toto1100

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Mas para isso existe a ponte aérea. Para além do mais a TAP pode abrir um hub no Porto também. Muitas companhias tem mais que um hub. E não falo de um hub Porto igual ao de Lisboa, mas pode abrir lá um, para não falar do facto que a cidade do Porto está a ser cada vez mais procurada e a TAP está a deixar todo o terreno para as Low Cost no Porto. A TAP largou a rota Porto-Barcelona e de momento já há pelo menos 2 companhias a operar essa rota. Esta foi uma rota que nunca deu para perceber o porquê de a TAP a ter largado até porque de momento há muita procura do Porto para Barcelona e a prova é que os voos que existem vão cheios.

Claro que pode. Mas nem o aeroporto do Porto tem capacidade para receber um hub (nem esta feito para isso sequer), nem a TAP tem capacidade financeira para investir nisso. (Abrir uma rota aerea nao é como abrir uma rota de autocarros, exige um investimento consideravel; quanto mais um hub, estariamos a falar de provavelmente centenas de milhoes de euros)

Voos cheios nao sao prova de nada sobre a rentabilidade de uma rota. Muito menos voos cheios noutra companhia.


Continuando a conversa sobre o Sa Carneiro, as areas mais criticas no Porto, que é onde a Vinci vai investir nesta 1a fase sao a segurança (boa sorte passar em 10 minutos na altura mais critica, tambem conhecida como voos as 6 da manha) e as bagagens.
A mais medio prazo tambem ha necessidade de investir no numero de movimentos (o masterplan antigo previa que ja aos 9 milhoes se mudasse a pista de sitio e a atual pista passasse a taxiway), mas do anunciado pela Vinci nao se percebe muito bem se vao investir nisso ja.
« Última modificação: 31 de Julho 2017, 19:58:49 por toto1100 »


anonuser2

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A KLM tem optado por fazer Bogota junto com Cartagena, optaram por juntar com uma cidade importante que não tinha destino directo para a Europa.

jpaulog

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Mas para isso existe a ponte aérea. Para além do mais a TAP pode abrir um hub no Porto também. Muitas companhias tem mais que um hub. E não falo de um hub Porto igual ao de Lisboa, mas pode abrir lá um, para não falar do facto que a cidade do Porto está a ser cada vez mais procurada e a TAP está a deixar todo o terreno para as Low Cost no Porto. A TAP largou a rota Porto-Barcelona e de momento já há pelo menos 2 companhias a operar essa rota. Esta foi uma rota que nunca deu para perceber o porquê de a TAP a ter largado até porque de momento há muita procura do Porto para Barcelona e a prova é que os voos que existem vão cheios.

Claro que pode. Mas nem o aeroporto do Porto tem capacidade para receber um hub (nem esta feito para isso sequer), nem a TAP tem capacidade financeira para investir nisso. (Abrir uma rota aerea nao é como abrir uma rota de autocarros, exige um investimento consideravel; quanto mais um hub, estariamos a falar de provavelmente centenas de milhoes de euros)

Voos cheios nao sao prova de nada sobre a rentabilidade de uma rota. Muito menos voos cheios noutra companhia.


Continuando a conversa sobre o Sa Carneiro, as aereas mais criticas no Porto, que é onde a Vinci vai investir nesta 1a fase sao a segurança (boa sorte passar em 10 minutos na altura mais critica, tambem conhecida como voos as 6 da manha) e as bagagens.
A mais medio prazo tambem ha necessidade de investir no numero de movimentos (o masterplan antigo previa que ja aos 9 milhoes se mudasse a pista de sitio e a atual pista passasse a taxiway), mas do anunciado pela Vinci nao se percebe muito bem se vao investir nisso ja.
Posso-lhe garantir que em 10 minutos passei a barreira da segurança com voos às 06.30h, pode ter sido sorte, mas sempre foi rapido o processamento. Mas reconheço que é uma area que tem de ser intervencionada sem sombra de duvidas.

