vareiro

Eu também não vejo mal nenhum. Já viram o aeroporto de Frankfurt Hahn, Memmingen, Girona, etc.? Já não somos o país pequenino que éramos há 10 anos atrás. Precisamos de incentivos para o desenvolvimento de outras cidades que não Lx ou Porto.
Memmingen recebe normalmente 6 voos por dia. Está a 100 km de Munique, 150 de Stuttgart e a 200 de Zurique. No entanto continua a receber voos low cost e rentabilizou imenso aquela zona (Allgäu - instâncias turísticas). É um aeroporto super pequeno, com uma pista, meia dúzia de balcões check-in, um café e ainda consegue ter zona de passaportes. Incrível.

jeropiga

Hahn? continua a ser a vilazita. Desenvolvimento? não vi... Mas concordo com o que diz que ajuda e promove o desenvolvimento onde é possivel.  No entanto assumidamente Hahn é a alternativa LC a Frankfurt-Main. Nunca mais me hei-de esquecer de uns espanhois que tinham acabado de aterrar em Hahn, a perguntarem-me onde era o metro para o centro da cidade ( de Frankfurt). Quando lhes disse que tinham de apanhar o autocarro, ia-lhes dando uma coisa má.
E o que dizer Paris-Bouvais?
Concordo que o o OPO- FAO é bom.
Mas isto são outras contas do Rosario, quem quer vai, quem não quer não vai, ou faz bem os trabalhos de casa para não ir parar a 120km da cidade de destino. Mas não é isso que estamos a debater...

nunopinheiro

vareiro yeap é o que eu chamo de apeadeiros Ryaniar, as vezes bem jeito dão.

como eu digo fazer as continhas e propor se-calhar a vinci, acho que não é possível sob os termos do contracto do estado com esta fazer em regime de concorrência com ela...
« Última modificação: 20 de Setembro 2017, 12:42:05 por nunopinheiro »

toto1100

Nao é possivel nao. A Vinci tem monopolio dos aeroportos atuais e de qualquer aeroporto a 150km em redor de cada um deles. Por isso so para ai em Bragança ou Vilar Formoso é que seria possivel.
Mas Nuno, as continhas neste caso sao faceis: tendo que fazer o aeroporto praticamente de raiz (aquilo que la esta nao serve para praticamente nada, e nem tem espaço suficiente para as servidoes aeronauticas necessarias para um aeroporto comercial), era impossivel rentabilizar a coisa. Se estivesse feito como em Beja e com quaisquer 30 milhoes se construisse um terminal, entao ai as coisas piavam mais fino. Mas aqui estamos a falar de centenas de milhoes de euros de investimento. A II GG e a Guerra Fria "infelizmente" passaram-nos praticamente ao lado.

nunopinheiro

prontos assim fico convencido ;) esqueçam la isso :) Viseu sul? kiding :D

VNE

Eu também não vejo mal nenhum. Já viram o aeroporto de Frankfurt Hahn, Memmingen, Girona, etc.? Já não somos o país pequenino que éramos há 10 anos atrás. Precisamos de incentivos para o desenvolvimento de outras cidades que não Lx ou Porto.
Memmingen recebe normalmente 6 voos por dia. Está a 100 km de Munique, 150 de Stuttgart e a 200 de Zurique. No entanto continua a receber voos low cost e rentabilizou imenso aquela zona (Allgäu - instâncias turísticas). É um aeroporto super pequeno, com uma pista, meia dúzia de balcões check-in, um café e ainda consegue ter zona de passaportes. Incrível.

Bom exemplo.

Memmingen é o aeroporto que uso quando vou ao Aero Friedrichhafen, um pequeno aeroporto e uma boa alternativa para quem quer visitar aquela zona.

vareiro

Bom exemplo.

Memmingen é o aeroporto que uso quando vou ao Aero Friedrichhafen, um pequeno aeroporto e uma boa alternativa para quem quer visitar aquela zona.

Eu uso para ir a Munique quando vou em lazer. Mesmo com viagens de autocarro, consegue ser mais barato que o voo LH directo do Porto.
Nós dizemos a brincar que aquilo parece um Lidl. Mas o que é certo é que quem quer ir a Ulm/Augsburg, Friedrichshafen ou Allgäu é um aeroporto com boa localização. Só servido pela Ryanair, Wizzair e Pobeda.

Nao é possivel nao. A Vinci tem monopolio dos aeroportos atuais e de qualquer aeroporto a 150km em redor de cada um deles. Por isso so para ai em Bragança ou Vilar Formoso é que seria possivel.
Mas Nuno, as continhas neste caso sao faceis: tendo que fazer o aeroporto praticamente de raiz (aquilo que la esta nao serve para praticamente nada, e nem tem espaço suficiente para as servidoes aeronauticas necessarias para um aeroporto comercial), era impossivel rentabilizar a coisa. Se estivesse feito como em Beja e com quaisquer 30 milhoes se construisse um terminal, entao ai as coisas piavam mais fino. Mas aqui estamos a falar de centenas de milhoes de euros de investimento. A II GG e a Guerra Fria "infelizmente" passaram-nos praticamente ao lado.

