Votação

O A310 da SATA é uma mais valia para o Museu do Ar?

Sim, é um modelo que fez história na aviação em Portugal
Não, é uma avião que não se destacou mundialmente
Não, o Museu do Ar não deve ter este tipo de aviões em exposição
Sim, mas apenas a parte do cockpit, à imagem do B707 da TAP/Força Aérea

VNE

  • Mensagens: 1446
A retirada de operação dos A310 da SATA é um marco na aviação portuguesa.

Não faltarão muitos anos para que deixe de haver aviões deste modelo a voar.

Esta é uma oportunidade única para se lançar uma petição para a doação de um modelo ao Museu do Ar.

Além de valorizar o Museu, prestigia e perpetua a SATA e a sua honrosa história.

Lanço o desafio aos moderadores para organizarem uma petição com estas características, a partir do Fórum Aviação.

Abraço

cruzov

  • Administrador
  • Mensagens: 502
VNE, devolvo-te o desafio de concretizares essa petição, que o Fórum Aviação apoiará. Estás à vontade para fazeres essa referência. ;)

Se é viável em termos de logística do museu tê-lo lá, é outra conversa.
« Última modificação: 10 de Março 2018, 14:54:16 por cruzov »


ClearedForTakeOff

  • Moderador
  • Mensagens: 1333
    • Aviation Blog
Primeiro bimotor WB de longo curso => História!

iloper

  • Mensagens: 1524

TAP153

  • Mensagens: 1472
Primeiro bimotor WB de longo curso => História!

O Airbus A300 voou pela primeira vez em 1972, há 45 anos atrás, já a versão A310 (avião sobre o qual foi aberta a votação) só voou em 1982 e nessa altura já tinha a concorrência do Boeing 767 que entrou em serviço no mesmo ano.

Histórico será o A300, primeiro bimotor WB de longo curso, o A310 talvez não!

Abraço

VNE

  • Mensagens: 1446
Certo, mas nenhuma companhia portuguesa o teve.

brunodias

  • Mensagens: 5299
Eu acho que o avião não é nenhum marco a nivel mundial, pela ordem de ideias do ter operado em portugal, então falta também o tristar l1011, secalhar 1 742, um atp e por ai em diante

Adob

  • Mensagens: 356
O A310 não foi o primeiro a permitir operações com apenas 2 pessoas no cockpit, isto é, eliminando a necessidade do engenheiro de voo?

Julgo que a Airbus chegou a propor isso às companhias ainda no A300 mas foi recusado e só foi à frente com o A310.

Só por isso é um marco na aviação.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6266
por aí todos os modelos da A e B são marcos, e se-calhar são, todos eles têm qq coisa de profundamente inovador.

brunodias

  • Mensagens: 5299
O A310 não foi o primeiro a permitir operações com apenas 2 pessoas no cockpit, isto é, eliminando a necessidade do engenheiro de voo?

Julgo que a Airbus chegou a propor isso às companhias ainda no A300 mas foi recusado e só foi à frente com o A310.

Só por isso é um marco na aviação.

Não meto as mãos no fogo mas o 767 e  757 voaram primeiro supostamente, e só tinha 2 elementos

Rex

  • Mensagens: 1324

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
4460 Visualizações
Última mensagem 02 de Novembro 2017, 11:56:46
por ClearedForTakeOff
11 Respostas
3634 Visualizações
Última mensagem 29 de Setembro 2014, 10:52:31
por Sousa
18 Respostas
4077 Visualizações
Última mensagem 24 de Julho 2014, 20:47:05
por LisbonJet
0 Respostas
1278 Visualizações
Última mensagem 17 de Dezembro 2014, 18:44:10
por Francis
0 Respostas
208 Visualizações
Última mensagem 16 de Setembro 2020, 23:56:08
por MiguelRei

Total 131+1=132 ms, db 0 ms, php 132 ms