TP777

  • Mensagens: 2
Boa tarde,

Sei que isto tem sido discutido em various fóruns ao longo dos últimos anos, contudo verifico na imprensa especializada que há um “shortage” de pilotos enorme, estima-se em 450.000 até 2025.

Tenho 40 anos, 20 deles dedicados a vida na área financeira o que me permitiu residir e visitar inúmeros países no estrangeiro(vivi os últimos anos na África do Sul) tendo regressado recentemente a Portugal.

Agora surgiu-me a oportunidade financeira e de disponibilidade de poder tirar o tão desejado curso de piloto. Eu sei que muitos vai dizer que sou “velho” outros vão dizer para seguir o sonho, mas realisticamente queria saber se existem oportunidades lá fora(mercado de trabalho) par um menos jovem como eu.

Um abraço a todos
TP777

brunodias

  • Mensagens: 4320
Também sempre ouvi que há poucos pilotos etc etc, mas a verdade é que não faltam pilotos no desemprego

Outra coisa que tem que pensar é se entrar numa companhia com 43 ou 44 anos, a sua carreira vai compensar em termos de custos, porque agora teria que gastar ai 80mil euros na formação, e depois nos 20 anos de carreira iria justificar os 80mil?

nunopinheiro

  • Mensagens: 3851
Pergunta honesta, ao fim de quantos anos é que ficam fartos do trabalho? Imagino que é giro os primeiros anos de piloto de carreira, mas ao fim de um tempo deve saturar, não? Quantos aeroportos têm de visitar quantos checklists tem de fazer quantos quartos de hotel iguais tem de conhecer até que a coisa se torne terrivelmente monótona?
Eu ao fim de 7 anos tenho sempre de encontrar outra coisa para fazer, e trabalho numa consultora lidando com problemas radicalmente diferentes de cada vez, e mesmo assim..

pmc13812

  • Mensagens: 4
    • Future Pilot
Após estes comentários, o que acabaste por decidir ?

jc911t

  • Mensagens: 7
Bom dia,

Em primeiro lugar, as minhas felicitações por ponderar a hipótese de seguir a carreira de piloto comercial com 40 anos. Eu próprio, na casa dos 40's,  pondero a mesma hipótese e para tal estudo neste momento as várias hipóteses e já estou em contacto com instituições de medicina aeronáutica para a realização de exames médicos obrigatórios para a subsequente emissão do certificado necessário.

Em segundo lugar permita-me um comentário relativamente à questão da idade. Foi efectivamente um factor de "pêso" há uns anos atrás. Actualmente não é essa a realidade - à escala internacional. Há uma demanda significativa destes profissionais e inclusivè o número de horas de vôo / experiência que há uns anos era exigida actualmente é avaliada caso a caso.

Concluindo, em terceiro e último lugar, havendo possibilidade (i.e pessoal e financeira) é para mim - e após conversa com vários colegas - um investimento pessoal que faço, consciente também da afectação de tempo pessoal a esta actividade bem como o necessário estudo contínuo. A realização de um sonho pessoal antigo (que partilho consigo) valorizará naturalmente esta opção.

Boa sorte!

MML

  • Mensagens: 4
Viva a todos,

X2, ou melhor X3. :)

Também tenho 40 anos e estou muito tentado a ingressar nesta vida.
Velho sonho, que agora poderá tomar vida... enfim, o de sempre, o de todos...  ;D

Nesta senda de recolher informação para uma decisão, tenho constatado junto de amigos e conhecidos - comandantes, co-pilotos e um ex-aluno que não seguiu a carreira (tirou o curso nos fatídicos anos negros pós-2008) - e apenas o dito ex-aluno, eventualmente fruto das dificuldades que teve em seguir com a sua carreira sem ter que ir pelo do pay to fly, me dão alguma força para avançar. Ainda assim, estes, não podendo afirmar cabalmente o sucesso da empreitada, vêem o desígnio como plausível e pertinente - presumo que se baseiam nas notícias animadoras e na sua observação do mercado que integram.

Evidentemente, que já nem me refiro às escolas, que até podendo estar corretas ao afirmarem, que apesar da idade, haverá proximamente necessidades de mercado substantivas, para um recentemente quarentão. É até frequente referirem que o peso da idade nas entrevistas com as companhias, bem como a questão do número de horas à saída da escola, não são já os fatores primordiais.

Bom, mas de qualquer modo, a verdade, é que estou indeciso. Por um lado, dizem, não sou velho, por outro, julgo que é obvio que a idade - não que concorde em absoluto - deve pesar.

