Cocolovescs

Filipe Coimbra se ainda estiver na parte teórica e tudo muito bonito e nada de mal há com a escola...secalhar veio para o curso errado com essa mentalidade. Falando por todos essa publicidade a IFA já podia fazer um time-out.
« Última modificação: 07 de Março 2019, 20:38:13 por Cocolovescs »

dashmaddog

Bem... Hoje em dia penso que é possivel fazer a parte teórica do ATPL em distance learning e sem recurso a aulas presenciais tradicionais. Por exemplo, a Oxford oferece essa possibidade, mas é necessário ter um PPL. É preciso ter uma grande organização mental e auto-disciplina, motivação, interesse e gosto/amor à camisola para se ser auto-didacta. Mas é possivel.

Pessoalmente prefiro aprender/estudar conceitos teóricos por mim mesmo do que ter alguém a debitar-me conhecimento. Mas também depende do interesse que tiver pela matéria e da pessoa que a está a dar. Há professores que nos inspiram, que conseguem criar uma conexão especial com os alunos e transmitir o conhecimento de forma simples e fácil de compreender. Outros vivem no seu pedestal e simplesmente não sabem transmitir o conhecimento aos alunos e quando é assim, estar numa aula ou não estar é a mesma coisa.  Pelo menos para mim!!

De qualquer das formas, quando falamos de prática, e neste caso de voos de instrução penso que um bom instrutor faz toda a diferença. Quando tiramos a carta, não nos deixam ter aulas de condução a solo...
Suponho que ter um bom e experiente instrutor seja vital para que o aluno não só ganhe competência prática, como confiança e conforto enquanto está aos comandos.
Ainda me falta muito chegar à parte de voo, mas é o que suponho.

Cumprimentos a todos!
« Última modificação: 07 de Março 2019, 23:47:17 por dashmaddog »

Não interessa

Acho engraçado como 1 escola já é fantastica e ainda nem se começou a voar
Depois parece que afinal a teorica é só para encher chouriços(...)

Olhe que grande parte da teórica é mesmo para encher chouriços... Desde que se começou o atpl, que o segredo para passar na teórica passa basicamente por fazer até à exaustão o banco de questões... E há uma grande parte da matéria, que tem 0 de utilidade

JoaoGoncalvesS

• "You can always go around!"
Filipe espero que a escola lhe pague a publicidade.

Já não é o primeiro comentário que vejo do Filipe a fazer publicidade. Vai na volta e ainda nem começou o curso.

filipecoimbra91

Bem... Hoje em dia penso que é possivel fazer a parte teórica do ATPL em distance learning e sem recurso a aulas presenciais tradicionais. Por exemplo, a Oxford oferece essa possibidade, mas é necessário ter um PPL. É preciso ter uma grande organização mental e auto-disciplina, motivação, interesse e gosto/amor à camisola para se ser auto-didacta. Mas é possivel.

Pessoalmente prefiro aprender/estudar conceitos teóricos por mim mesmo do que ter alguém a debitar-me conhecimento. Mas também depende do interesse que tiver pela matéria e da pessoa que a está a dar. Há professores que nos inspiram, que conseguem criar uma conexão especial com os alunos e transmitir o conhecimento de forma simples e fácil de compreender. Outros vivem no seu pedestal e simplesmente não sabem transmitir o conhecimento aos alunos e quando é assim, estar numa aula ou não estar é a mesma coisa.  Pelo menos para mim!!

De qualquer das formas, quando falamos de prática, e neste caso de voos de instrução penso que um bom instrutor faz toda a diferença. Quando tiramos a carta, não nos deixam ter aulas de condução a solo...
Suponho que ter um bom e experiente instrutor seja vital para que o aluno não só ganhe competência prática, como confiança e conforto enquanto está aos comandos.
Ainda me falta muito chegar à parte de voo, mas é o que suponho.

Cumprimentos a todos!

Nem mais! Em nenhum momento referi a componente prática. Aí sim a presença de um instrutor é essencial. Mas há aqui tanta gente com uma raiva de mim que já nem ler português parece saber lool Calma, rapazes!

rmalhaov06

alo
podes enviar me para o meu email o teu spreadsheet por favor, pois estou a pensar tirar o atpl no inicio de 2020.
obrigado
malhao_@hotmail.com ou malhaorv@gmail.com

Olá a todos companheiros ! Sou Brasileiro e tenho 17 anos, estou cursando o secundário (10) e tenho planos de me tornar piloto comercial, após ler e ler varios posts, acabo por não perceber bem como é o processo para se tornar um piloto.

