Rex

Citação

Controlo do SEF continua a causar longas filas à chegada ao aeroporto de Lisboa
Falta de funcionários gera longas filas no controlo de passaportes para passageiros provenientes de países exteriores ao espaço Schengen.

Chegar a Lisboa depois de uma longa viagem de avião e ainda ter de esperar duas horas numa fila não está nos planos de nenhum passageiros. Mas é o que tem acontecido com frequência no aeroporto Humberto Delgado. O Diário de Notícias escreve neste sábado que existem filas de espera de duas a três horas, segundo testemunhos ouvidos no aeroporto Humberto Delgado, para o controlo documental feito pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a passageiros provenientes de países exteriores ao espaço Schengen. O PÚBLICO também ouviu de relatos de longas filas de espera por parte de passageiros que chegam a Lisboa de voos intercontinentais, nomeadamente da América do Norte e do Sul, bem como de África.

Este tempo de espera ultrapassa em muito o limite estabelecido em Janeiro por Constança Urbano de Sousa. A ministra da Administração Interna (que tutela o SEF) tinha definido que uma das metas operacionais para este ano era “fixar em menos de 40 minutos o tempo máximo de espera de processamento no controlo de fronteiras”.

A direcção do SEF garante que estas longas filas de espera são situações pontuais, mas este tipo de situações pode ocorrer com mais frequência devido ao aumento de passageiros e ao reduzido número de funcionários. À espera da autorização do Ministério das Finanças está um concurso que permitirá a entrada de 200 novos inspectores.

https://www.publico.pt/2017/07/08/sociedade/noticia/controlo-do-sef-causa-longas-filas-de-espera-a-chegada-a-lisboa-1778453

AvGeekDiogo

• LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
O ano passado em fins de julho estive 1 hora e 45 minutos para fazer o controle na chegada de Heathrow, estava com sorte que tinha 2 horas e meia para fazer a conexão para a Madeira se não.. Ainda por cima na altura só tinha 2 membros do SEF a fazer o controle. Acho isto uma vergonha sinceramente, tanto pórtico disponivel e so ter 2/3 membros a fazer o controle é mesmo surpreendente.. Gostava de saber quantos já perderam ligações por causa disto..

caparica

Então isto é que é o Portugal Stopover!

aviationlover

Vão a outros Países que as filas são maiores que estas e o tempo de esperea é muito maior.

decio

Em certa parte discordo consigo. Os aeroportos que mais utilizo são Heathrow, Viena e Bratislava e são SEMPRE muito rápidos. Às vezes, quando viajo a partir de Viena, mesmo para fora de Schengen, dou-me ao luxo de chegar ao aeroporto 40 minutos antes do voo e ainda fico 10 minutos à espera na porta de embarque.

Os únicos países onde passei demasiado tempo à espera no controlo de passaportes foi no Dubai e uma vez em Doha. Mas são países do Médio Oriente. Na Europa a eficiência esperada pelo passageiro é muito maior.
« Última modificação: 13 de Julho 2017, 13:37:13 por decio »

toto1100

E, como a minha mae me dizia quando andava na escola e eu me desculpava com uma ma nota num teste com o que os outros fizeram de pior, "olha para os que fazem melhor do que e nao para os que fazem pior".
Dizer "eu nao faço grande coisa, mas ha gente a fazer ainda pior que eu" é desculpa de incompetente.

AAEK192

Eu, cheguei a Lisboa vindo do Dubai com a Emirates, chego ao controlo do SEF e vejo 1 membro a fazer o controle - para a fila prioritária (que estava a ser completamente desrespeitada) , a fila normal andava ao ritmo de 1 pessoa a ser atendida em 10 mins...Quando se aproximava a minha vez decidiu chegar um outro membro a fazer o controle..Isto em Portugal - um "país muito desenvolvido muito bom.."

