JSilvazito

  • Mensagens: 291
Notícia que circula aí pela net na noite de hoje:

Citação
  Piloto que aterrou de emergência no IC8 condenado a 4.500 euros de multa
Jornal Económico com Lusa
17:27
Incidente não causou quaisquer danos, dado que naquele momento não havia trânsito a circular no IC8 e os dois ocupantes do avião – o piloto-instrutor e um aluno – também não sofreram qualquer ferimento.

Notícia em: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/piloto-que-aterrou-de-emergencia-no-ic8-condenado-a-4-500-euros-de-multa-267416

Isto é de doidos.
Então se numa emergência, leia-se EMERGÊNCIA, alguém aterra onde lhe parece melhor, não causa danos e é acusado e multado por ter desrespeitado códigos e procedimentos aeronáuticos? Esta gente está boa da cabeça?
Mais parece que na justiça ( justiça ) ninguém tem a cabeça no seu devido lugar.
Cumprimentos,

fredericolopes

  • Mensagens: 463
Pois. Eu também sou multado a 180 km/h e não fiz mal a ninguém

AvGeekDiogo

  • Mensagens: 843
  • LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Citação
Em comunicado, a Procuradoria do Ministério Público da Comarca de Santarém afirma que, numa sentença proferida no passado dia 02, o piloto foi condenado pelo tribunal (TCRS) a uma coima de 3.600 euros por descolagem em local não certificado sem o conhecimento prévio da Autoridade Aeronáutica e a outra de 2.200 euros por falta de notificação da aterragem de emergência ao então Instituto Nacional de Aviação Civil (atual Autoridade Nacional de Aviação Civil).

A mim faz sentido, as leis estão lá para ser compridas, não cumprem, multa. Simple as.
« Última modificação: 08 de Fevereiro 2018, 20:50:24 por AvGeekDiogo »


JSilvazito

  • Mensagens: 291
Pois. Eu também sou multado a 180 km/h e não fiz mal a ninguém

Pois, mas estavas numa emergência, dirigias-te a um hospital ou tinhas apenas bebido uns copos a mais e já nem tinhas a noção da velocidade?
Mas olha que ministros e altos cargos do Estado a 180 km's na A1 não tem esse tratamento. E a velocidades mais baixas mas demasiado altas ( inclusivé a passar sinal vermelho ) na Av. da Liberdade e a fazer mal a alguém, como aconteceu, também não tiveram o tratamento que dizes.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ou te esbardalhas e morres, mas morres com a consciência que não aterraste num espaço que te poderia salvar mas que violavas a legislação ou tentas e levas com o ridiculo da situação.
Cumprimentos,

Andre3567

  • Mensagens: 184
Dava jeito ler a notícia inteira, e não só o título.

Vê a citação que o AvGeekDiogo pôs em cima. A multa não foi dada por aterrarem no IC8.

Franmed

  • Mensagens: 905
Infelizmente estamos nesta fase das fake news em que não se lê as notícias e fica-se apenas pelos títulos tendenciosos...

Andre3567

  • Mensagens: 184
Sempre houve títulos "sensacionalistas" em notícias, é isso que dá cliques. Basta ter-se meio dedo de testa para perceber isso, e ler a notícia toda para se saber o que realmente aconteceu. O título em si não é mentira. O piloto que aterrou de emergência levou multa. Uma coisa não está é relacionada com a outra, mas o título também não diz que está.

Basta uma pessoa ler só o título, depois não só vem ao aviação.pt como vai ao Facebook, mete lá um comentário ou estado ou sei lá o quê "Já viram isto?! Aterra de emergência para salvar a vida e ainda é multado!", e siga o shitstorm, que no Facebook também ninguém vai confirmar as coisas, é ler e acreditar, porque se está no Facebook deve ser verdade.
« Última modificação: 08 de Fevereiro 2018, 21:23:15 por Andre3567 »


POLHAS

  • Mensagens: 212
    • Gosto de aviões
Estamos a falar de emergência, perante esta situação,  não deveria de ser multado,   infelizmente também sou multado por excesso de velocidade mas se estivesse com marcha de urgência desde que justificada provavelmente o juiz não me multaria.

Franmed

  • Mensagens: 905
lol

e continuam a não ler

brunodias

  • Mensagens: 3898
Notícia que circula aí pela net na noite de hoje:

Citação
  Piloto que aterrou de emergência no IC8 condenado a 4.500 euros de multa
Jornal Económico com Lusa
17:27
Incidente não causou quaisquer danos, dado que naquele momento não havia trânsito a circular no IC8 e os dois ocupantes do avião – o piloto-instrutor e um aluno – também não sofreram qualquer ferimento.

