FlyTap

  • Mensagens: 141
In DN.

ESCLARECIMENTO

"Tendo o SNPVAC tomado conhecimento da notícia veiculada pelo Jornal Económico, entretanto reproduzidas por outros órgãos de comunicação social, impõe-se um esclarecimento imediato e a reposição da verdade.
A Notícia de que "Pilotos ameaçam com nova Greve na TAP neste Natal" é absolutamente falsa.
Mais se lê na notícia que " O espectro da greve volta a ameaçar a TAP em vésperas de Natal. Os Pilotos representados pelo SNPVAC, Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil."

Desde logo os Pilotos não são representados pelo SNPVAC, são-no sim pelo SPAC, Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil.

Depois, a Carta Aberta publicada pelo SNPVAC, representante dos Tripulantes de Cabine, afasta completamente a ideia de Greve durante o período de Natal. Mais uma vez se reitera: Os Tripulantes de cabine NÃO marcaram nem marcarão quaisquer períodos de Greve neste mês de Dezembro podendo os Passageiros que escolhem viajar na Companhia Aérea de bandeira, TAP Air-Portugal, estar absolutamente tranquilos podendo fazer as suas reservas e viajar connosco, não serão os Tripulantes de cabine a causar qualquer constrangimento à operação Planeada.

Não recebeu este Sindicato qualquer tentativa de contacto por parte do Jornalista que assina a peça no sentido de, como se escreve, "...obter pormenores sobre a convocação desta greve na TAP (...)".

Este tipo de notícias sem qualquer sustentação e absolutamente falso e que, ainda por cima, confunde Classes profissionais e Sindicatos em nada serve a boa veiculação de notícias.

Antes, causa pânico, compromete erradamente Instituições e distorce a realidade.
Quanto à denúncia do Acordo de Empresa dos Tripulantes de Cabine, que a TAP de facto executou, é verdadeira a notícia.

No entanto, e por causa de vários Acordos assinados, tanto pelo anterior executivo (Acordo Governo/Sindicatos), como este ano de 2017 na Comissão Permanente de Concertação Social, com a assinatura do Sr. Primeiro-Ministro, existe um impedimento para a denúncia de convenções colectivas.

este modo, e após envio de cartas abertas e Ofícios onde se solicitam explicações ao Dr. António Costa e ao Governo, aguardamos a posição oficial dos mesmos, quanto a saber se defende a discriminação de trabalhadores de acordo com as suas convicções políticas ou ideológicas.

A denúncia do Acordo de Empresa dos Tripulantes de Cabine foi uma medida unilateral da Administração da TAP, fazendo tábua rasa de todos os acordos assinados que não lhe permitiriam tal denúncia.

A gestão Privada não é eficiente, como se comprovou sem margem para dúvidas durante este Verão, e a intervenção do Accionista Estado até ao momento é totalmente ineficaz, se existente.

Importa repor a verdade, aclarar situações, assumir os compromissos, defender o interesse público e os activos nacionais.

Por isso tudo, aguardamos.

Reiteramos: Não faremos greve até ao final do ano de 2017, mas o nosso compromisso termina aí.

O Futuro, a Estabilidade, o Crescimento da Empresa, tal como todos desejamos e necessitamos, depende exclusivamente do Governo e do cumprimento dos seus compromissos que afectam milhares de Tripulantes de Cabine e uma Empresa de Bandeira.

Continuamos a aguardar a resposta oficial do Governo.

Tal como aguardamos, com a urgência que o momento exige, a correcção da notícia agora veiculada por causar confusão e não corresponder de todo à verdade."
« Última modificação: 07 de Dezembro 2017, 15:15:59 por FlyTap »


New Engine Option

  • Mensagens: 2607
Eu disse que iam repor rápido a verdade...

Spark

  • Mensagens: 5777

Jetstream

  • Mensagens: 742
Como diria o amigo Trump... FAKE NEWS!

toto1100

  • Mensagens: 4104
O amigo Trump e o amigo Spak logo acima de ti.

Jorge78

  • Mensagens: 2571

calhas

  • Mensagens: 177
Para que se perceba como a Imprensa pode manipular mentes.


"O poder

A TAP é uma empresa pública que o actual Governo decidiu que deveria ser gerida pelos detentores minoritários do seu capital. Como consequência, interesses privados gerem os mais de dois mil milhões de receita da companhia, que a colocam, há longos anos, como o primeiro exportador nacional (sublinhe-se que desde a privatização a TAP cresceu em passageiros transportados mas não em receita gerada).

Com esse poder, os privados, entre outras coisas, compram uma boa imprensa. E comprar é o termo certo, apesar de tudo ser feito legalmente. É que quem vende dois mil milhões compra muita publicidade. O seu direccionamento é um mecanismo de pressão. Como o é, no caso da TAP, a inclusão (ou não) na lista de convidados a viajar gratuitamente na companhia. É este poder, aliado à submissão ideológica da comunicação social aos interesses de classe dos seus donos, que explica «notícias» como as da semana passada.

Diziam elas que a TAP tinha oferecido um melhor e mais moderno contrato de trabalho aos seus tripulantes, que alargara a vigência da contratação para haver mais tempo para a discussão livre, e deixavam o leitor hesitante sobre as razões (seguramente perversas) que explicariam a resistência do sindicato a tanta modernice, a tanta preocupação social, a tanto altruísmo.

Nem um órgão foi suficientemente livre para desmascarar esta fábula contada pela empresa, nenhum se atreveu a desconfiar de tanta bondade patronal. Nem depois de lerem o alerta do sindicato demonstrando que a TAP denunciara o AE com o objectivo de reduzir os rendimentos e degradar as condições de trabalho e tentando reduzir os prazos de vigência.

É este o poder do grande capital. Mas sendo imenso, não é eterno nem omnipotente. No caso, basta os trabalhadores manterem-se organizados, unidos e determinados a não permitir o aumento da sua exploração para poderem resistir e vencer. É um grande basta, mas nele reside o segredo do poder dos trabalhadores."

Em jornal Avante
de Manuel Gouveia

http://avante.pt/pt/2297/opiniao/147885/

toto1100

  • Mensagens: 4104
O Avante tentar dar licoes sobre manipular mentes deve ser para rir.

calhas

  • Mensagens: 177
Só alguém muito ingénuo não sabe que a imprensa nacional é manipulada por interesses Empresariais e políticos!
Esta noticia do Económico é bem espelho disso.
Se reparar, o texto que partilhei é um artigo de opinião, diferente de uma noticia.

nunopinheiro

  • Mensagens: 4543
E por isso é que devemos andar informados, pensar pela nossa cabecinha, ter espírito critico, e uma serie de outras coisas que não dão jeito só para ler um jornal como para ter uma discussão, com outra pessoa...

É que muitas vezes por aqui também aparecem muitas verdades que não o são, não por malícia ou qualquer plano de controlo das "massas" mas por wisfull thinking, repetição de câmaras de eco ou simples inocência..

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
1419 Visualizações
Última mensagem 30 de Outubro 2014, 10:13:16
por jopeg
17 Respostas
2913 Visualizações
Última mensagem 03 de Maio 2017, 12:26:11
por AndreMP
85 Respostas
5492 Visualizações
Última mensagem 23 de Junho 2017, 22:03:32
por brunodias
0 Respostas
453 Visualizações
Última mensagem 20 de Junho 2017, 23:27:10
por AndreMP
158 Respostas
17338 Visualizações
Última mensagem 02 de Fevereiro 2018, 19:45:44
por FLopes

Total 118+-1=117 ms, db 0 ms, php 117 ms