Faro1910

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(...) como os romenos gostam de ser vítimas e pobrezinhos em tudo + a fraquíssima qualidade dos seus políticos, a situação foi utilizada para campanha política!

Algo que no nosso rico país e com os nossos doutos políticos jamais ocorreria!

TAP153

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Suspeito que as rotas para o leste europeu sofrerão todas do mesmo problema que OTP, BUD também foi uma "surpresa" quando foi cancelada mas, no fundo, a razão deve ter sido forte para essa decisão.

A reabertura deste mercados já é feita após a entrada de outros concorrentes LCC, a Blue Air e a Wizz. Entretanto mercados como a Polónia já têm uma forte concorrência da RYR.

Rotas como SOF, ZAG, LED, TLL e agora, OTP fazem-me acreditar que a distância aliada a forte concorrência LCC, note-se que no leste Europeu, o tráfego está dominado pelas LCC, as próprias companhias ditas nacionais são insignificantes (Tarom, Bulgaria Air, CSA, Ukraine International, Croatia Airlines, Adria Airways...) ou puramente desapareceram (MALEV), nunca serão viavéis.

Resta a dúvida se BUD seguirá o mesmo caminho e até que ponto PRG e WAW terão uma rentabilidade assim tão consolidada ou no próximo aumento de combustíveis terão todas o mesmo fim. Apenas WAW terá a vantagem de ser um hub Star Alliance (LOT).

Abraço
« Última modificação: 18 de Dezembro 2018, 12:53:32 por TAP153 »


cruzov

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Pelo menos ZAG não é tão longe como as outras que referiste e não tem concorrência das LCC.

GoncaloRibas

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Parece me que BUD e PRG consegue captar bastante mais passageiros leisure que OTP, vendo se mesmo pelo maior número de frequências

CS-TTK

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PRG tem voos em A321 com alguma regularidade (mais no verao IATA) e recentemente foi adicionado um segundo voo em alguns dias da semana, portanto diria que a rota esta bem. Apenas fiz a rota PRG-LIS uma vez em Abril de 2016 e o voo ia bem composto (A319 com cerca de 80% da ocupacao) e reparei que haviam muitos brasileiros a bordo, muitos deles em ligacao para o voo nocturno para GIG e GRU. Nao sei se isto e habitual ou foi um acaso...

Quanto a BUD e um destino que ja ando a planear ha algum tempo e a Wizz muito raramente tem precos verdadeiramente apeteciveis nesta rota.

Uma companhia que tem regra geral bons precos para essa zona da europa e a Brussels. Estive a estudar uma visita a BUD na ultima semana de janeiro e a SN tem LIS-BRU-BUD a rondar os 55EUR (com mala de porao incluida), cerca de 20 mais barato que a tarifa discount da TAP e 50EUR mais barato que a tarifa mais baixa da wizzair. E encontro precos semelhantes para destinos como PRG, TXL, WAW, etc...

Faro1910

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Apenas fiz a rota PRG-LIS uma vez em Abril de 2016 e o voo ia bem composto (A319 com cerca de 80% da ocupacao) e reparei que haviam muitos brasileiros a bordo, muitos deles em ligacao para o voo nocturno para GIG e GRU. Nao sei se isto e habitual ou foi um acaso...

Fiz a mesma rota em 2010,na altura era um voo triangular alternando LIS-BUD-PRG-LIS com LIS-PRG-BUD-LIS. A ocupação era muito boa e vinham muitos brasileiros com ligações a GRU e GIG. O voo para LIS vinha atrasado e os passageiros preocupados com a ligação. A hospedeira descansou-os e disse que havia tanta gente para GRU que o avião não sairia de LIS sem eles!

TAP153

  • Mensagens: 1015
Muitos passageiros em ligação é péssimo para rotas de curta/média distância, as tarifas médias são péssimas... durante décadas a Lufthansa aguentou uma rede europeia deficitária em prol da alimentação dos hubs de FRA e MUC... e estamos a falar da DLH com um mercado doméstico forte, com capacidade financeira e uma economia forte.