Conversei com meus pais, eles estão dispostos para me ajudar com o financiamento do curso ... Mas, pelo que parece, o valor gira em volta dos 70.000€ com +/- 150/205hrs de voo e comparando com o Brasil, 70.000€ me permite fazer o curso completo de piloto e sair com quase 500hrs de voo.

1- quais são os "passo a passo" para se tornar piloto ?

2- realmente vale a pena investir 70.000€ em uma escola PT ou uma BR ? Teria aqui mais possibilidades ? etc...

3- L3, AWA, 7air, Omni ... Qual seria a melhor na opinião de vocês ?

Obrigado !

Podes fazer o PPL e ATPL de forma modular, como estou a fazer (porque trabalho). Ou ATPL integrado em regime full-time ou part-time.

2- realmente vale a pena investir 70.000€ em uma escola PT ou uma BR ? Teria aqui mais possibilidades ? etc...

Sem margem para dúvidas, em Portugal. Porque ficas com a licença EASA, a mais respeitada no mundo da aviação, podendo trabalhares em qualquer parte do mundo.

Quanto ao preço, o vou pagar 56.000€ no IFA, já contando com as horas de voo, exames, material, etc. Posso-te enviar um beatrizanjosfrancisco@gmail.com
Olá a todos companheiros ! Sou Brasileiro e tenho 17 anos, estou cursando o secundário (10) e tenho planos de me tornar piloto comercial, após ler e ler varios posts, acabo por não perceber bem como é o processo para se tornar um piloto.

Conversei com meus pais, eles estão dispostos para me ajudar com o financiamento do curso ... Mas, pelo que parece, o valor gira em volta dos 70.000€ com +/- 150/205hrs de voo e comparando com o Brasil, 70.000€ me permite fazer o curso completo de piloto e sair com quase 500hrs de voo.

Obrigado !

Podes fazer o PPL e ATPL de forma modular, como estou a fazer (porque trabalho). Ou ATPL integrado em regime full-time ou part-time.

Sem margem para dúvidas, em Portugal. Porque ficas com a licença EASA, a mais respeitada no mundo da aviação, podendo trabalhares em qualquer parte do mundo.

Quanto ao preço, o vou pagar 56.000€ no IFA, já contando com as horas de voo, exames, material, etc. Posso-te enviar um spreadsheet que fiz.

"Na minha opinião, IFA (aerodromo de Tires). Sem margem para duvidas. Comecei há 3 meses, já tenho 5 disciplinas feitas no ANAC, vou começar a voar no 4º mês e pelo que oiço de amigos nas restantes escolas do aerodromo, ou voam muito pouco ou não se sentem acompanhados e orientados pela escola. A única dúvida que existe é a seguinte: se o IFA conseguirá manter a qualidade do serviço à medida que for crescendo em numero de alunos.

Eu estou bastante satisfeito com os intrutores da teórica. Quanto aos instrutores de voo só vou começar a voar no 4º mês, mas pelo que os meus colegas me dizem, estão a gostar dos instrutores que têm. Para já, têm voado com bastante regularidade. Eu pretendo terminar o PPL e o ATPL em 18-24 meses e a escola tem-me insentivado nesse sentido. Veremos! Entretanto comprou simulador e aviões novos. Dizem que instrutores não será problema. Mas quanto a isso, só o tempo o dirá."
que fiz.

"Na minha opinião, IFA (aerodromo de Tires). Sem margem para duvidas. Comecei há 3 meses, já tenho 5 disciplinas feitas no ANAC, vou começar a voar no 4º mês e pelo que oiço de amigos nas restantes escolas do aerodromo, ou voam muito pouco ou não se sentem acompanhados e orientados pela escola. A única dúvida que existe é a seguinte: se o IFA conseguirá manter a qualidade do serviço à medida que for crescendo em numero de alunos.

Eu estou bastante satisfeito com os intrutores da teórica. Quanto aos instrutores de voo só vou começar a voar no 4º mês, mas pelo que os meus colegas me dizem, estão a gostar dos instrutores que têm. Para já, têm voado com bastante regularidade. Eu pretendo terminar o PPL e o ATPL em 18-24 meses e a escola tem-me insentivado nesse sentido. Veremos! Entretanto comprou simulador e aviões novos. Dizem que instrutores não será problema. Mas quanto a isso, só o tempo o dirá."

filipecoimbra91

alo
podes enviar me para o meu email o teu spreadsheet por favor, pois estou a pensar tirar o atpl no inicio de 2020.
obrigado
malhao_@hotmail.com ou malhaorv@gmail.com

Claro!

