Aeródromo Municipal Bissaya Barreto (Coimbra) - Aeroportos/Aeródromos - Fórum Aviação Portugal

sailorman

  • Mensagens: 21
"O candidato do PS, Manuel Machado, afirmou que, caso seja reeleito, a sua prioridade será a construção de um aeroporto na cidade.

Liderarei no próximo mandato autárquico a transformação do aeródromo de Coimbra, o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, em Cernache, num aeroporto civil comercial”, afirmou, na apresentação oficial da sua recandidatura, no dia 3 de setembro.

Para Manuel Machado, “a falta que um aeroporto faz às dinâmicas que Coimbra está a criar e a liderar é, por sinal, proporcional às limitações de oferta dos aeroportos que o país tem neste momento” a funcionar. O candidato socialista diz ainda que “Portugal tem falta de capacidade aeroportuária" e que a "Região Centro não tem nenhum aeroporto a funcionar no território dos seus concelhos”.
Por isso, esta decidido a criar as infraestruturas que faltam para que o aeródromo ajude "o país a ultrapassar os atuais constrangimentos de oferta aeroportuária" no centro do país e comece a receber voos low cost e voos charter que tenham como destino Coimbra e Fátima.

Depois de apresentada a proposta, os eleitores não perdoaram e rapidamente surgiram, nas redes sociais, imagens do novo aeroporto de Coimbra."

brunodias

  • Mensagens: 3784
Senti como se estivesse no dia 1 de abril

JSilvazito

  • Mensagens: 274
Estes gajos não se enxergam... arre porra!!!
Este sr. não sabe para que lado é Beja? Este sr. não sabe o que são obras inúteis ( e boa parte dos estádios do euro e... e... e... são-no ).
Bom, também em bom rigor, ele não estará a falar para pessoal com dois palmos de testa... está a falar para os capangas e correligionários, com o habitual caciquismo e por isso bacalhau basta.
Cumprimentos,

nunopinheiro

  • Mensagens: 2604
A galiza tem 3 aeroportos, eu não sei sé há mercado para um no centro do pais, mas duvido que o JSilvazito também o saiba. o pessoal tem de ter mais calma com os atestados de incompetência alheia. Beja não é Coimbra de todo, no outro dia coloquei aqui um mapa da distribuição populacional de Portugal. e parece-me que Beja não seja exatamente o mesmo que Coimbra.

nunopinheiro

  • Mensagens: 2604
Como pode ver aqui são realidades que não se devem comparar, também se vê bem que de facto para a utilização nacional das infraestruturas os aeroportos de Lisboa e Porto estão relativamente bem localizados no centro das massas populacionais. mas ate pode haver espaço para um apeadeiro e com procura lucrativo ali no meio, ate poderia tirar pressão sobre os dois referidos que já se encontram com problemas de escala e a precisar de obras.

Relembro ao pessoal que em Beja o estado tentou rentabilizar uma infraestrutura que recebeu, se Coimbra também a tiver se calhar não será má ideia, não sei, gostava de ver as continhas disso.

Pragmaticamente não estou a ver a Vinci a fazer uma infraestrutura nova, ou permitir concorrência as suas...
« Última modificação: 18 de Setembro 2017, 20:30:37 por nunopinheiro »


brunodias

  • Mensagens: 3784
Coimbra esta a precisar tanto de 1 aeroporto que nem ligação aerea a lisboa ou porto tem
Coimbra esta bem servida em termos rodoviarios e até ferroviarios

caparica

  • Mensagens: 477
brunodias, eu não sei se um aeroporto em Coimbra é ou não viável, mas o mundo é maior do que o Porto e Lisboa. Claro que em relação a estas duas cidades não fará muito sentido uma ligação aérea, uma vez que dista pouco mais de 100Km de cada.

fabinho1314

  • Mensagens: 85
Ja agora porque nao um aeroporto em cada capital de distrito?!

nunopinheiro

  • Mensagens: 2604
Fabinho se o mercado as sustentar qual o problema??? É fazer as contas e ver se da.  A Galiza tem 3  e btw a TAP liga a dois deles.

VNE

  • Mensagens: 987
Na minha opinião faz cada vez mais sentido principalmente pelo congestionamento de Lisboa e a péssima ligação ferroviária entre os aeroportos de Lisboa e Porto e as diversas cidades da região centro.

Os comboios nem sequer param nos aeroportos... chegar destes a Coimbra, Aveiro é uma eternidade. Quanto a Leiria nem vale a pena, o comboio nem sequer vai à cidade mais industrial da região centro!!

A região centro tem uma das maiores universidades em Portugal e concentra dezenas de milhares de empresas e claro está, Fátima, cujo impacto turístico não consigo avaliar.

