finhinho

  • Mensagens: 383
Estacionar não.
É só para uma "visita de cortesia"  :D

AAEK192

  • Mensagens: 342
E essa "visita de cortesia" realizar-se-á em que aeroporto(s)?

Nakano

  • Mensagens: 88
Tenho apenas uma questão. O pushback é normal no A380 ou é necessário um pushback diferente?

finhinho

  • Mensagens: 383
E essa "visita de cortesia" realizar-se-á em que aeroporto(s)?

A noticia não especifica:
Citação
O primeiro dos dois aparelhos que a companhia portuguesa está a preparar para entrar este ano em atividade deverá voar para Portugal no próximo mês de junho, soube o ‘Newsavia’ junto de fontes aeroportuárias. “Uma visita de cortesia” já que este modelo de avião não poderá operar nos aeroportos portugueses, por estes não estarem equipados para tal.
Fonte: Hi Fly Satisfeita Com Procura Para Os Aviões A380 Da Companhia - Newsavia - 15.05.2018

Rex

  • Mensagens: 454
Está explicado a razão dos 3 voos de teste que o avião fez até agora em Singapura, o último dos quais no início desta semana.
Segundo o site aero.de terá feito um D-Check


Hi Fly bereit A380-Einsatz vor
http://www.aero.de/news-29205/HiFly-bereit-A380-Einsatz-vor.html


CS-TMT

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fica mas é na cabeceira, em lisboa, da 35....
Ou da 17, como acontecia até há alguns anos com o AN-124.
REG/CSTMT SEL/LRDQ OPR/LXR

JetPhotos
PlanePictures
Flickr

Antonio Teixeira

  • Mensagens: 1
Quando e que o A380 aterra em Portugal?

eascensao

  • Mensagens: 117
As dimensões do A380, nomeadamente envergadura e diâmetro de volta, excediam as dimensões máximas previstas para a operação em Lisboa mas as obras recentes alteraram significativamente a largura das entradas e saídas de pista e suavizaram alguns ângulos de volta ... pode já ser possível a operação pontual.

Agora essa operação pontual pode estar (e estará certamente) restrita a determinados caminhos de circulação e placa de estacionamento, sendo que no caso desta última o espaço ocupado será certamente maior que o ocupado por outros ... mas já existem inumeros casos em que assim é, nada de novo.

---

Já quanto a uma operação de/para a Madeira, essa dificilmente será viável até porque as tripulações para operar na Madeira têm de fazer treino e obter 'certificação' específica e que dificilmente 'estará nas contas' da HiFly
« Última modificação: 22 de Maio 2018, 20:04:07 por eascensao »


CS-TMT

  • Mensagens: 1490
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(...)Agora essa operação pontual pode estar (e estará certamente) restrita a determinados caminhos de circulação(...)
Certamente não será exemplo único e também certamente o Eduardo saberá isso bem melhor do que eu, mas lembro-me do caso de Miami (Lufthansa) em que acontece/acontecia precisamente isso!

Rex

  • Mensagens: 454
As dimensões do A380, nomeadamente envergadura e diâmetro de volta, excediam as dimensões máximas previstas para a operação em Lisboa mas as obras recentes alteraram significativamente a largura das entradas e saídas de pista e suavizaram alguns ângulos de volta ... pode já ser possível a operação pontual.

Agora essa operação pontual pode estar (e estará certamente) restrita a determinados caminhos de circulação e placa de estacionamento, sendo que no caso desta última o espaço ocupado será certamente maior que o ocupado por outros ... mas já existem inumeros casos em que assim é, nada de novo.

---

Já quanto a uma operação de/para a Madeira, essa dificilmente será viável até porque as tripulações para operar na Madeira têm de fazer treino e obter 'certificação' específica e que dificilmente 'estará nas contas' da HiFly

Obrigado, a pergunta era mesmo apenas uma hipotética situação pontual, se era possível ou se haveria algum impedimento físico/operacional/certificações,etc.

Relativamente ao seu último parágrafo, aparentemente entre os primeiros comandantes a operar o A380 da Hifly estará o próprio Paulo Mirpuri que já deve ter perdido a conta às vezes que aterrou lá.


https://twitter.com/hifly_airline/status/997235907248967681

Hawks

  • Mensagens: 370
Como curiosidade, foi um dos irmãos Mirpuri (julgo que Carlos Mirpuri) que trouxe o B747 pela primeira vez (e única) à Madeira.



Não sei o autor da foto, mas julgo que seja do mesmo autor do vídeo que se encontra no youtube: de José Rui Aguiar.

Lembro-me que na altura questionaram Mirpuri acerca do desafio de aterrar aviões desta dimensão na Madeira e este respondeu que quanto maior fosse a aeronave mais fácil seria a aterragem na Madeira porque estava menos sujeita ao regime de ventos local.

Jetstream

  • Mensagens: 657
O avião tinha sido fretado pela Air Luxor á Air Atlanta Icelandic.

Os pilotos eram da Air Atlanta e não o Cmd Mirpuri,embora este estivesse a bordo.
« Última modificação: 23 de Maio 2018, 15:18:29 por Jetstream »


CS-TTK

  • Mensagens: 978
Lembro-me perfeitamente de ir ver este aviao aterrar :)
Qual foi o motivo da vinda?

Hawks

  • Mensagens: 370
Inauguração da ampliação do aeroporto da Madeira. Contou também com a presença do L1011 Tristar da Air Luxor e com o A340 da TAP. Se não estou em erro o A340 voou directamente de Joanesburgo (ou via Porto Santo). Foi a única vez até hoje.
« Última modificação: 23 de Maio 2018, 15:44:10 por Hawks »


zulutango

  • Mensagens: 503
As dimensões do A380, nomeadamente envergadura e diâmetro de volta, excediam as dimensões máximas previstas para a operação em Lisboa mas as obras recentes alteraram significativamente a largura das entradas e saídas de pista e suavizaram alguns ângulos de volta ... pode já ser possível a operação pontual.

Agora essa operação pontual pode estar (e estará certamente) restrita a determinados caminhos de circulação e placa de estacionamento, sendo que no caso desta última o espaço ocupado será certamente maior que o ocupado por outros ... mas já existem inumeros casos em que assim é, nada de novo.

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Já quanto a uma operação de/para a Madeira, essa dificilmente será viável até porque as tripulações para operar na Madeira têm de fazer treino e obter 'certificação' específica e que dificilmente 'estará nas contas' da HiFly

Obrigado, a pergunta era mesmo apenas uma hipotética situação pontual, se era possível ou se haveria algum impedimento físico/operacional/certificações,etc.

Relativamente ao seu último parágrafo, aparentemente entre os primeiros comandantes a operar o A380 da Hifly estará o próprio Paulo Mirpuri que já deve ter perdido a conta às vezes que aterrou lá.


https://twitter.com/hifly_airline/status/997235907248967681

É cmd Carlos Mirpuri na foto e não o cmd Paulo Mirpuri.

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