ("Take Off Run Available") a partir da intersecção com o M : 2100 m
Pista 17 :
- LDA ("Landing Distance Available") : 2315 m
- TORA ("Take Off Run Available") : 2315 m

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