Txl

  • Mensagens: 6
Caros,

não encontro resposta à minha pergunta aqui no forum. Por isso, deixem me abrir este assunto: No site da TAP Portugal podem-se reservar voos, com escolha entre Discount, Basic, Classic, Exectutive e Top Executive. Todos tem outro portfolio de vantagesn/desvantagens.

Nas agências online (Expedia, etc) as opções dos brandings muitas vezs não claramente explicitas. (Por exemplo: "Bagagem incluida: Nenhuma informação disponível").  No site da TAP os brandings estão claros, mas não encontro os booking classes.

Desejava de reservar directamente na TAP, mas gostaria de saber os booking classes antes da reserva (por causa de coleccionar as milhas noutra linha aérea).

1) Há alguma maneira de ver os booking classes na reserva online no site da TAP Portugal?
2) Caso que não, pode-se reservar online e pedir informação telefónica depois e até cancelar gratuitamente?
3) Ou reserva-se por telefone e lá sabem do booking classe?
4) Ou conhecem algum site que amostra correctamente ambas as informações: Brandings dos bilhetes (Discount, Classic, Executive, etc) E TAMBÉM os booking classes (H, T, K, C, J, Z, etc.)?
5) Ou há uma tabela, que amostra quais booking classes são quais brandings?
6) Ou tem alguma outra ideia?

Obrigado
Txl
« Última modificação: 05 de Fevereiro 2018, 14:15:31 por Txl »


CS-TOD

  • Mensagens: 259
Boas,
No site da TAP penso que já não é possível.
O site que conheço é o ITA Matrix: https://matrix.itasoftware.com/
Aí aparece a classe mas apenas é possível escolher a opção Económica ou Executiva, sendo automaticamente escolhida a tarifa mais barata em cada uma delas (no caso de haver disponibilidade será Discount e Executive, respetivamente). Não consegues optar pela tarifa Basic ou Classic se houver disponibilidade da tarifa Discount, por exemplo.

Por telefone, talvez consigas essa informação junto da TAP.

efpmeneses

  • Mensagens: 984
Basta que alguém com acesso a um GDS consulte e coloque aqui.

Inclusive aparecem logo as letras das classes para cada tipo de produto, quando se acaba de fazer o comando de venda do segmento/ venda de lugar.
Cumprimentos
Élvio Meneses

op59980

  • Mensagens: 53
Caro Txl
O 'booking code' por norma é relacionado directamente com a tarifa escolhida; i.e se escolher uma tarifa C*** (executiva) em principio a reserva (letra) da classe dessa tarifa (RBD, reservation booking designator) corresponde á primeira letra dessa tarifa, no caso C.

Sendo um pouco simplista (mas na generalidade válida) é uma forma básica de antever qual o RBD em cada tarifa; tarifa Y***=RBD-Y, tarifa H*****=RBD-H; etc.
Embora seja bastante fiável de coincidir nem sempre é, por exemplo: se tarifa não for de voo directo (em ligação com outro, tipo RIO-LIS-OPO, segmento LIS-OPO pode não ter classe C e ser indicado Y); tarifa usada ser de outra companhia (pouco provável sendo reserva directamente em sítio da AL pretendida); voo operado por outra companhia que não a que vende a tarifa (voo XX* operado por YY).
Cpts,
op59980

anonuser2

  • Mensagens: 573
Qualquer reserva através do site Expedia.com por exemplo dir-lhe-á se é A, B, Y, E, antes do pagamento, logo poderá ver quantas milhas correspondem.
Por telefone também lhe dizem na TAP claro.

Txl

  • Mensagens: 6
Caros,

um curto feedback meu. Falei com a TAP. Me disseram, que mesmo não é possível ver o códido de booking classe na página deles, somente numa reserva por telefone. E, o que achei mais surpresa ainda, todas as tarifas (em Economy) utilizam o mesmo booking class. Pode assim ser, que "Discount" reserva em "K" enquando "Plus" também reserva em "K", embora as tarifas tenham valores completamente diferentes.

Resumindo, também as vossas mensagens: Os booking classes podem se ver nas agências onlines como Expedia (K, L, E, T, S, etc) mas lá não se vê os brandings (Discount, Classic, etc.) No site da TAP os brandings estão correctos, mas os booking classes não são publicados.