Enquanto a capacidades, o aeroporto tem muito mais oportunidades e espaço para se expandir do que o aeroporto de Lisboa.
E se você fosse daqui do Porto, iria entender que é um pouco revoltante que para uma pessoa que não gosta de low cost, é obrigada a ter que voar em low cost porque para voos diretos não tem outra opção. Mas estou na esperança de que a TAP irá trabalhar no caso do Porto, porque para já, e tem que considerar, é a unica hipotese de momento para a TAP de continuar a crescer. E eu nem vou falar de Faro, porque a operação da TAP para lá é mais do que vergonhosa.
« Última modificação: 31 de Julho 2017, 20:05:51 por jpaulog »


toto1100

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Mas para isso existe a ponte aérea.

Esta merece resposta à parte.
Usar a ponte aerea nao resolve absolutamente nada, e ate piora a situaçao, quer para a Portela, quer para a TAP.
Imaginemos um passageiro Brasil-Lisboa. Antes ia direto, agora faz Brasil-Porto-Lisboa. Passageiros na Portela? Exatamente o mesmo numero (com a agravante de usar um aviao mais pequeno). Receita da TAP? Mais baixa (teve que vender um bilhete com voo de ligaçao invés de um voo direto).
Agora um passageiro Brasil-Moscovo. Antes fazia Brasil-Lisboa-Moscovo. Agora faz Brasil-Porto-Lisboa-Moscovo. Passageiros na Portela? Exatamente o mesmo numero. Receita da TAP? Mais baixa (teve que vender um bilhete com dois voo de ligaçao invés de um bilhete com um voo de ligaçao).
Ou seja, a unica coisa que conseguias com isto era oferecer um produto menos atrativo na TAP e nao resolvidas absolutamente nada quanto ao congestionamento da Portela (ate o pioravas).

A unica soluçao efetivamente seria abrir um hub no Porto para nao se ter que ir a Lisboa de todo. Mas um hub tem a ganhar quanto maior for, nao faz sentido andar a duplicar serviços so porque sim. So mesmo se fosse impossivel de todo crescer em Lisboa (quer em passageiros quer em receita) é que sequer a TAP equacionaria tal coisa. E se o fizesse, era bastante duvidoso que fosse para o Porto.

toto1100

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Posso-lhe garantir que em 10 minutos passei a barreira da segurança com voos às 06.30h, pode ter sido sorte, mas sempre foi rapido o processamento. Mas reconheço que é uma area que tem de ser intervencionada sem sombra de duvidas.

Enquanto a capacidades, o aeroporto tem muito mais oportunidades e espaço para se expandir do que o aeroporto de Lisboa.
E se você fosse daqui do Porto, iria entender que é um pouco revoltante que para uma pessoa que não gosta de low cost, é obrigada a ter que voar em low cost porque para voos diretos não tem outra opção. Mas estou na esperança de que a TAP irá trabalhar no caso do Porto, porque para já, e tem que considerar, é a unica hipotese de momento para a TAP de continuar a crescer. E eu nem vou falar de Faro, porque a operação da TAP para lá é mais do que vergonhosa.

Quem te disse que eu nao era (ou deixava de ser) do Porto?

anonuser2

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Mas
Mas para isso existe a ponte aérea. Para além do mais a TAP pode abrir um hub no Porto também. Muitas companhias tem mais que um hub. E não falo de um hub Porto igual ao de Lisboa, mas pode abrir lá um, para não falar do facto que a cidade do Porto está a ser cada vez mais procurada e a TAP está a deixar todo o terreno para as Low Cost no Porto. A TAP largou a rota Porto-Barcelona e de momento já há pelo menos 2 companhias a operar essa rota. Esta foi uma rota que nunca deu para perceber o porquê de a TAP a ter largado até porque de momento há muita procura do Porto para Barcelona e a prova é que os voos que existem vão cheios.
Mas acha mesmo que Portugal tem economia para ter 2 hubs? Nem Itália teve, a imposição dos dois Hubs em Roma e Milão foi um dos grandes factores que quase levou (ou levou mesmo) a empresa para a bancarrota. Nem a Air France tem 2 hubs, tem Paris e grande parte das cidades secundárias leva com a Hop!

