MiguelRei

  • Moderador
  • Mensagens: 2313
Citação de: maisalgarve
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi eleito pelo ACI - Airports Council International como o segundo melhor da Região Europa para aeroportos com mais de 2 milhões de passageiros/ano, em exequo com o Aeroporto de Malta e o Aeroporto de Moscovo Sheremetyevo. A categoria foi ganha pelo Aeroporto de Sochi. O galardão surge no âmbito do estudo Airport Service Quality Survey (ASQ), programa líder mundial em benchmarking na Avaliação da Satisfação dos Passageiros - 2017 Airport Service Quality (ASQ) Awards.

Os resultados deste estudo têm por base os questionários preenchidos pelos passageiros que, assim, transmitem a sua opinião acerca de 34 indicadores, nomeadamente dos serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações e conforto.
(...)
IN: Mais Algarve


Interessante que até aqui ganhava na categoria de até 10 milhões de passageiros / ano. Esta categoria já abrange praticamente todos os aeroportos

caparica

  • Mensagens: 714
Ainda bem que eles não fizeram esses inquéritos às 5 da manhã de segunda.
« Última modificação: 08 de Março 2018, 22:56:13 por caparica »


Byte Boador

  • Mensagens: 413
Aeroporto de Malta aparecer na lista confere uma grande confiança a este prémio
Have no fear of perfection - you'll never reach it.

Salvador Dali

jferreira20

  • Mensagens: 557
Ainda bem que eles não fizeram esses inquéritos às 5 da manhã de segunda.

As filas às 5 da manhã eram grandes, mas para a dimensão que tinham eram relativamente rápidas. Era mais o péssimo aspecto que aquilo dava do que outra coisa qualquer.

blabla

  • Mensagens: 170
Parabens ao Porto e ao seu aeroporto, sempre entre os melhores.
Embora adore o aeroporto de Lisboa, tenho pena que a opinião entre as pessoas não seja a melhor.

toto1100

  • Mensagens: 6124
Aeroporto de Malta aparecer na lista confere uma grande confiança a este prémio

Estes premios sao sempre o que sao (La Palisse nao diria melhor), mas dentro dos possiveis ate tem uma metodologia transparente (a ACI partilha os dados obtidos com imensa gente). Claro que sendo baseado em opinioes pessoais, o resultado sao sempre enviesados pelo reduzido numero de aeroportos que a maioria das pessoas conhece, mas isso funciona para todos os aeroportos (para o bem e para o mal), e entrevistando gente suficiente sempre da para ter melhor ideia.
E OPO ja tendo ficado tantas vezes nos lugares cimeiros em varias categorias ja deve querer dizer qualquer coisa.

KRONIXPT

  • Mensagens: 82
Boa tarde malta.

Voltei neste tópico para falar do OPO. Estou a fazer um trabalho na universidade que parte dele é sobre o aeroporto. Em poucas palavras (por tópicos ou como queiram) quais consideram que são as razões de todo o crescimento em números de passageiros/movimentos? Eu pensei logo no catchment area, boa gestão, uma alternativa ao LIS.

Vim pedir a vossa opinião já que muitos trabalham na área e outros tantos são entusiastas e que percebem melhor do que eu. :D Tudo o que puderem escrever vai-me ajudar!

Obrigado!
In thrust I trust.

toto1100

  • Mensagens: 6124
Um dos principais motivos que levou à explosao de trafego foi a vinda da Ryanair, que teve varios beneficios: no trafego VFR (visiting friends and relatives) permitiu que os emigrantes pudessem vir mais vezes a Portugal (chegaram a dar reportagens onde mostravam emigrantes em França que antes so vinham a Portugal no verao - e de carro - com a explosao do numero de voos para lá, começaram a poder vir ca mais vezes), e os familiares desses emigrantes irem visita-los mais vezes (este ponto aplica-se mais aos emigrantes mais recentes, o povo que saiu de Portugal depois da ultima crise). Tambem começou a tornar a cidade mais conhecida para muito potencial turista.
O aeroporto tambem tentou atrair o trafego galego, o que vai ao teu ponto da catchment area (e tambem esta relacionada com a estupidez da politica de aeroportos em Espanha).
Depois da crise, tambem houve claro a explosao do turismo para Portugal.

A gestao é a mesma dos outros aeroportos nacionais, por isso nao pode explicar as diferenças no crescimento do AFSC.

A somar a isto tudo tambem ha a questao do crescimento das low cost e da aviaçao em geral por toda a Europa, que fez com que as companhias aereas começassem a olhar para aeroportos em cidades secundarias.