Provavelmente é como efpmeneses diz: É preciso uma boa agência de viagens, que tenha accesso ao GDS e entende.

Caso que souberem mais, estaria grato por qualquer info.
« Última modificação: 06 de Fevereiro 2018, 16:43:18 por Txl »


anonuser2

  • Mensagens: 573
Não é bem assim. No site da expedia por exemplo, se escolher económica a tarifa que lhe darão será a discount. Contudo quando aparece o preço final, em baixo aparecerão opções para passar para Basic, Classic, Plus, Executive bem como o preço de fazer o upgrade tarifário.
Ou seja consegue ver a booking class e o branding. Espero que ajude.

op59980

  • Mensagens: 53
todas as tarifas (em Economy) utilizam o mesmo booking class
Parece-me que não se souberam explicar ou problema de interpretação, certamente o que se estariam a referir é a classe de cabine e que existem apenas duas (Executiva e Económica na maioria das aeronaves usadas em voos TAP - havendo excepções).
A TAP usa 'brandings' de Basic/Classic/Plus/Executive em suas tarifas mas as letras RBD são outra coisa (por exemplo em tarifas diferentes 'banding' Executive podem haver RBDs em C/J/D/Z/I).
Cpts,
op59980

Txl

  • Mensagens: 6
Não é bem assim. No site da expedia por exemplo, se escolher económica a tarifa que lhe darão será a discount. Contudo quando aparece o preço final, em baixo aparecerão opções para passar para Basic, Classic, Plus, Executive bem como o preço de fazer o upgrade tarifário.
Ou seja consegue ver a booking class e o branding. Espero que ajude.

Caro hsousa!
Esta é mesmo a solução. Não tinha visto, que a escolha dos brandings funciona depois de ter seleccionado os voos. É amostrado como "upgrade" por exemplo de "Basis" (Economy) para "Classic" (Economy). Estas opções não mudam o booking class, mas pelo menos da par saber no momento da reserva. Quem quiser alterar do booking class, só por telefone (ou provavelmente no GDS.) Obrigado!

CS-TJF

  • Mensagens: 362
    • cs-tjf
Baratoo ::)
« Última modificação: 29 de Março 2020, 03:08:32 por CS-TJF »


padilhasantos

  • Mensagens: 322
  • Who cares?
Lá está a questão de captarem clientes com as escalas em detrimento dos que fazem apenas o voo directo. Essa mesma viagem com saída de Lisboa fica ao dobro do preço.

 1.  TP 1027 O  14OCT MADLIS HS1  1340   1400  O         E WE    1   
 2 . TP  209 O  14OCT LISJFK HS1  1700   2000  O         E WE    1   
 3 . TP  208 O  21OCT JFKLIS HS1  2200  #0955  O         E WE/TH 2   
 4 . TP 1018 O  22OCT LISMAD HS1  1450   1705  O         E TH    2   

Custo em Discount - 153.05

 1 . TP  209 O  14OCT LISJFK HS1  1700   2000  O         E WE     
 2 . TP  208 O  21OCT JFKLIS HS1  2200  #0955  O         E WE/TH   

Custo em Discount - 333.51

Texmex

Boa noite,

Efectivamente o site não refere informação relativamente ao booking class, apenas a Brand.

O booking class apenas determina o valor-base da passagem, dependendo da disponibilidade nos aviões. O que determina as condições da tarifa (bagagem, alterações, ganhos de milhas, seat selection, etc) é a fare brand (Discount, basic, classic plus / Executive e Top Executive).

Exemplos:

Economy:
O-Discount 50EUR / O-Basic 65EUR /O-Classic 80EUR.
T-Discount 58EUR / T-Basic 75EUR / T-Classic 90EUR
L-Discount 70EUR / L-Classic 85EUR / L-Classic 98EUR
Etc

Business:

J - Executive - 900eur / Top - 1100EUR
Z - Executive 1350EUR /Top - 1500EUr

E assim sucessivamente.

