musiv

Caros,

Peço a ajuda dos experts do fórum para a seguinte dúvida (creio já ter visto algo semelhante aqui no fórum em tempos mas não encontrei nada na pesquisa...).

Tenho uma reserva na LAM de ida e volta MPM-VXC. No entanto, ambos os voos fazem escala em APL, continuando com o mesmo número de voo. Quais serão as consequências de sair em APL no voo de ida e apanhar o voo de regresso em VXC conforme reservado? Sei que falhando um dos segmentos da reserva os seguintes são automaticamente cancelados, mas como neste caso o número de voo segue o mesmo fiquei na dúvida sobre as reais consequências para a minha reserva.

Já perguntei à companhia e, naturalmente, indicaram-me que terei de alterar a reserva com o devido custo mas aceito segundas opiniões sobre o que acontecerá na prática. :)

Obrigado!

Angelo Rosa

E os passageiros desembarcam na escala intermédia, ou ficam dentro do avião?

Vai com bagagem de porão ou sem bagagem de porão?

eascensao

Pese embora o voo faça escala em Nampula, o seu voo, aquele para o qual fez check-in é Maputo - Lichinga.
Se os passageiros desembarcarem todos em Nampula pode fingir que se perdeu ou distraiu e perdeu o embarque para Lichinga ... mas a companhia dará por falta de um passageiro, ainda por cima um passageiro em escala, terá de o identificar (e à bagagem de porão se existir) e isso trará certamente atraso ao voo.
Se os passageiros (que continuam) não desembarcarem em Nampula poderá sempre fazer-se distraído e desembarcar ... mas da mesma forma a companhia deverá dar por falta de um passageiro, terá de o identificar (e aqui com maior trabalho porque a falta se dará só na contagem dentro do avião) e temos novamente atraso para o voo.

Em circunstâncias normais a Companhia considerará sempre um no-show a uma perna do voo e deverá cancelar as pernas/voos seguintes da mesma reserva ou condicionar o check-in ao pagamento de uma taxa ...

Pode, contudo, em Nampula desembarcar e dirigir-se de imediato à companhia alegando ... e pedir para não prosseguir o voo isentando a companhia de o transportar nessa percurso. Os funcionários locais poderão ser ou não sensíveis ao motivo que alegar ... mas isto já é um truque e uma fuga à regra.

musiv

Obrigado pelo feedback. Até considerávamos não levar bagagem de porão caso ajudasse a "furar o esquema" mas confirmo que não. Vamos avaliar as nossas hipóteses.
Sei que é um caso muito específico dentre tantos passageiros que voam por esse mundo fora mas, do ponto de vista do utilizador, uma situação que em nada prejudica a companhia e dava-nos um certo jeito que fosse mais flexível. :)

nunopinheiro

musiv não é assim tão raro, o problema é que as companhias fazem desconto ao passageiro de ligação, tanto que muitas vezes é mais barato o A->B->C + C->B->A do que o B->C + C->B. Por isso muitos passageiros podem-se sentir tentados a comprar voos de ligação que não pretendem de todo usar.

Havia aqui no fórum alguem que comprava Paris lisboa Rio sendo de lisboa, apanhava um voo para paris de forma a começar a viagem e poupava dinheiro com isso.

toto1100

E fazer isso ate tem um nome "hidden city ticketing", comprar um voo com ligacao e so voar a 1a perna.
Escusado sera dizer que as companhias aereas nao gostam muito.
Mas uma das regras basicas é nao despachar bagagem de porao. Fazendo-o nao ha maneira a dar, tem que se voar o itinerario completo.
« Última modificação: 05 de Abril 2018, 17:07:54 por toto1100 »

CS-TTK

Mas uma das regras basicas é nao despachar bagagem de porao. Fazendo-o nao ha maneira a dar, tem que se voar o itinerario completo.

Se a escala entre as duas pernas for longa ate e possivel despachar o porao ate ao destino "intermedio", levantar a bagagem e posteriormente despachar ate ao destino final. Neste caso, seria levantar a bagagem e dar o fora ;)

Retirando a bagagem de porao da equacao, uma situacao estranha que pode acontecer (em escalas mais curtas) e a primeira perna atrasar e na chegada ao destino intermedio estar alguem a espera do passageiro para conduzir o passageiro em ligacao para a segunda perna e ter de recusar embarcar no segundo voo perante o funcionario da companhia.

Mas  decerto todas estas situacoes ja aconteceram e talvez com mais regularidade do que se pensa!

mrpmh

• Aluno de ATPL-A
Caros,

Peço a ajuda dos experts do fórum para a seguinte dúvida (creio já ter visto algo semelhante aqui no fórum em tempos mas não encontrei nada na pesquisa...).

Tenho uma reserva na LAM de ida e volta MPM-VXC. No entanto, ambos os voos fazem escala em APL, continuando com o mesmo número de voo. Quais serão as consequências de sair em APL no voo de ida e apanhar o voo de regresso em VXC conforme reservado? Sei que falhando um dos segmentos da reserva os seguintes são automaticamente cancelados, mas como neste caso o número de voo segue o mesmo fiquei na dúvida sobre as reais consequências para a minha reserva.

