jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1452
Citação

NAV OFICIALIZA EVOLUÇÃO PARA NOVO SISTEMA DE GESTÃO DO ESPAÇO AÉREO

13-03-2018 (15h50)


A NAV - Navegação Área de Portugal anunciou hoje que assina amanhã, quarta-feira, a adesão à Aliança COOPANS, que lhe dá acesso a um novo sistema de gestão do espaço aéreo que classificou de “crucial” para responder ao “imprevisto aumento” do tráfego em Lisboa.


Com as presenças do ministro do Planeamento e das Infra-estruturas e do secretário de Estado das Infra-estruturas, a cerimónia irá oficializar a entrada da NAV Portugal na aliança que integra os prestadores de serviços de navegação aérea da Áustria, Croácia, Dinamarca, Irlanda e Suécia.


“A decisão de aderir à Aliança COOPANS teve como pressuposto estratégico proporcionar à NAV Portugal um melhor posicionamento para fazer face aos desafios tecnológicos e de procedimentos colocados aos Prestadores de Serviços de Navegação Aérea pelas Directivas, requisitos e definições do Céu Único Europeu”, segundo um comunicado da NAV.

O texto diz também que a adesão visa ainda “fazer face ao forte e imprevisto aumento do tráfego registado ao longo dos últimos anos na Região de Informação de Voo (RIV) de Lisboa”.

“Esta evolução tecnológica que representa o novo sistema de gestão de tráfego aéreo é crucial para permitir à NAV Portugal continuar a fazer face ao forte incremento de tráfego registado na RIV de Lisboa nos últimos anos e deste modo contribuir de forma activa para o crescimento económico nacional”, acrescenta.

Na aliança COOPANS os membros têm tratamento paritário, as decisões dos órgãos são tomadas por unanimidade e “utilizam um sistema de gestão de tráfego aéreo comum, actualmente já testado e em operação em sete centros de controlo de Tráfego Aéreo”. Esse sistema “tem capacidade para evoluir, num quadro de participação colectiva, mediante a partilha dos respectivos custos e recursos”.

Com a adesão à Aliança COOPANS, a NAV irá adquirir os direitos de utilização do sistema de gestão de tráfego aéreo comum, “bem como de todas as prerrogativas inerentes a essa utilização, num ambiente de partilha e colaboração com todos os seus parceiros”.

Em 24 de Janeiro, o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, previu que no 1.º trimestre fosse decidida a adesão a consórcios europeus da NAV, num processo de aquisição de um novo sistema de navegação aérea.

Aos deputados da comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, o governante referiu a “expectativa” de uma decisão até Abril de um processo que “se fala e tenta há 20 anos”.

Pedro Marques garantiu que o actual sistema tem “funcionado com segurança” e “condições de operacionalidade”, mas no futuro não conseguirá abarcar mais movimentos (‘slots’) e um eventual controlo simultâneo das infra-estruturas de Lisboa e do Montijo. “Por isso, tem de avançar o novo sistema”, disse.

(PressTUR com Agência Lusa)


http://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/nav-oficializa-evolucao-para-novo-sistema-de-gestao-do-espaco-aereo/

Jopeg

POLHAS

  • Mensagens: 198
    • Gosto de aviões
Quantos slots é que este novo sistema nos irá dar ?

nunopinheiro

  • Mensagens: 2675
das atuais 39 em media para 48 hora, na portela, no Montijo acho que são 20

e porque sei que gostam das minhas contas de mercearia *16 horas * 365 * 160 pax---= 8.4 milhões de pax ;)
« Última modificação: 13 de Março 2018, 20:36:57 por nunopinheiro »


POLHAS

  • Mensagens: 198
    • Gosto de aviões
Ou seja mais 9 por hora até existir o Montijo,  não é nada mau! !!

toto1100

  • Mensagens: 2039

luisloureiro88

  • Mensagens: 153
    • myflightradar 24
Alguém pode explicar as principais diferenças de sistemas para que se aumente teoricamente 9 operações por hora?
Engenharia Aerospacial

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
760 Visualizações
Última mensagem 05 de Agosto 2014, 23:39:44
por Spak
1 Respostas
781 Visualizações
Última mensagem 30 de Agosto 2014, 12:16:59
por Ferreira
47 Respostas
8200 Visualizações
Última mensagem 03 de Novembro 2014, 08:02:51
por alf2005
4 Respostas
1809 Visualizações
Última mensagem 12 de Dezembro 2014, 17:13:05
por tareias77
1 Respostas
349 Visualizações
Última mensagem 27 de Maio 2015, 17:40:53
por Spak

Total 75+1=76 ms, db 0 ms, php 76 ms