AAEK192

  • Mensagens: 390
LHR dava jeito..(muito) mas não vai acontecer

VidocQ

  • Mensagens: 364
E uma rota para a Alemanha também. A LH tem 5 voos diários e a TAP zero.

A LH tem no máximo 4 vôos diarios neste momento e são code-shared pela TAP
19x OPO-FRA
5x OPO-MUC
2x OPO-DUS (seasonal) OpBy Eurowings (EW9641) (o único não code-shared)

Citação
06:00 OPO 09:45 FRA 2h45m TP6685 (Voo operado por Lufthansa)
12:10 OPO 15:55 FRA 2h45m TP6681  (Voo operado por Lufthansa)
16:45 OPO 20:30 FRA 2h45m TP6683  (Voo operado por Lufthansa)
13:45 OPO 17:35 MUC 2h50m TP6679  (Voo operado por Lufthansa)

logo não vejo o interesse da TAP de voar com o seu próprio equipamento numa linha já bem servida.

Se está a falar de outros destinos, a concorrência é da FR, onde só uma rota nova da TAPexp poderia fazer face.
« Última modificação: 27 de Outubro 2017, 09:42:22 por VidocQ »

A388 / A321(321/32B) / A320(320/32A) / A319 / A318 / A223 / B773(77W) / B738(73H) / B737(73G/73W)
E195 / E190 / E145 / CRJK(X) / CRJ9 / F100 / RJ85 / AT76 / DH8D(NG)
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN / DY

jferreira20

  • Mensagens: 444
DUS era uma rota muito bem-vinda.

A concorrência seria a Eurowings com dois voos semanais e a FR com outros 2, mas para Weeze. Permitia um conjunto de ligações muito interessante e complementar ao resto do grupo LH:

FRA e MUC com a LH; Zurique e Genebra com a Swiss, Bruxelas com a Brussels e uma mini-operação da Eurowings para Viena, com codeshare com a Austrian.

nunopinheiro

  • Mensagens: 5076
Quanto mais penso no assunto mais me convenço que para alem de MXP e talvez Barcelona  e um ou outro destino em espanha com ATR'S que sobrem por falta de slots em Lisboa, na Europa não vamos ver mais que possivelmente isso, os grandes hubs europeus devem estar cobertos pelas companhias destes eles que as financiem (falta LHR que só deve ter slots quando a terceira pista abrir e que a BA deve cobrir imediatamente) e o ponto a ponto vai ser sempre coberto pelas LCC.

Resta assim para alem disso tentar bloquear concorrência transatlântica para o destino Portugal a partir do Porto, nem tudo é mau. E até vai em parte de encontro ao que desejava da companhia nacional como estratégia global para esta, por motivos diferentes mas resultados semelhantes.

De um ponto de vista racional é o que consigo adivinhar possa fazer sentido estratégico para a TAP.
« Última modificação: 27 de Outubro 2017, 12:11:08 por nunopinheiro »


FLopes

  • Mensagens: 560
E uma rota para a Alemanha também. A LH tem 5 voos diários e a TAP zero.

A LH tem no máximo 4 vôos diarios neste momento e são code-shared pela TAP
19x OPO-FRA
5x OPO-MUC
2x OPO-DUS (seasonal) OpBy Eurowings (EW9641) (o único não code-shared)

Citação
06:00 OPO 09:45 FRA 2h45m TP6685 (Voo operado por Lufthansa)
12:10 OPO 15:55 FRA 2h45m TP6681  (Voo operado por Lufthansa)
16:45 OPO 20:30 FRA 2h45m TP6683  (Voo operado por Lufthansa)
13:45 OPO 17:35 MUC 2h50m TP6679  (Voo operado por Lufthansa)

logo não vejo o interesse da TAP de voar com o seu próprio equipamento numa linha já bem servida.

Se está a falar de outros destinos, a concorrência é da FR, onde só uma rota nova da TAPexp poderia fazer face.
Salvo erro no Verão eram 5 voos, pois para Munique eram 2 voos. A 16 de Setembro fiz um voo na LH de Munique que chegou ao Porto às 10:40.
Essa história do code-share é muito engraçada mas os preços são absurdos e a procura é superior à oferta. Mesmo com preços elevados (I/V na casa dos 400€ a 500€) os voos andam cheios.
Com base nesta minha experiência penso que pode existir espaço para um voo TP para Frankfurt ou Munique.

padilhasantos

  • Mensagens: 301
  • Who cares?
A TAP não está a usar o maximo das frequências a que tem direito. Já chegou a ter 10 semanais de Lisboa mas agora só faz 7 semanais.
Se quisesse podia fazer OPO-LAD.

O número de pessoas que faz a rota OPO-LAD não justifica a criação dessa rota. Repara na TAAG que só opera às Terças, Quintas e Sábados para Luanda e Segundas, Quartas e Sextas para o Porto. A TAP tem o LIS-LAD todos os dias, excepto Domingos (salvo algumas excepções) e depois tens a Ponte Aérea a garantir a ligação ao Porto.

Ainda assim era uma boa hipótese desde que a TAP conseguisse garantir o mesmo valor da tarifa no voo directo como tem no voo com escala para que, em caso de alteração para um dia em que não houvesse voo directo o passageiro pudesse alterar para a mesma tarifa (se estivesse disponivel) pagando apenas a penalização (e eventuais diferenças de taxas).