Notícia em: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/piloto-que-aterrou-de-emergencia-no-ic8-condenado-a-4-500-euros-de-multa-267416

Isto é de doidos.
Então se numa emergência, leia-se EMERGÊNCIA, alguém aterra onde lhe parece melhor, não causa danos e é acusado e multado por ter desrespeitado códigos e procedimentos aeronáuticos? Esta gente está boa da cabeça?
Mais parece que na justiça ( justiça ) ninguém tem a cabeça no seu devido lugar.
Cumprimentos,

Eu não li os outros comentarios, mas falta ai o resto da noticia, eles foram multados porque descolaram de la sem autorização, eles tinham ordem para desmontar asas e seguir de camião

Flyz

  • Mensagens: 1165
(...)Em comunicado, a Procuradoria do Ministério Público da Comarca de Santarém afirma que, numa sentença proferida no passado dia 02, o piloto foi condenado pelo tribunal (TCRS) a uma coima de 3.600 euros por descolagem em local não certificado sem o conhecimento prévio da Autoridade Aeronáutica e a outra de 2.200 euros por falta de notificação da aterragem de emergência ao então Instituto Nacional de Aviação Civil (atual Autoridade Nacional de Aviação Civil).(...)

JSilvazito

  • Mensagens: 291
Dava jeito ler a notícia inteira, e não só o título.

Vê a citação que o AvGeekDiogo pôs em cima. A multa não foi dada por aterrarem no IC8.

Eu li bem a notícia e não só o título. Aliás li e depois reli.
E a notícia diz que parte da multa foi dada por aterrarem com falta de notificação.
O descolar ainda compreendo, já não estamos perante situação anormal. Agora o aterrar...
Estarão a sugerir que quando se preencher o plano de voo se indique que se vai aterrar em emergência no IC8, às xx horas?
Talvez se refiram à falta do mayday. Pode ter acontecido mas a 1.000 pés não há tempo para muito. E depois quem anda nisto sabe que a prioridade é fly, navigate, comunicate. Em emergência há outras prioridades que não o comunicate.
Cumprimentos,

brunodias

  • Mensagens: 3898
Volto a dizer a noticia não está completa, eles não foram multados pela aterragem, mas pela descolagem e por falta de comunicação/notificação do incidente
Não existe multas para falta de mayday e logico que no plano de voo nunca poderia vir nada assim, alias se fosse fim de semana nem plano de voo seria necessario para esse voo
« Última modificação: 08 de Fevereiro 2018, 22:17:29 por brunodias »


Franmed

  • Mensagens: 905
Dava jeito ler a notícia inteira, e não só o título.

Vê a citação que o AvGeekDiogo pôs em cima. A multa não foi dada por aterrarem no IC8.

Eu li bem a notícia e não só o título. Aliás li e depois reli.
E a notícia diz que parte da multa foi dada por aterrarem com falta de notificação.
O descolar ainda compreendo, já não estamos perante situação anormal. Agora o aterrar...
Estarão a sugerir que quando se preencher o plano de voo se indique que se vai aterrar em emergência no IC8, às xx horas?
Talvez se refiram à falta do mayday. Pode ter acontecido mas a 1.000 pés não há tempo para muito. E depois quem anda nisto sabe que a prioridade é fly, navigate, comunicate. Em emergência há outras prioridades que não o comunicate.
Cumprimentos,

mas será que é assim tão difícil compreender que a questão da aterragem têm a ver com a notificação posterior que deve ser feita ?

sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 638
Tendo em conta o que se passou, até acho que a multa foi pouco. Quem quiser ler o relatório completo pode encontrá-lo no site do GPIAAF. O incidente foi a 4 de Julho de 2010.

Em resumo:

1 - Ficou sem combustível por mau planeamento e teve de aterrar no IC8
2 - Descolou de uma rua numa zona industrial, depois de ter solicitado para alguém ir lá levar combustível, em completo desrespeito com as indicações expressas que tinham sido dadas pela GNR e pelo então GPIAA: remover as asas e transportar o avião por via terrestre para o aeródromo, onde seriam feitas as perícias necessárias pelo gabinete de investigação.
3 - A aeronave continuou a operar normalmente.
4 - O então INAC não foi notificado.

Portanto, e em resposta ao título do tópico, sim! Está mesmo tudo doido.
« Última modificação: 09 de Fevereiro 2018, 10:33:18 por sdo »


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