nunonunes097

• Aspirante a Controlador Aéreo ou Mecânico de Material Aéreo / Manutenção de Aeronaves. Candidatei-me à Força Aérea Portuguesa e irei realizar as provas de aptidão dentro de menos de duas semanas.
Saudações.
Já fiz a minha candidatura na Força Aérea para OPCART "Operadores de Circulação Aérea e Radaristas de Tráfego" (e também para MMA), e apesar de só fazer as provas de aptidão dentro de quase duas semanas, gostaria de esclarecer uma dúvida.

Gostaria de saber se o curso de sargentos de OPCART (Controlador de Tráfego Aéreo), apesar de ser apenas de dois semestres, tem equivalência aos cursos Controlador de Trafego Aéreo que os civis tiram na NAV (Navegação Aérea de Portugal). Reformulando, o que eu quero perguntar é, no caso de não conseguir entrar nos quadros da Força Aérea, após retornar à vida civil, se o meu curso de OPCART vai ser tão válido como o curso da NAV para ir trabalhar como controlador aéreo já como civil, ou se para poder exercer tal profissão terei que tirar o curso através da própria NAV. Não quereria desperdiçar os próximos 5 ou 6 anos num curso que não virá a ter uso nenhum no resto da minha vida pós militar, apesar da minha intenção ser entrar nos quadros.

Aproveito para dizer que sou um novo membro deste fórum e estou muito bem impressionado
Muito obrigado pela vossa prestabilidade;

-Nuno.

eascensao

Olá Nuno, bem vindo ao Fórum

A equivalência da formação, ou melhor dizendo, a equivalência ou concessão de licença civil tem sido uma questão muito discutida neste e noutros fóruns e, tanto quanto sei, não existe neste momento mecanismo ou procedimento oficial para essa conversão ou atribuição.

Mas este questão é, também, irrelevante.
Neste momento o único prestador civil de Serviços de Controlo de Tráfego Aéreo é a NAV Portugal.
E a NAV Portugal como entidade empregadora pode estabelecer os requisitos que entender para admissão ... e um deles tem sido a frequência do curso pelo que ter ou não a formação ou mesmo a licença será irrelevante.

nunonunes097

• Aspirante a Controlador Aéreo ou Mecânico de Material Aéreo / Manutenção de Aeronaves. Candidatei-me à Força Aérea Portuguesa e irei realizar as provas de aptidão dentro de menos de duas semanas.
Muito obrigado pela resposta eascensao. Suponho que então o melhor que tenho mesmo a fazer é entrar nos quadros da força aérea. Vai ser difícil e vai haver muita competição mas senão o fizer bem posso dizer adeus à minha formação enquanto militar. Mais uma vez muito obrigado e a continuação de um bom fim de semana.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
608 Visualizações
Última mensagem 04 de Fevereiro 2014, 22:52:28
por melgakpica
0 Respostas
917 Visualizações
Última mensagem 01 de Janeiro 2016, 23:03:18
por andrepereira