Jorge78

  • Moderador
  • Mensagens: 2400
Lisboa está desde manhã com nevoeiro cerrado, terão divergido e voltam neste momento a Lisboa?

Golf Lima

  • Mensagens: 310

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1482
Citação

Número de passageiros da TAP sobe 13,6% até setembro e ultrapassa 12 milhões

11/10/2018, 0:09

As rotas entre Lisboa e Porto, Madeira e Paris são as três em que a TAP registou mais transportes, num total de 191 mil passageiros.


Autor - Agência Lusa

A TAP transportou mais de 12 milhões de passageiros até setembro, uma subida de 13,6% em comparação com igual período do ano anterior, foi esta quarta-feira anunciado.

“No acumulado dos primeiros nove meses de 2018, a companhia já ultrapassou a marca dos 12 milhões de passageiros, continuando a bater recordes sucessivos na sua atividade principal. Uma marca que já superou os 11,7 milhões de passageiros transportados pela companhia em todo o ano de 2016”, disse, em comunicado, a TAP.


Até ao final de setembro, a companhia aérea transportou 1,48 milhões de passageiros. No mês de referência, a taxa de ocupação dos lugares oferecidos foi de 82,3%, “em linha com a média de 82,4% registada de janeiro a setembro do ano corrente”.

Por sua vez, as rotas entre Lisboa e Porto, Madeira e Paris são as três em que a TAP registou mais transportes, num total de 191 mil passageiros.

Já no que se refere à carga, em setembro, a TAP transportou 6.813 toneladas de carga e correio, mais 8,5% face ao período homólogo.


https://observador.pt/2018/10/11/numero-de-passageiros-da-tap-sobe-136-ate-setembro-e-ultrapassa-12-milhoes/

Jopeg

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1482
Citação

TAP REFORÇA LIDERANÇA EM VOOS PORTUGAL - ESPANHA ATÉ SETEMBRO, EMBORA COM PERDA DE QUOTA NO VERÃO

22-10-2018 (18h02)


A TAP foi a companhia de aviação em que viajaram 39,7% dos passageiros que voaram entre Espanha e Portugal nos primeiros nove meses deste ano, a ganhar assim 0,2 pontos em relação ao período homólogo de 2017, embora no Verão (Junho a Setembro) tenha ficado em 37,6%, a baixar 0,6 pontos.


Os dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, a que o PressTUR teve acesso, indicam que a TAP transportou de/para os seus aeroportos, entre Janeiro e Setembro, 1,47 milhões de passageiros, com um aumento em 14,7% ou 189,6 mil, embora no período do Verão (Janeiro a Setembro) tenha registado um abrandamento do crescimento para 9,7% (mais 63,3 mil, para 715,7 mil).


O maior aeroportos espanhol da TAP voltou a ser este ano Barcelona, no qual somou 506,9 mil passageiros, com um aumento em 19,3% ou 82,1 mil, o qual está associado ao facto de ter retomado os voos de/para o Porto, que tinha retirado.

A TAP foi assim a companhia de aviação que transportou 43,8% dos passageiros que voaram entre Portugal e Barcelona, em alta de 1,8 pontos.

Já nas ligações entre Portugal e Madrid, a TAP perdeu três pontos de quota de mercado, para 28,4%, porque teve um aumento do número de passageiros de apenas 1,5% ou 7,4 mil, para 495,2 mil.

O terceiro maior aeroporto espanhol da TAP até Setembro foi Sevilha, no qual teve 96,7 mil passageiros, seguindo-se Valência, com 91,2 mil, Málaga, com 69,7 mil, Bilbau, com 60,5 mil, Gran Canária com 53,5 mil, Alicante, com 30,6 mil, Astúrias (Oviedo), com 24,8 mil, Vigo, com 24,8 mil, e A Coruña, com 20,8 mil.

Em Gran Canária e Alicante, novas ‘rotas espanholas’ da TAP, a companhia portuguesa teve, pelo efeito de não se comparar com períodos iguais, crescimentos a três dígitos, em 129,1% (mais 30,1 mil) e em 104,4% (mais 30,6 mil).

Entre as restantes linhas sobressaíram Sevilha, com aumento em 41,3% (mais 28,2 mil), Valência, com +22,1% (mais 16,5 mil), e Málaga, com mais 10% (mais 6,3 mil).

