Nyctalus

Hoje trago-vos uma pequena surpresa. Recentemente viajei para uma saída de campo na Amazónia, o que me permitiu fazer uma das mais fantásticas aproximações e aterragens que tive o prazer de vivenciar - Carajás! Num vôo da Azul entre Belo Horizonte e Carajás (AZU4026) em E195 com duração de cerca de 2h30, este vôo continuaria depois para Marabá e Belém.

O Aeroporto de Carajás está situado no planalto de uma serra, dentro de uma área protegida de Floresta Amazónica, no estado do Pará. A aterragem é feita apenas em modo visual e é o principal meio de chegada a Parauapebas e arredores. Nos limites desta área protegida está situada uma das maiores minas de ferro do mundo.

A aproximação é fantástica, mas mais impressionante é como o avião passa tão perto da copa das árvores a aterrar! :D Fiz um video de cerca de 12 minutos da aproximação e aterragem:

Espero que gostem!

Cumprimentos
« Última modificação: 01 de Julho 2017, 18:00:06 por Nyctalus »

iloper

parece o início do Predator... ;)

ruialves

• Moderador
Nice!! :)
O DC3 que se ve ao minuto 10:15 quando estao a sair da pista ainda voa?
--
Cmps,
Rui Alves

LapaG

Caro Nyctalus

Um vídeo bem curioso mas permite-me um dúvida!

Analisando as cartas de SBCJ,  as aproximações podem ser feita da seguinte forma: Pista 10 - ILS/DME e Pista 28 - VOR. Justifica-se, pois as aproximações visuais estão sempre limitadas à meteorologia. Penso que esta aproximação foi em ILS à pista 10 tendo em conta que o terminal fica à direita da taxiway.

Cps
Fernando Lapa

Nyctalus

Nice!! :)
O DC3 que se ve ao minuto 10:15 quando estao a sair da pista ainda voa?

Penso que não. Mas não tenho a certeza.

Caro Nyctalus

Um vídeo bem curioso mas permite-me um dúvida!

Analisando as cartas de SBCJ,  as aproximações podem ser feita da seguinte forma: Pista 10 - ILS/DME e Pista 28 - VOR. Justifica-se, pois as aproximações visuais estão sempre limitadas à meteorologia. Penso que esta aproximação foi em ILS à pista 10 tendo em conta que o terminal fica à direita da taxiway.

Cps

Eu aterrei com o terminal à nossa esquerda, uma vez que fiz backtrack no final da pista. A informação que me deram é que a aterragem é visual, pelo que quando existe nevoeiro, a pista fecha. Mas se a carta fala em ILS/DME, talvez me tenham passado a informação errada, não sei. Podia ter perguntado a um dos pilotos, já que tive essa oportunidade. Mas já vinha com tantas horas de avião e escalas no bucho - e com saida de campo nessa mesma tarde - que só quis foi buscar a mala :D
« Última modificação: 03 de Julho 2017, 05:56:58 por Nyctalus »

LapaG

Boas Nyctalus

Apesar da pista 10 permitir uma aproximação por instrumentos, se houver nevoeiro não é permitida a sua aterragem se nos mínimos o piloto não ter visual com a pista. Quer isto dizer que se a 2363 pés o piloto não vir a pista é um Go Around uma vez o altitude deste aeroporto é de 2064 fts.

Cps
Fernando Lapa

Nyctalus

Obrigado pelo esclarecimento, caro LapaG!

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
773 Visualizações
Última mensagem 21 de Abril 2014, 21:31:10
por berto_opo
1 Respostas
745 Visualizações
Última mensagem 29 de Abril 2014, 14:38:28
por Spak