rjvaz

Tenho umas perguntas que apreciava se alguem me pudesse ajudar:

1. Qual e a percentagem de taxas para a importacao de um aviao LSA (light sport aircraft) dos EUA para Portugal? Onde se pode obter essa informacao de forma oficial?

2. Como se legaliza o aviao? E necessario registrar o aviao de novo em Portugal se esta ja tem um FAA N#?

3. Sobre a licensa de piloto (FAA Sport Pilot), a Americana e valida para voar em Portugal? ou tem que ser convertida?

Obrigado,
Rui

brunodias

Deve ser muito mais caro do que importar da europa, pelo menos a avaliar pelos carros
Muito provavelmente terás de registar ca, e acredita que vai ser 1 grande guerra
Acho que essa licença não é valida ca, e se tens o azar de eles a converterem para ulm, tens problemas em voar o avião porque pode ser dificil o registar como ulm

Mas para ser certo, era mandar mail ao anac

POLHAS

• Gosto de aviões
Para ajudar a legalização e para obteres as taxas  podes contactar um despachante oficial , para o registares seria falares com a ANAC.

rjvaz

Obrigado pela informacao brunodias e polhas. Vou investigar com as entidades que aconselham e vamos ver se vale a pena ..

brunodias

Já agora o que pensavas importar?
Pergunto porque secalhar ai 80% do que há nos usa existe na europa, a não ser claro que já o tenhas adquirido e não te queiras desfazer dele
« Última modificação: 21 de Fevereiro 2018, 00:07:11 por brunodias »

rjvaz

Estava interessado em ordenar e depois importar o Highlander SuperStol da Just Aircraft, Inc. Eu sei que existe um dealer na Inglaterra mas penso que o custo na Europa sera mais caro, antes de taxas, etc. Ainda nao investiguei, mas parece-me logico que seja mais caro.

Descobri que a fabrica trata do problema de importacao, mas o registro do aviao em Portugal, nao. Tambem descobri que a AOPA, de quem sou membro, tem uma sede em Portugal e que normalmente se encarga a dar a informacao que eu procuro. Ainda nao os contactei, mas posso partilhar a informacao que receber para  quem esteja interessado.

A proposito, avioes tipo "bush plane" em Portugal podem descolar legalmente sem o uso de pistas? Se a importacao do  SuperStol se tornar muito complicado, que outras opcoes de STOL existem?
« Última modificação: 22 de Fevereiro 2018, 15:27:08 por rjvaz »

brunodias

Em portugal até descolar de algumas pistas é complicado, num pais da união europeia onde devia haver livre circulação de pessoas e meios, até isso é impedido pela anac

Dantes tinhamos imensas pistas agora temos bem menos porque meteram regras que ...................

JoseMiguelSilvaM

Relativamente a descolar em locais não autorizados, creio que é possível faze-lo legalmente em Portugal pelo que já li algures nas "internets".

Por exemplo se for para operar no terreno do tio XXX que tem uma quinta grande com terreno minimamente decente para operação, basta fazer um pedido ao ANAC que no dia YY pretende aterrar e descolar daquele local. Penso que também será necessário avisar as autoridades locais.
É de facto uma "trabalheira" mas acredito que é exequível.

Boa sorte com isso! O Highlander é uma grande máquina!

Se não for viavel a compra do Highlander, do mesmo tipo de STOLs tem:
-Land Africa
-ZLIN  Savage (tipo Super Cub)
-ICP Savannah (tem vários modelos, incluindo um de roda de cauda)
-Zenair 701/750
-Avid Flyer

brunodias

Em caso de acidente ou incidente os seguros vão tentar fugir a 7 pés não sendo a operação num aerodromo certificado
As regras são imensas e por isso devemos ter perdido ai 20 ou 30% de pistas

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
13 Respostas
1316 Visualizações
Última mensagem 27 de Setembro 2016, 17:34:45
por AndreMP
47 Respostas
5427 Visualizações
Última mensagem 11 de Abril 2018, 13:53:43
por Snip