Com aumentos de apenas um dígito estiveram os voos da companhia portuguesas de/para A Coruña, com +5,1% (mais mil passageiros), Astúrias, com +9,9% (mais 2,2 mil), Bilbau, com +2,9% (mais 1,7 mil), e Vigo, com mais 1,6% (mais 385).

Nos meses de Verão (Junho a Setembro), em que o crescimento da TAP abrandou para 9,7% (mais 63,3 mil passageiros, para 715,7 mil), a companhia portuguesa teve mesmo queda do número de passageiros em voos de/para Madrid (-0,8% ou menos 1,7 mil, para 230,4 mil), Alicante (-1-3% ou menos cerca de 190, para 14,8 mil), Bilbau (-0,9% ou menos cerca de 270, para 29,3 mil) e Vigo (-5,8% ou menos cerca de 800, para 13 mil).

A compensar essas quedas estiveram especialmente os aumentos nos voos de/para Barcelona, em 23,2% ou 48,7 mil passageiros, para 259,1 mil, e de/para Sevilha, em 42,9% ou 13,4 mil, para 44,8 mil.

A companhia portuguesa também teve aumentos de passageiros nos seus voos de/para A Coruña (+3% ou mais cerca de 340, para 11,9 mil), Astúrias (+4,7% ou mais cerca de 600, para 13,3 mil), Gran Canária (+6,9% ou mais 1,6 mil, para 24,9 mil), Málaga (+4,4% ou mais 1,3 mil, para 30,6 mil) e Valência (+5,8% ou mais 2,3 mil, para 43,2 mil).


http://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/tap-reforca-lideranca-em-voos-portugal---espanha-ate-setembro-embora-com-perda-de-quota-no-verao/

Jopeg

Airliner

  • Mensagens: 833
A TAP está a vender os bilhetes do Porto para Frankfurt, Nantes e Zurique a preços muito menores do que o próprio voo direto de Lisboa? Captação de clientes? É que comprei uma viagem a 45 euros (OPO-LIS-FRA), quando o voo só de Lisboa estava a 200 euros..

nunopinheiro

  • Mensagens: 3529
E faz muito bem, voos em ligação são sempre mais baratos, a TAP no porto é que as vezes consegue vender preços até mais caros do que directos.

Airliner

  • Mensagens: 833
E faz muito bem, voos em ligação são sempre mais baratos, a TAP no porto é que as vezes consegue vender preços até mais caros do que directos.
Para mim foi excelente. Vou a Frankfurt em trabalho por 58 euros (regresso Ryanair por 13 euros) com viagem para daqui a 1 mês.
« Última modificação: 30 de Outubro 2018, 00:27:18 por Airliner »


toto1100

  • Mensagens: 2985
Yep, o estranho é no Porto os bilhetes com ligação serem tao ou mais caros do direto de Lisboa (ha razoes historicas pra isso, do tempo em que os preços eram tabelados e em função da distância).
Ser mais barato dois voos A-B-C do que o direto B-C é o que costuma acontecer; as pessoas de B se quiserem mais barato podem fazer B-X-C em vez de irem pelo voo direto.

jferreira20

  • Mensagens: 374
A TAP está a vender os bilhetes do Porto para Frankfurt, Nantes e Zurique a preços muito menores do que o próprio voo direto de Lisboa? Captação de clientes? É que comprei uma viagem a 45 euros (OPO-LIS-FRA), quando o voo só de Lisboa estava a 200 euros..

Havendo alternativas em quantidade e qualidade directas do Porto, é natural que o preço seja acessível  com escala em LIS.

toto1100

  • Mensagens: 2985
E obviamente que qualquer que seja o preco o objetivo é captar clientes. A TAP nao anda com os avioes de um lado para o outro para os spotters tirarem fotos.

flyportugal

  • Mensagens: 72
Estive a comparar os preços e reparei numa viagem que quero fazer na TP,  GRU>LIS fica mais caro do que GRU>LIS>MAD, tenho algum problema se adquirir este ultimo percurso e não fazer o LIS>MAD?

CS-TTK

  • Mensagens: 1266
so se for a ultima perna da reserva, caso contrario o restante trajecto sera cancelado. E se tiver bagagem de porao assegure-se que sera despachada apenas ate lisboa e nao segue para madrid

toto1100

  • Mensagens: 2985
Chama-se "hidden city ticketing". Como o CS-TTK disse so resulta se for a ultima perna da viagem toda (ie, nao pode haver um regresso depois) e nao despachar malas.
Ter cuidado tambem que é proibido pelas regras de transporte das companhias, pelo que tambem normalmente se aconselha a nao colocar o numero de passageiro frequente nao vá a companhia cancelar a conta e perder-se as milhas todas (eventualmente tambem podes ser proibido de voar pela companhia, mas suponho que isso so aconteca se recorreres a tal pratica muito frequentemente, nao se o fizeres uma ou duas vezes).