VidocQ

  • Mensagens: 364
Salvo erro no Verão eram 5 voos, pois para Munique eram 2 voos. A 16 de Setembro fiz um voo na LH de Munique que chegou ao Porto às 10:40.

Não duvido de si, pode é haver ajuste de capacidade (redução) para o Inverno, e/ou alteração de horários.

Essa história do code-share é muito engraçada mas os preços são absurdos e a procura é superior à oferta. Mesmo com preços elevados (I/V na casa dos 400€ a 500€) os voos andam cheios.
Com base nesta minha experiência penso que pode existir espaço para um voo TP para Frankfurt ou Munique.

Aqui discordo da sua análise. Há razões claras para os preços serem altissimos.
Os preços que está a falar são ponto a ponto, em rotas claramente para hubs de ligação (FRA+MUC) de uma concorrente, 
e onde a grande maioria são pax que pagam outros preços de captação (longo curso/ligação).
Já vimos vezes sem conta aqui no fórum que estes preços ponto-a-ponto para hubs sofrem muito independentemente da procura/oferta.

Claro que no ponto de vista do pax, falta de concorrência e preços altos é mau, mas do ponto de vista da TAP não vejo razões para ir "à guerra" neste caso:
1)Concorrente maior e tem mais financiamento; 2)Concorrente é da mesma aliança; 3)Numa rota que liga uma "focus city" sua aos hub principais da concorrente;
4)Almejar apenas o tráfego ponto a ponto era reduzir imenso a quantidade de pax que poderia captar em relação ao code-sharing.

A TAP pode (e espero que faça) dinheiro com as comissões a encher os vôos da LH, e se calhar até com o longo curso LH (carece de verificação do code share).
Com menos margem de lucro é certo, mas também menos risco. E a comparação inversa existe, veja por exemplo a rota LIS-HAM (bi-diario TAP com code-share LH)

P.S: Já para não dizer que provavelmente adicionar um vôo TAP poderia quebrar o acordo de code-share existente...
« Última modificação: 27 de Outubro 2017, 15:01:29 por VidocQ »

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TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN / DY

nunopinheiro

  • Mensagens: 5076
padilhasantos
Vamos estabelecer uma coisa, a ponte aérea é simpática mas representa sempre qq coisa com mais 2 horas de viagem vs direto,tendo a opção e por preço semelhante o direto ganha sempre, aka até podes cobrar mais por um voo direto do que por um em ligação. a questão é se há mercado para isso ora como o padilhasantos diz, aparentemente para a TAAG há mercado para 3 semanais se da para mais? não sei A TAP até poderia tentar expulsar a TAAG da rota via price and frequency dumping.

se o vai fazer??? não me acredito muito não acredito que seja neste segmento que a TAP se possa sentir ameaçada. parece um segmento eminentemente VRF.
« Última modificação: 27 de Outubro 2017, 15:19:14 por nunopinheiro »


Bricarte

  • Mensagens: 70
A TAP, na actual conjuntura de contrição de divisa e incerteza cambial, não vai aumentar frequencias para ANGOLA, pelo contrário.
Belmiro Ricarte

CS-TTK

  • Moderador
  • Mensagens: 1508
(...) aka até podes cobrar mais por um voo direto do que por um em ligação (...)

Ja que tocou neste assunto veio-me a memoria que quando a ponte aerea foi lancada um dos objectivos era que uma rota OPO- ponto X custasse o mesmo que LIS-pontoX... Alguem sabe se isto se tem verificado ou foi so propaganda?

toto1100

  • Mensagens: 4710
Verifica-se sim. O que é um abuso para os utilizadores de OPO: um voo com ligaçao devia custar menos do que o voo direto.
Mas essa tradiçao de a TAP fazer os voos ao mesmo preço de OPO via LIS do que direto de LIS, já é antiga, e foi exigencia politica na altura em que os voos eram basicamente ao quilometro. Depois os preços deixaram de ser feitos assim e passou a ser fonte de lucro para a TAP.

nunopinheiro

  • Mensagens: 5076
CS-TTK é só consultar o site da TAP e simular... variam muito as vezes parece completamente random. no entanto na minha experiência a diferença é em media na ordem dos 20 € mais caro no Porto, mas como disse as vezes é completamente irracional a diferença ao ponto de dar vontade de fazer a ponte aérea só para começar o voo no porto ou lisboa...
« Última modificação: 27 de Outubro 2017, 21:37:27 por nunopinheiro »


FLopes

  • Mensagens: 560
Também já me aconteceu o voo ser substancialmente mais caro a partir de OPO do que o direto a partir de LIS. Basta utilizar voos da PA ao início da manhã e comprar com menos de 2 semanas de antecedência que os preços disparam.

Franmed

  • Mensagens: 1044
falam tanto de rotas estrangeiras, mas a TAP não teria hipótese no Porto/Açores ?
« Última modificação: 27 de Outubro 2017, 23:35:37 por Franmed »


efpmeneses

  • Mensagens: 947
Os voos Porto/Açores não são assegurados pela Sata? Não há codeshare com a TAP?
Cumprimentos
Élvio Meneses

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