Não alinho no chorrilho de críticas contra a ideia, qual é o problema se uma ou várias Low Cost quiserem voar de Paris, Londres, Madrid e Geneve para a região centro?

Porque é que a região centro não pode ter o seu aeroporto?

Há por essa Europa muitos aeroportos pequeninos que vivem das lowcost e muitas pequenas cidades que lutam por oportunidades de desenvolvimento.
« Última modificação: 19 de Setembro 2017, 07:06:56 por VNE »


msilva

  • Mensagens: 18
Desde que não seja um "aeroporto de ciudad real"

toto1100

  • Mensagens: 1946
Se for um aeroporto de ciudad real estamos bem. Investimento absolutamente privado, quem la investiu dinheiro é que se lixou.
O problema é que isto nunca sera um aeroporto desses, a existir (que com 99% de certeza nao existira) sera dinheirinho dos contribuintes.

JSilvazito

  • Mensagens: 274
A galiza tem 3 aeroportos, eu não sei sé há mercado para um no centro do pais, mas duvido que o JSilvazito também o saiba. o pessoal tem de ter mais calma com os atestados de incompetência alheia. Beja não é Coimbra de todo, no outro dia coloquei aqui um mapa da distribuição populacional de Portugal. e parece-me que Beja não seja exatamente o mesmo que Coimbra.

Nuno,
Importa, primeiro que tudo, saber o que o autor da ideia entende por " aeroporto ".
Se ele entender que 2 ou 3 mil metros de alcatrão e mais nada é um aeroporto está tudo bem. Não é, mas ele vende-o como tal. Assim, poderiamos 50 ou 100 " aeroportos " em Portugal.
Acho que um aeroporto, para além de toda a infraestrutura de betão e alcatrão, de acessos rodoviários e transporte para escoamento ou entrada dos passageiros, implica serviço de bombeiros, de polícia, de alfândega, de controlo de tráfego aéreo, de abastecimento de combustível, de afastamento de aves,segurança, lojas, táxis e.. e... e... muito mais que por agora não me estou a lembrar.
São centenas de empregados e custos enormes de iluminação, de arranjo paisagístico e por aí a fora e alguém tem que os pagar.
Ora, por norma quem paga os custos de tudo isso são as taxas e os serviços prestados aos passageiros.
Será que 3 ou 4 aviões/dia com passageiros para Fátima e pouco mais pagarão tudo isso?
A história da Câmara de Leiria com o euro 2004 é o melhor exemplo disto, destas obras faraónicas e inúteis. Fala-se, por agora, inclusivé, em demolir o estádio para estancar o sorvedouro que aquilo é. Mas o estádio também teve um estudo económico que dizia que aquilo iria gerar imensa receita, cobriria plenamente os custos de exploração e seria muito lucrativo. Viu-se o que é. E o aeroporto de Beja também teve um magnifico estudo económico que previa mundos e fundos e afinal quem voa para lá?
Cumprimentos,

toto1100

  • Mensagens: 1946
O mesmo estudo que falava no 1 milhao de passageiros para Beja em 2012 (o objetivo primordial de Beja de qualquer das formas nunca foram os passageiros) tambem falava em 5 milhoes no Sa Carneiro em 2012 e 6 em 2015. Nao se erra so para um lado.

nunopinheiro

  • Mensagens: 2604
A minha posição é, não sei mostrem-me as contas, e melhor companhias dispostas a apostar em rotas para lá isso é que me convencia. Agora comparar Coimbra com Beja é que não é serio.. assim como não é comparação dos estádios com infraestruturas deste género. Alhos com Bugalhos.
2 ou 3 mil metros de alcatrão e mais e um barraco é muitos dos apeadeiros que a Ryanair usa por essa Europa fora, (que não é o caso de todo para os 3 da galiza btw) e são aeroportos. é fazer as contas e melhor arranjar um privado disposto a investir, ou que invista a cámara.

quase de certeza que a Vinci não vai achar piada, e aqui é que a porca torce o rabo completamente...
« Última modificação: 19 de Setembro 2017, 14:16:55 por nunopinheiro »


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
1489 Visualizações
Última mensagem 03 de Setembro 2014, 22:45:44
por brunodias
0 Respostas
791 Visualizações
Última mensagem 03 de Junho 2014, 22:44:06
por Jefs
8 Respostas
1842 Visualizações
Última mensagem 27 de Agosto 2016, 22:58:25
por Carlos Seabra
6 Respostas
3152 Visualizações
Última mensagem 23 de Janeiro 2017, 16:08:23
por jferreira20
0 Respostas
363 Visualizações
Última mensagem 21 de Janeiro 2017, 10:30:28
por cruzov

Total 108+0=108 ms, db 0 ms, php 108 ms