O toto usou um argumento válido. O aeroporto de Memmingen era militar. De facto, a Alemanha tem um grande número de aeroportos mas muitos deles são ex-militares. Talvez efeitos das guerras que a Alemanha participou (e protagonizou).

jferreira20

Estes gajos não se enxergam... arre porra!!!
Este sr. não sabe para que lado é Beja? Este sr. não sabe o que são obras inúteis ( e boa parte dos estádios do euro e... e... e... são-no ).
Bom, também em bom rigor, ele não estará a falar para pessoal com dois palmos de testa... está a falar para os capangas e correligionários, com o habitual caciquismo e por isso bacalhau basta.
Cumprimentos,
Não podemos comparar Beja com Coimbra. Beja tem muito menos habitantes, muito menos capacidade hoteleira, muito menos indústria, muito menos universidades e muito menos ligações de qualidade ferro e rodoviárias que Coimbra e arredores. Consequentemente, torna muito mais difícil a rentabilização de um aeroporto (embora o investimento em Beja tenha sido relativamente baixo).

jferreira20

A galiza tem 3 aeroportos, eu não sei sé há mercado para um no centro do pais, mas duvido que o JSilvazito também o saiba. o pessoal tem de ter mais calma com os atestados de incompetência alheia. Beja não é Coimbra de todo, no outro dia coloquei aqui um mapa da distribuição populacional de Portugal. e parece-me que Beja não seja exatamente o mesmo que Coimbra.

Não desejemos os aeroportos da Galiza em Portugal, pf. A Galiza tem três aeroportos e perdem mais tempo a "andar à pancada" uns com os outros do que a estabelecer uma política aeroportuária decente. Os três juntos não fazem um em condições e sobrevivem à custa de subsídios de milhões às companhias aéreas.

jferreira20

A galiza tem 3 aeroportos, eu não sei sé há mercado para um no centro do pais, mas duvido que o JSilvazito também o saiba. o pessoal tem de ter mais calma com os atestados de incompetência alheia. Beja não é Coimbra de todo, no outro dia coloquei aqui um mapa da distribuição populacional de Portugal. e parece-me que Beja não seja exatamente o mesmo que Coimbra.

Nuno,
Importa, primeiro que tudo, saber o que o autor da ideia entende por " aeroporto ".
Se ele entender que 2 ou 3 mil metros de alcatrão e mais nada é um aeroporto está tudo bem. Não é, mas ele vende-o como tal. Assim, poderiamos 50 ou 100 " aeroportos " em Portugal.
Acho que um aeroporto, para além de toda a infraestrutura de betão e alcatrão, de acessos rodoviários e transporte para escoamento ou entrada dos passageiros, implica serviço de bombeiros, de polícia, de alfândega, de controlo de tráfego aéreo, de abastecimento de combustível, de afastamento de aves,segurança, lojas, táxis e.. e... e... muito mais que por agora não me estou a lembrar.
São centenas de empregados e custos enormes de iluminação, de arranjo paisagístico e por aí a fora e alguém tem que os pagar.
Ora, por norma quem paga os custos de tudo isso são as taxas e os serviços prestados aos passageiros.
Será que 3 ou 4 aviões/dia com passageiros para Fátima e pouco mais pagarão tudo isso?
A história da Câmara de Leiria com o euro 2004 é o melhor exemplo disto, destas obras faraónicas e inúteis. Fala-se, por agora, inclusivé, em demolir o estádio para estancar o sorvedouro que aquilo é. Mas o estádio também teve um estudo económico que dizia que aquilo iria gerar imensa receita, cobriria plenamente os custos de exploração e seria muito lucrativo. Viu-se o que é. E o aeroporto de Beja também teve um magnifico estudo económico que previa mundos e fundos e afinal quem voa para lá?
Cumprimentos,

Acima de tudo tem que ser uma infraestrutura rentável, se não directamente, pelo menos indirectamente. Ou seja, mesmo que o aeroporto não dê lucro, se suscitar actividade económica suficiente que gere rendimento para o Estado cobrir os custos do aeroporto, qual é a relevância de ser grande ou pequeno, um mega-aeroporto ou um barracão com uma pista?

nunopinheiro

jferreira20 sim claro, mas qq um deles tem muitíssimo mais clientes que Beja. Coimbra não teria menos que qq um desses. Eu só não gosto de comparações sem mais... pessoalmente vejo complicado em particular pela questão da Vinci. Mas dizer que não há mercado acho que não é por aí. AKA furiosamente concordamos
« Última modificação: 20 de Setembro 2017, 16:36:44 por nunopinheiro »

TAP153

Coimbra (região centro Leiria/Pombal/Aveiro/Mealhada/Figueira da Foz) tem tudo aquilo que é apetecível a uma LCC: cidade jovem, cidade universitária, poder económico, industria, uma grande base de emigração (Alemanha, França, Luxemburgo, Suiça...), bons acessos rodoviários para toda a região...

Abraços

vareiro

Só a título de curiosidade, só as zonas que estão fora dos círculos verdes (raios de 150 km) é que podem ter aeroportos não-concecionados pela Vinci, ehehe  :P

jferreira20

O de Beja não entra nas contas?

nunopinheiro

jferreira20 acho que não faria muita diferença, o que em parte demonstra parte do seu problema.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
1644 Visualizações
Última mensagem 03 de Setembro 2014, 22:45:44
por brunodias
0 Respostas
903 Visualizações
Última mensagem 03 de Junho 2014, 22:44:06
por Jefs