Joao Pinto

Boa noite jovens!!

Vou iniciar o meu curso ATPL este ano e gostava que me ajudassem em alguns topicos:
- Vale ou não a pena o curso de instrutor de voo?
- Com o curso de instrutor de voo (e supondo que nao entro logo numa companhia e que arranjo trabalho como formador) obtenho mais horas de voo?
- Compensa mais investir o dinheiro da formaçao de instrutor em horas de voo?

Agradeço as vossas opinioes,

obrigado

Silva

Boas Joao. Também pondero iniciar o ATPL este ano e essa tb é uma das duvidas. Em todo o caso, continua a parcer-me que nao havera muita escapatória ainda ir ao TR autofinanciado...

brunodias

Como instrutor é logico que acumulam horas

Se eu sou a favor é outra historia

Joao Pinto

qual é a tua opinião qaunto a isso brunodias? estou em vias de começar o meu curso e todas as ajudas sao fundamentais

iSeven

Acho que vale sempre a pena, na medida em que estás a ser remunerado por algo que gostas de fazer (voar). É sempre uma excelente forma de ganhar experiência, antes de ir para uma linha aérea!

Mas se for para ser daqueles instrutores que só está ali para as horas e que não gosta de ensinar... Isso não vale a pena. Geralmente, pagas entre 9.000€-11.000€ pelo curso de instrutor e, se tiveres sorte, és colocado como instrutor na escola onde fizeste o curso. Contudo, antes de ficar empregado como instrutor (e a receber), o estágio de 100h de voo é sempre obrigatório e pode ou não ser remunerado.

Tudo depende do grau de € que tens para gastar e do risco que queres correr. Podes sempre investir em horas de voo por ti mesmo (time building) e esperar que estas sirvam para entrar nalguma companhia aérea. Em alternativa, ao fazer o curso de instrutor, estarás a "garantir" uma futura remuneração mais imediata. Eu penso nesses 9.000€-11.000€ como um bom investimento. Visto que tens 100h de estágio, é como se estivesses a fazer time building a 90€-110€ por hora.

Mais uma vez, reforço que convém gostar de ir por essa via. Podes ter de instruir em aeronaves pequenas durante 1, 2, 3 anos até conseguires entrar numa linha aérea.

Espero ter ajudado!

brunodias

qual é a tua opinião qaunto a isso brunodias? estou em vias de começar o meu curso e todas as ajudas sao fundamentais

Eu sou contra outra coisa, se a lei permite força, sempre acumulas horas de 1 forma "gratis"
Eu sou contra o pessoal acabar o curso e já ser instrutor mas isso sou eu que acho assim

brunodias

Acho que vale sempre a pena, na medida em que estás a ser remunerado por algo que gostas de fazer (voar). É sempre uma excelente forma de ganhar experiência, antes de ir para uma linha aérea!

Mas se for para ser daqueles instrutores que só está ali para as horas e que não gosta de ensinar... Isso não vale a pena. Geralmente, pagas entre 9.000€-11.000€ pelo curso de instrutor e, se tiveres sorte, és colocado como instrutor na escola onde fizeste o curso. Contudo, antes de ficar empregado como instrutor (e a receber), o estágio de 100h de voo é sempre obrigatório e pode ou não ser remunerado.

Tudo depende do grau de € que tens para gastar e do risco que queres correr. Podes sempre investir em horas de voo por ti mesmo (time building) e esperar que estas sirvam para entrar nalguma companhia aérea. Em alternativa, ao fazer o curso de instrutor, estarás a "garantir" uma futura remuneração mais imediata. Eu penso nesses 9.000€-11.000€ como um bom investimento. Visto que tens 100h de estágio, é como se estivesses a fazer time building a 90€-110€ por hora.

Mais uma vez, reforço que convém gostar de ir por essa via. Podes ter de instruir em aeronaves pequenas durante 1, 2, 3 anos até conseguires entrar numa linha aérea.

Espero ter ajudado!

90 a 110 por hora? consegue-se arranjar mais barato avião

iSeven

Consegue-se, mas não é em todo o lado e não é a ganhar experiência como instrutor! Não contam como horas de instrução dada, que, na minha opinião, valem mais, para além de que tens uma remuneração que não terias de outra forma, após recuperar o investimento no curso de instrutor.
« Última modificação: 02 de Abril 2018, 20:45:41 por iSeven »

brunodias

Essa da experiência como instrutor é que me mata, mas se a lei permite, quem sou eu

bendova

Joao Pinto, já agora qual é a escola em que vais fazer o atpl, se quiseres dizer claro.

Joao Pinto

anonimo

Boas João
A aviação é algo de diferente, um bom piloto tem características inatas para isso mesmo, que só no decurso da formação se vão evidenciar. Com o decurso do curso é que se vai perceber se efectivamente se é bom ou menos bom, e se se tem características para se ser realmente bom.
O curso de instrutor, poderá ser interessante mas só o aconselho para quem efectivamente gosta e tem " jeito"  para a aviação, pois se for só com o intuito de fazer horas e não se gostar o mínimo de ensinar, vai ser uma " seca " e concerteza não vais ser um bom instrutor, o que não será uma boa referencia.
Também tirar o curso de instrutor não significa que fiques na escola no final do mesmo, pois as escolas só ficam com quem é mesmo bom, pois caso contrário poderá estar o nome da escola em causa, com instrutores que não dão conta do recado.
Boa sorte.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Frota TAP (Médio curso)

Iniciado por Rex « 1 2 » TAP

23 Respostas
6787 Visualizações
Última mensagem 06 de Abril 2017, 01:26:11
por MiguelRei
14 Respostas
3263 Visualizações