Votação

Quais os 3 melhores aeroportos?

Lisbon (Lisboa) [Aeroporto Humberto Delgado], 11, PT
Barcelona (El Prat del Llobregat) [El Prat (Intl)], CT, ES
Funchal [Madeira Airport], 30, PT
Nice [Côte d'Azur Airport], U, FR
Zürich [Zürich-Kloten], ZH, CH
Munich (München, Freising) [Franz Josef Strauss Intl (Munich Intl)], BY, DE
Dubai [Intl], DU, AE
Brussels (Zaventem) [Brussels Airport (Brussels National Airport)], VBR, BE
Dublin [Intl], County Dublin, Leinster, IE
Porto [Francisco Sá Carneiro], 13, PT
San Francisco [Intl], CA, US
Berlin (Tegel) [Berlin Tegel Airport (Berlin-Tegel Otto Lilienthal)], BE, DE
Recife [Guararapes Intl (Gilberto Freyre Intl)], PE, BR
Miami [Intl], FL, US
Seoul [Incheon Intl], KR
Xi'an (Xian) [Xiguan], 61, CN
Hong Kong [Intl - Chek Lap Kok], HK
Singapore [Changi Intl], SG
Sydney [Kingsford Smith], NSW, AU
Frankfurt [Rhein-Main], HE, DE
Amsterdam [Schiphol], NH, NL
St. Petersburg (Leningrad) [Pulkovo Airport], LEN, RU
Stockholm [Arlanda], AB, SE
Alicante [Alicante (El Altet)], VC, ES
Copenhagen (København) [København Airport - Kastrup], DK
London [Heathrow Airport], Middlesex, ENG, GB
Oslo [Oslo Airport Gardermoen], 02, NO
São Miguel Island (Ponta Delgada) [João Paulo II Airport (Ponta Delgada Airport)], 20, PT
Hamburg [Fuhlsbüttel], HH, DE
Toronto [Lester B. Pearson Intl], ON, CA
Helsinki [Vantaa], 18, FI
São Paulo [Guarulhos Intl (Governador André Franco Montoro)], SP, BR

jferreira20

Em Abidjan, que até é bastante ajeitadinho para o grau de desenvolvimento do país, tive que mostrar 12 vezes o passaporte entre o momento em que entrei no aeroporto até entrar no avião.

blabla

Os meus Melhores:

1- Lisboa (sempre adorarei este aeroporto, sinto-me em casa, palco de muitas emoções)
2- Barcelona El-Prat
3- Funchal (simples e funcional, e aquele varanda adoro. Também já foi palco de muitas emoções)

Os meus piores:

1- Casablanca Mohammed V (pode estar melhor mas era um caos e sem nada)
2- Turim
3- Heathrow (Viajei no dia em que a hora muda e pelo menos o voo para Lisboa estava uma hora atrasado no ecrã porque não actualizaram para a nova hora. Tive de ser eu avisar e a confusão que não foi, porque ninguem entendia porque o voo estava a sair mais cedo. Depois alteraram a hora. Muito confuso
« Última modificação: 17 de Abril 2018, 17:59:33 por blabla »

CS-TJF

• cs-tjf
Melhor

1- NCE
2- ZRH
3- FNC

Pior

CCF, RJK, PUY, NYO, BVA, LRH, EBU, NRN, HHN, WMI

Tomás Ribeiro

Top 3 positivos
1 Lisboa.
Para mim Portela é vida! Sinto me sempre em casa quando lá estou e tenho um carinho especial por ele (em miúdo ofereceram me o icao chart de lis que ainda guardo até hoje) . Estou muito entusiasmado para ver o que os próximos anos vão trazer. Lisboa só há um. A Portela e mais nenhum!
2 Munique. Aeroporto praticamente perfeito. Não tenho uma única queixa a apresentar. Extremamente limpo, organizado, moderno e espetacular. É um exemplo a seguir para muitos outros aeroportos europeus.
3 Dubai DBX
Simplesmente colossal. É gigantesco mas consegue funcionar muito bem. Absolutamente espectacular em todos os aspectos.
Honorable mention: Frankfurt. Aeroporto feito de remendos e acrescentos mas que funciona muito bem. Um exemplo de eficiência e engenharia alemã.
Top 2 negativo
1 Paris Orly
Terminais com pouco espaço e um pouco desorganizados. Um exemplo de aeroporto que não consegue lidar com a quantidade de pax
2 Praga.
Mais uma vez os terminais. Uma parte razoavelmente moderna mas a outra algo apinhada. A segurança é algo lenta.
Atenção que os aeroportos que referi são aeroportos em que já estive.

