MiguelRei

  • Moderador
  • Mensagens: 1317
    • Instagram
Ontem, dia 13 de Janeiro um Boeing 737-800 da Pegasus TC-CPF saiu da pista em Trazbon (Turquia).

A aeronave acabou fora das imediações do aeroporto, muito perto do mar.

Todas as 168 pessoas foram evacuadas e apenas 3 pessoas foram ao hospital apenas com ferimentos ligeiros.

Os dados do radar informam que a aeronave tocou no solo a uma distância normal da cabeceira e a uma velocidade de 143 nós que também é considerado normal.






IN: avherald

MiguelRei

  • Moderador
  • Mensagens: 1317
    • Instagram
Esta fotografia mostra melhor a "sorte" que os sobreviventes tiveram em não ter ido parar à água



IN reuters
« Última modificação: 14 de Janeiro 2018, 14:39:06 por MiguelRei »


Spak

  • Mensagens: 5442
Disseram passageiros que se ouviu um estrondo e o avião guinou para a esquerda. Suspeito do rebentar de um pneu...

mafonso

  • Mensagens: 47
No Aviation Herald dizem:
Citação
The flight crew reported the flight was normal until after touch down with the first officer being pilot flying, deceleration was slow due to the wet runway, the controls were handed to the captain, the captain applied brakes, the aircraft turned left, the aircraft went off the runway, the right hand engine suddenly accelerated in forward thrust unintentionally.

Terá sido um problema no thrust reverser?  Estou a imaginar uma situação em max power com thrust reverser em que um dos motores não reverte.  Ficando um a empurrar para trás e outro para a frente quase ao máximo.
« Última modificação: 15 de Janeiro 2018, 21:03:54 por mafonso »


lockheed

  • Mensagens: 1052
  • Compass heading 270 degrees...
Alguns comentários na Internet levantam a hipótese de uma situação idêntica ao acidente da TAM 3054.

joaosantos

  • Mensagens: 48
Atendendo às fotos, não acham que um problema idêntico ao TAM teria levado o avião para dentro da água? Neste caso, o avião deve ter reduzido bastante a velocidade, e daí a sobrevivência de todos os passageiros e os poucos danos corporais registados. Sem querer estar a dizer uma grande estupidez, mas ao voltar o PF ao comandante, não terá havido algum erro que tenha levado a mexer na aceleração dos motores e corrigido imediatamente? Ou então problema no sistema de travagem de um dos trens, que tenha feito desequilibrar o avião para o lado do mar. De qualquer modo, caso seja alguma coisa similar à primeira, o FDR deve dar resposta precisa.

lockheed

  • Mensagens: 1052
  • Compass heading 270 degrees...
O reverse actua se o PF der motor. Em LPPT muita vezes vê-se o PF abrir o reverse mas não dar motor para abrandar só em caso de necessidade para reduzir a velocidade perto da saída da pista. Se calhar foi numa situação como essa, deu gás e aí o avião virou e nem teve tempo de reacção. Mas isso sou eu aqui sentado atrás do PC a divagar...  ::)

AndreMP

  • Moderador
  • Mensagens: 951
A aeronave está neste momento a ser retirada do local.

Feed em direto: https://www.facebook.com/skynews/videos/2072746222739964 (neste momento está offline) e https://www.facebook.com/RTnews/videos/10156373610529411/
« Última modificação: 18 de Janeiro 2018, 12:30:10 por AndreMP »


Tiago Maia

  • Mensagens: 683
gostei do pormenor com ele no ar, baixarem o trem de aterragem...ou pelo menos alguns deles :P

AvGeekDiogo

  • Mensagens: 738
  • LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Um close up da operação.


Com sorte ainda volta a voar.

lockheed

  • Mensagens: 1052
  • Compass heading 270 degrees...
Tenho a ideia das fotos que vi que a asa do lado direito está toda estoirada, motor foi à vida (estava no mar) e o trem direito foi arrancado.

Se voar de novo é mesmo por sorte!

Tiago Maia

  • Mensagens: 683
gostei do pormenor com ele no ar, baixarem o trem de aterragem...ou pelo menos alguns deles
Agora que vi este vídeo de 6m ... E a minha percepção estava errada. a posição do vídeo que estava a ver deu-me uma ideia errada.

Spak

  • Mensagens: 5442

Tiago Maia

  • Mensagens: 683
OFFICIAL / Pegasus Airlines' #B737-800 (TC-CPF) is written-off. This was decided by insurance & Boeing reports.

fonte: https://www.facebook.com/Aeronews.ro/?hc_ref=ARRklhtbNqpDkhRVFQtWqIvdzuGEY26_bfeGStraOrqs-T2g9PCoTKYRbqTB4zO-MMk

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
526 Visualizações
Última mensagem 07 de Agosto 2014, 22:06:33
por Flyz
7 Respostas
860 Visualizações
Última mensagem 06 de Março 2015, 15:07:43
por Spak
7 Respostas
1184 Visualizações
Última mensagem 17 de Abril 2015, 22:55:53
por Spak
8 Respostas
748 Visualizações
Última mensagem 13 de Novembro 2015, 12:59:08
por david1990
61 Respostas
7625 Visualizações
Última mensagem 09 de Abril 2016, 02:10:28
por fredericolopes

Total 83+0=83 ms, db 0 ms, php 83 ms