Boa sorte. :)
« Última modificação: 30 de Abril 2020, 13:29:59 por toto1100 »


Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2273
Também poderia referir talvez que OPO tinha uma infraestrutura adequada para lidar com o aumento da procura, ou seja mesmo com esta explosão de tráfego nunca se tornou caótico e com atrasos enormes.
Lisboa on the other hand teve de aguentar a sua explosão de crescimento com uma infraestrutura já a chegar ao limite da sua capacidade e com características de uma manta de retalhos ineficiente.
Just my 2 cents. Acho que também foi um fator importante.

toto1100

  • Mensagens: 6124
So nos ultimos anos (2018 para ai) é que Lisboa deixou de poder receber toda a gente que queria voar para lá. Nao é um factor. Nem as companhias so tem a opçao de voar para Lisboa ou para o Porto.
E o Porto ja crescia antes de Lisboa ter começado a crescer ao mesmo nivel (tambem começou de uma base muito mais baixa).
« Última modificação: 30 de Abril 2020, 14:18:39 por toto1100 »


Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2273
Mas Toto eu não me referia em exclusivo à capacidade, referia me mais à eficiência da infraestrutura em si, especialmente ao nível dos terminais. Lisboa não tem um terminal desenhado "de raiz" como o Porto. Lá está é manta de retalhos. Por isso é que tiveram de meter sinalética gigante para garantir que as pessoas se orientavam bem lá dentro. Terminais deste estilo não deixam boa impressão junto dos passageiros.

KRONIXPT

  • Mensagens: 82
Obrigado pela ajuda, pessoal!  ;D
Um dos principais motivos que levou à explosao de trafego foi a vinda da Ryanair, que teve varios beneficios: no trafego VFR (visiting friends and relatives) permitiu que os emigrantes pudessem vir mais vezes a Portugal (chegaram a dar reportagens onde mostravam emigrantes em França que antes so vinham a Portugal no verao - e de carro - com a explosao do numero de voos para lá, começaram a poder vir ca mais vezes), e os familiares desses emigrantes irem visita-los mais vezes (este ponto aplica-se mais aos emigrantes mais recentes, o povo que saiu de Portugal depois da ultima crise). Tambem começou a tornar a cidade mais conhecida para muito potencial turista.
O aeroporto tambem tentou atrair o trafego galego, o que vai ao teu ponto da catchment area (e tambem esta relacionada com a estupidez da politica de aeroportos em Espanha).
Depois da crise, tambem houve claro a explosao do turismo para Portugal.

A gestao é a mesma dos outros aeroportos nacionais, por isso nao pode explicar as diferenças no crescimento do AFSC.

A somar a isto tudo tambem ha a questao do crescimento das low cost e da aviaçao em geral por toda a Europa, que fez com que as companhias aereas começassem a olhar para aeroportos em cidades secundarias.

Boa sorte. :)
Também poderia referir talvez que OPO tinha uma infraestrutura adequada para lidar com o aumento da procura, ou seja mesmo com esta explosão de tráfego nunca se tornou caótico e com atrasos enormes.
Lisboa on the other hand teve de aguentar a sua explosão de crescimento com uma infraestrutura já a chegar ao limite da sua capacidade e com características de uma manta de retalhos ineficiente.
Just my 2 cents. Acho que também foi um fator importante.
So nos ultimos anos (2018 para ai) é que Lisboa deixou de poder receber toda a gente que queria voar para lá. Nao é um factor. Nem as companhias so tem a opçao de voar para Lisboa ou para o Porto.
E o Porto ja crescia antes de Lisboa ter começado a crescer ao mesmo nivel (tambem começou de uma base muito mais baixa).
In thrust I trust.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6531
Sim Thomas mas em valores absolutos Lisboa ate cresceu muito mais que o Porto. a obviamente o Fator TAP HUB que traz muito tráfego em ligação e que inflaciona os números. mas em valores Absolutos Lisboa cresceu mais que o Porto.

Do ponto de vista relativo sim o Porto cresceu muito mas partiu de um ponto inicial ridículo. o natural seria uma divisão tipo o porto ter 60% do tráfego de Lisboa atendendo as condições económicas e área populacional. Mas partiu de praticamente 25% do tráfego, este ano deveria ficar na ordem dos 43%
« Última modificação: 30 de Abril 2020, 15:34:16 por nunopinheiro »


Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2273
Por falar em Porto, as obras da taxiway já estão bem adiantadas ou nem por isso?

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