Claro que pode. Mas nem o aeroporto do Porto tem capacidade para receber um hub (nem esta feito para isso sequer), nem a TAP tem capacidade financeira para investir nisso. (Abrir uma rota aerea nao é como abrir uma rota de autocarros, exige um investimento consideravel; quanto mais um hub, estariamos a falar de provavelmente centenas de milhoes de euros)

Voos cheios nao sao prova de nada sobre a rentabilidade de uma rota. Muito menos voos cheios noutra companhia.


Continuando a conversa sobre o Sa Carneiro, as aereas mais criticas no Porto, que é onde a Vinci vai investir nesta 1a fase sao a segurança (boa sorte passar em 10 minutos na altura mais critica, tambem conhecida como voos as 6 da manha) e as bagagens.
A mais medio prazo tambem ha necessidade de investir no numero de movimentos (o masterplan antigo previa que ja aos 9 milhoes se mudasse a pista de sitio e a atual pista passasse a taxiway), mas do anunciado pela Vinci nao se percebe muito bem se vao investir nisso ja.
Posso-lhe garantir que em 10 minutos passei a barreira da segurança com voos às 06.30h, pode ter sido sorte, mas sempre foi rapido o processamento. Mas reconheço que é uma area que tem de ser intervencionada sem sombra de duvidas.

Enquanto a capacidades, o aeroporto tem muito mais oportunidades e espaço para se expandir do que o aeroporto de Lisboa.
E se você fosse daqui do Porto, iria entender que é um pouco revoltante que para uma pessoa que não gosta de low cost, é obrigada a ter que voar em low cost porque para voos diretos não tem outra opção. Mas estou na esperança de que a TAP irá trabalhar no caso do Porto, porque para já, e tem que considerar, é a unica hipotese de momento para a TAP de continuar a crescer. E eu nem vou falar de Faro, porque a operação da TAP para lá é mais do que vergonhosa.

toto1100

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Parte desta conversa era capaz de ficar melhor aqui. :)
https://aviacao.pt/index.php?topic=3802.0

jpaulog

  • Mensagens: 24
Mas para isso existe a ponte aérea.

Esta merece resposta à parte.
Usar a ponte aerea nao resolve absolutamente nada, e ate piora a situaçao, quer para a Portela, quer para a TAP.
Imaginemos um passageiro Brasil-Lisboa. Antes ia direto, agora faz Brasil-Porto-Lisboa. Passageiros na Portela? Exatamente o mesmo numero (com a agravante de usar um aviao mais pequeno). Receita da TAP? Mais baixa (teve que vender um bilhete com voo de ligaçao invés de um voo direto).
Agora um passageiro Brasil-Moscovo. Antes fazia Brasil-Lisboa-Moscovo. Agora faz Brasil-Porto-Lisboa-Moscovo. Passageiros na Portela? Exatamente o mesmo numero. Receita da TAP? Mais baixa (teve que vender um bilhete com dois voo de ligaçao invés de um bilhete com um voo de ligaçao).
Ou seja, a unica coisa que conseguias com isto era oferecer um produto menos atrativo na TAP e nao resolvidas absolutamente nada quanto ao congestionamento da Portela (ate o pioravas).

A unica soluçao efetivamente seria abrir um hub no Porto para nao se ter que ir a Lisboa de todo. Mas um hub tem a ganhar quanto maior for, nao faz sentido andar a duplicar serviços so porque sim. So mesmo se fosse impossivel de todo crescer em Lisboa (quer em passageiros quer em receita) é que sequer a TAP equacionaria tal coisa. E se o fizesse, era bastante duvidoso que fosse para o Porto.
Mas a ponte aerea já resolve o facto de haver passageiros que queiram ir para o Porto e vice-versa.
Mas para isso mesmo é que é importante a abertura de rotas de medio-curso no Porto. Sem as medio-curso da TAP no Porto, este não tem como responder ao longo curso da TAP. E que interesse tem a TAP em fazer um hub cada vez maior em Lisboa agora, quando Lisboa não dá capacidade de resposta. Cada vez mais há passageiros a terem péssimas experiêcias na Portela, no caso do SEF, que só não é culpa do governo como também da TAP, que insiste em crescer num aeroporto que não tem mais como crescer de momento. Aquele aeroporto é o caos. E agora pergunto-lhe, quando o aeroporto no montijo abrir acha que esta situação vai ficar ultrapassada? Não. Porque ninguem quer voar para o Montijo. Eles querem levar as low cost todas para lá mas a easyjet já fez parecer que nao vai para lá. Vai a ANA obrigá-los? Como? Aumentando taxas? As quais as mesmas aumentam para a TAP tambem. Mas o aeroporto do montijo não é para aqui chamado.
A TAP nao pode olhar SÓ para Lisboa.