Cheguei a BKK vindo do Dubai também com a Emirates - 20 minutos no controle e uma fila enorme também e com todas as "caixas" a trabalhar..Isto no "terceiro mundo" da Tailandia..
« Última modificação: 13 de Julho 2017, 13:58:04 por AAEK192 »

decio

Citação
"stood in line for 3 hours"
Ian Torrance (Canada) 15th May 2017

We arrived in Lisbon at 11.30 am on a Saturday. About 6 flights all arrived at the same time. When we entered the passport control, there were about 1000 people in line. The passport control has 12 booths for non EU arrivals, bit they only had 2 people working. We were sure they would bring in more people once they saw the line up, but nothing happened. (...)

Eu entrava em absoluto desespero se tivesse de esperar 3 horas numa fila...

Para quem estiver interessado, mais reviews do aeroporto de Lisboa:
http://www.airlinequality.com/airport-reviews/lisbon-airport/

CS-TTK

Segundo esse site o aeroporto de Lisboa esta pior cotado que Eindhoven. E Eindhoven foi de longe o pior aeroporto que alguma utilizei

http://www.airlinequality.com/airport-reviews/eindhoven-airport/page/2/

pedferre

Bem então o meu enteado está tramado, já tem autorização de residência, mas ainda não tem nacionalidade portuguesa, pelo que quando vier do Brasil vai ter de passar pelo SEF.
Coitado do miudo que é menor e depois de uma viagem de 10 horas sem dormir ainda chega cá as 11.30 e tem de ficar horas na fila do SEF... :(

acchaves

Para cidadãos de países para os quais Portugal não exige visto, não será possível utilizar o controlo automático (RAPID) de passaportes?

Bremem

Bem então o meu enteado está tramado, já tem autorização de residência, mas ainda não tem nacionalidade portuguesa, pelo que quando vier do Brasil vai ter de passar pelo SEF.
Coitado do miudo que é menor e depois de uma viagem de 10 horas sem dormir ainda chega cá as 11.30 e tem de ficar horas na fila do SEF... :(

Os menores podem ter um acompanhamento diferente. Caso seja essa a situação.

pedferre

Os menores podem ter um acompanhamento diferente. Caso seja essa a situação.
Pois mas ele já tem mais de 12 anos e vai desacompanhado (porque senão era preciso pagar 100 euros por segmento para ir com hospedeira da TAP).

aviationlover

Citação
"stood in line for 3 hours"
Ian Torrance (Canada) 15th May 2017

We arrived in Lisbon at 11.30 am on a Saturday. About 6 flights all arrived at the same time. When we entered the passport control, there were about 1000 people in line. The passport control has 12 booths for non EU arrivals, bit they only had 2 people working. We were sure they would bring in more people once they saw the line up, but nothing happened. (...)

Eu entrava em absoluto desespero se tivesse de esperar 3 horas numa fila...

Para quem estiver interessado, mais reviews do aeroporto de Lisboa:
http://www.airlinequality.com/airport-reviews/lisbon-airport/

Vá aos EUA e verá quanto tempo espera numa fila para passar a emigração, então em Miami é um caos, e não é terceiro mundo.
Agora há-de vir aqui alguém dizer que os EUA é especial.

toto1100

Nos EUA tem melhorado imensamente nos ultimos anos. Em montes de aeroportos quem tem ESTA ja vai pras maquinas, o que liberta imensa gente para atender quem tem visto.
Mesmo Miami (que é um caso especial porque serve essencialmente a America Latina, paises em que é quase sempre preciso visto, acho que so o Chile tem acesso ao ESTA) nao tem assim tantos periodos com tempos maximos de espera acima dos 100 minutos este ano (ver aqui: https://awt.cbp.gov/) - escolhi 100 minutos porque é o mais facil de ver na lista por serem 3 digitos.
Se formos a aeroportos como Dulles, tempos de espera dessa grandeza sao extremamente raros.

E sim, os EUA sao especiais. Em Portugal normalmente faz-se questao de tratar bem os visitantes a todos os niveis. Nos EUA ao nivel do governo a tendencia é tratar toda a gente que quer entrar no pais como possivel criminoso.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
499 Visualizações
Última mensagem 14 de Fevereiro 2014, 15:46:12
por melgakpica
5 Respostas
1302 Visualizações
Última mensagem 23 de Junho 2014, 02:34:17
por zulutango