Tomás Ribeiro

A opção de ir estudar para fora também não está completamente posta de parte. Lá fora os cursos superiores relacionados com a aviação são mais e mais conceituados do que alguns cursos mais comerciais aqui de Portugal.

CS-TUK

Olha, Tomás: Em 1º lugar boa noite! Eu não quero entrar aqui em off-topic pois no fundo estamos num fórum de aviões!... Mas, já agora permitam-me que te dê um conselho amigo: Tenta ver na tua secundária se há por lá algum psicólogo ou um gabinete de orientação vocacional que é dado também normalmente por um psicólogo. Fazes uns testes e eles ajudam-te a melhor escolher! Não precisas de ir já para lá para fora! Consolida bem a vida que tens cá e depois pensa então sim noutros voos!... E como te disse aqui o colega Nuno Pinheiro se não estou em erro: Qq coisa que te dê muita matemática já ajuda muito!... E não descuides a aprendizagem de Inglês também que ajuda muito!... E já agora: já pensaste em ir visitar as universidades e politécnicos que te possam interessar? Já era um bom começo!...

E por hora tem uma boa noite!... :)

Tomás Ribeiro

Boa noite cs tuk
Aprendizagem ao nível do inglês não é o meu maior problema nem de perto nem de longe. Aliás inglês é a minha melhor nota mas claro que há sempre space for improvement.  ;)
Já conheço duas das universidades que me interessa (técnico e isel) mas ainda tenho que conhecer mais algumas para começar a ter uma opinião mais sólida, embora já tenha ouvido alguns testemunhos. Em relação ao aconselhamento vocacional é algo a considerar se bem que tenho um bocado de vergonha de estar a ir agora a um psicólogo vocacional quando sempre fui alguém muito decidido do seu futuro... Mas pronto vamos ver...
Cumprimentos

CS-TUK

Olá Tomás! Aqui em Lx faltou-lhe só a; também minha (estudei na faculdade de ciências sociais e humanas); UNL! Mais precisamente a faculdade de ciências tecnológicas. Curiosamente tenho um primo a estudar lá e conheço montes de gente de lá também! Ás vezes é uma faculdade um bocado "esquecida" talvez também pela localização física do lado de lá do rio... Mas, se pensarmos entre outras coisas que é a casa da Professora Elvira Fortunato entre muitos e muito bons outros aí o caso muda bem de figura!... :) Talvez seja uma faculdade um pouco mais "regional" em face dos factos... Mas, tem muitas licenciaturas que o podem interessar e que não obrigam ao mestrado integrado!... E está regra geral bem cotada nos rankings...

Técnico se tiver nota para lá entrar é de sonho. Só a melhor do país e uma das melhores da Europa na área... ISEL não conheço tão bem, mas lá está. Julgo que como qualquer politécnico deve investir muito em licenciaturas sem mestrado integrado e com uma componente prática muito forte...

Boa noite!...

Tomás Ribeiro

Já ouvi dizer muito bem da FCT. Tive oportunidade de conhecer o isel e até gostei. De facto investem muito numa componente prática e têm uma relação mais "humana com o aluno". Foi um dos aspectos em que se queixaram do técnico, se bem que para certas pessoas uma relação mais impessoal escola aluno até é positiva. O que é certo é que não faltam opções.

CS-TUK

Olha Tomás: O Técnico é de facto de sonho e até conheço e conheci professores de lá, imagina... Só que... São muito exigentes... E não é só isso... Não é para todos... Olha: Eu não quero passar aqui a vida em off-topic do off-topic senão qualquer dia sou barrado pelos moderadores!... Mas, sabes... Às vezes em certos cursos há o domínio de certos professores que... Enfim... Já deves ter percebido onde quero chegar!... Se lá ouviste isso é porque nesse curso em particular... Olha: Quem te avisa teu amigo é, se calhar!... Na Nova também há disso em certas áreas, mas ao que sei na tua a coisa até me parece bem mais pacífica. E a escola tem uma cultura de abertura ao exterior rara no nosso país!... :) Mais uma vez: Elvira Fortunato, lembras-te? E é só o começo!... :)

Tem uma boa noite e nada de stress!... Tudo virá a seu tempo! Um abraço!... :)

Aviation

Boa tarde a todos,´

Fico contente e agradeço todos os testemunhos aqui escritos por pessoas já com carreiras e formações avançadas.

Só queria deixar um breve ponto de situação sobre mim. Fui chamado á força aérea e passei nos testes físicos,de inglês e psicotécnicos. Quando cheguei aos médicos, fiquei inapto na parte de ortopedia por causa de algum defeito que nem o médico me explicou o que era..nas costas que me impossibilita de pilotar f-16 por causa das forças G e das manobras por eles realizadas. Se concorresse á força aérea alemã por exemplo, conseguia prosseguir porque lá não são feitos exames médicos com exigência de piloto de f-16 mas como um piloto "normal" por exemplo de c-130.

Vou seguir para a universidade, trabalhar e tirar o curso de piloto. O que realmente me cativava era servir o país, sentir a adrenalina e a honra de estar na força aérea e que nunca vou sentir na aviação comercial. Em que, como o nome refere "comercial" só importa o dinheiro para a empresa e são valores e missões distintas. Mas o meu sonho é ser piloto, por isso de uma forma ou outra tanto me faz porque quero é andar lá em cima.

Abraço! ;)

Tomás Ribeiro

Aviation conheço um caso muito semelhante ao seu na minha família em que se candidatou à força aérea e não passou nos testes. Mas olhe, é a vida... Para frente é que é caminho! Muito boa sorte para a sua carreira! Espero vê lo um dia num Cockpit.
Já agora posso posso perguntar que curso superior vai seguir?

toto1100

O nome "comercial" na aviacao vem porque transporta passageiros em troco do pagamento de um bilhete (coisa que aviacao privada esta, regra geral, proibida, dai a distincao), nao tem nada a ver com so importar dinheiro ou coisa que o valha - nao ha nada que impeca uma companhia aerea de ser uma organizacao de caridade ou uma organizacao sem fins lucrativos.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
1430 Visualizações
Última mensagem 29 de Julho 2014, 14:11:41
por O_Costa
12 Respostas
1528 Visualizações
Última mensagem 20 de Outubro 2015, 12:28:45
por iloper