Já perguntei à companhia e, naturalmente, indicaram-me que terei de alterar a reserva com o devido custo mas aceito segundas opiniões sobre o que acontecerá na prática. :)

Obrigado!
Se a companhia te respondeu isso é porque é assim que vai sempre funcionar. O meu amigo é o elo mais fraco. A bem dizer as companhias fazem o que lhe apetecer muitas vezes...
Cumprimentos,
Mauro Montenegro

eascensao

Havia aqui no fórum alguem que comprava Paris lisboa Rio sendo de lisboa, apanhava um voo para paris de forma a começar a viagem e poupava dinheiro com isso.

É, normalmente, mais barato comprar Madrid-Lisboa-Brasil-Lisboa-Madrid na TAP do que o (mesmo) Lisboa-Brasil.
Há que ir a Madrid iniciar o voo ... mas no regresso pode pedir-se no Brasil para despachar a bagagem de porão apenas para Lisboa e sair em Lisboa sem continuar até Madrid.

É claro que este caso é bastante diferente do inicial porque as pernas entre Lisboa e Madrid e entre Lisboa e o Brasil não são feitas no mesmo avião e obrigam a desembarque em Lisboa ...

Jorge78

• Moderador
Por falar em escalas (mas fugindo um pouco do tópico) estou com uma dúvida, estou a planear uns dias de férias na Ilha de São Jorge e tenho tanto na TAP como na Azores Airlines vôos com bilhete corrido desde Lisboa, mas vejo que tenho escalas de 40/45m com mudança de avião, o que é muito apertado.
No caso de perder o vôo de ligação ao destino final por atraso e não havendo mais nenhum nesse dia tenho direito a taxi, hotel e refeições pagos pela companhia aerea?

António Costa

Por falar em escalas (mas fugindo um pouco do tópico) estou com uma dúvida, estou a planear uns dias de férias na Ilha de São Jorge e tenho tanto na TAP como na Azores Airlines vôos com bilhete corrido desde Lisboa, mas vejo que tenho escalas de 40/45m com mudança de avião, o que é muito apertado.
No caso de perder o vôo de ligação ao destino final por atraso e não havendo mais nenhum nesse dia tenho direito a taxi, hotel e refeições pagos pela companhia aerea?

Por norma, quer em S. Miguel quer na Terceira, os vôos da Sata Air Açores esperam pelos provenientes de Lisboa sendo da Azores airlines, claro, mas assumem as despesas quando eventualmente o atraso na vinda do continente for significativo e não der para esperar.
Esses casos são bastante frequentes nas ilhas e não tem havido problemas em reencaminhar os passageiros para hoteis.

O problema da SATA não é esse. É a fiabilidade horária, pois deixar passageiros pendurados não existe melhor.

Cumprimentos,

AC
« Última modificação: 07 de Abril 2018, 11:51:05 por António Costa »

hsousa

Obrigado pelo feedback. Até considerávamos não levar bagagem de porão caso ajudasse a "furar o esquema" mas confirmo que não. Vamos avaliar as nossas hipóteses.
Sei que é um caso muito específico dentre tantos passageiros que voam por esse mundo fora mas, do ponto de vista do utilizador, uma situação que em nada prejudica a companhia e dava-nos um certo jeito que fosse mais flexível. :)
a unica hipotese que tem é comprar dois bilhetes separados, um para a ida e outro para a volta. Se for tudo no mesmo bilhete não consegue.

cruzov

• Administrador
Questão: numa reserva one-way na TAP NAT-LIS-OPO-AMS em que o passageiro pretende sair em OPO, descartando o último voo, pedindo em NAT para a bagagem de porão ser despachada apenas até OPO, o funcionário levantará algum problema?

TAP153

Pode, não deverá ser possível. Regra básica de segurança -» passageiro e bagagem embarcam/desembarcam no mesmo ponto de origem/destino.

Se o passageiro tem cartão de embarque emitido no OPO - AMS, então a bagagem também deve seguir até AMS.

Quem quiser usar este tipo de estratégia só deve viajar com bagagem de mão.

Abraço.

cruzov

• Administrador
Que a bagagem não possa seguir sem o passageiro, parece-me lógico. Já o contrário, não vejo nenhum problema de segurança. E num cenário legítimo, em que o passageiro por qualquer motivo pretende durante a escala recolher a bagagem, entregá-la a um familiar no exterior, voltar a entrar e embarcar (assumindo que tem tempo de o fazer)?

Outro cenário: o funcionário de check-in não acede ao pedido do passageiro e a bagagem é encaminhada para o destino final. O passageiro, chegado a OPO, não embarca para AMS. Não embarcando o passageiro, tem de haver lugar ao desembarque da bagagem (com todos os inconvenientes que isso acarreta).  O que acontece depois? Como pode o passageiro ter acesso à sua bagagem? Quais as eventuais implicações para ele?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
11 Respostas
1388 Visualizações
Última mensagem 18 de Março 2015, 23:14:15
por Mosquito
34 Respostas
2603 Visualizações
Última mensagem 16 de Maio 2015, 14:09:10
por Grozznyy