brunodias

  • Mensagens: 4355
O 777x é um avião com 1 mercado muito pequeno, porque o tempo dos grandes aviões já se foi

Quanto ao sucessor do 737 e a320, ainda vai demorar, porque a nivel de motores a evolução tem sido pequena
Permita-me discordar na parte do mercado pequeno. O B777X vem substituir os B777 "normais" que por si só já é um mercado considerável mas também vem substituir os restos do B747 e quem sabe alguns a380. A era dos aviões gigantes não está a chegar ao fim, simplesmente já não será um mercado com muito potencial de crescimento. Porque não se enganem. Vamos precisar destes monstros mesmo com a malta a andar de A321 LR para todo o lado.

O que não falta é companhias a usar por exemplo o 787 para retirar os 747, e o novo 777x é maior que os 77w, e algum desse mercado vai ficar nos a350 e também 787

VNE

  • Mensagens: 1237
Eu acho que a Boeing em vez de perder tempo com esse 797 devia apostar num novo NB. O B737 tem problemas fundamentais que deviam ser resolvidos IMO...

Esse novo NB seria capaz de cobrir o espaço do A321 LR e co.

Eu acho que é exatamente isso que estão a fazer. Os desenhos da secção tornados públicos são entretenimento.

Tal como aqui já foi dito, o design do B737 já deu as últimas.
« Última modificação: 03 de Fevereiro 2019, 10:25:56 por VNE »


New Engine Option

  • Mensagens: 2304
O B777X para o mercado pequeno??? Discordo totalmente... Esse modelo vai substituir futuramente A340's, B777's, B747's e A380's... Não é certamente um mercado pequenino mesmo. E quem pensa que os grandes WB's têm o fim à vista, desenganem-se. A tendência não é acabarem. É aumentarem dada a explosão que está perspectivada para a viação comercial nas próximas décadas. Na minha opinião, com o maior e maior constrangimento a nível de slots futuramente, será uma avião bem requisitado. E o mesmo seria do A380 se este não tivesse surgido cedo, muito cedo mesmo.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2019, 12:47:38 por New Engine Option »


Cebola

  • Mensagens: 337
Sim, o 380 poderá estar até condenado com a Emirates agora a reformular ecomendas, em principio a favor do 350. o 777x ganhou mais uns pontos em detrimento do 787 pelo que parece. a grande novidade patra mim é a Emirates estar interessada no 330neo o que poderá fazer sentido para muitas das suas rotas mais curtas, digo eu.

nunopinheiro

  • Mensagens: 3916
Depende muito, Neo e o melhor exemplo é a TAP. os mega widebodies parece que tem dificuldade em encher. desde o lançamento do A380 o volume de tráfego global triplicou, no entanto o mercado do A380 não apareceu. o problema é que em vex de mega hubs temos visto o incremento do ponto a ponto e "pequenos" hubs regionais com maior capacidade intercontinental. AKA lisboa com a TAP um exemplo disso...
A TAP não precisa de um B777X ou mesmo de A350-1000... As pessoas preferem frequências a capacidade.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2019, 14:11:02 por nunopinheiro »


New Engine Option

  • Mensagens: 2304
A TAP não precisa desse tipo de equipamentos porque ainda não tem um hub, volume de passageiros e de rotas que o justifiquem. Assim que o justifiquem, não tenha dúvidas que avançará para o A350. Paralelamente, recordo que a renovação da frota da TAP de NB deixou o A319 e está a ser substituída maioritariamente por A321. Também em WB foi escolhida a versão -900, que equivale à versão -300 e não -200, pelo que também há aumento de lugares disponíveis. Ou seja, está-se a optar por aparelhos maiores porque o aeroporto está congestionado e o crescimento não pára nem pode parar. E, internamente, face ao que está perspectivado, os rumores a propósito do A350 continuam.
O que se sabe é que a aviação civil está a explodir e até 2030 quase duplicará de tamanho. Isto trará problemas às companhias aéreas e aos aeroportos, onde o espaço atualmente já não abunda. Por isso digo os mega-hubs surgirão (os novos de Istambul, Pequim e do Dubai são bons exemplos disso) e que a procura por grandes equipamentos, como o B777x e A380, se este sobreviver até lá, crescerão bastante. São modelos úteis em rotas chave e que podem dar respostas a problemas causados pelo facto de as companhias não conseguirem aumentar as suas frequências em alguns aeroportos.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2019, 14:25:44 por New Engine Option »


toto1100

  • Mensagens: 3610
Nada a ver a questao do A321 vs. A319 e do A330-900 vs -800. A preferencia por avioes maiores na mesma gama de aparelhos tem a ver com estes terem praticamente os mesmos custos totais a operar, por isso dificilmente compensa um aparelho mais pequeno, pois qualquer pax a mais é lucro.