Voos com grandes ocupações nem sem pre são significado de rentabilidade.... quase que aposto que é melhor um Abidjan a 60% do que um PRG a 100%...digo isto sem qualquer acesso a números

Abraço

Faro1910

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Muitos passageiros em ligação é péssimo para rotas de curta/média distância, as tarifas médias são péssimas... durante décadas a Lufthansa aguentou uma rede europeia deficitária em prol da alimentação dos hubs de FRA e MUC... e estamos a falar da DLH com um mercado doméstico forte, com capacidade financeira e uma economia forte.

Voos com grandes ocupações nem sem pre são significado de rentabilidade.... quase que aposto que é melhor um Abidjan a 60% do que um PRG a 100%...digo isto sem qualquer acesso a números

Abraço

Certo, mas como é sabido se alimentar o longo curso pode valer bem a pena!

nunopinheiro

  • Mensagens: 3529
Voos em ligação no longo curso são também eles mais baratos que directos. Em top off não é mau mas fazer depender disso o negócio é receita para se perder muito dinheiro.

superpiloto

  • Mensagens: 547
Coitadas de companhias como a emirates que põem dois ou mais voos diários por dia para lugares sem interesse nenhum que não alimentar as outras rotas...

TAP153

  • Mensagens: 1015
Emirates não é um bom exemplo, os preços praticados nas classes premium são um mundo à parte!

jp89

  • Mensagens: 20
No (re-)inicio da operacao para Bucareste a TAP teve varios problemas na rota LIS-OTP: atrasos severos, cancelamentos, etc. Lembro que na altura ate uma figura politica importante da romenia disse que ia mandar um aviao da Tarom a Lisboa buscar os passageiros retidos (ou algo do genero). Tera isto afetado de forma significativa a imagem da TAP na Romenia?

Antes da saída, havia bastante publicidade à TAP pela cidade (no metro, no aeroporto, nos autocarros).
Após o regresso deixou de haver publicidade. Os preços eram relativamente altos, em comparação com a Wizzair e com a BlueAir. Os constantes atrasos não me parece que tenham tido grande impacto (ninguém sabe quem é a TAP!).

Foi a actual Primeira-Ministra que ficou retida em Lisboa (nem percebi bem se a TAP teve em consideração que a bordo viajava uma Chefe-de-Governo....). Da outra vez, houve uma sequência de voos cancelados e, como [N]os romenos gostam de ser vítimas e pobrezinhos em tudo + a fraquíssima qualidade dos seus políticos[N], a situação foi utilizada para campanha política!
O que é isso de "pobrezinhos em tudo"? O amigo já esteve na Roménia?
Peço desculpa se estiver a fazer double post.

nunopinheiro

  • Mensagens: 3529
O negocio emirates não é assim tão fácil de replicar, por isso é que são praticamente os únicos a ter esse modelo de negocio (pelo menos com algum lucro). O modelo deles é longa distancia alimenta longa distancia num único HUB global. Uma frota composta exclusivamente por B777 e A380 não é bem o que aqui se fala.
« Última modificação: 18 de Dezembro 2018, 16:36:41 por nunopinheiro »


Cebola

  • Mensagens: 190
ZAG, por experiência própria uma vez por mes, os voos andam sempre bem compostos. No verão os valores chegam a ser pornográficos pois o voo é operado por um 319 na maioria dos dias.
Pela falta de capacidade da Croatian, alguns voos sao feitos por um CRJ1000 da Air Nostrum...
Mesmo nao sendo diário, pelo menos nos dias que a Croatian não voa, pode fazer sentido...

jferreira20

  • Mensagens: 374
Muitos passageiros em ligação é péssimo para rotas de curta/média distância, as tarifas médias são péssimas... durante décadas a Lufthansa aguentou uma rede europeia deficitária em prol da alimentação dos hubs de FRA e MUC... e estamos a falar da DLH com um mercado doméstico forte, com capacidade financeira e uma economia forte.

Voos com grandes ocupações nem sem pre são significado de rentabilidade.... quase que aposto que é melhor um Abidjan a 60% do que um PRG a 100%...digo isto sem qualquer acesso a números

Abraço

Fiz duas vezes LIS-ABJ e respectivos regressos. Os regressos foram maravilhosos, fora atrasos. Aviões completamente às moscas, em ambos tive uma fila inteira de bancos para me esticar e dormir.

As idas, tive uma cheia completamente cheia que até fazia aflição a quantidade de gente e tralha (os africanos, por norma andam com "a casa às costas") dentro da cabine e a outra ida extremamente calma, num avião que ia meio cheio.

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