sailorman

  • Mensagens: 20
« Última modificação: 10 de Dezembro 2017, 19:34:01 por aerointeressado »


VNE

  • Mensagens: 939

CS-TTK

  • Mensagens: 1006
Sem comentários...

sailorman

  • Mensagens: 20

Snip

  • Mensagens: 261
Isto é so "wishfull" thinking!

Este tipo que queria fazer o aerodromo na Calheta não foi eleito presidente por isso o aerodromo não avança. Além de que neste momento não estaria a ver nenhum lugar em qualquer ponto da ilha ideal para o aeroporto!

É apenas gente a atirar postas de pescada sem entender nada do assunto, aproveitando as modas de quando o aeroporto fecha por causa do vento para aparecer x)

Quanto a uma solução, mais depressa via aparecer uma solução(que até já foi usada) de PXO+Ferry para o destino final do que outro aeroporto...

decio

  • Mensagens: 262
Quanto a uma solução, mais depressa via aparecer uma solução(que até já foi usada) de PXO+Ferry para o destino final do que outro aeroporto...

Concordo a 100%. Há que haver um plano de contigência em prática para transferir os passageiros de/para o PXO quando FNC se encontra fechado.

Mais vale explorar opções adicionais para conectar a ilha do Porto Santo à ilha da Madeira, e.g., terminal de passageiros no porto do Caniçal, do que alimentar a ideia ridícula de construir um aeroporto novo.

PMCN

  • Mensagens: 1175
Não bastava uma pista perpendicular ou orientada para os ventos que não permitem a utilização da  pista original? tipo 17-35 em LIS ???
com inicio na cabeceira da 23 na direção 18-36 que são os ventos problematicos predominantes varias vezes durante o ano.

Saudações

nunopinheiro

  • Mensagens: 2358
Na localização do aeroporto actual esquece pistas perpendiculares, por todos e mais alguns motivos.

toto1100

  • Mensagens: 1710
Entao porque? Tanto mar que ali tem.

jferreira20

  • Mensagens: 309
Porque dados os custos absurdos de fazer uma pista sobre o mar, mais vale fazer outro aeroporto (assumindo que há uma localização com condições para isso, o que duvido).

BMF

  • Mensagens: 15

toto1100

  • Mensagens: 1710

Snip

  • Mensagens: 261
O pronlogamento da pista já foi feito para o mar em 2000 e na altura foi um balurdio, uma pista completa nem quero imaginar... A solução para os ventos passa por uma combinação PXO+Ferry, é a unica maneira possivel de garantir que os passageiros chegam ao seu destino final, bem como conseguem apanhar o voo de partida do arquipélago
« Última modificação: 11 de Dezembro 2017, 11:10:49 por Snip »


CS-TTK

  • Mensagens: 1006
Entao porque? Tanto mar que ali tem.

Tem mar, mas no caso de uma pista perpendicular uma das cabeceiras terminaria junto a encosta - o que nao sei se seria viavel em caso de haver necessidade de abortar a aterragem num ultimo momento.

Na qualidade da residente, acho esta historia de novo aeroporto/nova pista um disparate pegado pelos custos que envolveria. Definititivamente e um transtorno quando o aeroporto fica condicionado, mas creio que nem chega a 10% dos dias do ano em que o aeroporto esta em media condicionado. Construir um aeroporto novo por causa de 10% dos dias nao tem sentido para mim, concordo com solucoes baseadas na utilizacao de PXO e utilizacao de ferry para a madeira de forma a minimizar o impacto do problema.

Mas em torno desta questao ja ouvi de tudo, ate uns iluminados que queriam construir um aeroporto no Paul da Serra (planalto no lado oeste da ilha) que esta coberto de nevoeiro em metade dos dias de inverno...

Hawks

  • Mensagens: 392
Como foi dito, essa "ideia" partiu de um candidato à autarquia da Calheta, nunca foi uma posição assumida por órgãos oficiais da Região, nem me parece que será sequer um esboço de ideia pelo menos nas próximas duas décadas.

Nos últimos 2 anos, a combinação entre o aumento de tráfego e condições meteorológicas atípicas (na sua persistência), tem aumentado a discussão em torno das soluções para o problema. O Porto Santo pode resolver apenas parte do problema (principalmente no Verão). Nas tempestades de Inverno, é frequente as condições de mar afectarem a ligação ferry. Nenhuma companhia "arriscará" ficar com passageiros retidos no Porto Santo, que é uma situação muito mais delicada de gerir do que os que ficam retidos na Madeira.

De qualquer forma, tudo isto tem gerado um certo chutar de responsabilidades de parte a parte. As companhias escusam-se no facto de não terem o dever de proteger os passageiros afectados pelo mau tempo. E as autoridades locais escusam-se no facto de que não lhes compete re-organizar voos para proteger os passageiros afectados. O que a nível local se tem tentado fazer é criar o "banco de camas", para que no aeroporto os passageiros e agentes de handling possam ter acesso imediato a todas as camas disponíveis na ilha e a sensibilização para os hoteleiros praticarem tarifas especiais aos passageiros afectados.

Da parte das companhias, as acções têm sido mais limitadas. O grande problema é que, pese embora o aeroporto muito raramente seja afectado mais que 30 ou 40 horas consecutivas, os passageiros só encontram voos disponíveis para o seu destino 5 ou 7 dias depois. Quanto a isso, localmente não se pode fazer muito, já que caberá a cada companhia saber o que deve fazer para proteger os passageiros (mesmo que não haja obrigação legal).

Existe também a questão da revisão dos limites de vento, mas certamente será um estudo que durará muito tempo e cujas conclusões podem não significar que o problema seja sequer ligeiramente mitigado. No entanto, de acordo com um responsável da NAV que esteve no Parlamento Regional, em 2016 houve cerca de 300 aproximações em que os pilotos reportaram condições estáveis mas tiveram de abortar a aterragem porque se encontravam fora dos limites estipulados. Várias entidades disseram já publicamente que esta revisão (de acordo com a infraestrutura actual) é sensata.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
9 Respostas
2162 Visualizações
Última mensagem 28 de Outubro 2014, 19:22:03
por Spak
5 Respostas
950 Visualizações
Última mensagem 02 de Junho 2015, 18:22:27
por Alex
1 Respostas
665 Visualizações
Última mensagem 06 de Junho 2015, 19:14:19
por Spak
0 Respostas
1279 Visualizações
Última mensagem 04 de Dezembro 2015, 13:59:39
por Mariovieira
53 Respostas
4836 Visualizações
Última mensagem 16 de Junho 2017, 20:44:11
por brunodias

Total 67+0=67 ms, db 0 ms, php 67 ms