Tomás Ribeiro

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Boa noite
Estava a fazer um desenho de um "concept" de LPPT quando notei que a pista 21 tem um displaced threshold ( a pista só começa depois de algumas centenas de metros de pista). Isto deve ao facto de a pista ser ILS Cat III? Porque é que a pista começa tão "tarde"?

brunodias

  • Mensagens: 3597

luisloureiro88

  • Mensagens: 146
    • myflightradar 24
Os aviões têm de fazer, regra geral, uma descida de 3 graus com a horizontal. Ora, se descermos a 3 graus do início da pista, o avião teria de atravessar os montes que estão no meio da aproximação à 21. Assim desloca-se o threshold para a frente de modo a ter o mesmo gradiente de descida sem obstáculos.
Engenharia Aerospacial

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 57
Muito obrigado pelo esclarecimento!

flyinGuppy

  • Mensagens: 77
As displaced threshold podem existir por obstáculos, mas, apesar de existirem alguns obstáculos na aproximação da 21 https://www.dropbox.com/s/kll5a545klncrz1/LP_AD_2_LPPT_04-1_en_2017-03-30.pdf?dl=0 não são significativos o suficiente para ser isso ser necessário.

A razão é mesmo a necessidade de haver uma extensão de terreno plano antes da cabeceira para o funcionamento correto dos rádio altímetros que é necessário para haver aproximações CAT III. Até há uma carta especial para esses casos: https://www.dropbox.com/s/oyl2qe7ykd1dpgt/LP_AD_2_LPPT_06-1_en_2015-01-08.pdf?dl=0

eascensao

  • Mensagens: 113
o flyinGuppy tem razão

Nas aproximações de precisão ILS CAT III, a descida é feita com recurso ao guiamento do Glide Path mas as confirmações de altura do avião relativamente ao solo são feitas com recurso ao rádio altímetro e para tal é necessária uma superfície plana na fase final da aproximação. Dado o relevo antes da cabeceira da pista 21 (onde se inclui a CREL) foi necessário deslocar a soleira da Pista 21 de forma a proporcionar essa superfície plana ...

Se tudo correr bem será implementada em breve aproximação de precisão ILS CAT II para a Pista 03, isto embora o equipamento instalado (Localizer e Glide Path) possibilitassem uma operação CAT III ... só que para tal seria também necessário deslocar a soleira da Pista 03 com o consequente impacto na operação 'normal' do Aeroporto uma vez que os aviões teriam que passar a abandonar a Pista apenas no final da mesma ...

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