toto1100

Se saber o que vai acontecer com o DWC ja roca a astrologia, saber o que acontecera a DXB se efetivamente o novo aeroporto vier a ser construido como anunciado ja ultrapassa os limites da compreensao humana.

nunopinheiro

Ora aqui esta um tema que não vejo muito explorado, os UEA's e o seu futuro, eu por muito que olhe a coisa não percebo, explorassem eles um modelo de valorização dos seus habitantes, via formação destes e criação de valor via conhecimento. Mas o que percebo é algum investimento em especulação imobiliária, porque toda a gente quer viver num deserto tórrido. E muita mão de obra importada para fazer tudo, (que reenvia o dinheiro para casa e não faz intenção de la ficar a morar).
Não percebo de todo... e quando a torneira fechar? O que vai acontecer, quem vai pagar a manutenção daqueles monstros de consumo de AC.
« Última modificação: 25 de Abril 2018, 15:20:45 por nunopinheiro »

Tomás Ribeiro

Duma coisa é certa. Eles já perceberam que um dia o petróleo deles vai acabar e já estão a pensar em 1001 maneiras de se safar. Mas isto é de loucos. É Expo 2020, é  novo aeroporto, é mais não sei quantos arranha céus...
É bom que eles descubram outra fonte de dinheiro rapidamente. E uma fonte de tamanho considerável...
Não quero ver a Emirates a sofrer por causa disto.
Para mim imaginar 2 aeroportos deste tamanho a funcionar na mesma cidade simplesmente não me passa pela cabeça. Já estive uma vez no Dubai mas talvez quem lá viva perceba mais disto do que eu.

CK

Eu compreendo e concordo mas ainda não parece existir uma resposta concreta.

Ao mesmo tempo a empresa Dubai Airports tem o objetivo de chegar à média de 240 milhões de passageiros até 2050.

Um aeroporto não será suficiente para suportar esse tráfego de passageiros.
« Última modificação: 26 de Abril 2018, 11:04:59 por CK »

CK

toto1100

o aeroporto já foi construido e ja está aberto há vários anos. Codigo: DWC

toto1100

Sim, eu sei. Dai ate se saber o que vai acontecer com ele vai uma grande distancia.

acchaves

Mas o Aeroporto já construído (o DWC) é apenas um milésimo de todo o projecto.
Além de ficar longe de tudo e de ter fracos acessos (apenas ligado à cidade por uma via rápida), é usado por pouquíssimas companhias para voos comerciais. Já o usei várias vezes e é, digamos, um barracão chique, mas muito longe do projecto final! Consiste de um terminal espaçoso e muito simples, pouco movimentado, e onde o acesso ao avião é feito por autocarro apenas.

O projecto total do aeroporto é algo que apenas o Dubai pode fazer: Gigante e com acessos facilitados a toda a cidade.

De facto, petróleo já não existe e quem o tem (Abu Dhabi) é muito mais conservador na forma de gastar o seu lucro. Basta ver o quão diferentes são as cidades do Dubai e de Abu Dhabi (ou basta relembrar quem resgatou a construção do Burj Khalifa...). O Dubai vive do investimento massivo em imobiliário e das muitas multinacionais que lá têm escritórios que cobrem todo o Médio Oriente e Africa e gozam de largos benefícios fiscais.
Após a Expo 2020, que vai desenvolver nomeadamente a zona mais próxima do DWC, o Dubai vai continuar a apostar no imobiliário e na construção. Há uma segunda palmeira a crescer, além do novo bairro do Creek, com uma nova torre (desenhada por Calatrava), mais alta que o Burj Khalifa.