jpaulog

  • Mensagens: 24
Posso-lhe garantir que em 10 minutos passei a barreira da segurança com voos às 06.30h, pode ter sido sorte, mas sempre foi rapido o processamento. Mas reconheço que é uma area que tem de ser intervencionada sem sombra de duvidas.

Enquanto a capacidades, o aeroporto tem muito mais oportunidades e espaço para se expandir do que o aeroporto de Lisboa.
E se você fosse daqui do Porto, iria entender que é um pouco revoltante que para uma pessoa que não gosta de low cost, é obrigada a ter que voar em low cost porque para voos diretos não tem outra opção. Mas estou na esperança de que a TAP irá trabalhar no caso do Porto, porque para já, e tem que considerar, é a unica hipotese de momento para a TAP de continuar a crescer. E eu nem vou falar de Faro, porque a operação da TAP para lá é mais do que vergonhosa.

Quem te disse que eu nao era (ou deixava de ser) do Porto?
Se o fosse não defendia tanto Lisboa e desvaloriza-se tanto o Porto.

MightyMouse

  • Mensagens: 232
Acredito em muitas das rotas referidas, nomeadamente:
Telavive
Florença
Edimburgo
Dublin
Joanesburgo
Montreal
Chicago

Mas a chegada dos 321lr irá abrir novas oportunidades em aeroportos no nordeste brasileiro.
Acredito também num voo diario Porto-Newark em A321LR. Melhora o serviço p2p e liberta um A330 2 dias para rotas em LIS que precisam de aviões com mais pax.

E porque não um OPO LAD em A321lr. Conseguiriam preço competitivo face ao 777 da TAAG que não habitualmente fica com loads modestos...

toto1100

  • Mensagens: 4011

Se o fosse não defendia tanto Lisboa e desvaloriza-se tanto o Porto.

Onde é que eu defendi Lisboa ou desvalorizei fosse o que fosse?!  :o
Realmente.

E que interesse tem a TAP em fazer um hub cada vez maior em Lisboa agora, quando Lisboa não dá capacidade de resposta.

Tem o mesmo interesse que sempre teve: aumentar as economias de escala que ter um hub permite.
« Última modificação: 31 de Julho 2017, 20:25:52 por toto1100 »


jpaulog

  • Mensagens: 24

Se o fosse não defendia tanto Lisboa e desvaloriza-se tanto o Porto.

Onde é que eu defendi Lisboa ou desvalorizei fosse o que fosse?!  :o
Realmente.

E que interesse tem a TAP em fazer um hub cada vez maior em Lisboa agora, quando Lisboa não dá capacidade de resposta.

Tem o mesmo interesse que sempre teve: aumentar as economias de escala que ter um hub permite.
Um hub o qual não vai crescer nos próximos 2/3 anos enquanto não abre um novo aeroporto, que supostamente vai resolver "todos" os problemas.

toto1100

  • Mensagens: 4011
Recomendo a leitura deste topico para ver as novidades da frota da TAP: https://aviacao.pt/index.php?topic=3806.msg81622;topicseen#new

(Nao ficava nada mal um pedido de desculpas tambem)
« Última modificação: 31 de Julho 2017, 20:33:17 por toto1100 »


jpaulog

  • Mensagens: 24
Recomendo a leitura deste topico para ver as novidades da frota da TAP: https://aviacao.pt/index.php?topic=3806.msg81622;topicseen#new

(Nao ficava nada mal um pedido de desculpas tambem)
Não sei se sabe mas estes primeiros aviões que vão chegar, servirão para substituir outros que estão a precisar de reforma. Os primeiros A330NEO vão substituir de imediato os A340.

toto1100

  • Mensagens: 4011
Mais uma vez, recomendo a leitura do topico.
Ate os A340 sao falados na pagina 20.

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