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
Decidi experimentar uma votação, para termos uma estatística mais organizada e chegar a um consenso. Passei todos os aeroportos até agora mencionados nos comentários (para melhor aeroporto) para o inquérito, e passarei todos os próximos que forem mencionados.

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
Como, conheço poucos aeroportos, a minha votação claramente está condicionada.

Mas os que achei mais fáceis e funcionais, incluindo facilidade, acessos, transportes publicos, organização e limpeza...
1º Barcelona, Espanha
2º Toronto, Canadá
3º Hamburgo, Alemanha

Piores:
1º Bremen, Alemanha
2º Lisboa, Portugal
3º Faro, Portugal

geoshina

Um tópico excelente. Posso enumerar de acordo com a região? Sou um FF e faço uso dos mais variados aeroportos.
Vale ressaltar que a experiência de cada aeroporto também depende muito se estás a conectar para outro vôo, se este é internacional ou nacional, se é em outro terminal ou não. São muitas variáveis.

América do Norte
Positivo:
- YVR: o mais asiático dos aeroportos da América do Norte (o que é um elogio). Muito eficiente para ligações internacionais, domésticos ou para os Estados Unidos.
- DFW: A casa da American, em Fort Worth. Gigantesco mas bem eficiente. Sinto que estou em um parque de diversão em Orlando, lol.
- ATL: a casa da Delta. Também bem grande e impressiona pela organização.

Negativo:
- LAX: muita confusão, muitas pessoas, já tive vários atrasos nos vôos que saem de lá. É ruim para conexões com vôos de diferentes alianças.
- LGA: muitas pessoas, antigo e sujo. Muitos homeless (assim como JFK) e já presenciei brigas e intervenção policial dignas de seriados americanos.
- FLL: é um aeroporto pequeno e sem a infra-estrutura esperada de um aeroporto americano como MIA, MCO e DFW. Sem tantas opções de lojas e restaurantes, assim como lounge.

América do Sul
Positivo:
- GRU T3: a mudança para a iniciativa privada só trouxe benefícios para este aeroporto. É gritante pensar em como o aeroporto de Cumbica era antes e depois da construção do Terminal 3. Eficiência na hora de passar pelo controlo de segurança e pela imigração.
- BOG: excelente aeroporto, principalmente para as conexões internacionais.
- MVD: o pequeno e aeroporto uruguaio que também prima pela eficiência e beleza.

Negativo:
- SCL: já gostei muito, mas até completarem a ampliação e colocarem mais pessoas a trabalhar na imigração e alfândega proporciona uma experiência ruim, muito ruim. Já fiquei mais de uma hora e meia para passar na alfândega.
- RAO : O aeroporto de Leite Lopes é uma vergonha para uma cidade como Ribeirão Preto.
- GIG: mesmo após a privatização, ainda não é muito bom ou eficiente. Andas a subir e a descer e não se chega ao lugar desejado. Tudo feito para otimizar a área de compras / duty-free.

Europa:
Positivo
- OPO: pequeno mas bem eficiente. Sempre um prazer fazer uso do Sá Carneiro.
- HEL: apesar de cheio, consegue-se fazer as conexões de maneira rápida e ágil
- BCN T1: para mim é o OPO maximizado.

Negativo:
- CDG: mais confuso impossível
- LHR T5: ver ratos a andar livremente pelos lounges da BA nunca é muito bom, pois não?
- TXL: um verdadeiro barracão. É incrível pensar que este aeroporto ainda está a funcionar em Berlin.

Asia
Positivo:
-SIN: qualquer terminal é uma verdadeira atração turística.
-HKG:  o aeroporto que mais me apetece estar.
-HND: pequeno mas deveras eficiente.

Negativo:
- CGK : ainda não estive no novo terminal, porém o antigo é realmente péssimo. Parece uma rodoviária de uma cidade mediana no Brasil.

manfas

Top 3 positivo:
Zurique
Munique
Helsínquia

Top 3 negativo:
Ciampino
Tunes
Geneva

Angelo Rosa

Top 3 Positivo

BRU
ZRH
BCN

Top 3 negativo
LGW
LHR
CDG

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
Adicionado Helsinki [Vantaa], 18, FI
Para o user geoshina, se quiser que eu adicione algum aeroporto ao questionário, diga, sendo que o máximo são 3 votos.