A6EPJ

Queria só dizer que concordo com quem fala em cima da palha toda na teórica. Quem começa a fazer o curso e fazer exames vai perceber isso rapidamente. 70%-80% da teoria é completamente inútil na vida real. Se querem fazer a teoria rápido e bem terão que dar forte e feio nas bases de dados.
E posso também dizer que a qualidade ou falta dela num instrutor, principalmente numa fase inicial, pode ser decisivo a longo prazo. Todos temos que ter a nossa responsabilidade é claro, mas num mundo tão vasto como é a aviação, temos sempre de tentar aprender com quem sabe ou ja exprienciou (muito) mais.
Em relação ao estado das escolas, enfim... já foi tudo dito. Preparem-se para contar com 3 anos para o atpl.

João Pedras

Olá a todos,
O meu filho pretende tirar o curso ATPL e temos estado a pesquisar sobre as escolas, condições, valores, etc.
Há uma enorme disparidade entre horas de voo dadas e os valores de escola para escola.
Os resultados que já tenho são:
L3 (antiga gair):
103.000€, não sei com quantas horas de voo se acaba, mas fica fora de questão porque além do preço elevado, soma-se 200£ por semana para estadia no Reino Unido e, apesar de terem a escola prática em Portugal, não garantem que seja feita a prática cá.
AWA:
Custa 65.000€ e dá 165 horas de voo
Nortavia:
Curso de Piloto + Instrutor + Estágio custa 65.500€ e dá 330 horas de voo.
Vendo esses valores optaria logo pela Nortávia, mas acho o valor muito inferior em relação às restantes.
Alguém pode dar uma opinião sobre tudo isto?
Desde já, muito obrigado.

Antoniom

Olá a todos! Tenho 15 anos e quero ser piloto. Andei a ver algumas escolas e fiquei indeciso entre a L3 e Sevenair. Qual das duas é a melhor?

Byte Boador

Acho gritante que pessoal venha para aqui com certezas de tanta coisa e com experiência ZERO!

Gostaria que algum dos iluminados me dissesse qual é a matéria que se dá no curso de pilotagem que não serve para nada?

Ter um instrutor capaz a nos ajudar na compreensão e interpretação é fundamental para percebermos o que estamos a fazer e a falar, seja nas teóricas seja nas práticas.

Tenho pena de quem pensa que para ser piloto, basta estudar as bases de dados e depois encosta-se os livros na prateleira para mostrar ás visitas quando vão lá a casa... Podem passar nos exames mas não é isso que vos fará ser um Aviador!

Pena que em HPL não vos ensinem um pouco de humildade pois é algo que vos vai fazer imensa falta, assumindo que vão fazer do curso uma profissão.

Caro João Pedras

Não há escolas perfeitas! O rótulo de melhor escola salta de escola em escola mediante o que cada uma representa para um individuo.

Pelo que refere a nível de preço e de "conteúdo", então a Nortávia seria a melhor opção pois para além de terminar o curso com um bom número de horas, tem a possibilidade de se formar como instrutor e na minha experiência, eu quando tenho de ensinar é quando aprendo mais! O que quero dizer com isto é que os conhecimentos adquiridos durante o curso inicial, ficarão consolidados e até melhor "cristalizados" na cabeça do piloto.

De qualquer das formas, o que mais recomendo é que visite todas as escolas e tente perceber, para lá de todo o marketing, o que cada uma tem para oferecer. Nem tudo o que reluz é ouro por isso tenha muita atenção ao que não é dito. Se tiver possibilidade, vá aos open days que muitas (se não todas) organizam.
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

Tordo156

Olá a todos,
O meu filho pretende tirar o curso ATPL e temos estado a pesquisar sobre as escolas, condições, valores, etc.
Há uma enorme disparidade entre horas de voo dadas e os valores de escola para escola.
Os resultados que já tenho são:
L3 (antiga gair):
103.000€, não sei com quantas horas de voo se acaba, mas fica fora de questão porque além do preço elevado, soma-se 200£ por semana para estadia no Reino Unido e, apesar de terem a escola prática em Portugal, não garantem que seja feita a prática cá.
AWA:
Custa 65.000€ e dá 165 horas de voo
Nortavia:
Curso de Piloto + Instrutor + Estágio custa 65.500€ e dá 330 horas de voo.
Vendo esses valores optaria logo pela Nortávia, mas acho o valor muito inferior em relação às restantes.
Alguém pode dar uma opinião sobre tudo isto?
Desde já, muito obrigado.

Já experimentou pedir orçamento / condições na OMNI e na IFA?
A L3 não aceita mais inscrições para teoria em Portugal. segundo eles, a teoria vai passar a ser ministrada no U.K. ...

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
1071 Visualizações
Última mensagem 22 de Julho 2015, 16:52:23
por D-Zign
0 Respostas
676 Visualizações
Última mensagem 27 de Maio 2016, 09:39:45
por Ricardofte