nunopinheiro

  • Mensagens: 3916
NEO Pois mas desde o lançamento do A380 o mercado global ja triplicou, e mesmo assim...
Exemplo tem tráfego para encher um A380 num voo diário, mas pelo mesmo custo mete dois A330 com horários diversos, o que é que é mais apetecível para o cliente??? e logo comandara um preço mais elevado por bilhete?
E sim o Dubai é um caso a parte ver a sua utilização massiva dos A380, quase que sem querer provou o meu ponto, tirando Esse caso especifico (mega hub mundial para voos intercontinetais) tudo o resto tem abdicado do gigantes aviões em troca de aparelhos mais pequenos.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2019, 14:29:00 por nunopinheiro »


New Engine Option

  • Mensagens: 2304
Nada a ver a questao do A321 vs. A319 e do A330-900 vs -800. A preferencia por avioes maiores na mesma gama de aparelhos tem a ver com estes terem praticamente os mesmos custos totais a operar, por isso dificilmente compensa um aparelho mais pequeno, pois qualquer pax a mais é lucro.

Depende da perspectiva. Se analisar companhias como a Emirates que trocaram o A330 por outros modelos significativamente maiores, já lhe fará sentido aquilo de que falo.

New Engine Option

  • Mensagens: 2304
NEO Pois mas desde o lançamento do A380 o mercado global ja triplicou, e mesmo assim...
Exemplo tem tráfego para encher um A380 num voo diário, mas pelo mesmo custo mete dois A330 com horários diversos, o que é que é mais apetecível para o cliente??? e logo comandara um preço mais elevado por bilhete?
E sim o Dubai é um caso a parte ver a sua utilização massiva dos A380, quase que sem querer provou o meu ponto, tirando Esse caso especifico (mega hub mundial para voos intercontinetais) tudo o resto tem abdicado do gigantes aviões em troca de aparelhos mais pequenos.

Concordo com o que diz, mas isso não significa que o que se verifica atualmente que se verificará daqui a dez, vinte, trinta anos. Por isso disse que o A380 surgiu cedo demais. Muito cedo mesmo. Mas quando as companhias se verem impedidas de aumentar frequências, que vão elas fazer? Deixar de voar ou apostar em modelos maiores? Veremos.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2019, 14:30:44 por New Engine Option »


nunopinheiro

  • Mensagens: 3916
Neo a Emirates opera um mega HUB mundial apoiadao sobre muito capital injectado num aeroporto com slots limitadas, eles Tiveram de optar por uma frota de mega aparelhos.

Neo eu tambem gostava e concordava consigo antigamente. mas acho que me enganei. ponto a ponto e cada vez mais hubs regionais a justificarem rotas antes impossíveis. Com aparelhos menores parece ser o grande impulsionador do mercado global.

Um A380 com menor range e menor asa poderia fazer sentido na china no futuro, mas isso é outro aparelho.
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2019, 14:33:22 por nunopinheiro »


toto1100

  • Mensagens: 3610
Depende da perspectiva. Se analisar companhias como a Emirates que trocaram o A330 por outros modelos significativamente maiores, já lhe fará sentido aquilo de que falo.

Nao, nao faz, porque tal como disse isso é um assunto completamente diferente da questao A321 vs A319 e A330-900 vs. -800.

New Engine Option

  • Mensagens: 2304
Neo a Emirates opera um mega HUB mundial apoiadao sobre muito capital injectado num aeroporto com slots limitadas, eles Tiveram de optar por uma frota de mega aparelhos.

E futuramente o Nuno acha que os aeroportos continuarão a ter slots ilimitados ou cada vez mais limitados? Não digo que as companhias apostem no A380, mas claramente apostarão em modelos maiores ao voar para os principais aeroportos mundiais. E aí claramente o B777x terá um papel chave a desempenhar.

New Engine Option

  • Mensagens: 2304
Depende da perspectiva. Se analisar companhias como a Emirates que trocaram o A330 por outros modelos significativamente maiores, já lhe fará sentido aquilo de que falo.

Nao, nao faz, porque tal como disse isso é um assunto completamente diferente da questao A321 vs A319 e A330-900 vs. -800.

Opiniões.

nunopinheiro

  • Mensagens: 3916
New Engine Option, não, acho que a medida que a procura o justifique vão parecer cada vez mais hubs regionais com capacidade transatlântica. Exemplo disso é Lisboa, e ja podemos ver isso tambem no Porto em fase inicial. Havendo mercado para uma rota ela acaba por abrir cortando assim trafego de ligação dos hubs proximos. As taxas de crescimentos dos grandes Hubs europeus andaram muito mas mesmo muito abaixo das taxas de crescimento medias.

Este tipo de ligação potencia mais os aparelhos mais pequenos en detrimento dos maiores.

nada disto é novo e basicamente é o cisma apresentado aquando do lançamento do A380 e B787, e as vendas não mentem o B787 ganhou por uma larguíssima margem
« Última modificação: 04 de Fevereiro 2019, 14:39:48 por nunopinheiro »


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