Outra questao a ter cuidado, que nesse exemplo é menos critico face ao percurso, é que em caso de problemas a companhia pode querer por-te em voos que facam outro percurso (por exemplo, GRU-OPO-MAD ou ate GRU-MAD direto na Iberia), o que obviamente invalida a ideia. Mas isso costuma ser mais problema em percursos onde ha muitas opcoes (tipo o OPO-LIS-FRA falado acima, onde em caso de problemas na ponte aerea a TAP pode chegar e dizer que te manda direto pra FRA na LH), assim nestes voos intercontinentais as probabilidades sao muito mais pequenas dado as opcoes tambem o serem.

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1482
Citação

TAP TEM QUEDA ACENTUADA DE OCUPAÇÃO DOS VOOS EM OUTUBRO

08-11-2018 (18h31)

A TAP informou hoje que em Outubro teve uma taxa média de ocupação de 80,8%, que compara com 87,2% há um ano, conforme a sua informação de 7 de Novembro de 2017, na qual realçava que "o mês de Outubro foi também aquele em que a companhia registou a melhor taxa de ocupação dos seus voos este ano [2017]".

Então como agora a TAP não especifica a evolução do tráfego em RPK, medida mais utilizada pelas companhias de aviação de rede, como por exemplo a sua accionista brasileira Azul, por ponderar o número de passageiros pelas distâncias voadas, cingindo-se ao número de passageiros embarcados.

Assim, a companhia informou que este Outubro transportou mais 80 mil passageiros (+6%) que no mês homólogo de 2017, atingindo um total de 1,4 milhões.

A informação acrescenta que o aumento foi com +6% nas rotas internacionais intra-europeias, +13% nas ligações com as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e +10% nas ligações com África.

A companhia, que indica ter atingido um total de 1,4 milhões de passageiros no mês de Outubro, omite no entanto o desempenho dos seus voos domésticos, que é um dos sectores de rede com mais peso em número de passageiros, e das ligações com o Brasil e com os Estados Unidos, que são os sectores com mais peso em valor de receitas de passagens.

A informação da TAP classifica como decisivas para o seu crescimento em Outubro as contribuições das linhas internacionais intra-europeias e das ligações com a Madeira, Açores e África, acrescentando que os aumentos de passageiros que indicou foram "graças a uma política de preços competitivos que tem estimulado a procura nesses mercados".

O comunicado da TAP não especifica o número de passageiros transportados desde o início do ano, mas é possível estimar que se aproximou dos 13,5 milhões, uma vez que há um mês indicou que no fim de Setembro "ultrapassou a marca dos 12 milhões de passageiros transportados, mais 13,6% que no mesmo período de 2017".

A TAP informa, no entanto, que em Outubro transportou 7.175 toneladas de carga e correio, +1% que no mês homólogo de 2017, dizendo que é "de destacar o desempenho do Brasil, com um crescimento de 21 por cento (350 Toneladas) em relação a Outubro de 2017".

"Espanha (22% de crescimento) e Reino Unido (71% de crescimento) são os outros dois mercados que mais se destacaram em volume de carga transportada", acrescenta o comunicado.


http://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/tap-tem-queda-acentuada-de-ocupacao-dos-voos-em-outubro/

Jopeg

Franmed

  • Mensagens: 925
Deduzo que o problema da ocupação possa estar nos EUA com o aumento da concorrência, nomeadamente a Delta a efetuar JFK todo o ano

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
TAP em números (operação)

Iniciado por jopeg « 1 2 3 4 » TAP

56 Respostas
14290 Visualizações
Última mensagem 02 de Dezembro 2015, 09:41:45
por jopeg
0 Respostas
771 Visualizações
Última mensagem 05 de Setembro 2014, 18:57:47
por Filipe Pinho
640 Respostas
67669 Visualizações
Última mensagem 10 de Fevereiro 2019, 23:30:41
por ptevos
204 Respostas
23686 Visualizações
Última mensagem 20 de Fevereiro 2018, 00:00:08
por jopeg
18 Respostas
2595 Visualizações
Última mensagem 02 de Agosto 2018, 12:18:56
por jopeg

Total 89+0=89 ms, db 0 ms, php 89 ms