CS-TMT

• Facebook
O processo deve ser diferente consoante a posição a que cada um se candidata. A minha para assistente de operações foi muito diferente disso e foi tudo por computador, mesmo a parte oral foi com computador e reconhecimento de voz, um teste online creio que realizado pela Cambridge School. Apenas o "professor" que vigiava o teste era da TAP.
cada um dos candidatos tinha umas credenciais diferentes de acesso ao tal site, com exercícios com o mesmo objectivo mas com conteúdos diferentes, de forma a que não houvesse qualquer possibilidade de "copianço" caso houvesse essa tentativa.
A parte escrita consistia basicamente em ouvir alguns textos e responder a algumas questões de escolha múltipla sobre cada texto, que era reproduzido para uns auscultadores ligados ao PC e no final tinhamos um texto com espaços em branco e tinhamos que preencher com as palavras que achassemos que se enquadravam melhor. Acabámos essa parte escrita e fizemos um intervalo de 15-20min antes de sermos chamados em grupos de 4-5 pessoas de cada vez para a parte oral, que consistia basicamente em ler frases que aparecessem no ecrã. A parte que para mim foi a mais lixada foi a de dois exercícios em que tinhamos de falar continuamente durante 1 minuto. Um deles a mim calhou-me horrivelmente, pois tinha de descrever o último evento desportivo a que tivesse assistido e tinha de dizer qual tinha sido o evento, descrever o que se tinha passado durante esse evento e alguns pormenores... Ora, como eu não ligo puto a futebol nem a desporto de uma maneira geral, não sabia bem o que havia de dizer. Eles davam 40 segundos para pensar no que havia de dizer e depois 1 minuto para falar continuamente sobre isso. Esse exercício correu-me um bocado mal, porque tive de inventar e às tantas não sabia o que havia de dizer. O último exercício era semelhante ao anterior, mas correu melhor porque tinha umas linhas orientadoras para me poder guiar. No meu caso era ajudar um turista a visitar um museu. Apresentavam-nos uma planta de um museu fictício simplificado com a entrada "aqui", as bilheteiras "ali", a exposição "X" acolá, o bar, loja de souvenirs, etc e nós tinhamos 40 segundos para preparar o que iriamos dizer ao turista e dar as indicações para ele visitar o museu, também com 1 minuto para falarmos ininterruptamente. Aí já me safei melhor. Os outros candidatos que estavam comigo na sala tinham exercícios com os mesmos objectivos mas conteúdo/temas diferentes. Eram, por isso, muito diferentes do descrito pela Ana Maria, mas se calhar os tipos de provas diferem consoante a posição a que cada um se candidata ;)

Ana Maria

• Não desista nunca!
Boas
No ano passado (em fevereiro) também participei no processo para Assistente de operações e digo que o teste de línguas que eu fiz não teve nada a ver com isto. Como já havia feito o teste oral no âmbito do concurso para Assistência em escala, não o fiz novamente. A parte escrita foi um teste de múltipla escolha, realizado em papel, e foi pedido que fizéssemos uma tradução, por escrito, de uma parte de um texto.
Para PNC não há testes escritos, só oral (fiz entrevista em outubro). Ou passas ou não passas.
Boa sorte a todos

Glaucia

Ola Boa tarde, tenho entrevista p TAP dia 27, estou um tanto preocupada, ja que os relatos aqui n mostram muito êxito. Não sou fluente em inglês, mas falo, li que poderia decorar um texto e tentar, será que falar de experiência ?! Que é o que estudei até aqui, ja que fui tripulante muitos anos. To aqui pensando seriamente em desistir. Se alguém tiver uma , duas... quantas dicas forem, vai me ajudar muitoooo. Obrigada e sucesso a todos!

