JP Andrade

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Bom dia!
só uma pequena questão: o avião não será o CS-TOF / TP2541 que partiu para Brasília ontem às 8:41 UTC / 9:41h em Lisboa?
Cumprimentos
JP Andrade

lockheed

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Os aeroportos alternativos são sempre consoante a rota... Não sei se existe site onde se possa ver isso!

Spark

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    • Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Os aeroportos alternativos são sempre consoante a rota... Não sei se existe site onde se possa ver isso!

Perguntei porque há rotas em que acho dificil perceber quais os aeroportos alternativos... mas se não há, paciência...

Obrigado.

jeropiga

  • Mensagens: 292
Caros amigos sabem o que quer dizer ETOPS?

Sim são áreas de voo em que os aviões tem que voar a X tempo de um aeroporto alternativo. Só se entra nessas áreas quando o avião está em totais condições de voo por isso o A330 nunca poderia atravessar o Atlântico continuando para o Brasil.

Agora o que fazer, quando o motor estava quase a entregar a alma ao criador, e ficou a causar vibração, e sem EGT? Visto estarem perto de cabo Verde, aterrar? esperar que se desloque para lá mecânicos, alugar um avião para levar um motor para lá, levar o motor, montar, trazer depois o avião para Lisboa?

Ou voltar para trás, mantendo a segurança do voo, aterrar, desmontar motor velho, montar motor novo, e provavelmente já estar hoje a voar?

A Tap precisa que os aviões estejam o menos tempo possível no chão!

Pensem lá bem e não vão atrás da confusão jornalística ou de alguns passageiros que preferiam atravessar o Atlântico com o motor que a qualquer momento podia parar?

Tripulação a tomar a melhor atitude!

Abraço a todos!

Boas! Por definição de alternar devido a tema ETOPS implica diversão para um aeroporto ADEQUADO. A subtileza é mesmo o que é adequado? Sendo conservador ( mas objectivo em termos de safety), é uma aeroporto que tenha uma pista suficientemente longa para o avião. Depois vêm as variantes... tem manutenção? Tem infraestrutura para passageiros? Etc... Mas tudo isso é estudado no plano de voo, os pontos de não retorno, alternantes, etc. Mas o tema basico é simplesmente aterrar o avião de forma que não haja danos para pessoas!!

Agora... se o avião continua a fazer o voo, com vibrações ( indicadas ou sentia-se mesmo no avião?) e perda de indicação EGT... qual foi o criterio para dizer... "ah, isto aguenta até Lisboa, onde temos manutenção"? e se nesse "aguenta", a falha evolui-se para uma Uncontained failure?
E um motor não é o mesmo que um HF INOP...

E em termos de custos... a abordagem "sigamos para Lisboa" tem uma falencia: Um problema simples ( shop visit barata) de resolver pode tornar-se numa shop visit de 4 milhões de euros (ou mais) se houver danos em LLPs... Mandar uma equipa tem custos mas serão sobejamente inferiores!!!



lockheed

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Agora... se o avião continua a fazer o voo, com vibrações ( indicadas ou sentia-se mesmo no avião?) e perda de indicação EGT... qual foi o criterio para dizer... "ah, isto aguenta até Lisboa, onde temos manutenção"? e se nesse "aguenta", a falha evolui-se para uma Uncontained failure?
E um motor não é o mesmo que um HF INOP...

Caro amigo Jeropiga. Isso já não sei. O que mencionei sobre o motor foi o que ouvi por "alguém" da Tap. Quanto a aviação eu sou só treinador de bancada! Quem vem lá dentro é que sabe o que se passa! Mas acreditando nos bons profissionais da TAP (se bem me lembro o caro amigo Jeropiga também o é) sabia muito bem as condições do motor/avião para fazer o regresso do voo até Lisboa de novo.

Abraço forte!

Mosquito

  • Mensagens: 124
claro que não! A reparação lá iria demorar o triplo do tempo e custo.

Saudações

Para a frente havia muitas opções, o custo de retornar e ter de transportar os passageiros novamente, tendo em conta as indemnizações e perdas causadas, custo de perda de imagem e demais transtornos pode ser de milhões!

cruzov

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Alguém sabe se há lugar a indemnizações aos passageiros em casos como este?

jopeg

  • Moderador
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Alguém sabe se há lugar a indemnizações aos passageiros em casos como este?

Olá,

É isto que diz a legislação:
http://ec.europa.eu/transport/passenger-rights/pt/08-air-long-delays.html
Citação
Os seus direitos como passageiro quando viaja por via aérea

Atrasos consideráveis
Tem direito a receber assistência por parte da companhia aérea (chamada telefónica, bebidas, refeição, alojamento, transporte para o local de alojamento) se o atraso for de:
duas horas ou mais para voos de 1 500 km ou menos;
três horas ou mais para voos mais longos dentro da União Europeia ou para voos entre 1 500 e
3 500 km;
quatro horas ou mais para voos superiores a 3 500 km fora da União Europeia.

Se o atraso for superior a cinco horas e optar por não seguir viagem, também tem direito a receber o reembolso do bilhete e a ser transportado de volta ao local de partida original.

Se chegar ao destino final com um atraso de três horas ou mais, pode ter direito a uma indemnização idêntica àquela que é oferecida quando o voo é cancelado, a menos que a companhia aérea consiga provar que o atraso tenha sido causado por circunstâncias extraordinárias. Adicionalmente, as companhias podem ser responsabilizadas por prejuízos resultantes dos atrasos.


Jopeg

deathmarine

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De volta ao serviço, fez hoje o voo TP113 para MIA.

Spark

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    • Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
e]Incident: TAP A332 over Atlantic on Jun 17th 2014, engine problems

A TAP Air Portugal Airbus A330-200, registration CS-TOH performing flight TP-59 from Lisbon (Portugal) to Brasilia,DF (Brazil) with 203 passengers, was enroute over the Atlantic about 3.5 hours into the flight when the crew decided to return to Lisbon due to abnormal engine (PW4168) indications. The aircraft landed safely back in Lisbon about 7 hours after departure.

The airline reported the commander of the aircraft decided to return to Lisbon due to indications of a malfunction of the engines.

A replacement Airbus A330-200 registration CS-TOF departed the following day as flight TP-2541 and reached Brasilia with a delay of 23 hours.

The incident aircraft was able to resume service on Jun 19th 2014.[/quote]

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