Snip

Boa noite, estou a tentar efetuar uma reserva de ida e volta LIS-FNC, com saida no dia 2 de Novembro e regresso no dia 9, ora ao efetuar a tentativa de reserva para o dia 9 recebo a notificação de que a tarifa não é combinável e não entendo porquê. Já liguei para a linha de apoio e nem eles próprios sabem o que se passa. Alguem consegue me explicar o porquê da TAP ter "tarifas não combináveis" ? Há anos que faço as reservas no site da TAP e NUNCA me apareceu isto
« Última modificação: 02 de Novembro 2017, 14:45:57 por jopeg »

CS-TTK

• Moderador
Isso acontece-me regularmente ao reservar FNC-LIS-FNC, principalmente se o regresso for depois das 17:00.. Quando isso me acontece eu reservo ida e volta em reservas separadas (fica uns 5EUR/10EUR mais caro, mas na mesma esta abrangido pelo subsidio de mobilidade) e consigo reservar nas horas que pretendo ;)

Hawks

Mais uma prova que deliberadamente está a ocorrer um assalto aos cofres públicos através do subsídio de mobilidade.

anonuser2

O subsidio de mobilidade, da maneira como foi feito, foi um autêntico disparate por parte do governo regional. Só dá incentivos para qualquer transportador aumentar as tarifas.
Se quem paga diz por antemão que aceita pagar 100 em vez de 50, qualquer transportador cobrará 99 em vez de 50. Não há qualquer incentivo no sistema vigente para que não seja assim. A maneira como o sistema foi feito é errática. Agora queixam-se e tentam fazer passar a imagem que a culpa das tarifas altas é da TAP mas o que é facto é que fizeram um sistema que faz com que as tarifas sejam altas pois a única coisa que não reembolsam é bilhetes em Plus e em Executiva. Ao se fixar um plafond de 400 euros, sendo que os residentes apenas pagam 86, está-se a passar a mensagem para as transportadoras e passageiros que é ok marcar um bilhete que custe 399 euros. Qual é o incentivo para um passageiro de reservar um bilhete em Discount ida e volta que custe por exemplo 100 euros quando pode reservar um numa classe Y muito mais flexível e com custos reduzidos para alterar e que por isso custe 395 euros? O passageiro paga os mesmos 86, logo o incentivo para bilhetes mais caros tanto para o passageiro como para a companhia está no próprio sistema. Ou quem criou o sistema achou que a TAP, Easy Jet e seja lá quem mais operar a rota, que por atenção especial ao governo regional os preços seriam baixos, isto apesar de o governo regional dizer na portaria que podem ser até 400 Euros??

Hawks

O subsidio de mobilidade, da maneira como foi feito, foi um autêntico disparate por parte do governo regional. Só dá incentivos para qualquer transportador aumentar as tarifas.
Se quem paga diz por antemão que aceita pagar 100 em vez de 50, qualquer transportador cobrará 99 em vez de 50. Não há qualquer incentivo no sistema vigente para que não seja assim. A maneira como o sistema foi feito é errática. Agora queixam-se e tentam fazer passar a imagem que a culpa das tarifas altas é da TAP mas o que é facto é que fizeram um sistema que faz com que as tarifas sejam altas pois a única coisa que não reembolsam é bilhetes em Plus e em Executiva. Ao se fixar um plafond de 400 euros, sendo que os residentes apenas pagam 86, está-se a passar a mensagem para as transportadoras e passageiros que é ok marcar um bilhete que custe 399 euros. Qual é o incentivo para um passageiro de reservar um bilhete em Discount ida e volta que custe por exemplo 100 euros quando pode reservar um numa classe Y muito mais flexível e com custos reduzidos para alterar e que por isso custe 395 euros? O passageiro paga os mesmos 86, logo o incentivo para bilhetes mais caros tanto para o passageiro como para a companhia está no próprio sistema. Ou quem criou o sistema achou que a TAP, Easy Jet e seja lá quem mais operar a rota, que por atenção especial ao governo regional os preços seriam baixos, isto apesar de o governo regional dizer na portaria que podem ser até 400 Euros??