É certo que há uma necessidade enorme de mão-de-obra barata (e isso é das coisas que mais choca a quem visita o Dubai - ou qualquer outro Estado do Golfo), mas haverá sempre a procura do luxo. E nisso, há poucos que batam a extravagância do Dubai!
« Última modificação: 26 de Abril 2018, 22:17:26 por acchaves »

nunopinheiro

acchaves, mas o que eu me pergunto é como é que vão reter o valor, inflacionar uma bolha imobiliária que eles próprios continuamente alimentam quando tem espaço ilimitado disponível não parece sustentável. em particular quando é TUDO feito com mão de obra importada, barata e não barata, parece uma peneira furada, e muito furada em que o dinheiro entra, tenta encher o balão, e tem buraco massivo do outro lado por onde sai mais rápido do que entra.

No fim acho que vão ficar com um parque imobiliário massivo sem qualquer valor intrínseco.

O negocio do "Luxo" pode funcionar para pequenos estados tipo o Monaco ou mesmo áreas de grandes cidades onde a oferta é muito limitada por questões de espaço, retendo assim algum valor especulativo. mas para um conjunto de países, que continuam a oferecer mais e mais espaço inevitavelmente diluem o seu valor.... 

Nota o negocio da aviação até das poucas coisas que me faz algum sentido ali. Mas o resto....
« Última modificação: 26 de Abril 2018, 12:29:16 por nunopinheiro »

toto1100

A China ja construiu varios aeroportos gigantes muito mais eficientemente do que o Dubai pensa sequer fazer (quanto mais faze-lo).
E dizer que se quer um aeroporto para 220 MPax é a mesma coisa que se dizer que se quer um para 2200 milhoes. É numero para mostrar ambicao, e logo se vera se é para concretizar.
« Última modificação: 26 de Abril 2018, 12:30:28 por toto1100 »

nunopinheiro

A China aquilo com a população a sair das áreas rurais para as novas cidades esta a criar megapolis como cogumelos. Pequim, Xangai, Hong Kong todos nos ouvimos falar mas..  Guangzhou,Chengdu, Chongqing etc etc e com um GDP impressionante...

toto1100

Shenzen: 30 mil para 11 milhoes de habitantes em 30 anos. Qual Dubai qual que.
So aquele projeto de desviar agua do Sul do pais para o Norte deve ser tao grande como grande da construcao dos Emiratos todos neste seculo.
« Última modificação: 26 de Abril 2018, 12:43:03 por toto1100 »

zema

Ora aqui esta um tema que não vejo muito explorado, os UEA's e o seu futuro, eu por muito que olhe a coisa não percebo, explorassem eles um modelo de valorização dos seus habitantes, via formação destes e criação de valor via conhecimento. Mas o que percebo é algum investimento em especulação imobiliária, porque toda a gente quer viver num deserto tórrido. E muita mão de obra importada para fazer tudo, (que reenvia o dinheiro para casa e não faz intenção de la ficar a morar).
Não percebo de todo... e quando a torneira fechar? O que vai acontecer, quem vai pagar a manutenção daqueles monstros de consumo de AC.

nesse campo o crescimento do qatar é muito mais sustentado, e foca as áreas que falaste, de criação de valor e importação de talentos nas diversas áreas, saude por exemplo.

par alem de que os reservas de petroleo e gas sao muito mais extensas

Byte Boador

Não há duvida que DXB está saturado e que uma alternativa ao mesmo precisa de ser equacionada. Já operei a partir do DWC e a nível de acesso a quem vem do centro, não é assim tão mau. Vi lá muitos aviões da EK (possivelmente para MX) e acredito que quando eles se decidirem a mudar para DWC, eles mantenham parte da frota no DXB para assim diversificar a oferta. Quanto à China, o planeamento deles é outro nível. Eles na sua rede de metropolitano criam estações em zonas que não tem absolutamente nada à volta mas idealiza-se que no futuro possa vir a existir uma cidade e como tal, fica já a infra-estrutra montada. Os países mais desenvolvidos sempre sobreviveram à custa de mão-de-obra barata. Sempre foi assim é sempre será...
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
828 Visualizações
Última mensagem 11 de Fevereiro 2014, 09:22:30
por ClearedForTakeOff
0 Respostas
693 Visualizações
Última mensagem 17 de Agosto 2014, 10:01:31
por Flyz