Francismesquita

Boa noite,

Incidente com A380 da Air France. Escrever que perdeu peças é uma grande favor!

https://www.jn.pt/mundo/interior/motor-de-airbus-a380-da-air-france-perdeu-pecas-em-voo-8810219.html
Francisco Mesquita

Nyctalus

Citação de: AVHerald

Incident: France A388 over Greenland on Sep 30th 2017, fan and engine inlet separated
By Simon Hradecky, created Saturday, Sep 30th 2017 17:52Z, last updated Saturday, Sep 30th 2017 19:01Z

An Air France Airbus A380-800, registration F-HPJE performing flight AF-66 from Paris Charles de Gaulle (France) to Los Angeles,CA (USA), was enroute at FL370 about 200nm southeast of Nuuk (Greenland) when the fan and inlet of the #4 engine (GP7270, outboard right hand) separated from the engine. The crew descended the aircraft to FL310 and diverted to Goose Bay,NL (Canada) for a safe landing about 2 hours later. Emergency services reported hydraulic fluid leaking from the engine.

A runway inspection discovered debris on the arrival runway, which needed to be cleaned before the runway could be reopened.

A passenger reported there was a loud thud followed by vibrations.

The passengers report they are still on board of the aircraft about 2 hours after landing because the airport does not have stairs to accomodate the A380.

The airline reported the aircraft diverted to Goose Bay following serious damage to one of the four engines. Flight and Cabin crew handled the serious incident perfectly. Teams are being dispatched to Goose Bay to assist the passengers, the airline is working to re-route the passengers to Los Angeles via their connecting platforms in North America.

http://flightaware.com/live/flight/AFR66/history/20170930/0820Z/LFPG/KLAX

The engine seen in flight (Photo: Chris):

The engine seen in flight (Photo: Miguel Amador):

The engine seen in flight (Photo: Rick Engebretsen):

Isto foi realmente um major incident!  :-\ Parece que a fan soltou completamente, reparem na última foto... dá para ver imensas superficies de fractura  :o
« Última modificação: 01 de Outubro 2017, 05:38:14 por Nyctalus »

iloper

onde é que isso foi cair??

Igor

Nesta ultima foto, dá a sensação que a fan case se desintegrou completamente.

mafonso

Video com as comunicações na fase final até ao taxi, e algumas imagens.

zema

Desculpem o que vou dizer porque pode ser uma barabaridade...mas se o que falta no motor bate na asa ou na fuselagem ou na cauda
 Podia haver uma tragedia

Outra coisa é...outra vez a airfrance...

mafonso

Na foto final do video acima ve-se o bordo de asa um bocado arranhado. Deve ter levado com parte da main fan ou da case.
Mas sim, aquilo devem ter saido aletas centrífugadas para todo o lado.  :o
« Última modificação: 01 de Outubro 2017, 18:21:59 por mafonso »

tareias77

Desculpem o que vou dizer porque pode ser uma barabaridade...mas se o que falta no motor bate na asa ou na fuselagem ou na cauda
 Podia haver uma tragedia

Mais grave foi o acidente com o A380 da Qantas em Singapura há uns anos.
Agora, isto aconteceu com um Air France, como podia ter acontecido com outra companhia, portanto caro Zema, esse tipo de comentario é despropositado. Numa coisa tenho de concordar, se o inlet saltou inteiro, o que dúvido, pode causar sérios estragos onde cair, além de que este tipo de eventos catastroficos podem causar danos graves na fuselagem, e no limite nos slats.
« Última modificação: 01 de Outubro 2017, 19:09:08 por tareias77 »

Nyctalus

Se os prazos de manutenção foram cumpridos pela AF, se a manutenção foi bem feita, este tipo de falha catastrófica é preocupante. De certo que levará a uma inspeção de toda a frota A380 com estes motores. Não sou engenheiro mecanico, mas isto não me parece algo que tenha desenvolvido apenas neste vôo.

zema

Podia haver uma tragedia

Mais grave foi o acidente com o A380 da Qantas em Singapura há uns anos.
Agora, isto aconteceu com um Air France, como podia ter acontecido com outra companhia, portanto caro Zema, esse tipo de comentario é despropositado. Numa coisa tenho de concordar, se o inlet saltou inteiro, o que dúvido, pode causar sérios estragos onde cair, além de que este tipo de eventos catastroficos podem causar danos graves na fuselagem, e no limite nos slats.

Todas as companhias domundo estao sujeitas. E admito que a companhia pode nao ter culpa absolutamente nenhuma no que sucedeu (incluvise nos ultimos anos nao tem acontecido tanto) mas tambem nao vale a pena colocar a cabeca na areia,  a air france tem tido"muitos azares" e alguns que podiam ser catastroficos.
É a minha opiniao e vale o que vale como.é obvio (ao fim de contas so vale para mim e para as minhas decisoes, e procurar nao voar air france quando tenho alternativa é uma delas)

AECM

« Última modificação: 02 de Outubro 2017, 10:20:16 por AECM »

VNE

Pode acontecer a qualquer uma.

O facto de ser Air France é, apenas, uma enorme coincidência... afinal não é qualquer companhia que perde uma coleção inteira de Airbus!
« Última modificação: 02 de Outubro 2017, 21:41:07 por VNE »

mafonso

Em Novembro de 2010 um voo da Quantas (QF32) tive um problema muito semelhante (uncontained engine failure) no primeiro A380 que recebeu. So neste caso houve danos sérios na asa.
Na altura todos os A380 com motores RR foram grounded para inspecção. Os da AF, Emirates (e outras companhias que tinham motores EA) não foram afectados pelo grounding.

Curiosamente a parte que está intacta neste RR do QF32 foi exatamente a parte que desapareceu no voo do AF.

« Última modificação: 02 de Outubro 2017, 23:00:36 por mafonso »

jeropiga

Acho que a root cause foi o proprio fan hub que se separou e levou o inlet e os fancowls atrás. Se fosse um problema da fan case ( como aconteceu com o 330 da Egipair) http://www.avherald.com/h?article=4a901212&opt=0 a fan estaria lá ainda.

Se assim for, trata-se de uma LLP. Não me admiro que após este evento venha aí um chorrilhos de AD, com NDT ou directivas para reduzir a vida da peça.

Algures no fundo do mar está um fan hub com as pás todas, mas aguardemos pela investigação.

ngouveia

Acho que a root cause foi o proprio fan hub que se separou e levou o inlet e os fancowls atrás. Se fosse um problema da fan case ( como aconteceu com o 330 da Egipair) http://www.avherald.com/h?article=4a901212&opt=0 a fan estaria lá ainda.

Se assim for, trata-se de uma LLP. Não me admiro que após este evento venha aí um chorrilhos de AD, com NDT ou directivas para reduzir a vida da peça.

Algures no fundo do mar está um fan hub com as pás todas, mas aguardemos pela investigação.

Aparentemente o A380 sobrevoava a Gronelândia quando o incidente ocorreu.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
1487 Visualizações
Última mensagem 16 de Fevereiro 2014, 22:40:56
por Tony Soprano
1 Respostas
626 Visualizações
Última mensagem 12 de Agosto 2014, 14:17:34
por superpiloto