O subsídio de mobilidade foi negociado entre o Governo Regional e o Governo da República. O subsídio nos moldes em que foi elaborado só é possível com aprovação da República.

Aquando da sua aprovação e implementação ficou estipulado que após os primeiros 6 meses seria feito um balanço para perceber que eventuais distorções de mercado estariam a ocorrer para re-análise do modelo. Passados mais de 2 anos, a República recusa-se a apresentar um relatório onde essas distorções tenham sido analisadas.

Hawks

Acrescentar só que as críticas visam principalmente a TAP que é 50% pública e com um plano estatégico também de acordo com os interesse nacional.

anonuser2

Portanto, a medida foi apresentada com pompa pelo governo regional como sendo fantástica para a mobilidade. Corre mal e a culpa é do governo da república e da TAP?
Fizeram as coisas mal feitas e não acautelaram devidamente estas situações. O governo regional tem competência para alterar o que propôs; porquê esperar que seja o governo da república que apresente relatórios ?

anonuser2

Não percebo porque criticar uma empresa que está a fazer o que lhe compete; cobrar tarifas que lhe dêem lucro e que o governo regional disse serem aceitáveis. Mas é de competência da TAP vir dizer " Srs. membros do Governo regional, nós achamos que o preço por V. Excelências definido na portaria de 400 euros é muito alto e vamos cobrar metade."
Por favor. Se correu mal, quem criou o sistema que o altere e não se refugie em terceiros para justificar as suas acções mal tomadas. É sempre mais fácil tentar passar as responsabilidades em vez de as assumir.

Hawks

É falso que o governo regional tenha competência para alterar o subsídio de mobilidade, já que tal resulta de uma resolução da Assembleia da República, aprovada na Assembleia da República.

O que o Governo Regional estipulou é que após 6 meses da implementação do actual subsídio de mobilidade, seriam tomadas medidas (ou não) com base num relatório por parte de quem regulamenta o transporte aéreo em Portugal. Este relatório nunca surgiu e a ANAC responde ao Governo da República, não aos Governo Regionais.

O actual regime não é o 1o, e estão sujeitos a revisão em função do comportamento do mercado. Mas é preciso que haja um relatório conciso a explicar qual a influência de cada um dos players na tarifa média, qual o plafond público atribuído a cada cada um dos players, etc. Porque motivo estes dados são escondidos? Um mercado liberalizado não é um mercado desregulado.

O objectivo da Easyjet e Transavia é maximizar lucros. O objectivo da TAP é maximizar lucros não descurando um plano estratégico que visa servir os interesses nacionais.

Snip

Isso acontece-me regularmente ao reservar FNC-LIS-FNC, principalmente se o regresso for depois das 17:00.. Quando isso me acontece eu reservo ida e volta em reservas separadas (fica uns 5EUR/10EUR mais caro, mas na mesma esta abrangido pelo subsidio de mobilidade) e consigo reservar nas horas que pretendo ;)

A viagem em questão é o TP1961 de dia 2 com regresso no dia 9 no TP1680 e é a primeira vez que isto me acontece. Isto sim é daquelas coisas que merecem queixa, é claramente a TAP a enviar passageiros para outros voos mais caros... A diferença de preços é de cerca de 100€

O subsidio é mau, o teto dos 400€ já se sabia que ia levar a isto... Já referiram, e bem, que para o residente não importa qual a tarifa a escolher, como tal é indiferente. Como já referi num outro tópico, eu escolho sempre a Classic pela custo mais reduzido em caso de alteração e por me sentir mais protegido, pelo conforto e tudo o mais. Sim está mal feito, sim já devia ter sido revisto e honestamente há uma clara cartelização dos preços. Li algures há uns tempos que do plafond anual de 11 milhões para reembolsos tinha sido totalmente gasto e que já teriam gasto 24 milhões.
« Última modificação: 30 de Outubro 2017, 14:31:40 por Snip »

Hawks

Tens razão em relação aos 24 milhões. Mas seria importante perceber que % desses 24 milhões é atribuída a cada uma da companhias e qual o rácio pelos passageiros em cada uma das companhias.