Ana Maria

• Não desista nunca!
Olá Glaucia
Desistir não é opção! Deve-se sempre ir às entrevistas. Se já foste tripulante, podes ir por aí. Vais à net, revejas vocabulário. Tens de conseguir expressar-se minimamente em inglês pra passares. Mas antes das línguas ainda há outras entrevistas que merecem a tua preocupação:
1º tens a altura mínima e o imc está em dia? Não tenhas dúvidas, se não estiver ok, não passas! E leves todos os documentos solicitados no mail. Parece bobagem, mas há pessoas que não os levam e são eliminadas.
2º dress code: além do mínimo exigido (saia pelo joelho, salto alto e meia cor da pele), cabelo extremamente bem penteado (se tiver cabelo comprido faça um "coque"), maquilhagem discreta e bem feita e capricha no batom vermelho. E não te esqueças das unhas: vermelho, francesa ou transparente. Nada de garras! unhas curtas.
3º SORRIA MUITO! para os recrutadores, para os outros candidatos. Os recrutadores passam várias vezes pelos corredores e observam os candidatos. Interaja com os outros candidatos e seja sempre gentil e cortês. Te esperam muitas horas de espera. No meu dia, cheguei às 14:30 ao edifício e saí de lá às 21:00. Então prepare-se!
Depois de passares por tudo isso e seres aprovada para as línguas, aí sim vem a temida entrevista.
Boa sorte
Ola Boa tarde, tenho entrevista p TAP dia 27, estou um tanto preocupada, ja que os relatos aqui n mostram muito êxito. Não sou fluente em inglês, mas falo, li que poderia decorar um texto e tentar, será que falar de experiência ?! Que é o que estudei até aqui, ja que fui tripulante muitos anos. To aqui pensando seriamente em desistir. Se alguém tiver uma , duas... quantas dicas forem, vai me ajudar muitoooo. Obrigada e sucesso a todos!

New Engine Option

Antes da temível entrevista, tem os psicotécnicos e os médicos.

Glaucia

Boa noite ! Ana muito obrigada por sua incrível resposta, e dicas, fora meu medo do inglês tenho todo o resto ok. Ja fiz um check list . Ainda há uma entrevista mais temida do que todas as outras?! Sorte para todos...

Ana Maria

• Não desista nunca!
A entrevista que a Glaucia teme é a de línguas, que é a seguir a entrevista de imagem.
Esta entrevista que citaste é a entrevista de júri que só vai acontecer numa fase mais avançada do recrutamento, a seguir aos psicotécnicos e os médicos :)

Strangelesi

• ERM
Decorar um texto em inglês não me parece boa ideia.
Se alguem começar a falar consigo em inglês vai ficar sem saber o que dizer, porque só decorou esse texto.
Fico espantado com a quantidade de tripulantes que se arrastam no inglês, não me levem a mal mas por vezes mais valia não falarem, porque começam a enrolar as palavras e não se ouve nada no avião.
Trabalhei algum tempo com UK e IE e a minha sugestão é que comece a ouvir radio britânica ou americana e comece a ver filmes sem legendas.
Ajudou-me imenso com pronuncia das palavras.

CS-TOA

Não é só a entrevista em inglês. É o curso, são os manuais, são os discursos, são as centenas de passageiros que tem que interagir por dia. Se não está à vontade, estude... e tente mais tarde. Decorar textos demonstra bem a falta de conhecimento que tem da área que está a concorrer.

Glaucia

Ana vc é muito atenciosa, será uma ótima comissária, uma profissão muito além do idioma, o vc tem é presteza, gentileza, carisma... tudo que deve haver em um tripulante, mas todos temos algumas dificuldades e estamos constantemente ultrapassa las . Fui comissária sim, por 15 anos e não deixei de estudar o inglês, mas é uma dificuldade para mim... me chateio por isso, mas não vou deixar de tentar, e estudar... e vamos ver no que dá. Não é só decorar um texto mas encontrar um norte para a conversa, foi essa a dica... desistir de buscar seu talento, desafio, desejo... isso é que não é aceitável... somos seres humanos...

Pedro junior

Bom dia. Hoje estive no recrutamento (27/01/2019).
Alguém mais esteve?

Ana Maria

• Não desista nunca!
Olá Glaucia!
Fico feliz por ter conseguido transmitir uma mensagem de apoio!
Depois conta-nos como correu!
Beijinhos

CS-TMT

• Facebook
Alguém mais esteve?
Como correu? :)

Eu tenho avaliação psicológica na próxima 4ª Feira de manhã. Mais alguém daqui?

Pedro Junior

Entao, passei ao peso e medida e depois fui a entrevista se motivação. Não percebi se fui bem ou não. Uma das recrutadora disse me que iriam enviar as próximas instruções por e-mail. Não fiz línguas hoje.
Pelo o que eu me apercebi, ninguém fez. Posso estar errado, mas deu me essa sensação.

Alguém mais esteve por lá hoje?

MarianaC

Alguém mais esteve?
Eu também estive... Alguém fez as entrevistas do inglês hoje? A mim disseram-me da entrevista de beleza/postura que podia ir embora e que mandavam mail, não sei se isto é bom ou não...

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
28 Respostas
12879 Visualizações
Última mensagem 14 de Janeiro 2016, 21:52:03
por Jorge78
0 Respostas
1255 Visualizações
Última mensagem 29 de Janeiro 2016, 22:05:01
por blabla