A razão pela qual grande parte das agências apenas refere Economy/Business é porque não sabem cotar a Brand. Ou seja, ainda usam o sistema antigo, em que o booking class é que determinava as condições da passagem.

As agências online e até físicas, na sua grande maioria, fazem as reservas da seguinte forma.

Marcam a passagem com o booking class mais baixo disponível (RBD O, por exemplo) sistema assume automaticamente Discount (lowest price available).

No fundo vão-lhe vender uma O-Discount (Economy), no valor de 50EUR.
Caso não haja uma O disponível e apenas uma Y (Classe mais alta disponível de económica, que poderá custar, hipoteticamente, 750EUR, a agência, por falta de conhecimento, vai marcar booking class Y nesse valor, as lowest price available, mas nunca especificando a Brand. Isto faz com que os passageiros estranhem porque pagaram 750EUR e não têm sequer bagagem.

Na realidade, o que teriam que fazer seria cotar um booking class Y com brand Basic (para ter, por exemplo, uma peça de bagagem incluída) e não somente colocar o booking class, esperando que as condições da tarifa assim fossem determinadas. Muitas acabam por vender a bagagem e assentos em separado, saindo bastante mais caro aos passageiros.

Aliás, recomendo marcar sempre directamente com as companhias aéreas (independentemente da companhia), saltam os intermediários e safa-vos de muitas dores de cabeça (ex:Reembolsos, cancelamentos, etc).

A única forma de verificar o RBD, neste momento, é ligando para as Reservas. Confirma o preço do booking class desejado por telefone para uma certa data e respectivo voo e faz reserva no site.

Espero que tenham compreendido.

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1672
Caros,

Espero sinceramente que ainda nesta década as autoridades, tipo UE, venham legislar de modo a por fim à pratica do "no show".

Porque razão uma pessoa não poderá comprar  MAD-LIS, LIS-JFK, JFK-LIS e LIS-MAD e não fazer as pernas MAD-LIS e LIS-MAD ?! Se comprou os voos/lugares e a companhia recebeu o dinheiro que pediu pelos mesmos, o passageiro faz o que quer com os mesmos.   

Uma analogia para perceber o ridículo da coisa:
6 iogurtes naturais ZZZ = 1.88€
6 iogurtes naturais ZZZ + oferta 2 iogurtes banana = 1.59€ em promoção
O consumidor opta pela segunda opção, depois se come ou não os iogurtes de banana é uma decisão sua.


Cumprimentos,

Jopeg

Jetstream

  • Mensagens: 849
Cria uma petição Jopeg! ;)

padilhasantos

  • Mensagens: 322
  • Who cares?
Pois mas o que está a esquecer é que ao adquirir um bilhete MAD-LIS-JFK-LIS-MAD está a pagar por um preço e tem um contrato/regra inerente a essa rota. Apesar de conter LIS-JKF-LIS não quer dizer que só possa usar esse percurso, excepto se a companhia o autorizar.

Todos os gatos têm unhas. Quem tem unhas toca guitarra. Isso quer dizer que os gatos tocam guitarra?

Regra da tarifa:

SEQUENTIAL USE OF FLIGHT COUPONS
   THIS FARE IS ONLY VALID IF THE FLIGHTS ARE TAKEN IN THE BOOKING SEQUENCE.

Já agora aproveito para recordar que aquilo que queriamos que fosse possivel já foi em tempos e as pessoas abusaram e como tal as companhias protegeram-se.

Eu não trabalho em nenhuma companhia mas sei ler e interpretar uma regra. E ninguem lê as regras todas infelizmente..

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
59 Respostas
12271 Visualizações
Última mensagem 31 de Maio 2016, 08:04:26
por Spark
0 Respostas
458 Visualizações
Última mensagem 13 de Outubro 2015, 15:32:45
por jopeg
6 Respostas
1664 Visualizações
Última mensagem 09 de Novembro 2015, 19:21:03
por D-Zign
25 Respostas
4579 Visualizações
Última mensagem 07 de Dezembro 2016, 15:49:39
por CS-TTK
6 Respostas
1425 Visualizações
Última mensagem 27 de Dezembro 2018, 15:41:03
por CS-TUK

Total 111+0=111 ms, db 0 ms, php 111 ms