Já agora, as tarifas não combináveis também aparecem nos voos LIS-FNC-LIS?

Snip

Tens razão em relação aos 24 milhões. Mas seria importante perceber que % desses 24 milhões é atribuída a cada uma da companhias e qual o rácio pelos passageiros em cada uma das companhias.

Já agora, as tarifas não combináveis também aparecem nos voos LIS-FNC-LIS?

Eu estou a tentar reservar um LIS-FNC-LIS. A sensação que estou a ficar é que a TAP está DELIBERADAMENTE a empurrar-me para tarifas mais caras, ou faixas horárias menos atractivas e difíceis de encher. A meu ver há aqui algo que merece uma investigação

pfrodrigues

Boa tarde!

Não é bem assim! Para o sistema ser revisto, conforme é intenção do governo regional é necessário que o governo da republica o queira fazer, alterando a portaria  em vigor na  Assembleia da Republica.
o governo da republica não tem passado a informação necessária ao governo regional para que se possam efetivar as   alterações permentes  porque não tem interesse nisso, uma vez que esta é uma forma encapotada do estado português subsídiar a TAP, o que de outra forma não poderia fazer em virtude da regulamentação comunitária.
Por outro, lado a estória de um madeirense não ter interesse em comprar passagens com antecedência, deixando para o fim porque só vai pagar 86€, também não corresponde a verdade, uma vez que é preciso ter dinheiro para para pagar 300 e tal € por bilhete/passageiro e aguardar 60 dias (se o pagamento for feito por cartão de crédito) para receber o  dinheiro, ou pelo fim da viagem! As pessoas e famílias não nadam em dinheiro para subsídiar a TAP. Então no Natal, Páscoa, etc, esqueçam.
Não se esqueçam que a Madeira foi pioneira em Portugal no processo de  liberalização. Ao sistema inicial procurou-se fazer ajustamentos. Inicialmente o reembolso era de 60€ e passou para os  86€, mas o teto dos 400€, pensado para evitar os abusos que estavam a acontecer nos Açores, de facto revelou-se contraprocedente e o governo regional há muito que pede  a alteração do sistema atual!!!  Toda a gente concorda, mas o presidente da TAP disse recentemente que era uma coisa para estudar em 2018... pudera!

http://www.dnoticias.pt/madeira/psd-apresentou-proposta-para-alteracao-do-subsidio-de-mobilidade-na-assembleia-da-republica-AA929398

Snip

(...)

Não se esqueçam que a Madeira foi pioneira em Portugal no processo de  liberalização. Ao sistema inicial procurou-se fazer ajustamentos. Inicialmente o reembolso era de 60€ e passou para os 86€, mas o teto dos 400€, pensado para evitar os abusos que estavam a acontecer nos Açores, de facto revelou-se contraprocedente e o governo regional há muito que pede  a alteração do sistema atual!!!  Toda a gente concorda, mas o presidente da TAP disse recentemente que era uma coisa para estudar em 2018... pudera!

http://www.dnoticias.pt/madeira/psd-apresentou-proposta-para-alteracao-do-subsidio-de-mobilidade-na-assembleia-da-republica-AA929398

Inicialmente o reembolso eram 60€, agora é a diferença entre o valor pago e 86€ para que o custo da viagem fique nos 86€ desde que não ultrapasse os 400€, porque se ultrapassar o valor da diferença é o passageiro que assume
« Última modificação: 30 de Outubro 2017, 14:32:21 por Snip »

Snip

Lá consegui marcar, mas tive de ligar para o call center, para uma chamada que demorou 50 minutos. Lá me reservaram a viagem via call center como se fosse pela internet e recebi a referência para pagar no e-mail tal como se fosse uma viagem reservada no site. Quem me atendeu indicou-me que efetivamente de vez em quando alguns passageiros ligavam para o call center a reclamar da mesma situação

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
33 Respostas
3083 Visualizações
Última mensagem 01 de Agosto 2015, 21:19:47
por Alex
56 Respostas
8317 Visualizações
Última mensagem 17 de Fevereiro 2016, 19:34:14
por Capoa