Um outro ponto com que me debato é a escolha da escola. Tenho diversas dúvidas, mas escolas, ditas com maior preponderância, até pela sua dimensão,  terão maior probabilidade de empregar os seus alunos? No fundo, o hábito faz o monge? E, até que ponto estão lá para ajudar no final?

Outra questão é a de me ausentar de onde resido e ter de assentar arraial noutras paragens... levar a família a trás, está claramente posto de lado. Será que me consigo afirmar e integrar uma empresa a partir do Porto? Mesmo estando disposto a um período fora - mas na Europa?

O que me dizem?
Obrigado pelas opiniões!

Avelino Almeida

  • Mensagens: 23
Olha aqui mais um que gostava de poder ingressar.

38 anos, sonho antigo também. Cheguei à conclusão que ou é agora ou nunca mais será.

Estou em dúvida se efectuarei o ppa ou se irei tentar e enveredar pelo atpl.

Infelizmente isto é uma profissão que não é para quem quer mas sim para quem pode.

Sempre foste em frente @tp777 ?

AvGeekDiogo

  • Mensagens: 969
  • LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Um dos meus professores universitário tem 48 anos e ele a uns anos tirou o ATPL (regime modular, já tinha um PPL a uns anos). Entre palestres e trabalho universitário, ele é instrutor de simulador no 737 na L3 em Southampton, e também dá aulas de voo/ faz ferry flights numa escola de aviação no norte da Inglaterra.. Ele como tem família e tem um empréstimo sobre a casa nunca aventuro-se muito, embora tenha tentado entrar na Ryanair e na Eurowings mas sem sucesso.

Conheço também outro caso de um amigo de família que aos 30 e poucos decidiu seguir o sonho depois de ter sido vários anos programador, agora com os seus 40 e poucos anda por vários países Africanos a patrulhar os wildlife parks num Cessna Caravan para tentar proteger os animais dos caçadores. 

Isto para dizer que nunca é tarde, mas para entrar dentro de uma companhia aérea "das grandes" não é fácil e preciso pensar/estudar muito no mercado de trabalho. :)

Flight

Cuidado .... Com tudo o que tiver relacionado com a aviação. Pouca coisa na aviação comercial e não comercial deixa de afectar significativamente a vida de quem ousa entrar nela.
As emoções aliadas a paixão de voar podem levar as pessoas a aventurar se pelos meandros comerciais da indústria da aviação e serem engolidas vivas, sem qualquer possibilidade de voltar atrás enquanto descemos pelo esôfago do predador econômico .

Como disse um instrutor meu: Quem ganha dinheiro não é o piloto, é quem anda à volta dele...

Aos 44 anos iniciei o meu curso de ATPL alimentado por um ideia inocente e uma energia que agora me faz falta. Terminei o curso aos 46 com excelência e 202 horas de voo no papo. Nas primeiras semanas percebi logo na alhada onde me tinha metido, entrei em pânico porque não tinha margem para falhar. A meio do curso já estava arrependido e no fim do curso tinha mais um problema em mãos : velho desempregado.
Estamos em 2019 e já lá vão 85000 euros pelo cano abaixo. Todos os anos é aos 1000s que gasto com esta brincadeira de adulto apaixonado.
Da minha turma só eu não fui admitido. Das turmas anteriores e posteriores praticamente todos entraram, principalmente quem tinha muito dinheiro para gastar em horas, em mais cursoscomo um type, quem tinha grandes cunhas, ser mulher também ajuda atualmente , e claro ser-se jovem .

Tp555

Boas,

Acabaste o curso a quanto tempo? Eras a única pessoa dentro dessa faixa etária?

nunopinheiro

  • Mensagens: 3851
Não levem a mal, mas se o sonho é voar porque não um curso de ultraleve?
É incomparavelmente mais barato.

Piloto de linha aérea, nos percebo o fascínio. Ao fim de quantas centenas de horas ao comando de um aparelho é que se torna monótono? O salário não é mau é verdade mas...

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
913 Visualizações
Última mensagem 17 de Fevereiro 2014, 11:34:41
por lockheed
Idade

Iniciado por mj123 Formação

3 Respostas
924 Visualizações
Última mensagem 15 de Junho 2015, 23:33:27
por iSeven
10 Respostas
1931 Visualizações
Última mensagem 19 de Julho 2015, 00:31:19
por ruialves
0 Respostas
492 Visualizações
Última mensagem 16 de Dezembro 2016, 13:24:05
por toto1100
8 Respostas
1064 Visualizações
Última mensagem 09 de Novembro 2017, 18:18:38
por finhinho

Total 110+0=110 ms, db 0 ms, php 110 ms