Em relação ao tópico, acho que o Porto não se enquadra nos melhores devido aos transportes públicos: Acho a rede de metro bem desenhada, e uma viagem de 20/30 minutos até ao centro é bom. Mas falha no nº de frequências por hora, tendo nós na pior das hipóteses de esperar 20 minutos pelo arranque do metro. Ou seja, desde que saímos do aeroporto até que estejamos no centro da cidade, é praticamente 1h.
« Última modificação: 18 de Abril 2018, 12:15:00 por MiguelRei »

nunopinheiro

MiguelRei acho que nenhum português devia estar nessa lista porque inevitavelmente a coisa fica um Benfica/Porto, olha quantos votos tem Lisboa, requer um bias uma ou duas ordens de magnitude superior para considerar Lisboa um dos melhores aeroportos.
E neste momento segundo a votação é o segundo melhor ;).
« Última modificação: 18 de Abril 2018, 13:32:43 por nunopinheiro »

Airliner

Positivo

1 - Aeroporto de Frankfurt - Organizado, grande e um autêntico parque de diversões para mim, tendo em conta a "fauna" ali existente.
2 - Aeroporto de São Paulo (Guarulhos) - Há um antes e um depois da renovação. O aeroporto actual está muito bem conseguido, parecendo mesmo um asiático.
3 - Aeroporto do Porto - Pequeno, organizado e moderno, é sem dúvida um bom aeroporto e de longe o melhor a nível nacional.
(Menção honrosa para o aeroporto das Lajes e de Ponta Delgada, que são organizados, pequenos mas que são excelentes para transferências rápidas).

Negativo

1 - Aeroporto de Milão (Malpensa) - Já viajei por diversas vezes para este aeroporto e foi sempre experiências desastrosas. O aeroporto não é nada "user-friendly".
2 - Aeroporto de Viena - Uma autêntica manta de retalhos, mas com desorganização acima de tudo. Corredores sem luz natural e estreitos. Já fiquei perto de perder um voo com um tempo de ligação de 2 horas para um voo da Austrian para Bangkok à custa da segurança para a area non schengen que demorou uma hora para ser ultrapassada.
3 - Aeroporto de London Stansted - Um autêntico barracão e muito desagradável para um passageiro. Creio que vai melhorar em breve pela entrada da Emirates.
« Última modificação: 18 de Abril 2018, 16:18:32 por Airliner »

decio

Negativo

2 - Aeroporto de Viena - Uma autêntica manta de retalhos, mas com desorganização acima de tudo. Corredores sem luz natural e estreitos. Já fiquei perto de perder um voo com um tempo de ligação de 2 horas para um voo da Austrian para Bangkok à custa da segurança para a area non schengen que demorou uma hora para ser ultrapassada.

Concordo que a arquitetura deixa muito a desejar, e chega a ser confuso, principalmente nas chegadas ou transferências, mas o check-in, segurança e controlo de passaportes, mais os serviços de handling são muitíssimo eficientes. Recentemente recebeu um rating de 4 estrelas no skytrax. Por esses motivos e outros é um dos meus favoritos na Europa.

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
Adicionado São Paulo [Guarulhos Intl (Governador André Franco Montoro)], SP, BR

MiguelRei acho que nenhum português devia estar nessa lista porque inevitavelmente a coisa fica um Benfica/Porto, olha quantos votos tem Lisboa, requer um bias uma ou duas ordens de magnitude superior para considerar Lisboa um dos melhores aeroportos.
E neste momento segundo a votação é o segundo melhor ;).
Concordo até certo ponto. Vivo no Porto e não votei em OPO. Da mesma maneira que já passei por OPO dezenas de vezes para saber quais as virtudes do aeroporto, também serviram para identificar os defeitos.
Somos adultos, temos de ser parciais e saber admitir quando o nosso aeroporto não é o melhor onde já estivemos.
Para além disso, podemos no fim identificar um TOP#3 geral e um TOP#3 de aeroportos estrangeiros.
« Última modificação: 19 de Abril 2018, 01:36:07 por MiguelRei »

finhinho

A minha classificação está limitada porque apenas conheço aeroportos na Europa.

Mas aqui vai:

Top+
Munique
Amsterdão
Berlin Tegel

Top-
Dubrovnik
Berlin Schoenefeld

Já agora @geoshina, não está a fazer confusão entre Tegel e Schonefeld?
Foi neste que esperei em pé e apertado pelo embarque

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
11 Respostas
1883 Visualizações
Última mensagem 22 de Outubro 2015, 08:00:16
por david1990
0 Respostas
570 Visualizações
Última mensagem 14 de Janeiro 2016, 22:56:44
por blabla