MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
Citação de: Jornal de Notícias
O aeroporto de Lisboa está a ser parcialmente evacuado e com reforço de controlo de bagagens, por razões de segurança que ainda não são totalmente conhecidas.

A situação está a atingir centenas de passageiras e o alerta foi dado cerca das 21 horas, soube o JN. O Comando de Lisboa da PSP não confirmou nem desmentiu a informação.

As centenas de passageiros estavam já nas portas de embarque, da 41 à 47, quando surgiram elementos da PSP e da ANA, obrigando os passageiros a abandonar a zona, para procederem a vistorias.

Grande parte dos passageiros foram obrigados a voltar a passar pelo controlo de bagagens, uma medida normalmente associada à suspeita de transporte de materiais explosivos e muitas das lojas fecharam também as portas.

Há pelo menos seis voos que foram atingidos por estas medidas de segurança, ficando em terra, embora os passageiros não tenham sido informados do porquê destas medidas excecionais de segurança.
Jornal de Notícias

Marcos Pereira

• Porto Spotters
Vamos aguardar!! Esperemos que seja apenas um simulacro...

AvGeekDiogo

• LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Fala se em mistura de Pax de um voo que chegava e o Pax que embarcava para voos nas portas 41-47.

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
Li agora que deve-se ao desembarque do voo proveniente de Dakar (voo efectuado pelo A330 CS-TOE).
O embarque não se procedeu como deveria.
« Última modificação: 20 de Agosto 2017, 22:52:33 por MiguelRei »

CS-TTK

CS-TNM que fazia o TP367 (LHR-LIS) borregou. Terá sido por motivo técnicos ou estará relacionado com o facto de ser um voo não schengen e ganhar algum tempo devido a situação no terminal?

Edit: está de novo a se fazer a pista. O borrego deve ter sido por questões técnicas
« Última modificação: 20 de Agosto 2017, 22:56:39 por CS-TTK »

brunodias

Obrigar 1 avião a ficar no ar devido a o voo ser de espaço não schengen não tem sentido, no maximo faziam ele aguardar num taxiway ou já no park mas sem deixarem o pessoal sair

CS-TTK

Na altura postei porque me lembrei que estão obras em curso que acho que afectam alguns taxiways, mas faz todo o sentido ficar parado no Park com pessoal lá dentro, tem toda a razão ;)

Encontrei esta notícia:
http://www.jn.pt/nacional/interior/aeroporto-de-lisboa-em-estado-de-alerta-8717679.html

Ou seja, o avião parou em stand remoto e o tipo que conduzia o autocarro largou o pessoal na zona Schengen?
« Última modificação: 20 de Agosto 2017, 23:43:26 por CS-TTK »

AvGeekDiogo

• LHR/EGLL
Supostamente o voo (TP1482 CS-TOE) foi para o stand 143, zona não Schengen.
« Última modificação: 24 de Agosto 2017, 00:49:14 por AvGeekDiogo »

LXwing

Mas o stand 143, tal como todos nessa zona (141-147), não são uma zona não Schengen?

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
A explicação:

Citação de: Público
Erro de operação obriga a isolar área internacional do Aeroporto de Lisboa

(...)
Segundo a mesma fonte, houve um problema no processamento de um grupo de passageiros que chegou a Lisboa, vindo de Dacar, depois de o autocarro que os transportou do avião até ao terminal os ter desembarcado numa porta destinada a passageiros provenientes do espaço Schengen, o espaço europeu de livre circulação de pessoas.
(...)
A fonte do MAI disse à Lusa que devido ao erro, os passageiros do voo proveniente do Senegal misturaram-se com os outros, sem terem sido submetidos aos controlos habituais de segurança para passageiros de fora da Europa.
Assim, a zona internacional do aeroporto teve de ser isolada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para as autoridades poderem proceder à verificação documental de todos os passageiros.
(...)
Público

New Engine Option

É o exemplo maior daquilo em que LIS se transformou.

Simonsays

• Não há ventos favoráveis se não sabes para onde vais
Mas o stand 143, tal como todos nessa zona (141-147), não são uma zona não Schengen?

Eh uma zona schengen mas o desembarque pode ser feito para área não schengen .
Depende da rotação do avião ...ainda que raro compreende um risco e ....deu-se (imagino que não sei os detalhes )
« Última modificação: 23 de Agosto 2017, 21:30:48 por Simonsays »

CS-TTK

Eh uma zona schengen mas o desembarque pode ser feito para área não schengen.

O stand 143 corresponde a porta N43, certo? Como é zona schengen (considerando um embarque/desembarque por manga)?

AvGeekDiogo

• LHR/EGLL
Mas a final 41-47 é Schengen ou não?? Tive sempre a ideia que é zona não Schengen.. Pois têm controle de fronteira antes de chegar ao N41.. Alias como dito dá para desembarcar da zona Schengen lá agora não sei se dá para embarque..

CS-TTK

Eu tabém acho que é não schegen, mas não tenho a certeza absoluta...
O CS-TOE depois do voo de DKR voou para GIG na mesma noite, ou seja, tendo em conta as rotações do avião o incidente ocorreu entre dois voos não schengen, pelo que apenas faz sentido para mim o ocorrido ter acontecido se foi atribuído ao avião um stand remoto. De certeza que o TP1482 do dia 20/08 foi para o stand 143?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
916 Visualizações
Última mensagem 12 de Fevereiro 2015, 17:22:18
por iSeven
7 Respostas
1069 Visualizações
Última mensagem 08 de Agosto 2015, 10:16:02
por Alex