Tomás Ribeiro

Bom dia
Tenho umas pequenas questões. Ter um curso de engenharia no ist dá alguma vantagem em especial no que toca ao mercado de trabalho na área da aviação? As médias no técnico são muito altas e ouvi dizer que está faculdade peca por ser demasiado teórica. Pouca componente prática pode prejudicar me no mercado de trabalho na aviação? Estou a pensar tirar um curso superior e um ATPL.
O curso de ciências aeronáuticas no ISEC é de algum interesse para um futuro piloto ou nem vale a pena? A informação sobre este curso é extremamente escassa.
Alguém me poderia dar a sua opinião sobre o curso de engenharia mecânica no isel? É um curso que vive muito na sombra de mecânica no técnico?
Obrigado desde já pela atenção.

nunopinheiro

Há muito boas escolas de eng. em portugal. Minho, Porto(FEUP) Aveiro, Coimbra e o Técnico, são clássicas dentro da eng. Mecânica não te sei dizer qual a melhor mas genericamente digo que na minha opinião não é grande ideia uma especialização muito elevada no inicio, a principal função de um curso de eng é ensinar a aplicar rigor  e engenho na resolução de problemas, para alem ensinar a aprender, porque vais ter de fazer isso para o resto da tua vida.
Boa sorte e bons estudos.
« Última modificação: 25 de Fevereiro 2018, 09:41:03 por nunopinheiro »

Tomás Ribeiro

Obrigado pela opinião.

António Costa

Bom dia, existem em Portugal duas Universidades de excelência no âmbito da Engª Aeronáutica que são: UBI (Univ. da Beira Interior) e a AFA (Academia da Força Aérea) esta forma específicamente Engºs p/ a FAP.

Cumprimentos e Boa sorte,

AC

Tomás Ribeiro

E engenharia aeronáutica vale a pena para quem quer envergar por uma carreira na aviação? Ou é simplesmente tão importante como engenharia mecânica? É um curso sobre o qual sei muito pouco. Desde já agradeço a opinião dada.

nunopinheiro

http://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/admissaoaordem/caq_tabeladascorrespondenciascursos.pdf não devem diferir muito sob pena de não serem acreditados pela ordem, marketing speeck das escolas.. poderás ter algumas cadeiras mais focadas na área aeroespacial, mas no fim do dia e como poderás assinar um termo de responsabilidade por um projeto de por exemplo uma estrutura metálica, ou rede de gás, tens e ter formação nessas áreas.
http://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/admissaoaordem/licenciaturaspre_bolonhamestradospos_bolonha_janeiro2011.pdf aqui  a lista mais curta dos cursos acreditados.
« Última modificação: 25 de Fevereiro 2018, 13:46:48 por nunopinheiro »

Tomás Ribeiro

Muito obrigado. Já agora ninguém tem algum tipo de opinião sobre o curso de engenharia mecânica no Isel em Lisboa?

otto

Boas,

Isso vai depender do que queres fazer da vida. Se queres ser piloto, mas antes ter uma licenciatura para te dar mais credibilidade e um plano 'B' para o caso das coisas não correrem da melhor maneira, ou se queres formação para seguires na área de aviação, mas no backgroud (engº aeronáutico propriamente dito). Pelos vistos estás inclinado para a primeira opção

No primeiro caso eu iria para engª mecânica (independentemente da universidade/politécnico que fores) -> dá-me uma abrangência maior para mais áreas, e o desemprego é virtualmente inexistente para quem fez alguma coisa durante o curso e que mostra interesse em desenvolver os seus conhecimentos (se abordares o curso numa preservativa de fazer o mínimo possível isto não é bem assim, mas acho isto válido para qualquer área). Também podes trabalhar na aeronáutica, mas fica mais difícil ires para desenvolvimento, mas podes especializar-te em materiais, produção e mais alguns campos que possam interessar para a área da aeronáutica.

Vou-te dar o meu exemplo, tenho licenciatura em mecânica, e neste momento estou a tirar mestrado, mas trabalho na área dos plásticos. Surgiu-me a oportunidade de integrar um grupo para trabalhar em impressão 3D de materiais metálicos para a industria aeronáutica e vou mandar-me com força para este programa. Assim apesar de não estar a trabalhar diretamente para tirar o meu curso de piloto (objetivo depois do mestrado), vou-me introduzindo na área.

Caso queiras ir especificamente para a área de aeronáutica tens a UBI e o IST, onde as médias andam equiparadas (acho que este ano até mais altas que) a medicina. Aqui à umas semanas assisti apresentações de ambos os cursos e pareceu-me que na UBI é um curso mais prático, onde vão testar conceitos e soluções construindo protótipos e voando a partir do aeródromo de Castelo Branco. No IST não me pareceu sempre tão prático, sendo mais à base de simulação e de avaliação teórica - técnico é famoso por isso também na área de engª mecânica. Parece-me que o técnico pode abrir mais possibilidades em termos de estar envolvido em mais programas e ter mais contactos com as empresas.

Mais qualquer coisa que possa ajudar é pedir.

Cumps

Tomás Ribeiro

Muito obrigado pela opinião! Sim realmente gostaria de tirar o ATPL mas sempre com uma licenciatura atrás. Eng mecânica no técnico é muito famosa mas as médias são altas por isso preciso de um bom plano b para o caso de não entrar para lá. Outro problema que eu tenho com o técnico é a sua falta de componente prática (coisa que eu crítico até em algumas disciplinas de secundário). Componente prática é algo que eu valorizo bastante num curso uma vez que dá sempre uma ajuda para o "mundo lá fora". Ouvi dizer que a Seven Air tem uma parceria com o ISEC que permite tirar o ATPL e Ciências Aeronáuticas ao mesmo tempo. No entanto a informação sobre este curso é algo escassa por isso não sei bem o que esperar. Parece ser um curso em que se mistura uma parte de engenharia e outra de gestão.  A  UBI tem boa fama com o curso de engenharia aeronáutica. As médias não são impossíveis de conseguir se bem que ir estudar para a Covilhã é uma desvantagem a considerar uma vez que moro em Lisboa e o que não faltam cá são bons cursos. Ainda estou a pesquisar sobre eng mecânica no Isel.
Alguém sabe alguma coisa especial sobre estes cursos ou tem alguma opinião acerca deles.
Também tenho alguma curiosidade em saber em que é que os pilotos da TAP são maioritariamente licenciados.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
672 Visualizações
Última mensagem 21 de Agosto 2014, 09:05:10
por ENAD
9 Respostas
1539 Visualizações
Última mensagem 07 de Maio 2015, 17:49:32
por iSeven