nunopinheiro

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brunodias tabem, tens razão, e nem era minha intenção colocar o 767 no mesmo pote que o A310, devia ter metido um espaço pelo meio e referindo que o b767 perdeu vs o A330 em grande parte pelo facto do A330 levar mais um pax por fila.

o importante é que a matematica não engana e widbodies com 7 pax por fila são ineficientes vs NB com 6 ou WB com 8 ou 9, incremento de 40% de area/volume para 16% de pax
« Última modificação: 27 de Novembro 2017, 20:08:14 por nunopinheiro »


brunodias

  • Mensagens: 4156
O 767 ganhou ao a310 mas perdeu para o 330
O 330 tem custos superiores mas oferece muito mais flexibilidade nas operações, e acaba por compensar mais

Quanto ao topico, ainda nem vou comentar porque não sei bem o que vai acabar por sair

nunopinheiro

  • Mensagens: 3643
nas sábias palavras do filósofo João Pinto "Prognósticos, só no fim do jogo" ;)
« Última modificação: 27 de Novembro 2017, 20:15:18 por nunopinheiro »


toto1100

  • Mensagens: 3185
O 767 é um aviao com umas economics bastante interessantes. Pode nao ser de massa como o A330, mas nao tem todos os avioes que o ser.
Tao interessante é que aparentemente a United anda a sondar a Boeing para recomecar a construir a versao de passageiros (ainda se constroem cargueiros e tanques) dado o 797 sera um sonho distante la pro fim da decada de 20.

nunopinheiro

  • Mensagens: 3643
Toto não consigo ver isso, a matemática não permite, no tempo em que os NB tinham limitações serias no range sim, hoje em dia parece-me difícil, um NB esticado com os motores de hoje esta la capaz de fazer a vasta maioria das rotas desse aparelho em particular as transcontinentais US, sobra a carga, e sim pode ser pela carga... Mas quer me parecer que a carga cada vez mais tem frotas específicas para esta.

Não me entendam mal como pax perfiro o B767 a QQ outro dos que falamos... Mas o buraco entre os NB e os WB está la por uma razão.
« Última modificação: 28 de Novembro 2017, 09:56:41 por nunopinheiro »


AndreMP

  • Moderador
  • Mensagens: 974
« Última modificação: 12 de Março 2018, 19:58:07 por AndreMP »


toto1100

  • Mensagens: 3185
Ainda nao vai ser este ano que vai haver decisao: https://www.flightglobal.com/news/articles/boeing-ceo-no-nma-firm-launch-decision-this-year-455409/
(Nao, a noticia nao é de 2018, é mesmo 2019 ja)

nunopinheiro

  • Mensagens: 3643
Este ou muito me engano ou é um nado morto. pelo menos como widebodie, A boeing vai ter de trocar entretanto o seu B737 e não estou a ver dois aparelhos a serem lançados e desenvolvidos ao mesmo tempo. Em breve vão ter de começar a estudar um novo B737 para lançar la para 2025-2027.

toto1100

  • Mensagens: 3185
E entretanto parece que a Airbus é mesmo capaz de avancar com o A321XLR, o que facilitara ainda mais a decisao de nao avancar com o 797, porque mais uma vez a Airbus partira com varios anos de avanco (e com muitos menores custos de desenvolvimento).

Icterio

  • Mensagens: 250
    • Melhor ter sorte do que perícia.
De qualquer forma acho a ideia muito interessante, principalmente se a configuração "ovóide" da cabina se concretizar. 
Acaba por ser um meio termo entre narrow e wide bodies em que junta muitas das vantagens de ambos.


nunopinheiro

  • Mensagens: 3643
Icterio so que o problema é que a forma oval não é assim tão menor o perímetro (onde o material e o peso se encontram) é praticamente o mesmo, e o rácio assento/isle é pior. esse 797 já é praticamente um A330, aka vai ser um 787 mais pequeno e com menos range.
Dentro deste segmento é sempre mais viável estender os single isles, ha um espaço ali abaixo dos 787-8 A330-800, mas é um nicho pequeno IMO.
« Última modificação: 31 de Janeiro 2019, 15:38:21 por nunopinheiro »


CS-TUK

  • Mensagens: 188
...Há 2 grandes elefantes na sala da Boeing. O elefante A220 já o "resolveram" com a parceria com a Embraer que inclui a construção do E2. Mas, esse era o mais pequeno dos grandes elefantes. O maior é o A321neoLR! E esse continua por resolver. Talvez o sucessor do B737 o resolva... Mas, esse estará ainda longe de chegar!... Com os NB a poderem fazer praticamente tudo o que esses aviões do tamanho do 797 podem fazer com melhores economias de escala que esse... Não me parece que vá em frente... Para carga já há frotas especificas e correio é cada vez mais diminuto... O mercado de "pequenos" aviões para grandes missões vai ficar na mão da Airbus em exclusivo por muitos e longos anos de vida para o A321neoLR!... E, ou me engano muito, ou mundo fora vão vender que nem pãezinhos quentes e dar bons lucros à Airbus!... :)

brunodias

  • Mensagens: 4156
Sou o unico que acho que o LR não vendeu assim tanto??
Alias o mercado ali não é enorme como se quer fazer parecer, é só um pouco maior que mercados tipo o dos 350ulr e 778
Substituir são cerca de 40 aviões, claro que muitos vão aproveitar e meter o modelo e voar mais longe em NB mas não vai ser vendas e vendas

Alias um suposto 797 ou 7107 ou a322 ou 323 e por ai em diante, só faz sentido na casa das 5 a 5500 milhas, o problema é que começa a entrar no ramo de outros aviões

nunopinheiro

  • Mensagens: 3643
Bruno isso mesmo. O mercado não é assim tão grande neste espaço. Duvido que justifique um modelo específico...

Do lado de baixo o A32X lr ou XLR  trata do mercado, sobra o que ficar abaixo dos B787-8 e A330-800 e acima dos aparelhos referidos.
« Última modificação: 02 de Fevereiro 2019, 13:29:32 por nunopinheiro »


Cebola

  • Mensagens: 217
O 757 teve o sucesso que teve pois não tinha concorrência à altura.
Nos dias de hoje um 321 com tanques suplementares como a Primera tinha nos seus 321neo são já uma grande evolução, deixando pouco espaço para um modelo especifico.
Isto em termos de capacidade de pax versus range.
« Última modificação: 02 de Fevereiro 2019, 13:31:48 por Cebola »


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